Guia completo sobre os principais tipos e modelos de trabalhos científicos

compartilhe

Cada tipo de trabalho científico tem uma estrutura e os objetivos próprios. Contudo, todos são importantes para produção e transmissão de conhecimento científico.


Quando você pensa em trabalhos científicos, vem logo à cabeça a imagem de tubos de ensaio e fumaças coloridas? Pois bem. Tire essa imagem da cabeça.

Ao contrário do que se imagina, os trabalhos científicos fazem parte do dia a dia de todos os estudantes, seja na graduação ou na pós-graduação.

Pensa comigo. Algum dia você já precisou ler algum artigo científico para uma disciplina? Ou então, precisou entregar uma resenha sobre um filme?

Pois então. Os trabalhos científicos estão por todos os lugares, tanto no que você lê, quanto no que você produz na faculdade.

Então, vamos lá. Preparei esse conteúdo, para que você não confunda as estruturas e os objetivos dos trabalhos científicos.

E vou logo avisando: você vai gostar bastante dos modelos de trabalhos que vou te mostrar aqui.

Se no final do post, você ainda tiver alguma dúvida, não deixe de nos escrever. Combinado? 🙂

O que é trabalho científico?

Como o próprio nome diz, os trabalhos científicos são os trabalhos que circulam no meio científico e produzem conhecimento científico.

Quando se fala em ambiente científico, entende-se pelo ecossistema acadêmico que compreende toda a produção científica das universidades.

Ou seja, inclui o círculo social das faculdades (estudantes, professores e pesquisadores), as regras (como as normas da ABNT), os locais (universidades, revistas, livros), enfim.

Talvez você esteja se perguntando: “ok, mas como fazer um bom trabalho?

Bom, vamos partes. O primeiro passo é conhecer os tipos de trabalhos científicos.

Tipos de trabalhos científicos

Como eu disse antes, é comum que você encontre diversos tipos de trabalhos científicos.

De forma geral, todos os trabalhos científicos seguem às regras de formatação da ABNT.

Contudo, cada tipo de trabalho tem uma estrutura, um nível de complexidade e um objetivo próprio.

Por essa razão, você precisa conhecer os tipos e saber diferenciá-los. Só assim você vai saber como escrever sua pesquisa de forma adequada para cada situação.

Afinal, não importa o quão completa está sua pesquisa, se você fez na estrutura de um artigo científico, ao invés de fazer um TCC. Entendeu?

1. Resumo

O primeiro tipo de trabalho científico, o resumo é uma síntese das ideias principais de um texto.

A NBR 6028, manual de elaboração de resumo da ABNT, traz que deve-se fazer uma apresentação concisa dos pontos relevantes do texto.

De forma geral, as principais ideias do texto são: os objetivos principais, os métodos, os resultados e as conclusões.

Mas, tome cuidado. Você não deve confundir os resumos como simples redução de quantidade de palavras em um texto.

Pense que você vai dar um panorama geral ao leitor, para que ele escolha se vai ler ou não o texto completo.

2. Resenha

Resenha não é um resumo. Isso porque, além da síntese de um livro ou texto, a resenha é um trabalho acadêmico que também traz comentários informativos e/ou críticos sobre o conteúdo.

Inclusive, se você estiver procurando um modelo de resenha, pode usar o da Mettzer 🙂

Voltada normalmente à publicação em periódicos, uma resenha deve seguir uma estrutura básica com:

  • Informações para a identificação do texto ou da obra
  • Informações sobre o autor
  • Exposição breve sobre os principais pontos da obra – resumo das ideias
  • Comentários informativos e/ou críticos
  • Inclusive, se você estiver procurando um modelo de resenha, pode usar o da Mettzer 🙂

3. Resenha crítica

A resenha crítica é um trabalho profundo, de característica analítica e interpretativa de um texto, livro completo ou mesmo um capítulo específico.

Ela é muito mais do que um mero resumo informativo. Também deve trazer ideias e referências complementares, além de, obviamente, um posicionamento crítico sobre o texto.

É necessário relacionar o texto com outros autores, textos e ideias sobre o mesmo tema, de forma bem direta e sem rodeios, explorando os conceitos e as críticas.

Então, não deve faltar uma leitura atenta e profunda do texto, antes de começar a escrita.

4. Pôster científico

O pôster científico – também chamados de painéis e banners – é um material bastante comum nos eventos acadêmicos, como congressos e seminários, por exemplo.

De maneira geral, serve para apresentar os resultados ou o andamento de pesquisas científicas, de forma assertiva e breve. Ou seja, é uma peça de divulgação de pesquisa.

Assim, reúne muitos elementos visuais, a partir de técnicas de comunicação e design.

Apesar de também seguir técnicas e padrões, o pôster científico não é uma publicação propriamente dita, no que diz respeito ao seu valor científico ou ao seu aceite como objeto de conclusão de um estudo ou de curso.

5. Relatório

Um relatório é um documento técnico que revela o andamento de uma pesquisa, de um projeto ou de uma experiência. Por exemplo, o relatório de estágio.

Os relatórios também são exigidos por instituições de ensino ou agências de fomento à pesquisa. Eles têm perfil mais objetivo e descritivo, não cabendo análises e reflexões, o que os difere das resenhas, por exemplo.

A principal função do relatório é auxiliar na manutenção de financiamentos de projetos e de bolsas de estudo, além de servir como documento para exames de qualificação.

6. Artigo acadêmico

O artigo acadêmico é um tipo de trabalho científico que apresenta os resultados de uma pesquisa sobre um tema ou um objeto único de estudo.

Um artigo pode ter origem a partir de um estudo bibliográfico, de uma pesquisa experimental ou mesmo derivar de trabalhos maiores e mais complexos. Pode, por exemplo, ser um resumo dos resultados de uma dissertação de mestrado ou de tese de doutorado.

Além de ser usado como trabalho de conclusão para disciplinas regulares, é comum um artigo ser submetido a comissões ou conselhos editoriais de revistas e periódicos científicos, que decidem sobre sua relevância à comunidade científica e se será ou não publicado.

7. Artigo científico

Na sequência, um artigo científico é uma apresentação sintética de resultados de investigações ou estudos realizados sobre um problema específico.

Deste modo, seu objetivo fundamental é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e publicizar uma questão investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada e os resultados alcançados.

Além disso, um artigo também pode compreender o relato das dificuldades no processo de investigação ou na análise de uma questão.

Portanto, os objetos de artigos científicos podem ser diversos, desde relatos de experiência até construções completamente teóricas.

Normalmente está relacionado, na graduação, aos estudantes da iniciação científica.

Aqui temos um modelo de artigo pra você. Pode usar à vontade.

modelo de artigo

8. Monografia

Normalmente, a monografia tem um perfil analítico e é um dos tipos mais populares de trabalho científico.

De forma geral, a monografia é o trabalho mais comum nas entregas para conclusão de cursos de graduação e especialização.

Normalmente, tem característica meramente recapitulativa de uma base bibliográfica. Isso significa que não exige originalidade de pesquisa ou apresentação de resultados vindos de experimentos.

Inclusive, se estiver precisando, nesse link você pode acessar o modelo de monografia da Mettzer.

monografia

9. Trabalho de conclusão de curso (TCC)

Assim como a monografia, o TCC também um dos tipos mais populares de trabalhos científicos. É defendida para obtenção do título de mestre ou mestra.

Além disso, o TCC não é de apenas uma forma, porque como se trata de um trabalho de conclusão de Curso, pode abarcar diversos tipos de trabalho. Um estudante de arquitetura, por exemplo, pode fazer um projeto arquitetônico como TCC.

De forma geral, depois de desenvolver o trabalho, o aluno deve defendê-lo a uma banca examinadora. A partir da aprovação do TCC, combinada com o cumprimento de toda carga horário do curso, o aluno está apto para pegar seu diploma.

modelo de TCC da Mettzer está prontinho pra você usar.

modelo de TCC

10. Dissertação de Mestrado

A dissertação de mestrado é o tipo de trabalho destinado à conclusão do curso de mestrado.

É um dos tipos de trabalhos científicos mais complexos, porque apresenta, de forma profunda, resultados de uma pesquisa sobre um problema, tema ou objeto de estudo muito bem delimitado.

A dissertação é desenvolvida sob a orientação de um professor doutor e deve evidenciar o conhecimento científico do aluno sobre aquele assunto.

Aqui está o modelo de dissertação da Mettzer.

modelo dissertação

11. Tese de doutorado

Juntamente à dissertação, a tese de doutorado é um dos trabalhos científicos mais complexos. Uma distinção é que a tese é defendida para a obtenção do título de doutor ou doutora.

Neste sentido, a principal característica da tese é apresentar um avanço significativo ou conhecimento inédito sobre uma área de estudo à comunidade científica.

A tese normalmente tem perfil monográfico, mas também pode se apresentar como relatório científico.

De forma geral, são avaliadas de forma ainda mais rigorosa e exigem enorme grau de aprofundamento sobre o tema.

Não deixe de usar o modelo de tese de doutorado da Mettzer.

tese de doutorado

12. Projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa é um formato de trabalho intermediário que antecede a pesquisa.

Deste modo, é uma proposta específica do trabalho que você pretende desenvolver.

No projeto de pesquisa você devem portanto, apresentar e delimitar o tema e o problema da pesquisa. Além do mais, você deve organizar os objetivos que você pretende alcançar e a metodologia necessária para o percurso da pesquisa.

Ou seja, em outras palavras, é um esboço qualificado da pesquisa.

De forma geral, o projeto de pesquisa tem a seguinte estrutura:

Nós temos um conteúdo específico para cada item do projeto da pesquisa e um modelo de projeto prontinho. Você pode acessá-los através dos links 🙂

projeto de pesquisa

13. Memorial

O memorial pode ser considerado como uma autobiografia.

Nessa perspectiva, o memorial narra a trajetória de determinado professor ou aluno em sua vida acadêmica e serve, normalmente, para avaliação de concursos ou de progressão na carreira.

Em alguns casos pode ser utilizado em congressos, sociedade científica, artística ou cultural para apresentar alguém.

14. Fichamento

O fichamento serve para armazenar ideias dos textos de forma organizada e facilitar o acesso a esses conteúdos.

Então, além de servir como métodos de avaliação em disciplinas da faculdade, o fichamento também é muito útil na construção de qualquer outro tipo de trabalho.

A partir de seus fichamentos, você pode organizar suas ideias e ter controle sobre todo o conteúdo que você já leu relacionado ao tema.

Aqui está o modelo de fichamento da Mettzer.

15. PIM – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM é um modelo de trabalho acadêmico, exigido em apenas algumas universidades.

De forma geral, o objetivo principal é analisar empresas e aplicar os conhecimentos das disciplinas da faculdade .

Antes de realizar o PIM, os alunos selecionam as empresas.

Também temos um modelo de PIM prontinho pra você usar 🙂

modelo pim projeto integrado multidisciplinar

16. Paper

De forma direta, o paper é um pequeno artigo científico. Ou seja: é uma apresentação breve e assertiva de resultados de uma pesquisa sobre um problema específico.

Em linhas gerais, o paper, assim como o artigo científico, é uma publicação que apresenta os resultados de uma pesquisa,

De forma geral, são publicados em anais de eventos, em Congressos e em revistas científicas ou periódicos, como o Periódico Capes, o Scielo e o Google Acadêmico.

17. Ensaio Acadêmico

O ensaio acadêmico é um texto formal de caráter opinativo que contém em média 10 a 15 parágrafos.

Por ser um tipo de texto mais curto e menos aprofundado que um artigo científico, possibilita uma escrita mais livre.

Assim, o objetivo do ensaio é fazer uma reflexão original e crítica sobre a temática.

Estrutura de um trabalho científico

Como eu disse antes, cada trabalho científico tem um estrutura e seus objetivos próprios.

Contudo, de maneira geral, é possível afirmar que a estrutura dos trabalhos compreendem os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Vamos conferir o que significa cada um?

Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o cerne da pesquisa em si.

De forma geral, apenas a capa, a folha de rosto, o resumo (e o abstract) e o sumário são elementos pré-textuais obrigatórios.

Elementos textuais

Os elementos textuais concentram a parte essencial do trabalho acadêmico: a introdução, o desenvolvimento e as considerações finais. É nessa parte da estrutura do trabalho que se apresentam as discussões, os argumentos e os resultados da pesquisa científica. Por isso a grande relevância.

elementos textuais

Introdução

A introdução é a primeira parte do texto do seu trabalho.  De forma resumida, serve para apresentar um panorama geral da pesquisa.

Então, é importante apresentar, à primeira vista, o tema e o problema de pesquisa. Você também deve, de maneira breve, descrever os motivos para justificar a realização da sua pesquisa. Além de esclarecer os objetivos e a metodologia do trabalho.

Por fim, é interessante que apresente a estrutura dos capítulos da pesquisa.

Desenvolvimento

Em seguida, passa-se ao desenvolvimento da pesquisa. O desenvolvimento é, em linhas gerais, a parte essencial da pesquisa, visto que é nesse tópico que ela é exposta com maior aprofundamento.

Referencial teórico

Você deve apresentar o referencial teórico da pesquisa, isto é, o embasamento teórico do trabalho. A fundamentação é feita com base em outras pesquisas, livros, textos que serviram para construir as ideias.

Lembre-se, nesse ponto, que todas a autoria de todas as fontes deve ser devidamente creditada, através de citações e de referências bibliográficas.

Resultados

Os resultados também devem ser apresentados no desenvolvimento do trabalho. Os resultados são, de forma resumida, a apresentação e a análise dos dados.

Conclusão

A conclusão deve ser fundamentada no texto de seu trabalho, devendo conter deduções lógicas que correspondam aos objetivos da pesquisa.

Elementos pós-textuais

Os elementos pós-textuais são aqueles que vêm depois do elemento textual, que é a descrição da pesquisa em si.

Dentre todos os elementos pós-textuais, apenas as referências bibliográficas são obrigatórias.

Isso porque não dá para desenvolver pesquisa científica sem buscar embasamento teórico em pesquisas de outros autores. Muito menos, dá para não referenciá-las. Então, as referências bibliográficas servem para dar crédito às citações e evitar que se cometa plágio.

Veja no esquema uma lista com modelos de referências bibliográficas:

Como fazer um trabalho científico?

Pronto! Agora que você já conhece os tipos de trabalhos científicos, pode colocar a mão na massa.

Só que vamos combinar: fazer um trabalho está longe de ser um atividade fácil. Só que não é uma habilidade que as pessoas nascem sabendo. Na prática, você pode (e deve!) aprender como fazer isso.

Mas, calma. Preparei algumas dicas para te mostrar que também não é um bicho de sete cabeças.

1. Se organize

Faça um planejamento prévio. Elabore um plano de trabalho, com um cronograma com as etapas do trabalho e metas possíveis de cumprir.

2. Pesquise muito sobre o tema do trabalho

Organize os materiais bibliográficos que você tem à disposição. Nessa etapa, você vai conseguir estabelecer melhor qual é a delimitação do seu tema.

Lembre-se que você terá que dar os devidos créditos a todas as fontes de pesquisa que utilizar, através das citações e das referências. Esse aparato teórico dá embasamento e qualidade científica ao seu trabalho.

Se você tiver tempo, faça fichamentos dos textos que serão importantes na pesquisa.

3. Pense na estrutura de seu texto

Nessa etapa, você deverá pensar na estrutura da metodologia da sua pesquisa. Defina problema de pesquisa, objetivos, método de abordagem e técnicas de coletas de dados.

Ao colocar as palavras no papel, lembre-se de:

  • Substituir a ordem indireta por ordem direta
  • Escrever de forma específica (evitar termos gerais)
  • Excluir partes desnecessárias
  • Dê exemplos, sempre que for possível
  • Escreva frases mais curtas

4. Se comunique com clareza e assertividade

Atente-se para a organização do seu texto. Você deve se comunicar com coesão e coerência.

Escreva apenas o que é importante para sua pesquisa. Seja assertivo.

5. Estude sobre escrita científica

Pois bem. A existência de uma escrita científica se justifica, de forma especial, para criar padrões na comunicação de conhecimentos científicos.

Isso auxilia no reconhecimento das informações e evita intepretações equivocadas sobre os resultados e as argumentações dos trabalhos.

Nesse contexto, saber escrever de forma científica também é fundamental. Afinal de contas, quando se quer publicar um artigo em uma revista, por exemplo, é necessário seguir as regras e as convenções pré-estabelecidas.

Isso também significa que quem não escreve a partir dessas convenções corre um sério risco de ter publicação recusada em várias revistas.

Modelos de trabalho científico

Só que vamos combinar: fazer um trabalho está longe de ser um atividade fácil. A gente sabe que começá-lo pode ser a pior parte.

Por isso, desenvolvemos uma nova metodologia de fazer trabalhos: a partir de modelos com estruturas pré-definidas.

Assim, você pode começar pelos elementos obrigatórios do trabalho. Só precisa seguir as orientações do modelo.

O modelo de trabalho acadêmico funciona como uma grande bússola. Nós temos modelos de todos os tipos de trabalho:

Nossos modelos são totalmente flexíveis. Você pode personalizá-los a partir de suas necessidades e das normas específicas da sua universidade.

E a melhor parte: você não precisa se preocupar com a formatação, porque todos os nossos modelos seguem as normas da ABNT de forma automática.

Como a Mettzer pode te ajudar a fazer o seu trabalho científico?

Você já sabe que não tem jeito: todos os trabalhos acadêmicos devem obedecer às normas da ABNT ou às normas APA.

É por isso que nós temos uma forma muito mais fácil de fazer esses trabalhos. Afinal de contas, todos esses detalhes já estão prontos no editor de texto da Mettzer.

Isso garante uma economia de 40% no tempo de desenvolvimento de um trabalho acadêmico. E pasme: uma economia de 80% no tempo de formatação. Incrível né?

Então, me conta: quer conhecer as funcionalidades do editor da Mettzer que podem te ajudar? Vamos lá 🙂

Estrutura do trabalho a partir do modelo

Bom, você já sabe que o editor da Mettzer te faz começar o trabalho a partir de um modelo.

O modelo vai te ajudar a dar um pontapé inicial no seu trabalho. E vai evitar aquela sensação de “por onde eu devo começar?“, sabe? Por isso, os modelos de trabalhos são tão importantes.

Citações e referências automáticas

No editor da Mettzer todas as citações e as referências são adicionadas de forma automática.

Basta clicar em “inserir citação (referências)” na barra de ferramentas. As referências são criadas pelo nosso gerador automático.

Você pode optar por pesquisar uma referência. Nesse caso, você deve buscar pelo nome do autor ou título da obra.

Ou então, você pode inserir a sua própria referência. Basta incluir as informações da fonte de pesquisa, que o editor já formata a referência de forma automática.

Ao final, todas as fontes de pesquisa usadas no trabalho aparecem formatadas no texto e também na lista de referências bibliográficas já em ordem alfabética.

Biblioteca de referências

Além do mais, você pode criar a sua própria biblioteca de referências com todas as referências que você criar.

Isso significa que você pode buscar referências na sua biblioteca em todos os trabalhos que você fizer – no que você está desenvolvendo e em todos os próximos.

Planejamento e cronograma do trabalho

O editor da Mettzer também permite que você faça o planejamento e o cronograma do seu trabalho.

É muito simples fazer isso dentro do editor. Basta clicar em “cronograma”. Em seguida, você pode incluir todas as etapas do seu trabalho e a data de início e de conclusão de cada tarefa.

Então, por exemplo. você pode espeficar um prazo para escolher o tema, definir o problema de pesquisa, fazer as leituras sobre o tema X ou Y, para fazer os fichamentos…enfim, todas as tarefas que são necessárias para concluir o trabalho.

NBRs da ABNT sempre atualizadas

Você realmente não precisa se preocupar com nenhuma norma de formatação de trabalhos.

Nós contamos com uma equipe especializada em NBRs, que garante que todas as normas estejam sempre atualizadas no editor de texto.

Acesso simultâneo

E se você pudesse chamar alguém para te ajudar em seu trabalho, quem seria?

Com a funcionalidade da Mettzer de edição colaborativa você já pode fazer isso.

Planejamos e desenvolvemos uma função do editor de texto especialmente pra quem precisa fazer os trabalhos em dupla ou em grupos.

E a edição colaborativa funciona de forma muito simples. Todas as pessoas – com quem o trabalho foi compartilhado – têm acesso simultâneo ao trabalho.

Isso significa que você pode assistir em tempo real as edições que seu colega fizer.

Se você quiser escrever no trabalho, basta solicitar a edição. Seu colega vai receber a notificação de que você solicitou a edição do trabalho. Quando ele aceitar, você já poderá escrever no trabalho.

Viu como é fácil?

Controle de versões do trabalho de forma automática

Como se não bastasse, o editor da Mettzer ainda garante muita segurança ao seu trabalho.

Já que faz salvamento automático a cada alteração no trabalho e backup em toda base de dados a cada 10 minutos.

Além do mais, você tem acesso a um controle automático, seguro e centralizado de todas as versões do trabalho.

Não tem a menor chance de perder qualquer parte do trabalho que você já fez 🙂

Exportação do trabalho em Word e PDF

Ao final do trabalho, você pode escolher em exportar o trabalho em Word ou em PDF quantas vezes quiser.

Nesse vídeo você pode entender melhor como funciona o editor da Mettzer:

E ai, que tal experimentar as funcionalidades do editor de texto da Mettzer?

Você pode fazer o teste gratuito por 7 dias!

Principais dúvidas sobre trabalhos científicos

O que é trabalho científico?

Os trabalhos acadêmicos são os trabalhos que circulam no ecossistema que compreende toda a produção científica das universidades.

Quais os tipos de trabalhos científicos?

Os principais tipos de trabalhos acadêmicos são: resumo, resenha, pôster, relatório, artigo, TCC, monografia, dissertação, tese, projeto de pesquisa, fichamento, memorial e PIM.

Artigo científico é um tipo de trabalho científico?

Sim, o artigo científico é um dos tipos de trabalhos científicos.

Como fazer um trabalho científico?

1. Faça um planejamento e um cronograma com as etapas do trabalho e as metas para cumprir.
2. Pesquise muito sobre o tema do seu trabalho em fontes confiáveis.
3. Pesquise sobre como deve ser a estrutura do seu texto.
4. Defina a metodologia da sua pesquisa.
5. Se comunique com clareza e assertividade.
6. Siga às normas da ABNT.

Como fazer a introdução de um trabalho científico?

1. Delimite e apresente seu tema.
2. Seja breve e assertivo.
3. Apresente o problema de pesquisa.
4. Demonstre a relevância do tema.
5. Exponha os objetivos da pesquisa.
6. Apresente a metodologia utilizada em seu TCC.
7. Descreva a estrutura dos capítulos do trabalho.

Como formatar um trabalho científico?

Os trabalhos acadêmicos devem seguir às regras das normas ABNT.

O que um trabalho científico deve conter?

Isso depende do tipo de trabalho acadêmico. Cada tipo possui uma estrutura própria. Mas, de forma geral, os trabalhos acadêmicos devem conter os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Isso inclui: capa, sumário, introdução, desenvolvimento com referencial teórico, conclusão e referências bibliográficas.

compartilhe

3 comentários em “Guia completo sobre os principais tipos e modelos de trabalhos científicos”

  1. Com muita satisfação que escrevo o meu comentário, esclareceram me todas as duvidas que tinha.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade