Mão na massa: como fazer PIM da primeira até a última página

compartilhe

Publicado em 13 de fevereiro de 2020. | Atualizado por Nalbert Rosa em 24 de Agosto de 2023.

O PIM — Projeto Integrado Multidisciplinar é um tipo de trabalho acadêmico que tem como objetivo aplicar, de forma prática, os conhecimentos das disciplinas da faculdade.


Sumário

  1. O que é o PIM — Projeto Integrado Multidisciplinar?
  2. Como começar a fazer um PIM UNIP?
  3. Qual é a estrutura do PIM UNIP?
  4. Normas da ABNT para o PIM UNIP
  5. Métodos de pesquisa para o projeto integrado multidisciplinar
  6. Então, o PIM é um TCC?
  7. 5 dicas de como fazer um PIM
  8. Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Vamos ser sinceros: escrever um trabalho acadêmico está longe de ser uma tarefa fácil.

Ainda mais se não é um tipo de trabalho que estamos acostumados desde cedo e que é pouco discutido, como o PIM.

Mas, calma. Vamos por partes. O PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar tem o objetivo central de aplicar os aprendizados das disciplinas da faculdade em algum ambiente institucional.

Quer dizer, antes de mais nada, você precisa escolher em qual empresa você irá desenvolver o seu PIM. Nessa empresa, você vai realizar as pesquisas de avaliações de itens específicos, a partir de cada disciplina.

Ou seja: a ideia de estrutura do PIM é muito importante para consolidar conhecimentos, já que compreende informações de disciplinas diversas através de uma forma mais dinâmica e mais prática. Percebeu?

Então, vamos lá. Preparei esse conteúdo para que você aprenda como fazer um bom PIM.

Se no final do post, você ainda tiver alguma dúvida, não deixe de me escrever. Combinado? 🙂

O que é o PIM — Projeto Integrado Multidisciplinar?

Em primeiro lugar, vamos começar por entender o que é um PIM. Você já deve ter visto que a sigla PIM significa Projeto Integrado Multidisciplinar. Guarda essa informação, porque isso diz bastante sobre esse tipo de trabalho.

Trata-se de um tipo de trabalho acadêmico que compreende várias disciplinas do seu curso. Por isso é integrado e multidisciplinar.

O objetivo central do PIM é inserir os estudantes nas práticas gerenciais da empresa, a partir dos conhecimentos da sala da de aula. Daí que vem o caráter prático do trabalho, que complementa o processo de ensino durante a graduação.

Ou seja, de forma geral, os professores vão avaliar o quando você compreendeu das teorias da sala de aula e a sua capacidade de relacioná-los à prática da empresa.

Além de servir como uma forma de avaliação durante a faculdade, o PIM também pode ser uma importante fonte de pesquisa. Isso porque tem um grande diferencial, que é a aplicação prática de teorias.

Basta você pensar que em um livro você vai encontrar ideias de apenas um autor. No PIM, você pode encontrar boas construções de diversas teorias aliadas à prática cotidiana de uma empresa.

Agora que você já sabe o que é, bora aprender a fazer um PIM? Se você prefere ver e ouvir, ao invés de ler, aqui está um vídeo de um treinamento sobre PIM:

Como escolher a empresa?

Então, vamos lá. Se você está fazendo um PIM, a primeira grande dúvida deve ser: “como vou escolher a empresa para desenvolver meu PIM?“.

Afinal, a escolha da empresa é um fator importante que determina a qualidade de o trabalho. Uma escolha inadequada pode resultar em perda de tempo na busca de informações e de dados, por exemplo.

Um grande ponto para pensar é sobre a disponibilização das informações da empresa. Por isso que o recomendado é usar empresas de capital aberto ou empresas que disponibilizam as informações de maneira fácil e transparente.

Não há restrição quanto ao ramo de negócios. Então, você pode escolher alguma empresa de uma área que você goste de pesquisar.

Objetivos específicos do PIM segundo a UNIP

É importante ter em mente que assim como todas universidades, a UNIP tem um manual de desenvolvimento do PIM.

Nesse manual, a UNIP listou os principais objetivos do PIM. Isso é bastante importante para compreender para quê o trabalho deve servir e, a partir disso, dar um direcionamento.

De todo modo, o objetivo central do PIM é construir uma ponte que conecta os conhecimentos teóricos das disciplinas às práticas do mercado de trabalho.

Aqui vão os objetivos que a UNIP listou:

  • Desenvolver no aluno a prática da realização de pesquisa científica, elaborando relatório conclusivo e suas ponderações;
  • Proporcionar condições para que o aluno desenvolva praticamente os conhecimentos teóricos, colaborando no processo ensino-aprendizagem;
  • Proporcionar condições para que o aluno adquira conhecimentos e aplique praticamente, em seus trabalhos conclusivos, as técnicas e metodologias de produção científica;
  • Propiciar ao aluno uma visão ampla das dificuldades na implementação, execução e avaliação dos modelos administrativos.
  • Deixar o processo de ensino e aprendizagem mais interessantes, dinâmicos e atrativos para discentes e docentes.
  • Contribuir para que o discentes exerçam sua profissão de forma competente e inovadora.

Como começar a fazer um PIM UNIP?

Em primeiro lugar, você precisa delimitar o seu tema. Isso vai depender das disciplinas que envolvem o PIM.

A partir de então, já vai ser possível escolher a empresa onde você vai realizá-lo. Esses são os dois primeiros grandes passos.

Assim como os outros tipos de trabalhos acadêmicos, o PIM deve seguir uma metodologia científica. Então você precisa delimitá-la.

Da mesma forma, o PIM também deve ter um referencial teórico e levar em consideração os tipos de pesquisa para sua construção.

Qual é a estrutura do PIM UNIP?

Para facilitar seu processo de escrita, é importante pensar em uma estrutura básica para o seu PIM.

As estruturas garantem que você não vai esquecer de tópicos importantes do trabalho.

Então, vamos fazer as pazes com as estruturas? <3

Pra facilitar, você pode começar seu PIM a partir do modelo da Mettzer. Depois, é só seguir as orientações de formatação e estrutura do modelo e escrever o conteúdo.

A estrutura do Projeto Integrado Multidisciplinar deve seguir ao padrão dos trabalhos acadêmicos, que compreende elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Mas não se preocupe porque vamos falar sobre cada um desses elementos 🙂

Elementos pré-textuais do PIM

De forma resumida, os elementos pré-textuais são aqueles que fazem a introdução do trabalho. Então, aparecem antes do conteúdo central e compõe a primeira parte do trabalho.

elementos pré-textuais

Capa

A capa é o primeiro elemento do PIM e é obrigatório. É, portanto, o cartão de visitas do trabalho.

Então, de forma geral, a capa deve contar o nome da instituição na primeira linha e o título do trabalho centralizado.

As margens da capa acompanha as margens do restante do trabalho e devem ser de 3 centímetros no topo e à esquerda e de 2 centímetros abaixo e à direita.

Todo o texto da capa deve estar alinhado como centralizado.

capa do PIM

Folha de Rosto

A folha de rosto tem a função de apresentar as informações de identificação do trabalho com maior aprofundamento. Também é um elemento obrigatório. O nome dessas novas informações é nota de indicação.

Para formatar a folha de rosto, basta copiar a capa e tirar a instituição do topo.

Além do mais, deve-se colocar então a nota de indicação, que é uma descrição curta das informações do trabalho: nome completo do autor do trabalho, curso, disciplina e semestre.

A nota de indicação deve estar recuada cerca de 7ou 8 centímetros da margem da esquerda.

folha de rosto

Folha de aprovação

A folha de aprovação é fornecida, na maioria das universidades, pela secretaria do departamento do curso.

Ela contém espaços para os nomes dos professores da banca e para suas notas.

Dedicatória

A dedicatória é um elemento opcional. Ocupa uma folha própria e deve estar nas últimas linhas da folha, com um recuo de 8 centímetros em relação à margem da esquerda.

De forma resumida, serve para homenagear pessoas especiais na sua vida.

Agradecimentos

Na folha seguinte à dedicatória devem vir os agradecimentos, que também é opcional.

Devem ser dirigidos àqueles que realmente contribuíram no processo de elaboração do seu trabalho ou durante a faculdade. Você também pode agradecer pessoas que te inspiram e que são importantes na sua vida. É um espaço bastante pessoal.

Epígrafe

A epígrafe também é um elemento opcional. Trata-se da citação seguida da autoria de um trecho de música ou de um texto, relacionada ao assunto do trabalho. Deve estar nas últimas linhas da página, com recuo de 7 ou 8 centímetros.

Resumo

Em seguida, vêm o resumo, escrito em português e em uma língua estrangeira, que é normalmente o inglês (abstract).

A função desse elemento é a de explicar todo o trabalho da forma mais assertiva possível.

Seguindo as normas da ABNT, você deve escrever o título “Resumo” no topo da folha com alinhamento centralizado.

Em seguida, deve-se apresentar, em um único parágrafo e de forma breve, o contexto, os objetivos, a metodologia, os resultados e a conclusão do trabalho.

Ao final, devem vir as palavras-chave, que são palavras que podem descrever o assunto do trabalho, para facilitar a busca e indexação do trabalho.

Sumário

Basicamente, o sumário é a relação dos capítulos e seções do trabalho, na ordem em que aparecem, incluindo a numeração do título ou capítulo ou seção e o número da página em que estão.

sumário abnt
Regras do sumário na ABNT

Elementos textuais do PIM

Em seguida, vêm os elementos textuais do trabalho. Ou seja, a parte principal da pesquisa científica.

elementos textuais
elementos textuais

Introdução 

A primeira parte do texto é a introdução, que pode tomar diversas formas dependendo do que se planeja.

O mais importante na introdução é apresentar a justificativa para desenvolver o seu trabalho.

Na introdução você também pode apresentar, de forma breve, o tema e o problema de pesquisa. Além de esclarecer os objetivos e a metodologia do trabalho.

Introdução do PIM

Desenvolvimento

Em seguida, passa-se ao desenvolvimento da pesquisa. O desenvolvimento é, em linhas gerais, a parte central da pesquisa, visto que é nesse tópico que ela é expostas em detalhes.

É nesse tópico que você deve apresentar o referencial teórico do PIM. A fundamentação é feita com base em outras pesquisas, livros, textos que serviram para construir as ideias.

Lembre-se, nesse ponto, que todas a autoria de todas as fontes deve ser devidamente creditada, através de citações e das referências.

desenvolvimento

Conclusão

A conclusão deve ser fundamentada no texto de seu trabalho, devendo conter deduções lógicas que correspondam aos objetivos da pesquisa.

conclusão
conclusão

Elementos pós-textuais do PIM

Por fim, existem os elementos pós-textuais, que compreende tudo que vem depois do texto principal, como as referências bibliográficas, o glossário, os apêndices e os anexos.

Você pode utilizar ou não esses itens, vai depender da necessidade de sua pesquisa. O único elemento pós-textual obrigatório é a lista de referências, que deve conter todas as citações feitas ao longo do trabalho.

elementos pós-textuais
elementos pós-textuais

Referências

As referências bibliográficas serve para dar crédito às citações e bases teóricas. A partir das referências também é possível identificar e localizar as fontes de pesquisa do trabalho.

Veja no esquema abaixo uma lista com modelos de referências bibliográficas:

referências bibliográficas
referências bibliográficas

Apêndices e anexos

Os apêndices e os anexos são elementos pós-textuais, que complementam o texto da pesquisa. De forma geral, eles não se conectam com o texto do trabalho, mas também são relevantes à pesquisa.

A diferença entre eles é que: enquanto os apêndices são materiais elaborados pelo próprio autor, os anexos são elaborados por outras pessoas.

A paginação dos anexos continua a do texto. Os anexos são numerados com algarismos arábicos, seguidos do título.

Normas da ABNT para o PIM UNIP

As normas da ABNT estabelecem o padrão básico de margem, espaçamento, parágrafo e tamanho da fonte para o PIM, conforme a imagem abaixo:

principais formatações ABNT
principais formatações ABNT

Então, o PIM é um TCC?

Muita gente tem essa dúvida, mas para deixar claro, o PIM não é a mesma coisa que o TCC.

O PIM é um projeto que pode ser desenvolvido várias vezes durante o curso, pois funciona como uma verificação de aprendizado.

A UNIP indica que esse tipo de trabalho trata da integração entre aprendizado acadêmico e a experiência profissional da pessoa estudante.

5 dicas de como fazer um PIM

Agora que você entendeu o que é o PIM e como ele deve ser feito, veja essas dicas sobre pontos importantes na hora de fazê-lo:

Faça um estudo aprofundado das matérias

Quando se trata de um trabalho que engloba várias disciplinas, você precisa ter atenção. Afinal de contas, você vai precisa trata pois cada uma delas com profundidade e seriedade.

Preste atenção na metodologia da pesquisa

Assim como todos os outros trabalhos acadêmicos, o PIM é uma pesquisa científica.

Então, você precisa tomar cuidado em estruturar e seguir uma metodologia da pesquisa alinhada ao objetivo do seu trabalho.

Leia o manual de como fazer um PIM

Como você já sabe, a UNIP desenvolveu um manual de como estruturar e formatar um PIM. Então, além das regras da ABNT, você precisa estar por dentro de todas essas normas.

Comece a escrever o trabalho por um modelo

A Mettzer disponibiliza um modelo pronto de PIM. Assim, você pode economizar bastante tempo ao começar a escrever o seu trabalho a partir de uma estrutura pronta.

Desenvolva a pesquisa com profundidade

A pesquisa é essencial para a elaboração do PIM, pois ela é o pilar principal para a execução do seu projeto. Para isso, busque por fontes confiáveis, afinal, não da para espalhar fake news em seus trabalhos, né?

Aliás, você pode contar com diversos bancos de dados. Inclusive, pode pesquisar bibliografias no hub da Mettzer.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de universitários.

Além do PIM, sabia que podemos de ajudar em todos os tipos de trabalhos acadêmicos? Isso mesmo.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de TCC.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Em suma, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. Assim, é possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

formatação
compartilhe

2 comentários em “Mão na massa: como fazer PIM da primeira até a última página”

  1. Sou estudante da unip essa e minha primeira graduação vou começa meu minha curso de marketing gostei do artigo e me interessei pelo Mettzer e queria saber mais do desconto de 40%

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade