Trabalhos acadêmicos: guia completo com 14 principais tipos e modelos

Compartilhe esse post:
Tempo médio de leitura: 6 minutos

Os trabalhos acadêmicos se diferenciam em tamanho, nível de complexidade e objetivos com que são realizados. Em comum, todos têm seu valor para a transmissão de dados de caráter científico.


Tipos de trabalhos acadêmicos: quais são, as diferenças e modelos

Ao longo de nossa vida como estudante, principalmente a partir da graduação, realizamos diversos tipos de trabalhos acadêmicos.

Acontece que a gente está tão condicionado a pensar somente em TCC e monografias, em dissertações (no caso daqueles que já estão no Mestrado) e teses (para quem cursa o Doutorado)  que, muitas vezes nem nos damos conta de que, em nosso dia a dia de pesquisa e estudos, realizamos uma série de trabalhos acadêmicos, cada um deles previamente classificado cientificamente, com características e recomendações específicas.

1. Resumo

O primeiro tipo de trabalho acadêmico, o resumo (também chamado de sinopse) é uma síntese das ideias contidas em um texto.

Assim, ele não deve ser confundido com uma simples redução da quantidade de palavras de uma obra.

Voltado à comunicação oral, um resumo também pode vir a ser publicado como texto de produção científica.

2. Resenha

Indo um pouco além do resumo, a resenha é um trabalho acadêmico que traz, além da síntese de um livro ou outra obra, comentários informativos e/ou críticos sobre esse conteúdo.

Voltada normalmente à publicação em periódicos, uma resenha deve seguir uma estrutura redacional básica, trazendo informações sobre o autor, a exposição resumida da obra e os comentários críticos de autoria do estudante/ pesquisador/ resenhista.

3. Resenha crítica

A resenha crítica é um trabalho profundo, de característica analítica e interpretativa de um texto, livro completo ou mesmo um capítulo específico.

Ela é muito mais do que um mero resumo informativo, deve trazer ideias e referências complementares, além de, obviamente, a crítica.

Quem está resenhando deve ter a capacidade de relacionar o texto com outros autores, textos e ideias sobre o mesmo tema, de forma bem direta e sem rodeios, explorando o que foi lido e as críticas elencadas.

Para tanto, deve ter feito uma leitura atenta e profunda do texto antes de partir para a escrita.

4. Pôster científico

O pôster científico é um material bastante comum no meio acadêmico.

Assim, reúne elementos verbais e não verbais, de comunicação e design, é uma peça de divulgação de pesquisa.

Portanto, é comumente utilizado em eventos acadêmicos voltados à comunidade científica, e apesar de também seguir técnicas e padrões recomendados, o pôster científico não é considerado uma publicação propriamente dita, no que diz respeito ao seu valor científico, ou ao seu aceite como objeto de conclusão de um estudo ou curso.

5. Relatório

Um relatório é um documento técnico que revela o andamento de uma pesquisa ou projeto, como, por exemplo, o estágio.

Por isso, esse tipo de trabalho científico pode ser bastante requisitado durante a vida acadêmica do aluno, seja para revelar o status atualizado das atividades relativas à pesquisa, ou como documento entregue no momento de sua conclusão.

Os relatórios são exigidos por instituições de ensino ou agências de fomento à pesquisa. Eles têm perfil mais objetivo e descritivo, não cabendo análises e reflexões, o que os difere das monografias, por exemplo.

Dentre suas funções, um relatório serve para conseguir e manter financiamentos de projetos e bolsas de estudo, e como documento para exames de qualificação.

6. Artigo acadêmico

O artigo acadêmico é um tipo de trabalho acadêmico que apresenta os resultados de uma investigação sobre determinado tema ou objeto único de estudo.

Um artigo pode ter origem a partir de um estudo bibliográfico, de uma pesquisa experimental ou mesmo “derivar” de trabalhos maiores e mais complexos, sendo um resumo dos resultados de uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado, por exemplo.

Além de ser usado como trabalho de conclusão para disciplinas regulares, é comum um artigo ser submetido a comissões ou conselhos editoriais de revistas e periódicos científicos, que decidem sobre sua relevância à comunidade científica, e se será ou não publicado.

7. Artigo científico

Na sequência, um artigo científico é uma apresentação sintética de resultados de investigações ou estudos realizados sobre um problema específico.

Deste modo, seu objetivo fundamental é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e publicizar uma questão investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada e os resultados alcançados.

Além disso, também pode integrar as conclusões de um artigo as principais
dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão.

Portanto, os objetos de artigos científicos podem ser os mais variados diversos, desde relatos de experiência até construções completamente teóricas.

Normalmente está relacionado, na graduação, aos estudantes da iniciação científica.

8. Monografia

Normalmente de perfil analítico, a monografia é um dos tipos mais populares de trabalho científico.

Trabalho acadêmico mais comum nas entregas para conclusão de cursos de graduação e especialização, e consequente obtenção dos títulos de bacharel e especialista, a monografia normalmente tem característica recapitulativa de uma base bibliográfica consolidada, não exigindo originalidade de pesquisa ou apresentação de resultados vindos de experimentos.

Mesmo sendo um trabalho considerado de complexidade média, se tem uma coisa que todo estudante acha bem difícil, complexo mesmo, é adequar uma monografia às normas ABNT. Para resolver isso, você pode experimentar nosso editor online, que já faz esse trabalho automaticamente para você.

9. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Assim como a monografia, o TCC também um dos tipos mais populares.

Além disso, o TCC não é apenas “um trabalho acadêmico”, porque, como se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso, pode abarcar diversos tipos.

Um estudante de arquitetura, por exemplo, pode fazer um projeto arquitetônico como TCC.

10. Dissertação de Mestrado

A dissertação é o tipo de trabalho acadêmico destinado aos cursos de pós-graduação stricto sensu, mais conhecidos como Mestrado.

É um dos tipos de trabalhos acadêmicos mais complexos, ao apresentar uma reflexão acerca de um problema, tema ou objeto de estudo. A dissertação deve resultar de método investigativo científico experimental, baseado em pesquisa empírica (observação sistemática, entrevistas, coleta de dados…).

11. Tese de doutorado

Juntamente à dissertação, na categoria de trabalhos mais complexos, temos a tese.

Neste sentido, a tese é um tipo de trabalho acadêmico que tem como característica principal apresentar um avanço significativo ou conhecimento inédito sobre uma área de estudo à comunidade científica.

A tese normalmente tem perfil monográfico, mas também pode se apresentar como relatório científico, e é defendida para a obtenção do título de Doutor.

As teses são avaliadas de forma ainda mais rigorosa e exigem enorme grau de aprofundamento sobre o tema.

12. Projeto de pesquisa

Objetivamente, o projeto de pesquisa é um formato de trabalho intermediário que antecede a pesquisa.

Deste modo, no seu desenvolvimento você vai conseguir clarificar o seu tema.

Além de se organizar sobre o recorte da pesquisa, os objetivos que você pretende e a metodologia necessária.

Ou seja, é um esboço qualificado da pesquisa.

13. Memorial

Pode ser considerada uma autobiografia.

Assim, o memorial narra a trajetória de determinado professor ou aluno em sua vida acadêmica e serve, normalmente, para avaliação de concursos ou progressão na carreira.

Em alguns casos pode ser utilizado em congressos, sociedade científica, artística ou cultural para apresentar alguém.

14. Fichamento

Por fim, o fichamento pode ser muito útil na construção de qualquer tipo de trabalho estudado acima.

Além disso, ele também pode ser cobrado como forma de avaliação durante a faculdade.

Utilizando seus fichamentos, tanto de livros como de artigos, você poderá organizar suas ideias e ter controle sobre todo o conteúdo relacionado ao tema.

Como o nome já diz, ele significa “organizar em fichas”.

Modelos de trabalhos acadêmicos em PDF

Para facilitar ainda mais, preparamos modelos em PDF dos principais tipos de trabalhos acadêmicos, para você baixar e seguir à risca.

Você só vai precisar substituir as informações com o conteúdo do seu trabalho.

Confira a seguir os links com modelos de trabalhos acadêmicos para download, e aproveite!

Formatação na ABNT automática de trabalhos acadêmicos

Conhecendo todos esses tipos de trabalhos acadêmicos você poderá produzir muito conhecimento, e publicar seus resultados em plataformas como o scielo, além de aprimorar o seu Currículo Lattes.

Para tanto, suas pesquisas deverão estar de acordo com as normas da ABNT, por isso o Mettzer, é o editor que dá a garantia da entrega de uma pesquisa inteiramente de acordo com o que é exigido pelas normas.

Então acesse e descubra como é fácil usar esse editor revolucionário que formata automaticamente qualquer trabalho nas normas da ABNT.

Resumo
Artigo
Trabalhos acadêmicos: guia completo com 14 principais tipos e modelos
Descrição
Conheça os principais tipos de de trabalhos acadêmicos existentes e também as diferenças entre eles. Aproveite para baixar modelos exclusivos em PDF.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.