Currículo Lattes: o portfólio da carreira acadêmica

|
Tempo médio de leitura: 10 minutos
0
(0)

O currículo Lattes é um currículo voltado para o âmbito acadêmico. Ele é fundamental na trajetória da faculdade, mas também pode influenciar o lado profissional.


Com certeza, quem está no meio acadêmico já ouviu falar do Currículo Lattes.

Mas, para os calouros, ele pode soar como uma novidade.

Em linhas gerais, o Currículo Lattes nada mais é do que um currículo voltado para o âmbito acadêmico. Ele faz parte da  plataforma lattes.

O Currículo Lattes é fundamental em sua trajetória da faculdade. Mas, também pode influenciar em sua vida profissional.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como preencher seu Currículo Lattes nesse post.

O que é currículo Lattes?

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Pesquisa) desenvolveu, nos anos 1980, uma plataforma integrada a partir de um formulário padrão. O objetivo era catalogar e registrar os pesquisadores brasileiros e suas obras e produções.

No fim, essa base de dados recebeu o nome de Lattes, em homenagem a um dos maiores cientistas do Brasil, César Mansueto Giulio Lattes. César Lattes foi responsável por avanços nas pesquisas científicas sobre estruturas atômicas.

Da forma como conhecemos atualmente, o currículo lattes foi lançado em 1999.  Ele é adotado por basicamente todas as universidades do país onde há incentivo e fomento à pesquisa.

Em outras palavras, o Currículo Lattes é uma forma padronizada de registrar da vida acadêmica dos universitários e acadêmicos do país.

Vale dizer que o acesso aos Currículos é público. Isso quer dizer que todas as pessoas podem visualizar os currículos. A pesquisa é feita a partir do nome do pesquisador.

QUEM PODE FAZER UM CURRÍCULO LATTES?

Todas as pessoas podem fazer um currículo lattes. Mesmo que ainda não tenham tantas informações para inserir.

De todo modo, o Currículo Lattes é fundamental para estudantes que se interessam pela área científica. Se você está buscando um emprego como assistente de comércio exterior, por exemplo, o Lattes não vai te ajudar tanto assim. Contudo, se a vaga dos seus sonhos é para ser professor acadêmico, é possível que a própria instituição te solicite o Lattes.

Mas não o Currículo Lattes não é importante só no momento de procurar emprego. Ele também serve para graduandos que se interessam pela área científica e da pesquisa. Ele pode publicar as pesquisas e os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Isso traz relevância ao trabalho.

É preciso pagar para fazer um Currículo Lattes?

Não. O Currículo Lattes é totalmente gratuito. Isso porque faz parte da base de programas que são incentivados e mantidos pelo CNPq, com objetivo de fomentar e desenvolver a pesquisa científica no Brasil.

Diferença entre Currículo Lattes e a Plataforma Lattes

Mas não se pode confundir o Currículo Lattes e a Plataforma Lattes. O currículo é o registro das produções científicas do acadêmico. A Plataforma, por outro lado, é o ambiente virtual que reúne as bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e de instituições de ensino do Brasil.

Mais que isso: além dos currículos, a Plataforma também publica estatísticas de produção científica e programas de incentivo à pesquisa (como bolsas, auxílios e prêmios, por exemplo).

Diferença entre Currículo Lattes, Currículo Vitae e LinkedIn

O Currículo Vitae, também conhecido por “CV”, agrupa as informações pessoais de um profissional. Como, por exemplo, sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho.

Através do Currículo Vitae, o profissional pode demonstrar suas qualificações, suas competências e suas habilidades. O modelo é, portanto, voltado à atuação profissional.

Por sua vez, o LinkedIn é uma rede social voltada aos relacionamentos profissionais. Através dele, é possível manter uma lista de contatos e encontrar pessoas e empresas relevante à sua vida profissional,

Veja que, embora o Lattes seja online, ele não oportuniza esse tipo de interação com outros profissionais e estudantes. Todo o conteúdo produzido no Currículo Lattes tem viés acadêmico, ou seja, você não poderá escrever um artigo de opinião, como o LinkedIn permite.

E ainda, mesmo que o Currículo Vitae traga informações da trajetória profissional e acadêmica, os objetivos são diferentes dos previstos ao Lattes. Isso porque o Currículo Vitae é simplesmente profissional, enquanto o Lattes é exclusivamente acadêmico.

Por essa razão, todos esses formatos se complementam e não se excluem entre si. É fundamental que você saiba qual é o momento de utilizar cada um.

O que é o CNPq?

O CNPq é algo maior, que abrange a Plataforma Lattes e o Currículo Lattes.

Nas palavras do próprio site, o CNPq é a uma agência que pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Dentre suas principais funções, está o incentivo à formação de pesquisadores e o fomento à pesquisa científica. Então, por exemplo, é competência do CNPQ a compra de equipamentos necessários a uma atividade de pesquisa. Também é competência do CNPQ promover acordos com entidades públicas e privadas.

Quais as vantagens em ter um Currículo Lattes?

Em linhas práticas, as vantagens de ter um Currículo Lattes são:

Abrangência nacional

É um padrão que compreende todo o território nacional. Isso significa que instituições de ensino de todo o país adotam e solicitam o Currículo Lattes.

Então, não é necessário se adaptar aos diversos tipos e modelos de currículos. Quando o assunto for alguma situação acadêmica, você já sabe que deve incluir o Currículo Lattes.

Registro da participação em eventos e das produções científicas

O Currículo Lattes registra todas as suas participações em eventos e todas as suas produções científicas. Resumos, resenhas, dissertação, tese, TCC, apresentação em evento… todas as produções com caráter acadêmico estarão registradas em seu Lattes.

Esse é um ponto essencial: você deve se organizar e incluir todas as publicações. Isso dá mais valor ao teu currículo. Caso as publicações tenham identificadores ISSN, ISBN e DOI, adicione-as na publicação, para gerar mais credibilidade.

Tradução automática das informações para o inglês

Após preencher e atualizar as informações, é possível exportar o currículo em português e inglês, de forma automática.

Consulta online em qualquer lugar do mundo

O Lattes é uma plataforma online. Assim que todas as informações tiverem sido enviadas, seu Currículo poderá ser acessado de qualquer lugar do mundo.

Quais informações devem constar no Currículo Lattes?

O Currículo Lattes é bastante detalhado. Além de informações de dados pessoais, é necessário preencher com todas as informações acadêmicas e profissionais:

– Formação acadêmica

– Instituição de ensino

– Publicação de artigos científicos de toda espécie

– Participação em eventos científicos de toda espécie

Iniciação científica

– Áreas específicas de produção científica

– Idiomas dominados

– Grupo de pesquisa que participe ou que participou

Projetos de pesquisa ou de extensão que tenha sido desenvolvido

– Bancas de TCC que tenha participado

 No dia 19 de março de 2019, o CNPq aprovou a inclusão da data de nascimento ou de adoção dos filhos ao currículo.

A medida foi um importante passo para analisar o impacto do nascimento ou adoção dos filhos na produtividade e na carreira, principalmente das mães, que ainda são as maiores responsabilizadas pelos cuidados com a família.

Dicas para fazer um bom Currículo Lattes

Em primeiro lugar, faça uma compilação e separe todos os documentos, certificados, diplomas, participações em eventos, trabalhos acadêmicos e traduções que já tenhas feito.

Quando ainda não existem tantas informações para inserir, é bom se familiarizar e adotar o processo de inclusão no Lattes como automático. Ou seja, fazer com que, sempre depois de apresentar ou publicar um trabalho ou de participar em eventos acadêmicos, a atualização das informações seja automática.

Também é interessante fazer uma boa pesquisa e observar como alguns outros acadêmicos organizam o Lattes. Tal qual você faria no LinkedIn. Você pode, por exemplo, observar o Currículo Lattes de seus professores.

Evite erros de português. Isso passa uma imagem de descuidado, que vai no caminho oposto de se ter um Currículo Lattes.

Por fim, inclua no seu Currículo Lattes apenas informações verídicas, que possam ser comprovadas pela respectiva certificação.

Passo a passo: como cadastrar um Currículo Lattes

Primeiro Passo

Acesse a Plataforma Lattes e clique em “cadastrar um novo currículo”.

Selecionar cadastrar novo currículo

Segundo Passo

Preencha os campos de informações básicas e defina um e-mail e uma senha de acesso. 

Incluir e-mail e senha

Terceiro Passo

A próxima página deve ser preenchida com as informações pessoais, endereço e contatos. Lembre-se que você pode optar por utilizar o nome social. É só responder à pergunta no final da página.

É interessante que você também insira uma foto no perfil. Opte por colocar uma foto neutra e sóbria, com uma boa iluminação. Evite fotos com óculos de sol.  

Incluir informações pessoais

Quarto Passo

Nessa etapa, inclua seu endereço:

Incluir endereço

Quinto passo

preencha com a sua formação acadêmica, instituição de ensino e datas de início e conclusão.

Incluir formação acadêmica

Sexto Passo

Essa parte é mais profissional: preencha sobre suas experiências no mercado de trabalho, proficiência em idiomas e áreas de atuação.

Incluir informações profissionais

Sétimo Passo

Nessa etapa você deve adicionar todas as suas produções acadêmicas, como artigos, resenhas, dissertações, resumos, livros, traduções e participações em eventos acadêmicos ao seu currículo Lattes.

Saiba que a participação em eventos acadêmicos, pode ser tanto como ouvinte, palestrante ou mediador.

Faça isso com bastante calma e atenção. Os campos para preencher exigem muitos detalhes, como datas, locais, nomes e temas.

Oitavo passo

Embora bastante detalhado, o processo é bem didático e autoexplicativo.

Por último, o sistema vai retomar todos os seus dados. Agora é só conferir tudo, aceitar os termos de adesão e enviar ao CNPq.

Para exportá-lo em PDF, você deve selecionar a opção “exportar para impressão”.

No prazo de 24 horas, seu Currículo Lattes estará disponível para os acadêmicos do mundo todo.

Tutorial rápido sobre Currículo Lattes

Elaboramos alguns tutoriais rápidos que demonstram como fazer as principais funções da Plataforma Lattes.

Você pode aprender a buscar um currículo:

Também pode aprender a se cadastrar no Lattes:

Se tiver alguma dúvida específica, deixe nos comentários.

Aprenda a buscar um Currículo lattes

Em primeiro lugar, para buscar um Currículo Lattes, você deve acessar à Plataforma Lattes e clicar em “buscar um currículo”.

Buscar currículo lattes

Você pode optar por buscar pelo nome do pesquisador ou pelo assunto.

Incluir nome ou assunto da busca

Caso você esteja procurando pelo Currículo de pesquisadores que ainda não têm o título de doutores, selecione a opção “demais pesquisadores (mestres, graduados, estudantes, técnicos, etc).

Selecionar por demais pesquisadores

Também é possível selecionar a nacionalidade, se estrangeira ou brasileira. Se quiser ser mais específico, é possível pesquisar pelo país do pesquisar.

Por fim, você pode utilizar os diversos filtros de pesquisa. Como, por exemplo, pesquisar apenas por bolsistas de produtividade do CNPq. Ou então, por um determinado idioma.

Incluir filtro de busca

No final, é só selecionar “buscar”, no canto inferior direito da tela:

Selecionar buscar

Como atualizar seu Currículo Lattes?

Para começar a atualizar o seu Lattes, você deve selecionar a opção “atualizar currículo, na Plataforma Lattes.

Atualizar currículo

Depois, você deve preencher com o seu login (CPF ou e-mail) e senha de acesso.

A próxima etapa é atualizar todas as informações que você deseja. Na barra superior do Currículo estão as categorias das informações.

Se você deseja incluir um artigo que foi aceito para uma publicação, por exemplo, você deve ir em “produções”, selecionar “artigos aceitos para publicação” e “incluir novo item”.

Lembre-se de incluir todas as informações detalhadas de suas produções.

Por fim, você deve enviar a atualização ao CNPq. É só clicar no item “enviar” na barra superior à direita da tela:

como enviar atualização do lattes

Por último, você deve aceitar os termos de uso e pronto! É só enviar ao CNPq.

Fique atento! As informações só serão atualizadas se você enviá-las ao CNPq.

Na mesma hora, você vai poder exportar o Currículo com as informações atualizadas.

Contudo, o CNPq demora cerca de 12 horas para certificar as novas informações e depois disponibilizá-las nas consultas públicas no Portal da Plataforma Lattes.

Como utilizar o Currículo Lattes?

O Currículo Lattes pode ser importante para diversas seleções e processos seletivos na pós-graduação, como o programa de mestrado e doutorado.

Sendo assim a publicação de artigos científicos para revistas e eventos também deve ser inserido no currículo dos pesquisadores. Também não esqueça de adicionar todas as participações em eventos, palestras, projetos, etc.

Agora é hora de começar a produzir seus trabalhos acadêmicos e desenvolver suas pesquisas científicas e rechear seu Currículo Lattes com artigos, teses e trabalhos acadêmicos.

Conte com o Mettzer para otimizar a sua produção. O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à pesquisa.

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Resumo
Currículo Lattes: o que é e dicas para fazer o seu
Artigo
Currículo Lattes: o que é e dicas para fazer o seu
Descrição
O currículo Lattes é um currículo fundamental na sua trajetória ao longo da faculdadel. Por isso, criamos esse post com dicas para te ajudar a criar o seu!
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.