Levantamento bibliográfico — afinal, o que é e como fazer em um trabalho?

compartilhe

Um bom trabalho começa com um bom levantamento bibliográfico. Vem saber o que é e como fazer em seu trabalho.


Sumário

  1. O que é levantamento bibliográfico?
  2. Qual é a importância de um levantamento bibliográfico?
  3. Como fazer um levantamento bibliográfico?
  4. Fases de um levantamento bibliográfico
  5. 5 dicas para fazer levantamento bibliográfico
  6. Tipos de fontes de pesquisa
  7. Conte com a Mettzer para ajudar no seu trabalho

É provável que você já saiba que nenhum trabalho começa do zero. Você não precisa (e nem pode!) tirar todas as ideias da sua cabeça: mas sim, se basear no que outras pessoas já escreveram e pesquisaram sobre o assunto.

É aí que entra o levantamento bibliográfico, que pode ser tanto o procedimento quanto uma parte do trabalho. Independentemente disso, é ele que dá o embasamento teórico e científico para a pesquisa.

É por isso que se diz que um bom trabalho sempre começa com um bom levantamento bibliográfico. E não é exagero, viu?

Bom, pensando nisso, o objetivo desse artigo é refletir sobre o que é e como fazer um levantamento bibliográfico em seu trabalho. Vamos lá?

O que é levantamento bibliográfico?

O levantamento bibliográfico é um procedimento — exclusivamente teórico, que identifica e reúne todas as publicações sobre um tema específico.

Ou seja, é um tipo de pesquisa que serve para entender o que as outras pessoas pesquisadoras já escreveram sobre aquele assunto.

Na concepção de Fonseca (2002, p. 32), o levantamento bibliográfico se desenvolve a partir da pesquisa de referências teóricas publicadas por meios escritos e eletrônicos como, por exemplo, livros, artigos científicos, periódicos e aí por diante.

É por esse motivo que se diz que todo trabalho acadêmico deve começar com um levantamento bibliográfico. Afinal de contas, é o passo inicial para conhecer o que já existe no mundo acadêmico e científico sobre o tema.

No entanto, além disso, muitas pesquisas científicas se baseiam exclusivamente em uma pesquisa bibliográfica.

Nesse caso, a única forma de coletar dados e buscar resposta para o problema de pesquisa é através das informações e conhecimentos prévios das referências.

Assim, nas ideias de Gil (2007, p. 44), o principais exemplos de levantamento bibliográfico são as investigações sobre ideologias ou as que se propõem a analisar as diferentes perspectivas sobre um problema.

Qual é a importância de um levantamento bibliográfico?

Para começar, o levantamento bibliográfico é importante para entender o que as pessoas pesquisadoras e o mundo científico em si já conhece sobre o assunto da pesquisa.

Isso é extremamente relevante não só para formular a hipótese do seu trabalho, mas para entender o que se pode investigar para ajudar no desenvolvimento do conhecimento científico.

Mas mais que isso: o levantamento bibliográfico fornece o embasamento teórico para o trabalho.

Afinal de contas, nenhum trabalho parte do zero. Sempre tem alguém que já escreveu e já pesquisou sobre o assunto antes — mesmo que por outra perspectiva.

Assim, o levantamento bibliográfico garante a confiabilidade e a qualidade técnica e científica do trabalho. Em outras palavras, certifica que o trabalho possui um embasamento sério e firme.

É só pensar que as pessoas autoras renomadas têm credibilidade em suas pesquisas. Sendo assim, ao usar as ideias dessas pessoas no seu trabalho (com os devidos créditos através de citações e referências, claro), você pega essa credibilidade emprestada.

O ditado de Isaac Newton ajuda a exemplificar essa situação: “se eu vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes“. É nesse sentido que o levantamento bibliográfico auxilia na construção do trabalho.

Como fazer um levantamento bibliográfico?

O primeiro passo de um levantamento bibliográfico é partir da estrutura do projeto de pesquisa. Você precisa ter em mente que precisa definir o que quer encontrar. Isto é, delimitar o objeto de pesquisa e todos os detalhes da estrutura: problema, objetivos, justificativa e hipótese.

Em seguida, você deve definir quais serão as palavras-chave que você utilizará na busca pelas bases de dados. Você deve pesquisar em fontes de pesquisa confiáveis, com SciELO, Google acadêmico e Periódico CAPES.

Nesse ponto, você deve ficar por dentro do que é e os principais descritores, especialmente para otimizar a pesquisa.

Entretanto, essas palavras não precisam ser limitantes. Você pode alterá-las no decorrer da pesquisa.

Fases de um levantamento bibliográfico

De forma geral, o levantamento bibliográfico tem duas fases diferentes:

Fase preparatória

Como o próprio nome sugere, a fase preparatória é o momento de preparar o levantamento bibliográfico.

