Pesquisa exploratória: conceito, características e aplicação em 4 passos

compartilhe

A pesquisa exploratória busca proporcionar maior familiaridade com o problema de pesquisa, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses.


Sumário

  1. O que é pesquisa exploratória
  2. Construindo uma pesquisa exploratória em 4 passos
  3. Exemplo de pesquisa exploratória
  4. Vantagens da pesquisa exploratória
  5. Diferença entre pesquisas exploratória, descritiva e explicativa
  6. Perguntas frequentes

A pesquisa exploratória é um dos tipos de pesquisa científica, cujo objetivo é realizar um estudo para que o pesquisador se familiarize com o objeto de investigação durante a pesquisa.

Essa abordagem é empregada de forma a permitir que o pesquisador obtenha uma compreensão mais aprofundada do universo relacionado ao objeto de estudo, fornecendo informações relevantes e orientando a formulação das hipóteses da pesquisa.

Quer entender melhor? Acompanhe o post

O que é pesquisa exploratória?

Já o conceito de pesquisa exploratória deixa claro que o seu objetivo é “explorar”.

Neste sentido, tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema de pesquisa, visando construir hipóteses.

Neste sentido, a pesquisa exploratória é uma metodologia que costuma envolver:

  • levantamento bibliográfico;
  • entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado;
  • análise de exemplos que estimulem a compreensão (GIL, 2007).

Essas pesquisas podem ser classificadas como: pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

Essa técnica auxilia a situar o assunto na literatura acadêmica sobre o tema de interesse, para então aprofundá-la e utilizar os autores para uma explanação crítica e científica sobre o tema.

Então, a pesquisa exploratória pode ser utilizada como uma ferramente de pesquisa, e junto com o fichamento são ótimas técnicas para iniciar qualquer pesquisa, incluindo TCC e monografia.

Neste sentido, pensando em criar uma linha lógica de trabalho, vamos explicar certinho como desenvolver uma pesquisa exploratória.

Construindo uma pesquisa exploratória em 4 passos

1- Converse com uma boa orientação

O seu orientador, já ciente do seu tema, pode ser uma importante fonte de informação.

Também deverá indicar autores, obras, documentários ou qualquer tipo de material que o auxilie em sua pesquisa.

Além de ser fundamental para orientar o seu processo de coleta de dados e a estruturação da argumentação teórica em seu trabalho.

2- Leitura, pesquisa, pesquisa e leitura

Pode soar bastante trabalhoso assim logo de cara, mas a pesquisa é parte do processo.

Então se acostumar com a ideia e fazer o seu melhor ajuda muito no processo de elaboração do trabalho.

Não se esqueça que você está explorando o tema. Então não tenha medo de ler muito, e de todas as fontes.

Isso será essencial para um bom embasamento, que seria como ir localizando as peças do quebra-cabeças, depois é “só” montar.

Então nada de preguiça e vamos pesquisar!

3- Defina e delimite bem o seu tema

Com um contato mais profundo com a literatura do tema que você escolheu para a pesquisa, é a hora de pensar na problematização.

Por exemplo, você é um graduando de engenharia civil e decide que gostaria de escrever sobre a construção de portos no Brasil.

Após a sua pesquisa exploratória, quando você se aprofunda no assunto, percebe também que o campo de estudo da área é muito vasto e é impossível dialogar com todos os aspectos.

4- Tenha claro seus objetivos e hipóteses

Essa é a hora de definir um escopo de trabalho: você pode analisar os portos existentes no Brasil, ou questionar o sistema portuário como um todo, ou quem sabe, sugerir a construção de um novo porto, baseado em suas pesquisas?

Essa reflexão é o início do afunilamento da pesquisa exploratória.

Entretanto, com um pouco de metodologia e dedicação os caminhos vão ficando mais lógicos e fáceis de serem seguidos.

Para um pré-projeto, estabelecer os objetivos e já formular as hipóteses é o caminho para a estruturação da pesquisa.

Exemplo de pesquisa exploratória

Os estudos de caso são um ótimo exemplo de pesquisa exploratória, pois eles permitem a identificação e análise de fenômenos ocorridos em determinados contextos experimentais.

Por exemplo, uma pesquisadora que deseja realizar uma pesquisa exploratória precisa reunir um conjunto de hipóteses e especulações que servirão como ponto de partida para seu estudo.

Ao explorar as causas, consequências e outros elementos envolvidos na problemática, a pesquisadora será capaz de encontrar respostas para o estudo de caso em questão. Em seguida, cabe a ele iniciar uma pesquisa descritiva ou explicativa para aprofundar o assunto.

Vantagens da pesquisa exploratória

  • Checar antecipadamente a pertinência do assunto a ser discutido;
  • Ter noção da necessidade de novas pesquisas e novas áreas conjuntas a serem exploradas. Além da relevância para o tema e a sua contribuição para a academia.
  • Manter o foco no tema, tem tornar a pesquisa demasiado ampla.

Diferença entre pesquisas exploratória, descritiva e explicativa

Pesquisa exploratória

Inicialmente, as pesquisas exploratórias visam uma maior familiaridade do pesquisador com o tema, que pode ser construído com base em hipóteses ou intuições.

Os assuntos das pesquisas exploratórias, geralmente, são pouco conhecidos e, por isto, este tipo de pesquisa costuma envolver levantamentos bibliográficos, citações e exemplos.

Deste modo, pesquisas bibliográficas e estudos de caso são muito utilizados nas pesquisas exploratórias.

Isto porque essa modalidade de pesquisa conta muito com a intuição de quem está pesquisando, dependendo bastante de seu trabalho.

Pesquisa exploratória e descritiva

Ela se assemelha bastante com a pesquisa exploratória em sua metodologia.

Assim, a principal diferença é que na pesquisa descritiva o investigador já possui maior familiaridade com o tema analisado.

Portanto, sua principal contribuição é proporcionar uma nova perspectiva sobre determinada realidade já observada.

Pesquisa descritiva

Neste sentido, as pesquisas descritivas fazem uma análise minuciosa e descritiva do objeto de estudo, como, por exemplo população, empresa, governo, situação-problema.

Investe-se na coleta e no levantamento de dados qualitativos, mas, especialmente quantitativos.

Para tanto, utilizam-se gráficos de sexo, idade, nível de escolaridade e localidade, por exemplo.

A finalidade da pesquisa descritiva é analisar os dados coletados sem que haja a interferência do pesquisador.

Costuma-se fazer uso de levantamentos para coleta de dados, descrevendo minuciosamente experiências, processos, situações e fenômenos.

Portanto, a principal diferença em relação à pesquisa exploratória é que o assunto já é conhecido, já foi estudado, será, entretanto, aprofundado.

Pesquisa explicativa

Desta forma, as pesquisas explicativas buscam identificar e explicar as causas de determinado problema do objeto de estudo.

Portanto mostram a realidade ao explicar o porquê das coisas.

Por isso, costumam dar continuidade às pesquisas descritivas e exploratórias, uma vez que oferecem uma visão mais detalhada do assunto e do tema estudado.

Deste modo, a maioria das pesquisas explicativas costumam utilizar dois procedimentos técnicos: o ex-post facto e os e a pesquisa experimental.

Pesquisa exploratória e explicativa

Ao contrário da pesquisa exploratória e da explicativa, a ação intelectual do autor da pesquisa se resume a identificar as relações entre um conjunto de variáveis e informações contidas nos levantamentos feitos e relatórios apresentados.

Conte com a Mettzer em sua pesquisa

Não sei se você sabe, mas a Mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. E tenho o que pode te ajudar. 

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos de acordo com sua palavra chave, fácil, né? 

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e geramos a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

Perguntas frequentes

Quais são as vantagens da pesquisa exploratória?

A pesquisa exploratória oferece diversas vantagens, tais como: identificar novos conceitos e ideias, gerar hipóteses e questões de pesquisa, fornecer uma visão geral sobre o tema, ajudar a delimitar o escopo de estudos futuros, permitir a exploração de contextos e cenários específicos, e contribuir para o desenvolvimento de teorias ou modelos.

Quais são os métodos utilizados na pesquisa exploratória?

A pesquisa exploratória pode fazer uso de diferentes métodos, tais como revisão bibliográfica, entrevistas exploratórias, observação participante, análise de casos, estudos piloto, grupos focais, entre outros. Esses métodos visam coletar dados qualitativos e explorar diferentes perspectivas e abordagens relacionadas ao objeto de estudo.

Qual é o objetivo da pesquisa exploratória?

O objetivo principal da pesquisa exploratória é explorar o tema de estudo, familiarizar-se com o objeto de pesquisa e obter uma visão geral sobre o assunto. Ela busca gerar uma compreensão preliminar e não conclusiva, permitindo ao pesquisador identificar lacunas de conhecimento e formular hipóteses ou questões de pesquisa para estudos mais aprofundados.

compartilhe

10 comentários em “Pesquisa exploratória: conceito, características e aplicação em 4 passos”

  1. Olá.
    Não encontrei as referências da publicação.
    A citação (GIL, 2007) no primeiro tópico faz referência a qual obra?

    Obrigado!

    Responder
    • OI Leonardo, tudo bem?

      O livro original é esse aqui GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

      Espero ter te ajudado.

      Abraços

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade