O doutorado é o último grau da pós-graduação stricto sensu, em que a pesquisa final deve ser uma tese inédita.
Doutorado: o que é?
O doutorado é uma pós-graduação stricto sensu indicada para quem quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre determinada área ou matéria.
Normalmente, esse aprofundamento é feito de um tema já estudado anteriormente durante a graduação ou, então, no mestrado, mas não há uma obrigatoriedade porque também existe a possibilidade de mudar de tema no decorrer.
Processo seletivo para doutorado
Em geral, a seleção para o doutorado inclui análise do currículo, aprovação do projeto de pesquisa e entrevista com avaliadores.
Pode, ainda, ser realizada uma prova de conhecimentos específicos e gerais além de uma avaliação de proficiência em um idioma estrangeiro.
Além disso, a maioria dos programas exigem o domínio de, pelo menos, dois idiomas estrangeiros.
Após o doutorado há diversas opções de pós-doutorado, que é uma modalidade de estágio para a aplicação do conhecimento adquirido no doutorado. Ele é totalmente voltado para o campo da pesquisa e, no Brasil, tem duração de dois anos em média.
Quem pode fazer doutorado?
De acordo a Resolução nº 1/2007, artigo 1º, parágrafo 3, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), apenas portadores de diploma de curso superior podem fazer matrícula em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Além disso, o inciso III, do artigo 44 da Lei nº 9.394/1996, coloca entre as exigências para participar dos programas ser devidamente diplomado em algum curso superior de graduação.
Entretanto, o doutorado é recomendado, principalmente, para pessoas que desejam atuar futuramente como pesquisador ou pesquisadora, ou na docência.
Pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu: diferenças
Stricto sensu
Stricto sensu é uma expressão latina que significa “em sentido estrito”.
Assim, é utilizada para referir que determinada interpretação deve ser compreendida no seu sentido estrito.
Além da classificação da pós-graduação, ela também pode ser utilizada em outros idiomas, além de áreas de estudo específicas como Biologia, Direito, Linguística, Semiótica, dentre outras.
No Brasil, as expressões latinas “lato sensu” e “stricto sensu” foram introduzida no sistema de ensino para distinguir os cursos de pós-graduação de menor ou maior nível.
Lato sensu
Já, Lato Sensu significa “em sentido amplo” e compreende os cursos de pós-graduação voltados para alguma especialização.
Somente poderão participar de um curso Lato Sensu aqueles que tiverem concluído alguma graduação, independente da área.
Normalmente, a pós-graduação é escolhida por aqueles que já trabalham, seja para auxiliar na sua profissão, no seu emprego atual ou para buscar novas oportunidades (reposicionamento do mercado de trabalho).
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos da modalidade Lato Sensu devem ter, no mínimo, 360 horas de duração.
Os alunos que completarem essa pós-graduação não receberão um diploma, mas um certificado comprovando a conclusão do curso.
Mestrado e doutorado: principais diferenças
O doutorado normalmente está vinculado à capacitação como pesquisador ou pesquisadora. Assim como o Pós-Doutorado e/ou a livre-docência.
Entretanto, o mestrado não é pré-condição obrigatória para o ingresso no doutorado. Pessoas com bom desempenho ou notório saber podem ser aceitos diretamente em alguns programas de doutorado, dependendo do edital.
Tempo de duração
Uma das grandes diferenças é o tempo de duração de cada um dos cursos.
Enquanto o mestrado tem duração média de dois anos, o doutorado pode variar entre quatro e cinco anos.
Imersão na pesquisa
A segunda maior diferença está na intensidade e profundidade do que está sendo estudado.
Enquanto o mestrado traz um estudo maior sobre alguma área ou assunto vistos durante a graduação. E é normalmente indicado para quem gosta da pesquisa e da área acadêmica.
O doutorado, por sua vez, é indicado para quem quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre determinada área, atuando diretamente na pesquisa.
Trabalho de conclusão
Ainda, o trabalho de conclusão de ambos é bastante diferente entre essas pós-graduações.
Neste sentido, no mestrado a orientação também envolve a seleção das disciplinas e o acompanhamento na elaboração de sua dissertação.
A dissertação é o resultado das pesquisas realizadas durante o curso e não precisa ser inédito.
