Aprenda a fazer a justificativa para o seu TCC

compartilhe

A justificativa do TCC é a parte do trabalho em que se fundamentam os motivos para realizar aquela pesquisa científica. É o elemento que justifica o trabalho.


Sumário

  1. O que é a justificativa do TCC?
  2. Por que a Justificativa do TCC é tão importante?
  3. Como fazer a justificativa do seu TCC?
  4. Dicas para fazer a justificativa do TCC
  5. Como fazer a justificativa do TCC na Mettzer
  6. Perguntas frequentes

Você está com dificuldades de fazer a justificativa do seu TCC?

Então, vamos lá. Esse é um guia para te explicar o que é uma justificativa e como fazê-la. Você vai ver que é bem mais simples do que parece.

O guia conta com uma estrutura básica e algumas dicas para te ajudar no percurso de escrever a justificativa do seu trabalho. Tudo isso respeitando as normas da ABNT.

Então, pega seu café e vem comigo.

Mas vamos combinar uma coisa: não guarde suas dúvidas, ok?

Se no final do post você não entender algum ponto, não deixe de me escrever 🙂

O que é a justificativa do TCC?

Em linhas gerais, a justificativa é parte do trabalho acadêmico em que se fundamentam as motivações para realizar aquela pesquisa científica. Como o próprio nome diz, é o elemento que justifica o seu trabalho.

Veja bem. Você pode pensar a justificativa como a maneira pela qual você vai explicar para alguém sobre a importância do seu trabalho. Ou então, como a forma que você vai convencer alguém a ler o seu trabalho.

Isso porque a justificativa é um elemento importante para a análise de uma pesquisa, principalmente se ela estiver tramitando em um processo seletivo e depender de um aceite, como de mestrado ou de doutorado, por exemplo.

Por que a Justificativa do TCC é tão importante?

É possível defender que todo tema é relevante para o desenvolvimento do conhecimento científico, mas existem duas razões pelas quais você precisa justificar a importância de fazer um trabalho.

O primeiro deles é que não existe recursos infinitos para fazer pesquisas sobre todos os temas que existem. Pelo contrário, a verdade é que os recursos são escassos.

O segundo motivo é que há temas mais importantes do que outros. Eu sei que essa parte é bastante subjetiva e depende de alguns critérios específicos. Por esse motivo, você deve ter em mente quais são os critérios relevantes para a sua instituição de ensino.

Dessa forma, a justificativa deve ser sempre persuasiva, convincente e imediatamente útil ao leitor do trabalho, especialmente ao orientador.

Assim como o tema, o problema e os objetivos, a justificativa também faz parte do planejamento geral da pesquisa. Por esse motivo, deve-se elaborá-la nos primeiros momentos do planejamento da pesquisa e inclui-la no projeto de pesquisa.

Como fazer a justificativa do seu TCC?

Escrever a justificativa é diferente de escrever as demais partes do trabalho acadêmico.

Embora, você continue tendo que escrever de forma objetiva e clara, o elemento principal da justificativa é a persuasão. Muito mais do que qualquer fundamento histórico, teórico e metodológico.

Isso significa dizer que, diferente de outros elementos do TCC, a justificativa não demanda referências bibliográficas, citações de outros autores ou construção de referencial teórico.

Você deve ter em mente que é um espaço para destacar a importância de fazer a pesquisa científica . Não é um local para adiantar conclusões sobre o assunto, nem tampouco para justificar a hipótese.

Em termos mais simples, prepare-se e foque em convencer a importância do seu tema.

Lembre-se de escrever a justificativa de forma breve, assertiva e bem objetiva.

Estrutura técnica da justificativa

A pergunta central deve ser: por que fazer essa pesquisa?

Para responder a essa pergunta, algumas outras questões podem te ajudar. Esse não é um roteiro rígido para escrever a justificativa. É apenas uma estrutura para despertar outras ideias.

1. Por que você escolheu esse tema? Qual é a razão para que, dentre tantos outros temas, você tenha escolhido ele?
2. A sua pesquisa pretende resolver alguma questão mal resolvida dentro do tema?
3. Quais são os benefícios que sua pesquisa traz ao assunto?
4. Quais são as razões de ordem teórica que explicam a relevância do tema? E de ordem prática?

Além disso, a justificativa de TCC deve conter argumentos sólidos que se embasam em conhecimentos técnicos. Ou seja, lembre-se dos conhecimentos que você adquiriu sobre o assunto em alguns livros ou ao longo da sua graduação. Tudo para convencer seu orientador e banca examinadora de que a sua pesquisa merece ser realizada.

Foque também nos seguintes aspectos sobre o tema:

Atualidade

O tema possui alguma importância para o contexto atual?

Inovação

A sua pesquisa traz alguma novidade e inovação para o assunto

Interesse

Você tem algum interesse com a resolução do problema de pesquisa?

Relevância

Qual é a relevância política, econômica e social da pesquisa?

Contribuição

Qual é a contribuição que a pesquisa quer garantir à ciência?

Dicas para fazer a justificativa do TCC

Aqui vão algumas dicas para te ajudar nesse percurso:

Revise o problema de pesquisa e os objetivos

É importante que você alinhe a justificativa ao restante do planejamento da pesquisa. Se você vai justificar a importância da sua pesquisa, não deve perder de vista qual é a pergunta que ela visa responder e quais são os objetivos que se pretende alcançar.

Escreva de forma objetiva e assertiva

Você deve ir direto ao assunto. Nada de ficar dando voltas no texto ou enchendo linguiça. A justificativa é um texto curto. Deve ter, em média, uns 3 parágrafos.

Visualize os impactos do seu trabalho

Se os objetivos da sua pesquisa se concretizarem e você conseguir responder ao problema de pesquisa, quais serão as consequências para a ciência? para a sociedade? para você mesmo?

Com essas informações em mãos, o texto da justificativa vai fluir bem melhor. Pense principalmente em objetivos coletivos e sociais, que criarão novas realidades.

E se a pesquisa não se realizar? Isso terá algum impacto? Quais os pontos negativos disso? De que forma não realizar a pesquisa pode impactar na vida de pessoas ou da sociedade?

Fazendo esse caminho contrário você também terá boas ideias para escrever.

Busque por referências

Não é necessariamente o local que você deve fazer mil e umas citações. Mas para legitimar o que você está argumentando, é bom ter algumas cartas na manga. Essas referências podem vir de outros autores, de dados estatísticos, enfim, o que ajudar a dar credibilidade ao tema.

Como fazer a justificativa do TCC na Mettzer

Você não deve esquecer que, independentemente do tipo de trabalho acadêmico, você deve seguir a formatação das normas da ABNT.

E nisso nós podemos te ajudar. O Mettzer é um editor de textos, que formata, de forma automática, todos os seus trabalhos nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.

Para fazer a justificativa de seu trabalho dentro do nosso editor de textos é muito fácil. Basta você selecionar a aba introdução – que é o local da justificativa.

Em seguida, você deve apagar o texto padrão do editor de texto e escrever a sua própria justificativa. Pronto! Ela já vai estar no lugar certo e devidamente formatada.

Só não se esqueça dos outros elementos da introdução, ok?

Introdução do TCC dentro do editor de texto

Já são mais de 450 mil estudantes e pesquisadores que usam o Mettzer todos os dias.

Então, se você ainda não conhece o Mettzer, essa é uma ótima oportunidade de conhecer.

Acesse nosso site e faça um teste gratuito por 7 dias

Perguntas frequentes

O que é justificativa do TCC?

A justificativa é parte do trabalho em que se fundamentam as motivações para realizar aquela pesquisa. Como o próprio nome diz, é o elemento que justifica o seu trabalho. Você pode pensar a justificativa como a maneira pela qual você vai explicar para alguém sobre a importância do seu trabalho.

Como fazer a justificativa do TCC?

A pergunta central da justificativa do TCC deve ser “por que se deve realizar essa pesquisa?” Para responder isso, revise os objetivos e o problema de pesquisa. Além disso, escreva a justificativa de forma breve e assertiva. Também pense sobre a importância e a inovação que o trabalho traz para a atualidade.

compartilhe

11 comentários em “Aprenda a fazer a justificativa para o seu TCC”

  1. Como todos os outros textos que li em seu blog, é muito esclarecedor. Parabéns! Vou sempre consultá-lo e indicá-lo aos meus alunos como uma leitura essencial.

    Responder
  2. OLÁ, MUITO BOM SEU TEXTO. É INTERESSANTE QUANDO PODEMOS DIALOCAR E ENCONTRAR OUTRAS FORMAS DE ABORDAGEM. PARABÉNS!

    Responder
  3. Show de bola, estou pesquisando sobre como fazer meu TCC e este tema foi de suma importância, obrigado, pretendo sim continuar pesquisando por aqui e brevemente utilizar esta ferramenta na aquisição do meu projeto acad~emico na hora da formatação.

    Responder
  4. Uma baita de uma explicação sobre Tcc, que na minha época eu não precisava fazer essas coisas, porque o negócio era jogar no terrão e comer pão de forma com presunto.
    Blog Mettzer vc é um monstro sagrado, digassi di passagi, superando todos os bilião de blogs que existe,
    Um abraço em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

    Responder
  5. Obrigado pelas informações, essas orientações deixaram bem claro como fazer justificativa para o TCC e outros trabalhos.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade