A SciELO (Scientific Electronic Library Online) é um portal que reúne, organiza e publica na internet textos completos de revistas acadêmicas brasileiras. Além disso, a plataforma também produz e divulga alguns indicadores do uso e do impacto desses periódicos científicos. 

De livre acesso e com modelo cooperativo de publicação digital, a SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

A partir do ano de 2002, o projeto passou a contar também com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Como funciona a Scielo? 

A SciELO funciona como uma base de dados, que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros e outras publicações acadêmicas. Seu principal objetivo é desenvolver uma metodologia padrão para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

Para isso, a SciELO fornece acesso completo a coleções de títulos em série, bem como ao texto completo dos artigos. O acesso a títulos e artigos científicos está disponível por meio de índices e formulários de pesquisa.

A plataforma conta atualmente com cerca de 600 mil artigos e mais de mil periódicos. Além disso, é atualizada com frequência: são milhares de textos publicados por mês. 

Com o avanço das suas atividades, novos títulos de periódicos são incorporados regularmente à coleção da biblioteca, ampliando as possibilidades de pesquisas dos estudantes.

Quem faz parte da SciELO?

Além do Brasil, a plataforma conta atualmente com a participação ativa de diversos países ao redor do mundo, como África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Equador e Paraguai também já demonstraram interesse em contribuir com o projeto e já se preparam para fazer parte dele.  

A plataforma oferece versões em português, espanhol e inglês. 

Como usar a plataforma para a minha pesquisa? 

O portal é um grande facilitador da vida acadêmica, uma vez que pesquisadores podem encontrar conteúdos relevantes para as suas pesquisas através da SciELO. Como não é necessário fazer um cadastro prévio na plataforma, seu acesso é rápido e prático.

A busca funciona por meio de palavras-chave, assuntos, letras e até mesmo por periódicos. Esses materiais com frequência apresentam publicações novas e atuais, facilitando o acesso de pesquisadores a conteúdos atualizados e pertinentes.

Confira a seguir as instruções para utilizar a SciELO: 

1 – Acesse a página inicial da plataforma. 

2 – No campo de busca, digite a palavra-chave, assunto ou nome do periódico que está buscando e clique em “pesquisar”. 

3 – Uma vez feita a pesquisa, é possível filtrar os artigos segundo alguns critérios: ordem de relevância, ano de publicação, idioma, etc. Isso vai te ajudar a obter resultados mais apurados. 

4 – Ao clicar no título do artigo do seu interesse, você irá encontrar uma caixa intitulada de “Services On Demand” (Serviços Personalizados). Através dela é possível obter o documento em PDF e demais formatos. Escolha a opção de sua preferência para fazer o download. 

A SciELO é uma excelente plataforma, que irá facilitar bastante o processo de produção de artigos científicos, algo muito importante para pesquisadores de diversas áreas.

Se o seu objetivo é otimizar tempo e obter resultados de alta qualidade, conheça também o Mettzer, nossa plataforma adaptada para corrigir textos e TCC no formato ABNT. Acesse e confira como é fácil!