Já, no doutorado quem pretende se candidatar deverá entregar um projeto de pesquisa para elaborar uma tese, que deve ser inédita e representar um avanço no conhecimento da área pesquisada.
Como é o curso de doutorado?
Após o cumprimento das disciplinas obrigatórias, geralmente nos dois primeiros anos, inicia um mesmo período de dedicação ao projeto de pesquisa científica e à elaboração da tese.
Além da tese, o decorrer de um doutorado exige muita produção científica pro meio de diversos tipos de pesquisa como artigos científicos, apresentações em anais de eventos, dentre outros.
Tese e diploma
A tese, que é submetida a uma banca examinadora, deve conter um ponto de vista inédito, que contribua para o avanço do conhecimento. O pós-graduando é submetido a uma sabatina por especialistas da banca.
Tendo aprovação, será titulado com diploma de doutor ou doutora.
Portanto, a tese de doutorado é uma monografia extensa, em que o pós-graduando deve demonstrar originalidade na abordagem do tema durante a pesquisa sobre um determinado objeto.
Da mesma forma que o mestrado, deve levantar a discussão teórica já realizada sobre a questão, elaborar hipóteses e verificá-las ao longo do trabalho, mas de forma aprofundada.
Doutorado no ensino à distância (ead)
O doutorado ead exige que a instituição siga algumas determinações do MEC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em primeiro lugar, para poder oferecer um curso de doutorado a distância, a instituição de ensino precisa ser reconhecida pelo MEC.
A metodologia dos cursos de doutorado EaD varia de acordo com o programa da instituição que o oferece.
Ainda assim, mesmo à distância, essas aulas de doutorado têm encontros e atividades presenciais.
Isso porque todo doutorado a distância, de acordo com a legislação do MEC, precisa obrigatoriamente incluir atividades e provas presenciais.
Além disso, deve submeter o programa à autorização da Capes e comprovar que mantém um grupo de pesquisa na mesa área de conhecimento do curso oferecido.
Cumprindo essas premissas, o diploma do doutorado EaD terá a mesma validade que o curso presencial.
O que é o doutorado sanduíche?
O doutorado sanduíche é a possibilidade de cursar ou realizar parte da pesquisa em uma instituição de ensino de outro país.
Como realizar um doutorado sanduíche?
Para conseguir um doutorado sanduíche é necessário que o estudante esteja atento aos editais com informações sobre as vagas disponíveis. Os programas mais conhecidos são o do doutorado sanduíche Capes e CNPQ.
Após realizar o processo seletivo e ser aceito na modalidade, o doutorando recebe um auxílio financeiro para custear passagens aéreas, hospedagens, taxas, seguro saúde, e o que mais constar no edital.
Na universidade para qual foi selecionado, o estudante poderá dar seguimento aos seus estudos e ter a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, conhecer profissionais que atuam em seu campo de estudo, ter acesso a outros laboratórios, além da experiência de vivenciar uma nova cultura.
Dessa forma, o doutorado sanduíche é uma oportunidade de especialização no exterior.
Doutorado profissional
Tendo em vista o sucesso dos cursos de Mestrado Profissional, a CAPES visou implementar o Doutorado Profissional.
Desta forma, projetos mais grandiosos e com aplicações mais específicas poderiam ser realizados.
Então, o Ministério da Educação (MEC) homologou a Portaria Nº 389, em março de 2017. Para melhor entender as diretrizes destes cursos, cabe salientar o Artigo 2º do texto, o qual considera que são objetivos do Mestrado e Doutorado Profissional:
I – capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;
II – transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;
III – promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados, e;
IV – contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.
Diferença entre Doutorado, Pós-doutorado e PHD
Formatação automática de teses nas normas da ABNT
Uma pós-graduação vai te ajudar, e muito, na construção de um bom currículo lattes além de alavancar a sua carreira e te aproximar cada vez mais de um trabalho que goste.
Por isso, é necessário que a sua produção científica não pare.
Para isso, conte com o Mettzer, o editor que formata automaticamente qualquer trabalho nas normas da ABNT.
Doutoranda no programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Bacharela e mestra em Direito e pesquisadora desde o primeiro semestre da faculdade.