Resumo: material completo sobre como fazer, o que é e quais os tipos

Compartilhe esse post:

O resumo de texto deve conter as ideias principais do texto fonte, ou seja, é um novo texto, de maneira resumida, abreviada ou sintetizada.


O que é um resumo?

O resumo de texto é um mecanismo em que se aponta somente as ideias principais de um texto fonte, de forma que é produzido um novo texto, no entanto, de maneira resumida, abreviada ou sintetizada.

Em outras palavras, o resumo é a compilação de informações mais relevantes de um texto original e não uma cópia.

Podemos fazer o resumo de um livro, capítulo, conto, artigo, dentre outros. Alguns especialistas apontam que o resumo deve conter pelo menos 30 % do documento original, ou seja, se um texto apresenta 10 páginas, o resumo deverá conter 3 laudas.

Sem que notemos, utilizamos o resumo de diversas maneiras no dia-a-dia, na linguagem informal sobretudo, quando contamos um fato para os amigos, um filme que passou na televisão, o capítulo da novela ou do seriado, a aula que estávamos ausente, um livro que lemos e queremos indicar, dentre outros.

Tipos de Resumo

Assim como os artigos acadêmicos e artigos científicos e qualquer outro trabalho, os resumos também podem seguir certa “lógica”, ou melhor, certo método.

Naturalmente, os resumos dentro do texto (abstract) serão apenas indicativos ou informativos, já que a pessoa que vai ler usará essa ferramenta para ter uma noção do que será abordado no decorrer do texto.

Já, resumos expandidos podem atender à qualquer um dos métodos abaixo:

Resumo Indicativo

Inicialmente, o resumo indicativo é aquele que destaca apenas os fatos importantes e as principais ideias. Não devem ser oferecidos exemplos ou citações diretas do texto original.

Por isso é o tipo de resumo mais pedido nas escolas.

Resumo Informativo

Já, o resumo informativo resume as informações e ou dados qualitativos e quantitativos expressos no texto original.

Por isso pode, muitas vezes, ser confundido com os fichamentos. Geralmente são utilizado em textos acadêmicos.

Resumo Crítico

Por fim, nos resumos críticos, além de resumir as informações do texto original, será acrescentada uma visão crítica, ou seja, comentários e contribuições utilizando como fonte de pesquisa outros trabalhos sobre o mesmo tema ou tema afim.

Resumos expandidos, no geral, seguem esse método.

Resumo (abstract) dentro do trabalho

Como fazer resumo de TCC, monografia e artigo científico

Como o resumo fica logo nas primeiras páginas de um trabalho como monografia ou TCC, é muito comum que quem esteja iniciando a escrita pensa em começar pelo resumo. E esse é um erro recorrente.

Claro, a localização do resumo entre todos os elementos que compõem um trabalho acadêmico é de prévia, mas o resumo por sua natureza depende do trabalho completo para poder ser escrito da forma correta.

O ideal é deixar uma folha em branco onde o resumo será redigido dentro da sua monografia e trabalhar o restante, se você está escrevendo no Mettzer não precisa se preocupar, o espaço já está lá com as configurações corretas.

Depois, como última parte do trabalho, você pode retornar para este ponto do trabalho e o completar.

Qual é a estrutura básica do resumo?

O resumo é composto, basicamente, de quatro partes. Cada uma delas cumpre uma função única e essencial ao texto e servirão para uma melhor compreensão do que está sendo trabalhado a longo prazo. Essas partes são:

Você pode iniciar pelo Objetivo, no qual o autor ou os autores do artigo explicam o que pretendem alcançar com o trabalho e a origem da ideia por trás de tudo.

A segunda parte se chama Materiais e Métodos, no qual deve estar contido, de forma curta, a metodologia utilizada para a pesquisa em questão, sem grandes detalhes, apenas com uma ideia geral sobre o que foi feito.

A terceira parte leva o nome de Resultados, no qual se deve adiantar os principais resultados encontrados na monografia da forma mais concreta e objetiva possível, sem discorrer sobre impressões gerais.

A última parte do resumo são as Conclusões, onde o TCC deve ser descrito com relação a sua utilidade prática para a área de estudo e os pensamentos sobre os avanços obtidos podem começar a ser apresentados de forma curta.

Você não precisa, necessariamente, seguir este modelo com relação à ordem para ser aprovado, apenas conseguir conter as informações descritas acima de forma organizada o suficiente para serem compreendidas.

Entretanto, a ideia de seguir o formato acima é relevante porque dificulta que as informações se confundam.  

O que NÃO fazer?

A confusão mais comum com relação ao resumo, comum a muitos TCCs apresentados a orientadores, é o pensamento de que esse elemento se trata de alguma forma de um capítulo de prévia da introdução do artigo ou monografia.

A tarefa de contextualizar e explicar as origens do trabalho não deve estar neste elemento, pois isso roubaria a função da introdução.

Da mesma forma, o resumo não deve ser um estudo sobre o pensamento dos autores sobre os resultados obtidos.

Não pense nessa parte do seu TCC como uma forma de adiantar o que foi concluído através dos dados obtidos, pois isso tira a objetividade do trabalho.

Por fim, o resumo também não deve contar longas discussões sobre a metodologia do trabalho.

Esse é um erro comum, uma vez que é necessário que ele contenha uma descrição generalista dos métodos considerados, mas no fim das contas não se deve aprofundar demais nessa questão ainda.

Resumo expandido

O resumo expandido, diferentemente do abstract, é um modelo de trabalho separado, e não um elemento integrante de outro trabalho.

Por isso segue algumas características, como, por exemplo, a extensão. Ele é geralmente utilizado em eventos como forma de apresentar uma proposta ou pesquisa em marcha.

Ademais, é importante esclarecer que cada evento pode ter um formato específico de resumo expandido. Por isso, se atente também ao edital e às diretrizes do evento que você quer submeter seu resumo.

Esse formato pode oferecer até mesmo uma folha timbrada específica com cores e formatações exclusivas como o uso de colunas, por exemplo.

Acontece que geralmente essas diretrizes, quando existem, poder ser vagas, ou orientar de forma geral. Por isso elaboramos um padrão bem legal para seguir:

Como fazer um resumo expandido

  1. O resumo expandido deve ter no mínimo 500 e no máximo 1000 palavras, incluindo as referências bibliográficas.
  2. Para o corpo do texto você deverá usar fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 com espaçamento simples entre as linhas e texto justificado.
  3. Os títulos e subtítulos deverão ser digitados em letras maiúsculas, em negrito, com fonte tamanho 12 e em Times New Roman ou Arial, espaçamento simples.
  4. Em alguns casos será exigido o minicurrículo que inclui titulação, área de estudos e e-mail. Ele deverá será inserido como nota de rodapé na primeira página.
  5. Se você ainda não é Mettzer deverá configurar a sua página dentro dos padrões da ABNT
  • Papel A4 (210 x 297 mm), no modo retrato, com margens de 3 cm na borda superior e esquerda e 2,0 cm na borda inferior e direita.
  • O parágrafo deve ter abertura de1,5 cm do alinhamento esquerdo e 0 cm, antes e depois.

Apenas se atente de que alguns eventos podem exigir um formato sem identificação em razão da imparcialidade na escolha, neste caso, inserir tais informações poderia causar a rejeição do trabalho

Utilização de Citações

Não é incomum encontrar resumos povoados por quase uma dezena de citações.

Apesar de não existir uma regra formal que impeça isso, é altamente desaconselhado o uso de mais do que uma ou duas citações nessa parte da monografia, já que essa ferramenta não contribui muito para os objetivos do elemento.

Quando realizar citações, as utilize de forma completa.

Outra questão contestada é sobre o uso de frases idênticas às escritas pelos autores em outras partes do trabalho. Isso também não é proibido e ainda pode ser de grande utilidade para relacionar as partes do TCC.

Entretanto, tenha em mente que o resumo deve ser curto e objetivo, o que pode dificultar que o autor dê contexto a uma frase tirada de outro setor do trabalho.

Formatação automática nas normas da ABNT

No modelo do editor Mettzer o espaço do resumo já vem em destaque, já formatado dentro das normas da ABNT de forma atualizada e rápida.

O Mettzer é um editor de texto especializado que permite que você se foque no que é realmente importante. Faça um teste agora mesmo!

Resumo
Artigo
Resumo: material completo sobre como fazer, o que é e quais os tipos
Descrição
O resumo apresenta as ideias principais do texto fonte, de forma abreviada ou sintetizada. Acesse o material e veja tudo sobre resumo expandido e abstract!
Autor
Publicador
Mettzer

Um comentário sobre “Resumo: material completo sobre como fazer, o que é e quais os tipos”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.