Vem descobrir como o método Cornell pode te ajudar a estudar

compartilhe

O método Cornell é uma técnica para fazer resumos e memorizar conteúdos com mais rapidez e eficiência. Quem sabe ele não é o modelo ideal para te ajudar a estudar hein? Vem descobrir 🙂


Sumário

  1. O que é método Cornell?
  2. Passo a passo para utilizar o método Cornell
  3. Quais os benefícios do método Cornell?
  4. A Mettzer pode te ajudar na construção de uma trajetória científica mais leve

O segredo pra aprender mais não é estudar por mais tempo. O que você precisa, na verdade, é estudar da forma certa.

Não adianta estudar por 12 horas por dia, mas da forma errada. Não é o tempo de estudo que vai definir seu aprendizado. Mas a qualidade desse tempo.

Ok, isso não é desculpa para estudar pouco. Você precisa estudar por tempo suficiente. Mas não é só isso. Você pode (e deve!) avaliar a qualidade dos seus estudos.

Na prática, você vai perceber que essa é uma questão muito individual. Cada pessoa desenvolve o seu próprio método — e também identifica o que faz bem ou não para seus estudos.

Mas, se você está procurando a sua forma de estudar, precisa conhecer o método Cornell uma técnica para fazer resumos e memorizar os conteúdos com mais rapidez e eficiência.

Quem sabe ele não é o modelo ideal para te ajudar a estudar, hein?

O objetivo desse artigo é, portanto, explicar o que é e como funciona o método Cornell, especialmente para possibilitar que você aplique aí na sua casa. Vamos lá? 🙂

O que é método Cornell?

Para começar, é importante entender o conceito de método Cornell. De forma geral, é uma técnica para fazer e organizar resumos de forma estratégica.

Ou seja, é um método de estudos que cria uma sistematização para fazer resumos, com objetivo de torná-los mais efetivos e rápidos de fazer.

O método Cornell foi desenvolvido em 1940 por Walter Pauk, escritor do livro “How to study in College” (um best-seller, inclusive!) e diretor do centro de leitura e estudos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Na época, o objetivo principal do método era otimizar os processos de anotação das aulas, de palestras e de seminários, além da produção de resumos.

No entanto, mais do que isso, o método se tornou uma ótima forma ativa de estudar, de absorver conhecimentos e auxiliar nos processos de revisão.

Em resumo, os benefícios desse método decorrem da exigência em manter atenção e se esforçar para fazer e organizar os resumos. Então, ao longo doprocesso, as pessoas conseguem aprender e memorizar o conteúdo.

Passo a passo para utilizar o método Cornell

Agora que você já sabe o que é o método Cornell, mão à obra. Vamos para a parte prática.

Você vai perceber que o método é mais simples do que parece. E o melhor: só precisa de uma folha e de uma caneta.

Aqui está um passo a passo de como utilizá-lo:

Separe a folha em partes

Para começar, você precisa separar a folha em três partes.

O primeiro passo é fazer uma linha horizontal na parte inferior da folha — a distância deve ser de 5 ou 7 linhas em folhas com pauta ou 5 cm da base. Essa vai ser a parte do resumo do conteúdo.

Em seguida, faça uma linha na vertical, com aproximadamente 7,5 cm de distância da borda esquerda da folha. O espaço maior é a parte das anotações e a coluna menor é dos tópicos ou palavras-chave.

Olha só esse exemplo:

exemplo de método cornell
Exemplo de Método Cornell

Pronto! Agora você só precisa saber como fazer o conteúdo de cada uma dessas partes.

Faça suas anotações

Na parte de anotações, você deve anotar tudo que achar importante (de uma aula, por exemplo), mas usar suas próprias palavras. Escreva também as informações importantes que estiverem no quadro ou nos slides.

Use frases curtas e extraia as principais ideias do conteúdo. Você também pode usar imagens, fotos, gráficos, cronogramas e daí por diante.

Uma dica para selecionar as informações mais importantes é incluir o nome de pessoas autoras, as fórmulas necessárias, as datas e os conceitos principais sobre o tema.

Reduza suas anotações em tópicos

Depois de fazer suas anotações na área principal, você deve escrevê-las de forma mais dinâmica. Releia o que você escreveu e foque em destacar apenas as ideias centrais.

Tenha ideia que você deve usar apenas termos e palavras-chave do conteúdo, para te ajudar a lembrar das anotações da área principal.

Os tópicos funcionarão como um guia para estudo — ou como sumário.

Faça um resumo das ideias principais

Por fim, você deve resumir as informações mais importantes das matérias em frases únicas. Lembre-se de usar suas próprias palavras, ok? Afinal de contas, o processo de escrever suas ideias já faz parte do método em si.

Como em todos os resumos, você deve escrever com objetividade e assertividade. Escreva como se estivesse explicando o conteúdo para alguém.

Quais os benefícios do método Cornell?

Independetemente do motivo ou da área do conhecimento dos estudos — pode ser para uma prova da faculdade ou para o Enem, por exemplo — o método Cornell tem muitos benefícios.

Como você já sabe, grande parte desses benefícios decorrem do próprio processo de aplicação do método.

Nesse contexto, dentre tantos benefícios, os principais são:

  • Organizar as anotações de conteúdo;
  • Estruturar as ideias com mais clareza;
  • Fazer com que os conteúdos fiquem mais dinâmicos e visualmente mais claros;
  • Estimular o cérebro para trabalhar diferentes formas de estudar;
  • Desenvolver formas de adaptação de formas de estudar;
  • Absorver o conteúdo com mais facilidade;
  • Memorizar os conteúdos a longo prazo;
  • Percepção integral do conteúdo;
  • Facilita as rotinas de revisão de conteúdos;
  • Auxilia na priorização e hierarquização de conteúdos — identificando quais são mais importantes..

A Mettzer pode te ajudar na construção de uma trajetória científica mais leve

O processo de pesquisa pode ser muito gratificante e acolhedora, quando feita de forma coletiva e com afeto. E sabe quem pode te ajudar nesse caminho? A Mettzer

Para começar, a plataforma da Mettzer tem um editor de texto que formata todo trabalho, de forma automática, nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.

Mas não é só isso. Nós somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico e da pesquisa científica. 

Ou seja, nós criamos um fluxo de trabalho de pesquisa de ponta a ponta: desde o planejamento, a redação, a padronização, a orientação online, a publicação e a verificação de plágio.

Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias.

Junte-se a mais de 1 milhão de estudantes que usam a Mettzer todos os dias! Juntos (as) somos mais fortes 🙂

formatação
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade