Descubra tudo o que você precisa saber: o que é artigo e como escrever um com sucesso!

compartilhe

O que é artigo acadêmico? Bom, trata- se tipo de texto científico que apresenta e discute resultados de pesquisa sobre um determinado tema de forma clara e objetiva. Veja mais!


Sumário

  1. O que é artigo científico
  2. Qual a importância de um artigo científico?
  3. Quais informações um artigo científico se baseia?
  4. Elementos do artigo científico
  5. Quem pode publicar um artigo científico?

Fazer um artigo científico é uma tarefa complicada para muitos estudantes universitários. É necessário seguir uma estrutura metodológica específica, utilizar uma linguagem formal e atender às normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

Neste post, você vai entender o que é um artigo científico e quais suas principais características utilizadas por pessoas pesquisadoras para compartilhar conhecimentos por meio do método científico, de modo que suas ideias se apresentem de forma estruturada e coerente com o tema abordado. 

Assim, independentemente de estar na faculdade, fazendo uma pós-graduação ou já no mercado de trabalho, este artigo será uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a escrever seu próprio artigo científico. 

Vem comigo 🙂

O que é artigo científico

Artigo científico é um tipo de trabalho acadêmico que apresenta resultados de uma pesquisa científica realizada sobre um determinado tema. 

Geralmente, escrito por pessoas pesquisadoras e estudiosos da área, e tem como objetivo principal a divulgação de novos conhecimentos e a contribuição para o avanço da ciência.

Um artigo científico deve seguir uma estrutura metodológica bem definida, que inclui introdução, revisão da literatura, metodologia utilizada na pesquisa, resultados, discussão dos resultados e conclusão. Além disso, é necessário que o texto seja escrito em linguagem formal, objetiva e clara, e que siga as normas estabelecidas pela ABNT.

Para entender melhor, veja nosso vídeo

Qual a importância de um artigo científico?

Um artigo científico é uma forma de comunicação que permite às pessoas pesquisadoras apresentarem suas pesquisas e conclusões a outros profissionais da mesma área.

Essa forma de comunicação é essencial para a comunidade científica, pois permite a disseminação do conhecimento e o avanço do campo de estudo.

Um artigo científico bem escrito e fundamentado pode trazer novas informações, explicar fenômenos observados, apresentar novas teorias, técnicas e metodologias. 

Além disso, o artigo científico acaba sendo utilizado para embasar decisões políticas e sociais, contribuir para a criação de novas tecnologias, medicamentos e tratamentos médicos, por exemplo.

Outra importância do artigo científico é que ele é um meio de avaliação e reconhecimento do trabalho acadêmico das pessoas pesquisadoras, sendo utilizado para avaliação de desempenho em programas de pós-graduação e para avaliação de mérito em processos de promoção e contratação em universidades e institutos de pesquisa.

Portanto, entender o que é um artigo e sua importância, é fundamental para o avanço da ciência e para a validação e reconhecimento do trabalho dos pesquisadores.

Quais informações um artigo científico se baseia?

Um artigo científico se baseia em informações e fatos obtidos a partir de pesquisa, bem como em conhecimentos teóricos e revisão bibliográfica.

As informações utilizadas em um artigo científico geralmente incluem:

  • Introdução: que apresenta a relevância e os objetivos do estudo; 
  • Revisão bibliográfica: que discute o estado atual do conhecimento sobre o assunto;
  • Uma metodologia que descreve como a pesquisa se conduz; 
  • Os resultados obtidos;
  • Discussão que interpreta os resultados e os compara com a literatura existente.

O artigo também pode incluir conclusões e recomendações para estudos futuros.

Além disso, o artigo científico precisa se embasar em fontes confiáveis, como revistas científicas renomadas e publicações de qualidade, para garantir a validade e a credibilidade do trabalho apresentado. 

A precisão e a clareza na apresentação das informações também são importantes para que outros pesquisadores possam entender e replicar o estudo, se necessário.

Em resumo, um artigo científico se baseia em informações precisas e confiáveis obtidas por meio de pesquisa ou experimentação, revisão bibliográfica e teorias estabelecidas, apresentadas de forma clara e organizada para a comunidade científica.

modelo de artigo

Elementos do artigo científico

A estrutura de um artigo científico segundo as normas da ABNT segue um padrão estabelecido para garantir a clareza e a objetividade na comunicação das descobertas e ideias apresentadas.

É essencial que a linguagem utilizada seja acessível para que as pessoas leitoras possam entender facilmente as informações contidas no texto.

Além disso, a padronização da estrutura adotada também é importante para facilitar a identificação do modelo textual e promover um diálogo claro e preciso entre o autor e o leitor. De acordo com as normas da ABNT, o artigo científico é feito a partir:

  • Pré-textuais
  • Textuais
  • Pós-textuais

Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais de um artigo científico se compõe por informações que identificam o artigo e seus autores. 

Caso o artigo tenha mais de um autor, é necessário separar os nomes por vírgula.

