Semana acadêmica: momento de compartilhar e construir saberes!

compartilhe

Post atualizado em: 20/12/2023.

A semana acadêmica faz parte de uma etapa importante da faculdade, que é o momento de publicar e compartilhar pesquisas. Vem saber mais!


Sumário:

  1. O que é uma semana acadêmica?
  2. Uma parte especial da semana acadêmica: a apresentação de trabalhos
  3. Como organizar uma semana acadêmica?
  4. Qual é a importância de participar de uma semana acadêmica?
  5. Formatação automática de trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT

Durante a graduação, é importante participar de eventos extracurriculares para desenvolver habilidades diferentes daquelas que você desenvolve na sala de aula.

E você, está pensando em participar ou organizar uma semana acadêmica?

Antes disso, veja o conteúdo que preparei para te explicar tudo sobre esse tipo de evento 🙂

O que é uma semana acadêmica?

A semana acadêmica é um evento que acontece nas instituições de ensino, mas com um grande diferencial: a organização é toda feita pelo corpo discente.

Isso mesmo! Alunos e alunas formam uma comissão organizadora e preparam todas as etapas do evento.

De maneira geral, é um evento que compreende outros tipos de eventos menores, como um seminário, uma mesa redonda, um painel, algumas palestras, enfim, as atividades costumam ser bastante variadas.

A semana acadêmica conta, portanto, com a participação de professores e professoras e profissionais especialistas no mercado de trabalho para tratar sobre temas específicos.

Como o próprio nome diz, o evento é uma semana. Então, normalmente, a programação de uma semana acadêmica dura quatro ou cinco dias.

Uma parte especial da semana acadêmica: a apresentação de trabalhos

Uma parte importante da semana acadêmica é dar oportunidade de discentes apresentarem seus trabalhos, a partir de editais de submissão de trabalhos acadêmicos.

Essa parte é especial porque alunos e alunas podem compartilhar seus projetos de pesquisa, artigos científicos ou trabalhos que desenvolve na iniciação científica, por exemplo.

É um caminho interessante para dar início a uma carreira acadêmica e estrear nos eventos científicos.

Também é importante porque nem sempre existem eventos que dão a oportunidade de estudantes da graduação exporem seus trabalhos.

Para que tudo ocorra da melhor forma, basta uma boa organização.

Em primeiro lugar, é importante que nem todos os trabalhos são interessantes para o evento. Deve-se estabelecer uma estrutura básica e temas centrais.

Por essa razão, é importante contar com uma comissão julgadora, para avaliar o que colegas produziram e escolher quais são os mais adequados para apresentar.

Como organizar uma semana acadêmica?

Um planejamento bem feito é fundamental para a realização de um bom evento. Vamos então aos passos para organizar uma semana acadêmica.

1. Defina uma data com antecedência.

O ideal é que o planejamento comece alguns meses antes da data oficial do evento. De maneira geral, quanto mais tempo for a organização, melhor será a preparação para o evento.

2. Escolha o tema do evento.

Bom, o tema vai depender do objetivo final. A semana acadêmica pode compreender assuntos de um curso ou só de uma área do conhecimento. É interessante trazer temas que estão em alta na sociedade.

3. Selecione as pessoas que vão participar da organização.

Depois de definir o tema, veja quais serão as pessoas que participarão da organização do evento. A equipe de participação impacta diretamente na qualidade do evento.

Se puder, já defina quem será responsável por cada atividade necessária.

4. Defina a programação e quem serão as pessoas que vão apresentar no evento.

Depois de ter o tema e a organização, será possível montar a programação.

A partir daí, é possível definir quem serão as pessoas responsáveis por apresentar temas no evento.

5. Delimite as regras de participação.

Para que as pessoas saibam como participar, tanto o corpo discente quanto a comunidade, é fundamental ter um regulamento, um edital ou um conjunto de orientações.

Nessa etapa, será necessário definir as regras de inscrição, as datas e os horários da programação.

6. Organize uma boa divulgação para toda a sociedade.

Depois de tudo pronto, é hora de divulgar o evento para todo seu público. Planeje a divulgação com cuidado.

Nessa etapa, as redes sociais são aliadas importantes para que o evento alcance o maior número de pessoas.

Qual é a importância de participar de uma semana acadêmica?

Vamos listar os principais benefícios de participar de uma semana acadêmica, seja como parte da comissão organizadora, como apresentadora de um trabalho ou como plateia.

Aumento no engajamento do corpo docente

Ainda que a organização seja feita por alunos e alunas, o corpo docente também acaba se envolvendo. É interessante o diálogo extracurricular que se desenvolve nessas situações. O que, por certo, também melhora o relacionamento entre alunos e professores.

Aumento da participação do corpo discente

Nesse tipo de evento, o corpo discente pode participar de diversas formas: para a apresentação de trabalhos, para organizar o evento ou para assistir e prestigiar colegas.

Maior possibilidade de engajamento entre participantes

Como eu já falei, as semanas acadêmicas contam com profissionais especialistas que interagem com a plateia. A ideia é que, inclusive, exista um momento específico na programação para que participantes abram espaços para diálogos com a plateia.

Então, as chances de engajamento nas discussões são muito maiores.

Afinal de contas, todas as pessoas não só são interessadas no assunto, como também possuem grande bagagem para compartilhar.

Tirar todas as dúvidas e falar sobre suas dificuldades sobre o assunto

Também é uma ótima opção para sanar algumas dúvidas e falar sobre algumas dificuldades nos temas do evento, já que existirá um momento oportuno para fazer perguntas.

Enriquecer o Currículo Lattes de participantes

A participação em jornada acadêmica, tanto como membro da comissão organizadora, como apresentador de trabalho e participante da plateia, gera um certificado que pode ajudar a incrementar o Currículo Lattes.

Obter novidades e pontos importantes sobre o tema

Um evento acadêmico é sempre um ótimo lugar para se informar sobre o que está acontecendo em relação àquele assunto, quem são as pessoas que estão pesquisando e escrevendo a respeito e quais as conclusões mais recentes.

Ou seja: é bastante interessante para ficar por dentro das atualizações do tema.

Isso é muito importante, principalmente diante de tantos conteúdos e informações que recebemos. Se formos pesquisar o tema no Google Acadêmico, por exemplo, é possível que o resultado ofereça trilhões de trabalhos diferentes.

Então, as semanas acadêmicas são eventos importante para filtrar informações e direcionar o olhar para o que é mais importante e mais atual no tema, a partir de profissionais relevantes na área.

Favorecer comunicação entre pessoas pesquisadoras

Além do mais, as jornadas promovem diálogos e discussões de um público especialista. Isso favorece bastante a comunicação.

Ou seja: ajudam a desenvolver networking e dá oportunidade de conversar sobre um tema que todas as pessoas possuem interesse.

Mesmo porque, é possível que o evento reúne todas as pessoas que se interessam sobre o tema, mas que desenvolvem pesquisas e trabalham em lugares diferentes, para conversar sobre aquele assunto específico.

Desenvolver novos conhecimentos científicos

E como se não bastasse, sem dúvida, as discussões de semanas acadêmicas agregam conclusões importantes sobre os temas e geram novas ideias para dar continuidade às pesquisas.

Então, é uma forma importante de desenvolver atualizações sobre conhecimentos científicos e avançar na ciência.

Potencial de apresentação de trabalhos acadêmicos

Como eu já disse, o evento também pode contar com a apresentação de trabalhos, a partir de editais de submissão de artigos em diversas áreas do conhecimento. O que pode aumentar o nível e o engajamento no evento.

Formatação automática de trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT

Bom, se você vai preparar algum trabalho para apresentar em uma semana acadêmica não pode esquecer de seguir as normas da ABNT.

Sabe quem pode te ajudar com isso? A Mettzer

Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho pronto e editável.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

O que é uma semana acadêmica?

A semana acadêmica é um evento organizado pelos alunos, para tratar sobre temas relevantes do curso. De maneira geral, compreende atividades diferentes, como seminários, palestras, oficinas, painéis e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Como organizar uma semana acadêmica?

1. Defina uma data com antecedência.
2. Escolha o tema do evento.
3. Selecione as pessoas que vão participar da organização.
4. Defina a programação e quem serão as pessoas que vão apresentar no evento.
5. Delimite as regras de participação.
6. Organize uma boa divulgação para toda a sociedade.

Qual é a importância de participar de uma semana acadêmica?

1. Melhoria no relacionamento entre corpo docente e discente.
2. Aumento da participação do corpo discente.
3. Maior possibilidade de engajamento entre participantes.
4. Tirar todas as dúvidas e falar sobre suas dificuldades sobre o assunto.
5. Enriquecer o Currículo Lattes de participantes.
6. Obter novidades e pontos importantes sobre o tema.
7. Favorecer comunicação entre pessoas pesquisadoras.
8. Desenvolver novos conhecimentos científicos.
9. Potencial de apresentação de trabalhos acadêmicos.
10. Destaque da instituição de ensino perante à sociedade.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade