Projeto Integrado Multidisciplinar: o guia completo sobre PIM com estrutura e normas da ABNT

|
Tempo médio de leitura: 11 minutos
5
(10)

Publicado em 13 de fevereiro de 2020. | Atualizado por Beatriz Coelho em 03 de fevereiro de 2021.

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM é um tipo de trabalho acadêmico que tem como objetivo aplicar, de forma prática, os conhecimentos das disciplinas da faculdade.


Vamos ser sinceros: escrever um trabalho acadêmico está longe de ser uma tarefa fácil.

Ainda mais se não é um tipo de trabalho que estamos acostumados desde cedo e que é pouco discutido, como o PIM.

Mas, calma. Vamos por partes. O PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar tem o objetivo central de aplicar os aprendizados das disciplinas da faculdade em algum ambiente institucional.

Quer dizer, antes de mais nada, você precisa escolher em qual empresa você irá desenvolver o seu PIM. Nessa empresa, você vai realizar as pesquisas de avaliações de itens específicos, a partir de cada disciplina.

Ou seja: a ideia de estrutura do PIM é muito importante para consolidar conhecimentos, já que compreende informações de disciplinas diversas através de uma forma mais dinâmica e mais prática. Percebeu?

Então, vamos lá. Preparei esse conteúdo para que você aprenda como fazer um bom PIM.

Se no final do post, você ainda tiver alguma dúvida, não deixe de me escrever. Combinado? 🙂

O que é o PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar?

Em primeiro lugar, vamos começar por entender o que é um PIM. Você já deve ter visto que a sigla PIM significa Projeto Integrado Multidisciplinar. Guarda essa informação, isso diz bastante sobre esse tipo de trabalho.

Trata-se de um tipo de trabalho acadêmico que compreende várias disciplinas do seu curso. Por isso é integrado e multidisciplinar.

O objetivo central do PIM é inserir os estudantes nas práticas gerenciais da empresa, a partir dos conhecimentos da sala da de aula. Daí que vem o caráter prático do trabalho, que complementa o processo de ensino durante a graduação.

Ou seja, de forma geral, os professores vão avaliar o quando você compreendeu das teorias da sala de aula e a sua capacidade de relacioná-los à prática da empresa.

Além de servir como uma forma de avaliação durante a faculdade, o PIM também pode ser uma importante fonte de pesquisa. Isso porque tem um grande diferencial, que é a aplicação prática de teorias.

Mas, cuidado para não se confundir. PIM não é sinônimo de TCC. O PIM pode ser solicitado muitas vezes durante o curso, ao contrário do TCC que é apenas na conclusão. Ok?

Basta você pensar que em um livro você vai encontrar ideias de apenas um autor. No PIM, você pode encontrar boas construções de diversas teorias aliadas à prática cotidiana de uma empresa.

Como escolher a empresa?

Se você está fazendo um PIM, a primeira grande dúvida deve ser: “como vou escolher a empresa para desenvolver meu PIM?“.

Afinal, a escolha da empresa é um fator importante que determina a qualidade de o trabalho. Uma escolha inadequada pode resultar em perda de tempo na busca de informações e de dados, por exemplo.

Um grande ponto para pensar é sobre a disponibilização das informações da empresa. Recomenda-se, portanto, que sejam empresas de capital aberto ou empresas que disponibilizam as informações de maneira fácil e transparente. Não há restrição quanto ao ramo de negócios.

Objetivos específicos do Projeto Integrado Multidisciplinar segundo a UNIP:

A UNIP elenca alguns objetivos do trabalho em seu manual de desenvolvimento:

• Desenvolver no aluno a prática da realização de pesquisa científica, elaborando relatório conclusivo
e suas ponderações;
• Proporcionar condições para que o aluno desenvolva praticamente os conhecimentos teóricos, colaborando no processo ensino-aprendizagem;
• Proporcionar condições para que o aluno adquira conhecimentos e aplique praticamente, em seus
trabalhos conclusivos, as técnicas e metodologias de produção científica;
• Propiciar ao aluno uma visão ampla das dificuldades na implementação, execução e avaliação dos modelos administrativos.

como COMEÇAR A fazer um pim UNIP?

Em primeiro lugar, você precisa delimitar o seu tema. Isso vai depender das disciplinas que envolvem o PIM.

A partir de então, já vai ser possível escolher a empresa onde você vai realizá-lo. Esses são os dois primeiros grandes passos.

Assim como os outros tipos de trabalhos acadêmicos, o PIM deve seguir uma metodologia científica. Então você precisa delimitá-la.

Da mesma forma, o PIM também deve ter um referencial teórico e levar em consideração os tipos de pesquisa para sua construção.

Faça todos os trabalhos acadêmicos
sem dor de cabeça

Das anotações de aula até a tese de doutorado.

Estrutura do pim UNIP

Para facilitar seu processo de escrita, é importante pensar em uma estrutura básica para o seu PIM.

As estruturas garantem que você não vai esquecer de tópicos importantes do trabalho.

Então, vamos fazer as pazes com as estruturas? <3

A estrutura do Projeto Integrado Multidisciplinar deve seguir ao padrão dos trabalhos acadêmicos, que compreende elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Vamos falar sobre cada um desses elementos. Aqui está uma imagem de um panorama geral para exemplificar:

estrutura pim unip

Elementos pré-textuais do PIM

De forma resumida, os elementos pré-textuais são aqueles que fazem a introdução do trabalho. Então, aparecem antes do conteúdo central e compõe a primeira parte do trabalho.

Capa

A capa é o primeiro elemento do PIM e é obrigatório. É, portanto, o cartão de visitas do trabalho.

Então, de forma geral, a capa deve contar o nome da instituição na primeira linha e o título do trabalho centralizado.

As margens da capa acompanha as margens do restante do trabalho e devem ser de 3 centímetros no topo e à esquerda e de 2 centímetros abaixo e à direita.

Todo o texto da capa deve estar alinhado como centralizado.

capa pim unip

Folha de Rosto

A folha de rosto tem a função de apresentar as informações de identificação do trabalho com maior aprofundamento. Também é um elemento obrigatório. O nome dessas novas informações é nota de indicação.

Para formatar a folha de rosto, basta copiar a capa e tirar a instituição do topo.

Além do mais, deve-se colocar então a nota de indicação, que é uma descrição curta das informações do trabalho: nome completo do autor do trabalho, curso, disciplina e semestre.

A nota de indicação deve estar recuada cerca de 7ou 8 centímetros da margem da esquerda.

folha de rosto pim unip

Folha de Aprovação

A folha de aprovação é fornecida, na maioria das universidades, pela secretaria do departamento do curso.

Ela contém espaços para os nomes dos professores da banca e para suas notas.

Dedicatória

A dedicatória é um elemento opcional. Ocupa uma folha própria e deve estar nas últimas linhas da folha, com um recuo de 8 centímetros em relação à margem da esquerda.

De forma resumida, serve para homenagear pessoas especiais na sua vida.

Agradecimentos

Na folha seguinte à dedicatória devem vir os agradecimentos, que também é opcional.

Devem ser dirigidos àqueles que realmente contribuíram no processo de elaboração do seu trabalho ou durante a faculdade. Você também pode agradecer pessoas que te inspiram e que são importantes na sua vida. É um espaço bastante pessoal.

Epígrafe

A epígrafe também é um elemento opcional. Trata-se da citação seguida da autoria de um trecho de música ou de um texto, relacionada ao assunto do trabalho. Deve estar nas últimas linhas da página, com recuo de 7 ou 8 centímetros.

Resumo

Em seguida, vêm o resumo, escrito em português e em uma língua estrangeira, que é normalmente o inglês (abstract).

A função desse elemento é a de explicar todo o trabalho da forma mais assertiva possível.

Seguindo as normas da ABNT, você deve escrever o título “Resumo” no topo da folha com alinhamento centralizado.

Em seguida, deve-se apresentar, em um único parágrafo e de forma breve, o contexto, os objetivos, a metodologia, os resultados e a conclusão do trabalho.

Ao final, devem vir as palavras-chave, que são palavras que podem descrever o assunto do trabalho, para facilitar a busca e indexação do trabalho.

resumo pim unip

Sumário

Basicamente, o sumário é a relação dos capítulos e seções do trabalho, na ordem em que aparecem, incluindo a numeração do título ou capítulo ou seção e o número da página em que estão

sumário pim unip

Elementos textuais do PIM

Em seguida, vêm os elementos textuais do trabalho. Ou seja, a parte principal da pesquisa científica.

Introdução 

A primeira parte do texto é a introdução, que pode tomar diversas formas dependendo do que se planeja.

O mais importante na introdução é apresentar a justificativa para desenvolver o seu trabalho.

Na introdução você também pode apresentar, de forma breve, o tema e o problema de pesquisa. Além de esclarecer os objetivos e a metodologia do trabalho.

Desenvolvimento

Em seguida, passa-se ao desenvolvimento da pesquisa. O desenvolvimento é, em linhas gerais, a parte central da pesquisa, visto que é nesse tópico que ela é expostas em detalhes.

É nesse tópico que você deve apresentar o referencial teórico do PIM. A fundamentação é feita com base em outras pesquisas, livros, textos que serviram para construir as ideias.

Lembre-se, nesse ponto, que todas a autoria de todas as fontes deve ser devidamente creditada, através de citações e das referências.

Conclusão

A conclusão deve ser fundamentada no texto de seu trabalho, devendo conter deduções lógicas que correspondam aos objetivos da pesquisa.

Elementos pós-textuais do PIM

Por fim, existem os elementos pós-textuais, que compreende tudo que vem depois do texto principal, como as referências bibliográficas, o glossário, os apêndices e os anexos.

Você pode utilizar ou não esses itens, vai depender da necessidade de sua pesquisa. O único elemento pós-textual obrigatório é a lista de referências, que deve conter todas as citações feitas ao longo do trabalho.

Referências

As referências bibliográficas serve para dar crédito às citações e bases teóricas. A partir das referências também é possível identificar e localizar as fontes de pesquisa do trabalho.

Veja no esquema abaixo uma lista com modelos de referências bibliográficas:

Apêndices e anexos

Os apêndices e os anexos são elementos pós-textuais, que complementam o texto da pesquisa. De forma geral, eles não se conectam com o texto do trabalho, mas também são relevantes à pesquisa.

A diferença entre eles é que: enquanto os apêndices são materiais elaborados pelo próprio autor, os anexos são elaborados por outras pessoas.

A paginação dos anexos continua a do texto. Os anexos são numerados com algarismos arábicos, seguidos do título.

Normas da ABNT para o PIM UNIP

As normas da ABNT estabelecem o padrão básico de margem, espaçamento, parágrafo e tamanho da fonte para o PIM, conforme a imagem abaixo:

formatação trabalhos acadêmicos

Métodos de pesquisa para o projeto integrado multidisciplinar

Assim como qualquer outra pesquisa científica, o PIM deve obedecer metodologias e métodos já conhecidos, para garantir sua qualidade científica.

Metodologia quanto à abordagem

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa tem o objetivo central de entender a explicação de algum fenômeno. Ou seja, considera que há subjetividades e nuances que não são quantificáveis por si só.

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa considera elementos quantificáveis. Isto é, o objetivo da pesquisa é analisar fenômenos a partir de quantificações, normalmente através de ferramentas estatísticas.

Metodologia quanto à natureza

Metodologia de pesquisa básica

Inicialmente, a pesquisa básica busca gerar conhecimentos novos para avanço da ciência sem aplicação prática necessária.

Pesquisa aplicada

Já a pesquisa aplicada visa gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidos à solução de problemas específicos.

Classificação quanto aos objetivos

Metodologia de pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória objetiva proporcionar maior familiaridade com um problema, ou seja, explorar.

Pesquisa descritiva

Na sequência, a pesquisa descritiva objetiva caracterizar certo fenômeno.

Pesquisa explicativa

A pesquisa explicativa busca identificar os fatores que determinam fenômenos e explica o porquê das coisas.

Metodologia quanto aos procedimentos

Metodologia de pesquisa experimental

A princípio, a pesquisa experimental objetiva selecionar as variáveis que podem ser capaz de influenciar o objeto.

Metodologia de pesquisa bibliográfica

Já, a pesquisa bibliográfica é elaborada a partir de material já publicado, como livros, artigos e periódicos.

Pesquisa documental

Bem como a pesquisa documental que é elaborada a partir de material que não recebeu tratamento analítico.

Pesquisa de campo

A pesquisa de campo caracteriza-se pelas investigações realizadas por meio da coleta de dados junto às pessoas ou grupos.

Pesquisa ex-post-facto

A principal característica da metodologia de pesquisa ex-post-facto é o fato de os dados serem coletados após a ocorrência dos eventos.

Pesquisa de levantamento

Posteriormente, a pesquisa de levantamento é a pesquisa cuja coleta de dados se realiza através de questionários ou entrevistas.

Pesquisa com survey

Por meio desse tipo de pesquisa com survey, se visa buscar informações diretamente com um grupo de interesse a respeito dos dados que se deseja obter.

Estudo de caso

O estudo de caso é um tipo de pesquisa que envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos buscando profundo detalhamento.

Pesquisa participante

Logo, este tipo de pesquisa depende do envolvimento e identificação do pesquisador com o grupo de pessoas investigadas.

Pesquisa-ação

De acordo com este formato de pesquisa, devem se associar a teoria e a ação. De modo que a situação ou problema se resolvem de modo cooperativo ou participativo.

Pesquisa etnográfica

A pesquisa etnográfica é o estudo de um grupo ou povo.

Pesquisa etnometodológica

Visa compreender como as pessoas constroem ou reconstroem a sua realidade social. Por isso, para a pesquisa etnometodológica, fenômenos sociais não determinam de fora a conduta humana.

modelo de pim e Formatação automática de PIM UNIP – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Fazer o PIM não é uma tarefa fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças.

Existem alguns atalhos para te auxiliar nesse percurso. Que tal utilizar um modelo pronto de PIM com todas as formatações da ABNT?

Seria incrível, não é mesmo? Essa é a nossa proposta.

Preparamos um modelo de PIM. Basta você incluir os dados de sua pesquisa. É só você clicar aqui.

Para facilitar ainda mais, você pode contar com a ajuda do Mettzer.

O Mettzer é um editor de texto que formata os trabalhos de forma automática nas normas ABNT.

Assim, você pode se dedicar mais tempo com o que realmente importa no seu trabalho.

Você terá o seu PIM prontinho em PDF em poucas etapas. Faça um teste gratuito!

Se você for estudante da UNIP, temos uma ótima notícia: temos desconto de 40% em sua assinatura. É só você pedir o cupom de desconto para o nosso suporte 🙂

Faça todos os trabalhos acadêmicos
sem dor de cabeça

Das anotações de aula até a tese de doutorado.

O que você achou disso?

Mande corações

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

2 comentários em “Projeto Integrado Multidisciplinar: o guia completo sobre PIM com estrutura e normas da ABNT”

  1. Sou estudante da unip essa e minha primeira graduação vou começa meu minha curso de marketing gostei do artigo e me interessei pelo Mettzer e queria saber mais do desconto de 40%

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.