Sendo assim, são atividades dessa etapa:

  • Estudar o assunto através dos termos e conceitos;
  • Delimitar as fontes bibliográficas no espaço de tempo e lugar do objeto de pesquisa;
  • Estabelecer as palavras-chave para fazer a busca;
  • Traduzir os termos de outros idiomas, se for necessário;
  • Estudar as fontes de pesquisa a partir dos índices e os descritores.

Fase de execução

A execução do levantamento é a etapa mais dinâmica do processo. É o momento de usar todas as informações organizadas na fase preparatória e aplicá-las na prática.

5 dicas para fazer levantamento bibliográfico

Além do mais, essas dicas vão te ajudar a fazer o levantamento bibliográfico do seu trabalho:

1. Busque materiais atuais

Tanto para conhecer melhor sobre o tema ou para enriquecer as suas fontes de pesquisa, é importante buscar pelos materiais mais atualizados possível.

Tendo em vista que essas pesquisas costumam levar bastante tempo, pode ser que, no final, você não tenha tanto contato com novidades. No entanto, o mais importante é que a pesquisa não fique obsoleta.

Ainda assim, é importante consultar fontes de veículos de ampla circulação cujas informações possam ser verificadas de outra forma.

Por isso, dados de páginas institucionais, como a do IBGE podem ajudar a validar sua pesquisa.

2. Tenha um foco claro

O foco do seu levantamento bibliográfica precisa coincidir com o problema e os objetivos da pesquisa. Ou seja, você não pode tirar de vista o motivo principal de estar fazendo a pesquisa.

Toda sua pesquisa deve ter como objetivo central encontrar nas referências teóricas os indícios que você precisa para responder o seu problema de pesquisa

3. Diversifique suas fontes

Com o desenvolvimento da tecnologia, ficou muito mais fácil encontrar fontes de pesquisa. Você só precisa se certificar que são fontes confiáveis e de qualidade.

Os sistemas integrados das bibliotecas auxiliam muito nisso, porque você pode encontrar o que precisa sem se deslocar.

Além do mais, é importante que, na produção de um levantamento bibliográfico, as fontes “conversem” no texto.

Ou seja, de nada adianta encher uma página de citações de uma única pessoa autora. O texto deve ser articulado, e as pessoas autoras devem complementar as ideias uma das outras.

Preste bastante atenção também nas regras de referências, já que a sua lista delas ao final será bastante extensa. Você não quer correr o risco de cometer algum tipo de plágio né?

4. Consulte trabalhos anteriores sobre o tema

Outra dica importante é pesquisar outros trabalhos com temas similares. Isso pode auxiliar não só na busca por outras bibliografias, mas também na estrutura do trabalho.

É possível que esses trabalhos também se baseiem em teóricos com propostas similares. Para tanto, você pode consultar nas bibliotecas de universidades, que geralmente fornecem os arquivos em formato PDF online e gratuitos.

5. Organize o seu material

Escolha uma forma de gerir todos os materiais que você terá contato. Você pode, por exemplo, criar pastas separadas por tema, por data ou por fonte.

Lembre-se de sempre anotar o nome da pessoa autora, o título, o ano da publicação e a página em que você encontrou a citação.

Além disso, no processo de escrita do trabalho será importante que você tenha um ambiente virtual seguro para não perder o seu trabalho, como uma nuvem.

Neste sentido, a Mettzer tem o editor perfeito que, além de formatar de forma automática seu trabalho nas normas da ABNT, também deixa ele seguro em uma nuvem online para acessar de qualquer lugar.

Basta você colocar o login e sua senha de acesso. Rápido, simples e seguro 🙂

Tipos de fontes de pesquisa

A hierarquia de fontes é importante para entender o conteúdo do seu levantamento bibliográfico. Nessa perspectiva, existem as fontes primárias, secundárias e terciárias.

As fontes primárias são os materiais que não sofreram nenhuma alteração ou análise. Ou seja, são a fonte original. É o primeiro material que foi escrito a partir de uma ideia.

As secundárias, por sua vez, são aquelas com informações que já foram apresentadas em outro lugar. Por isso, já passaram por algum tipo de análise.

Por fim, as fontes terciárias se formam por uma junção e compilado de fontes secundárias e primárias.

Olha só os exemplos de cada um dos tipos:

Exemplo de fontes primárias

  • Diários;
  • Correspondências;
  • Registros privados e públicos.

Exemplo de fontes secundárias

  • Livros;
  • Matérias de jornais ou revistas;
  • Artigos;
  • Documentos;
  • Sites, desde que sejam confiáveis.

Exemplos de fontes terciárias

  • Bibliografias;
  • Livros.

Conte com a Mettzer para ajudar no seu trabalho

Não sei se você já sabe, mas Mettzer é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

A Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

O editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade