Você sabe o que é projeto de pesquisa? Esse procedimento para conseguir se organizar sobre o que vai ser pesquisado é importante e ajuda não só o autor a estar preparado para todas as eventualidades, mas também para possibilitar que outros entendam o que o estudo pretende.

Embora não seja obrigatório para um TCC, a importância do projeto de pesquisa é inegável, já que ele pode ajudar a desenvolver melhor o que se pretende entender com seu trabalho.

Nesse artigo, ajudamos a entender o projeto de pesquisa e a realizá-lo da forma correta, seguindo as normas ABNT para poder utilizá-lo em tentativas de obtenção de verbas de fomento.

O que é o projeto de pesquisa?

O projeto de pesquisa acadêmica é um documento em que o pesquisador especifica seus métodos, contendo por exemplo:

Por ser um documento de valor acadêmico, precisa passar as informações da forma mais clara e honesta possível. 

O que acontece normalmente através de um uso de normas que possam ajudar as informações a serem entendidas com mais facilidade e processar as questões relacionadas ao uso do tempo dos envolvidos.

O que deve estar explicado no projeto de pesquisa?

Para começar a entender como fazer o projeto de pesquisa, é preciso entender quais informações ele precisa explicar. Essas informações podem ser reunidas antes de escrever o documento para facilitar o processo, mas nada impede que o autor procure decidir conforme avança no projeto.

Para começar é preciso definir um tema que servirá de guia para o trabalho. Em geral, esse é o assunto do seu TCC ou está relacionado ao grupo de pesquisa do qual você faz parte. Definir o tema é a parte mais fácil e por isso mesmo o começo do trabalho.

Depois, é preciso pensar na justificativa do seu esforço. Quando for fazer seu projeto de pesquisa, pense nesse aspecto como a parte em que você explica para um investidor porque é um bom negócio investir na sua ideia. Seja sucinto: fale apenas o que realmente vai chamar a atenção para seu projeto.

Para complementar a importância, destaque a pergunta a ser respondida pela pesquisa. Em geral, essa pergunta pode ser algo como “qual parcela da população mora com os pais” até coisas como “qual o processo mais viável economicamente para fazer um determinado produto”. Essa questão é chamada de problema e é o que será solucionado pela sua pesquisa.

Formule então uma hipótese: ela é a explicação de onde você acredita que a resposta para sua pergunta pode estar e onde você pretende dedicar seu tempo procurando.

Isso ajuda a definir o cronograma que será apresentado e ajuda a definir a importância do projeto de pesquisa.

Com a questão a ser respondida e a forma de encontrar a resposta definidos, o próximo passo é definir os objetivos do seu trabalho. Defina por exemplo se pretende dar uma solução definitiva ou se deseja apenas esclarecer melhor a questão por trás do que está pesquisando.

Na verdade, o objetivo é dividido em duas partes. A primeira, chamada objetivo geral, é a definição do que será feito: explicar, entender, analisar, realizar uma coleta de dados, interpretar informações.

Os objetivos específicos, que estão diretamente relacionados com a justificativa, são aqueles que buscam demonstrar exatamente o que se pretende com o assunto.

Se o geral for explicar, aqui se especifica o que será explicado, e assim por diante.

A metodologia diz respeito às técnicas de obtenção de informações que serão utilizadas. É aqui que se deve falar de entrevistas, uso de ferramentas de laboratório, se as informações serão retiradas de livros, quais serão os gastos gerais, entre outras opções.

O cronograma é uma forma de explicar em qual data se espera começar e terminar o estudo. É impossível determinar a importância do projeto de pesquisa sem que ele tenha sido devidamente encerrado, então é preciso acabar, eventualmente.

Por fim, as referências são feitas como nos demais trabalhos acadêmicos, sempre respeitando as regras de catalogação bibliotecária.

Como aplicar as normas ABNT no projeto de pesquisa

Não existe uma definição específica de como deve ser o projeto de pesquisa por parte das normas ABNT, sendo que essa definição acaba ficando de responsabilidade dos órgãos aos quais o documento vai ser entregue. Por isso, é importante pesquisar o modelo exato esperado pela sua faculdade ou órgão de fomento.

Existe, entretanto, uma estrutura básica que quando respeitada cobre a grande maioria dos padrões das várias instituições.

Para satisfazer os padrões e entender como fazer projeto de pesquisa, comece com uma capa seguindo os padrões básicos dos trabalhos acadêmicos.

Em seguida, escreva uma introdução de uma ou duas páginas explicando o objetivo geral, os objetivos específicos e a justificativa, de forma a tornar clara a relevância da sua pesquisa.

Em seguida vem uma seção chamada Objeto, em que descrevemos o problema que será observado e a hipótese da resposta. Seja completo ao especificar, mas não ultrapasse duas páginas.

Em seguida, escreva sobre a Metodologia, explicando todos os processos e o cronograma em que eles serão realizados. Dessa forma, fica mais claro as necessidades que o projeto de pesquisa apresenta em termos de equipamentos, pessoal e até verba.

No fim da texto vem a metodologia. Pronto, você encerrou seu projeto de pesquisa em termos de escrita. Só falta se preocupar com a diagramação, que pode seguir o padrão básico das  normas ABNT para textos acadêmicos.

Se você está escrevendo um projeto de pesquisa que segue as especificações para um trabalho acadêmico, provavelmente irá seguir as regras de formatação da ABNT, como a escolha da fonte Times New Roman ou Arial, em tamanho 12, com espaçamento duplo.

Para facilitar a aplicação desse modelo, você pode fazer uso do Mettzer, um editor de texto especializado em textos acadêmicos e cheio de ferramentas para facilitar seu trabalho universitário e até mesmo seu TCC.

Se interessou? Então não perca tempo e clique abaixo para testar grátis.

Summary
Article Name
Projeto de Pesquisa: saiba o que é e como fazer o seu agora
Description
Nesse artigo, ajudamos a entender o projeto de pesquisa e a realizá-lo da forma correta, para poder utilizá-lo em sua carreira dentro da universidade.
Author
Publisher Name
Mettzer