Além das informações em português, é comum incluir também um resumo e palavras-chave em outro idioma, geralmente em inglês. 

Abaixo, os elementos pré-textuais:

  • Título;
  • Autor(es) e instituição;
  • Resumo e palavras-chave em português;
  • Resumo e palavras-chave em outro idioma.

Elementos textuais

Os elementos textuais de um artigo científico contém: introdução, desenvolvimento e considerações finais, os quais formam o conteúdo principal do trabalho e devem transmitir as ideias principais discutidas.

  • A Introdução tem como objetivo responder às principais perguntas do artigo, como quais questões serão respondidas, qual é a justificativa para a investigação e o que já se sabe ou não sobre o assunto em questão.
  • O Desenvolvimento é a parte mais extensa do artigo e é dividido em outras seções e subseções. Essas seções geralmente incluem a metodologia, que explica qual o estudo realizado e a metodologia que guiou os procedimentos, o cenário da pesquisa e a coleta de dados
  • Os resultados, que apresenta a conclusão  encontradas durante a investigação, incluindo análises estatísticas, se necessário
  •  Discussão, que interpreta os resultados e explica o que eles significam.

Em conjunto, esses elementos textuais do artigo científico devem fornecer uma explicação clara e concisa das descobertas e ideias discutidas, bem como suas implicações para o campo de estudo em questão.

Elementos pós-textuais

Para que uma pesquisa científica seja reconhecida como tal, é imprescindível que esteja embasada em autores e trabalhos anteriores. Por essa razão, é comum que ao longo do texto haja referências a essas produções.

Ao final do documento, essas referências devem ser citadas nas Referências Bibliográficas, um dos elementos pós-textuais, pois, ninguém aqui quer usar fake news, né?

Além da bibliografia, outras informações importantes podem fazer parte desta etapa incluem:

Exemplos de referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos
Exemplos de referência

Quem pode publicar um artigo científico?

Qualquer pessoa pode teoricamente publicar um artigo, mas para que seja considerado um artigo científico, ele deve ser submetido a uma revisão por pares e publicado em uma revista científica respeitável.

Em geral, pessoas autoras de artigos científicos são pesquisadoras, professoras universitárias, estudantes de pós-graduação ou profissionais da área em que a pesquisa é realizada. 

Essas pessoas geralmente possuem conhecimentos especializados na área em que estão trabalhando e têm acesso a recursos e dados que lhes permitem conduzir uma pesquisa rigorosa e confiável.

No entanto, é importante ressaltar que a publicação de um artigo científico exige uma grande quantidade de trabalho e rigor, e que é necessário seguir as normas e padrões estabelecidos pela comunidade científica para que o trabalho seja considerado válido e relevante.

Onde publicar um artigo científico?

Há diversas maneiras de publicar um artigo científico, sendo as mais comuns em revistas científicas, periódicos e anais de eventos.

Entretanto, é importante ressaltar que publicar um artigo científico em uma revista inadequada é um erro comum, principalmente entre os iniciantes. 

Por essa razão, é crucial avaliar cuidadosamente seus objetivos, pesquisar e analisar se o periódico escolhido está alinhado com suas necessidades. A seguir, apresentam-se algumas opções:

Revistas científicas

Uma das formas mais populares de publicar um artigo científico é por meio de revistas científicas, sendo que algumas são gratuitas, enquanto outras mais renomadas são pagas e apresentam valores bastante elevados. Para escolher a revista científica ideal para publicação, é importante observar algumas características principais, tais como:

Encontre sua favorita em locais como o Scielo, Directory, MOREUFSC, Medline e Google Scholar. Inclusive, se você quiser ver um exemplo de artigo científico, estes são os locais ideais para pesquisar.

Anais de eventos científicos

Os anais de eventos científicos consistem em uma compilação de todas as apresentações, como trabalhos, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e outros tipos de conhecimento divulgados durante um evento científico. 

A publicação é feita por meio de resumos simples, resumos expandidos ou trabalhos completos, de acordo com o edital de submissão do evento.

Trabalho formatado automaticamente? Na Mettzer tem!

Se você precisa fazer o seu artigo acadêmico, saiba que você pode contar com a Mettzer.

Não sei se você já sabe, mas Mettzer é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

A Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

O editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

modelo de artigo

Perguntas frequentes

Como escrever um artigo cientifico?

Para escrever um artigo científico, siga uma estrutura padrão que inclui introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusão. Utilize linguagem clara e objetiva, siga as normas de formatação e citação estabelecidas pela revista onde o artigo será submetido. Revisar a literatura existente e interpretar os resultados são elementos importantes.

O que é artigo científico?

Um artigo científico é um documento escrito que descreve os resultados de uma pesquisa científica ou acadêmica. Assim, ele segue uma estrutura padronizada e publicado em revistas científicas revisadas por pares. O objetivo do artigo é apresentar informações precisas e confiáveis sobre uma determinada área de estudo, contribuindo para o avanço do conhecimento naquela área.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade