PIM Projeto Integrado Multidisciplinar: o guia completo com estrutura e normas da ABNT

|
Compartilhe esse post:
Tempo médio de leitura: 11 minutos
5
(2)

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM é um modelo de trabalho exigido por algumas universidades que geralmente é desenvolvidos analisando empresas e aplicando conhecimentos aprendidos nas disciplinas da faculdade .


Para que serve o PIM – Projeto integrado MULTIDISCIPLINAR

Ainda nos tempos de hoje a nossa cultura de conhecimento faz com que, muitas vezes, vejamos livros como fontes de pesquisa mais confiáveis.

Entretanto, o PIM – Projeto integrado Multidiciplinar visa levar o estudante a aplicar de forma prática os aprendizados desenvolvidos nas disciplinas da faculdade e consolidar esse conhecimento.

As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas previamente selecionadas pelos alunos. Nessas empresas, são realizadas pesquisas de avaliações de itens específicos apontados para cada disciplina.

Sendo assim, o PIM é um modelo de trabalho muito importante em termos de consolidação do conhecimento, já que aglutina as informações de diversas disciplinas e cursos através de uma forma mais dinâmica, objetiva e prática.

A leitura de um PIM deve ser objetiva, pois sua aplicação prática facilita a etapa de delimitação do projeto de pesquisa, ou até mesmo, de conhecimento geral sobre os assuntos desenvolvidos em aula.

Basta pensar que em um livro você vai encontrar a ideia de apenas uma autoria, ou não mais que quatro, enquanto o PIM traz a construção com variadas fontes e estudantes com diferentes visões.

Deste modo, aprender a escrever o PIM  pode te ajudar a alcançar boas notas e facilitar o processo de conclusão de sua graduação, por exemplo.

Vamos usar nesse post o modelo de Projeto integrado Multidiciplinar da UNIP ( Universidade Paulista) , esse formato atende à uma série de objetivos, metodologias específicas e um padrão de Normas ABNT.

O que é o PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar?

O PIM é um modelo de trabalho que busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos
adquiridos em sala de aula, com caráter prático para complementar do processo de ensino durante a faculdade.

O trabalho pode ser desenvolvido individualmente ou em grupos de até seis pessoas, que devem ser alunos do mesmo curso e devem escolher uma empresa para a realização do trabalho.

Com a visão de que o  profissional moderno atua como um agente facilitador de estratégias organizacionais.  Os  futuros profissionais, devem vivenciar essas habilidades para que aconteça uma conscientização do real papel do gestor, da estrutura e dos processos organizacionais de empresas.

A escolha da empresa sobre a qual o PIM será realizado é um fator importante e determinante para a qualidade do trabalho, pois uma escolha inadequada poderá redundar em grande perda de tempo na procura de informações e dados, causando assim resultados negativos para o trabalho.

Para a realização do trabalho recomenda-se que sejam escolhidas empresas  de capital aberto ou que disponibilizem informações
de maneira facilitada para o desenvolvimento do trabalho proposto, não havendo restrição quanto ao ramo de negócios.

Sobre os objetivos do trabalho a UNIP elenca alguns no seu manual de desenvolvimento.

São objetivos específicos do Projeto Integrado Multidisciplinar segundo a UNIP:

• Desenvolver no aluno a prática da realização de pesquisa científica, elaborando relatório conclusivo
e suas ponderações;
• Proporcionar condições para que o aluno desenvolva praticamente os conhecimentos teóricos
adquiridos, colaborando no processo ensino-aprendizagem;
• Proporcionar condições para que o aluno adquira conhecimentos e aplique praticamente, em seus
trabalhos conclusivos, as técnicas e metodologias de produção científica;
• Propiciar ao aluno uma visão ampla das dificuldades existentes na implementação, execução e
avaliação dos modelos administrativos.

apresentação e metodologia

Todos tipos de trabalhos acadêmicos devem ser desenvolvidos dentro dos conceitos de metodologia de pesquisa.

O PIM também segue esse preceito e para o seu desenvolvimento deve ser levado em conta o uso de referencial teórico sobre o tema que o trabalho será desenvolvido bem como os tipos de pesquisa usadas para a construção do trabalho.

O PIM tem como objetivo desenvolver a habilidade do pesquisador, no aluno, seguindo o modelo para o desenvolvimento do trabalho. São sugeridos: tipo e tamanho de fonte, posição e formato de títulos e seqüência das partes integrantes do trabalho que apresentaremos abaixo.

Vale ressaltar que, conforme a NBR 14724:2002, “o projeto o é de responsabilidade do autor do trabalho”. 

Elementos do pim – projeto integrado MULTIDISCIPLINAR

Em primeiro lugar, a estrutura do Projeto Integrado Multidisciplinar deve seguir um padrão comum composto de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Em resumo, os elementos pré-textuais são aqueles que introduzem a trabalho, aparecendo antes do conteúdo central.

Portanto, compõe a primeira parte do trabalho.

Em seguida estão os elementos textuais, ou seja, o texto principal do trabalho,

Por fim, existem os elementos pós-textuais, constituídos por tudo o que vem após o texto principal, como referências bibliográficas, glossário, apêndices, índices e anexos.

A utilização ou não de tais itens fica a critério do autor do trabalho e do conteúdo do trabalho.

O único elemento exigido é a lista de referências, que deve conter todos os autores utilizados e citados ao longo do trabalho.

Ainda assim, caso esteja em dúvida de qual estrutura utilizar, a imagem abaixo ajuda a exemplificar.

estrutura pim unip

Elementos pré-textuais do PIM

Capa

A Capa é o primeiro elemento a ser observado e é portanto o cartão de visitas do trabalho.

Uma Capa mal formatada é o tipo de primeira impressão que é melhor evitar. Elas deve contar o nome da instituição na primeira linha e o título do trabalho centralizado.

As margens da capa, bem como do restante de todo o trabalho, devem ser de 3 centímetros no topo e à esquerda e de dois centímetros abaixo e à direita.

Todo o texto da capa deve estar alinhado como centralizado.

capa pim unip

Folha de Rosto

A folha de rosto tem como função conter dados sobre o trabalho que poderiam estragar a estética da capa. O nome dessas informações é Nota de Indicação.

Para formatar a folha de rosto, basta copiar a capa e tirar a instituição do topo.

Coloca-se então a Nota de Indicação, que é uma descrição curta do trabalho, entre o título e os dados das linhas inferiores, subindo o nome do autor e o título na página.

A Nota de Indicação deve estar recuada cerca de sete ou oito centímetros da margem da esquerda.

folha de rosto pim unip

Folha de Aprovação

Normalmente é fornecida pela secretaria do departamento responsável. Contém espaços para os nomes dos professores da banca e para suas notas.

Dedicatória

A Dedicatória ocupa uma folha própria e deve estar nas últimas linhas da folha, com um recuo de oito centímetros com relação à margem da esquerda.

Ou seja, é onde o autor homenageia alguém ou algo sem o qual não poderia concluir seu trabalho.

Agradecimentos

A folha seguinte à Dedicatória carrega os Agradecimentos.

Neste sentido, o autor deve listar todas as pessoas que acredita mereceram menção em sua dissertação de mestrado por terem sido relevantes em sua vida ou para sua pesquisa.

Epígrafe

O autor da dissertação pode optar por fazer a epígrafe ou não. Trata-se de uma citação seguida de autoria, necessariamente relacionada com o assunto tratado no trabalho.

Ou seja, deve ser formatado nas normas ABNT da mesma forma que a Dedicatória.

Resumo

O Resumo é uma explicação genérica do conteúdo da dissertação de mestrado.

Segundo as normas ABNT, você deve escrever Resumo no topo da folha, centralizado, e então pular dois espaços duplos.

Em seguida, deve fazer uma sequência de frases concisas e objetivas que não ultrapassem 500 caracteres totais, descrevendo o assunto abordado na dissertação.

Deve então pular mais dois espaços duplos e escrever “Palavras-chave:”, seguido de quaisquer palavras que possam descrever de forma ainda mais resumida o assunto do trabalho, facilitando o trabalho de pesquisa.

resumo pim unip

Resumo em Inglês

Para fazer o resumo em Inglês, também conhecido como Abstract você pode simplesmente traduzir frase a frase seu Resumo.

Igualmente a formatação também obedece ao mesmo formato.

Sumário

O Sumário é a paginação da dissertação de mestrado, descrevendo em que página podem ser encontradas as informações.

Por isso costuma ser o último elemento a ser feito.

Para formatar o Sumário, você vai precisar listar mais do que simplesmente os elementos. Deve também descrever as páginas onde vão se encontrar, por exemplo, cada capítulo dos elementos textuais, com seus títulos.

sumário pim unip

Lista de ilustrações

A Lista de Ilustrações funciona como um Sumário, mas ao invés de descrever onde encontrar o texto, descreve em que página do trabalho você vai achar cada uma das ilustrações utilizadas para auxiliar o trabalho acadêmico.

Só deve ser usado como elemento se houver ilustrações.

Lista de Tabelas

Assim como a Lista de Ilustrações, a de Tabelas também é um sumário específico e não obrigatório, dessa vez das tabulações de dados. Caso não se faça uso de tabelas de dados, ela pode ser retirada do trabalho acadêmico.

Lista de Abreviaturas e Siglas

Diferente das listas anteriores, esta não apresenta número de páginas.

Na verdade, é uma listagem em ordem alfabéticas de todas as abreviações e siglas usadas ao longo do trabalho para economizar espaço e tempo.

As explicações de suas origens são concentradas aqui para evitar que o leitor perca tempo procurando em meio ao texto o que cada uma significa.

Lista de Símbolos

Funciona como a Lista de Abreviaturas, mas para os símbolos e signos visuais usados ao longo do trabalho para facilitar a passagem de informações, como por exemplo °C para Graus Celsius.

Elementos textuais do PIM

Introdução 

O primeiro dos elementos textuais é a Introdução, que pode ser dividida em capítulos.

Como todos os elementos textuais, ele deve dar início em uma página distinta e com o título do elemento na primeira linha. Após a palavra Introdução, deve-se pular um espaço de mais ou menos um centímetro e meio antes de começar a redigir o texto.

A numeração progressiva deve seguir como 1.1, 1.2 e assim por diante.

As margens dos elementos textuais continuam 3 centímetros acima e à esquerda e 2 centímetros à direita e abaixo.

Desenvolvimento

As regras de formatação do Desenvolvimento são as mesmas da Introdução.

Alem disso, o desenvolvimento deverá ser iniciado em uma página distinta.

Conclusão

Da mesma forma que os demais elementos textuais, a Conclusão deve começar em uma página própria.

As mesmas regras de formatação se aplicam à esse elemento do trabalho.

Elementos pós-textuais do PIM

Referências

As Referências dizem respeito aos dados de onde as citações e dados foram retirados. Deve estar em ordem alfabética a partir do sobrenome do autor principal.

Existem várias regras específicas para cada tipo de obra referenciado. Você pode verificar cada uma no nosso texto sobre referências bibliográficas.

Apêndices

São textos feitos pelo autor que representam valor argumentativo com relação às ideias defendidas dentro dos elementos textuais.

Mas que caso fossem aplicados dentre eles acabariam atrapalhando o fluxo de texto.

Devem ser listados com um Sumário próprio, com o título de cada Apêndice seguido da página onde se encontra.

Os Apêndices podem ser usados, por exemplo, para explicar os aparatos utilizados na pesquisa de forma mais aprofundada ou de forma a explicar conceitos que exigem mais do que as referências para serem entendidos dentro do PIM.

Anexos

Para as normas ABNT, a diferença de um anexo e um apêndice é que estes últimos são de autoria do mesmo responsável pela obra onde estão conectados, enquanto os primeiros são de outras autorias.

Você pode se utilizar de todo tipo de trabalho acadêmico ou artigo como anexo, desde que consiga a autorização do autor original dos textos.

Ademais, a formatação do elemento Anexos tem o mesmo formato que a dos Apêndices.

Normas da ABNT para o PIM

As normas da ABNT para o Projeto Integrado Multidisciplinar estabelecem o padrão básico de margem, espaçamento, parágrafo e tamanho da fonte, conforme a imagem abaixo:

formatação trabalhos acadêmicos

Métodos de pesquisa para o projeto integrado multidisciplinar

Assim como qualquer outra pesquisa científica, deve obedecer, ou seguir, metodologias e métodos já conhecidos, afirmando a sua qualidade científica.

Veja abaixo um guia rápido de metodologias disponíveis:

Metodologia quanto à abordagem

Pesquisa qualitativa

Deste modo, para a pesquisa qualitativa, há subjetividades e nuances que não são quantificáveis por si só.

Pesquisa quantitativa

Já, a pesquisa quantitativa busca traduzir opiniões informações em números utilizados para a sua classificação e posterior análise.

Metodologia quanto à natureza

Metodologia de pesquisa básica

Inicialmente, a pesquisa básica busca gerar conhecimentos novos para avanço da ciência sem aplicação prática necessária.

Pesquisa aplicada

Já, a pesquisa aplicada visa gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidos à solução de problemas específicos.

Classificação quanto aos objetivos

Metodologia de pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória objetiva proporcionar maior familiaridade com um problema, ou seja, explorar.

Pesquisa descritiva

Na sequência, a pesquisa descritiva objetiva caracterizar certo fenômeno.

Pesquisa explicativa

A pesquisa explicativa busca identificar os fatores que determinam fenômenos e explica o porquê das coisas.

Metodologia quanto aos procedimentos

Metodologia de pesquisa experimental

A princípio, a pesquisa experimental objetiva selecionar as variáveis que podem ser capaz de influenciar o objeto.

Metodologia de pesquisa bibliográfica

Já, a pesquisa bibliográfica é elaborada a partir de material já publicado, como livros, artigos e periódicos.

Pesquisa documental

Bem como a pesquisa documental que é elaborada a partir de material que não recebeu tratamento analítico.

Pesquisa de campo

A pesquisa de campo é caracterizada pelas investigações realizadas por meio da coleta de dados junto às pessoas ou grupos.

Pesquisa ex-post-facto

A principal característica da metodologia de pesquisa ex-post-facto é o fato de os dados serem coletados após a ocorrência dos eventos.

Pesquisa de levantamento

Posteriormente, este tipo de pesquisa é utilizado em estudos exploratórios e descritivos cuja coleta de dados se realiza através de questionários ou entrevistas.

Pesquisa com survey

Por meio desse tipo de pesquisa com survey, se visa buscar informações diretamente com um grupo de interesse a respeito dos dados que se deseja obter.

Estudo de caso

O estudo de caso é um tipo de pesquisa que envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos buscando profundo detalhamento.

Pesquisa participante

Logo, este tipo de pesquisa depende do envolvimento e identificação do pesquisador com o grupo de pessoas investigadas.

Pesquisa-ação

De acordo com este formato de pesquisa, devem se associar a teoria e a ação. De modo que a situação ou problema se resolvem de modo cooperativo ou participativo.

Pesquisa etnográfica

A pesquisa etnográfica é o estudo de um grupo ou povo.

Pesquisa etnometodológica

Visa compreender como as pessoas constroem ou reconstroem a sua realidade social. Por isso, para a pesquisa etnometodológica, fenômenos sociais não determinam de fora a conduta humana.

Formatação automática de PIM – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Para realizar qualquer trabalho com tranquilidade, você pode precisar de uma ferramenta como o Mettzer, que é um editor de textos especializado em trabalhos acadêmicos.

Ele conta com um modelo de trabalho PIM pronto para você desenvolver e já com a formatação segundo as normas ABNT e da UNIP.

Você não precisa se preocupar com o detalhes, pois o Mettzer faz o sumário, margens e todos esses detalhes de forma automática. Foque no desenvolvimento do seu trabalho e garanta uma boa nota.

Quer fazer uma experiência gratuita ? Então não perca tempo e se cadastre agora mesmo.

Se for estudante da UNIP aproveite e peça para nosso suporte um desconto de 40% em sua assinatura.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Resumo
Artigo
PIM - Projeto Integrado Multidisciplinar: guia completo com estrutura e normas da ABNT
Descrição
O PIM visa levar o estudante a aplicar de forma prática os aprendizados desenvolvidos na faculdade . Aprenda como fazer esse tipo de trabalho e garanta o 10.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.