Apesar de completamente opcional, os agradecimentos do tcc são sempre esperados em um trabalho acadêmico. Ele é uma forma de reconhecimento e muitos alunos o utilizam para falar de pessoas que ajudaram seus esforços.

Para fazer o uso correto desse elemento textual, separamos abaixo uma lista de dicas para como realizar os agradecimentos da forma correta.

1 Agradecimento não é dedicatória

A Dedicatória é, também, um elemento pré-textual do trabalho acadêmico. Nele, o autor declara quem o motivou em seus esforços para a realização do trabalho. Ele não deve ser confundido com o agradecimento.

2 Normas ABNT

Sobre os agradecimentos, as normas ABNT determinam que ele seja apresentado sozinho em uma folha após a dedicatória.

Para começar, escreva Agradecimentos e centralize o texto. Você pode ou não destacar esse texto com negrito ou sublinhado. Na linha seguinte, utilize a mesma diagramação do texto corrido: fonte em tamanho 12 com espaçamento 1,5 e justificado.

Quem incluir?

Uma das principais dúvidas é quem deve ser incluído nos agradecimentos. Aqui, a questão é muito mais de etiqueta do que de regras.

Os amigos sempre presentes, principalmente aqueles que lhe impulsionaram por toda a faculdade, são uma inclusão óbvia. Nem todos, entretanto, precisam ser citados nominalmente, uma vez que isso pode acabar estendendo demais esse elemento.

A família pode ser incluída, é claro, mas em geral é preferível que não se repita essa citação caso eles já sejam alvo da Dedicatória.

Além disso, temos a tradicional citação ao orientador. Ele pode ser citado nominalmente representando os demais professores da instituição, mas também podem ser nominados outros professores que contribuíram com a obtenção de informações relevantes para a pesquisa.

Muitas pessoas gostam de agradecer a Deus pelos auxílios no caminho, seja através das ideias de qualquer religião.

Não há nenhum problema nisso e você não precisa ter medo de fazê-lo, pois qualquer discriminação ao ato é considerado contrário ao direito constitucional de liberdade religiosa.

É sempre de praxe agradecer à sua universidade como um todo, incluindo pela disponibilização de livros e ferramentas que permitem a conclusão do trabalho.

Você pode também incluir agradecimentos a outras pessoas, grupos e instituições que permitiram que seu trabalho fosse possível ou mais fácil.

Quem não citar

Evite exagerar nas citações nominais. Com toda a certeza seus pais, namorada ou namorado e outros familiares e pessoas próximas foram importantes para sua jornada acadêmica e merecem uma lembrança.

Entretanto, o melhor lugar para isso costuma ser a Dedicatória. Os Agradecimentos tem uma função muito mais de reconhecimento a um auxílio direto do que a uma ajuda geral.

Também por isso, é importante evitar as piadas. Embora elas sejam bem vindas na Dedicatória, com muitos autores dedicando seus trabalhos ao café ou quaisquer outra entidade que os divirtam

. Nos Agradecimentos, entretanto, é melhor evitar esse tipo de brincadeira para evitar ofender os demais agradecidos.

Gostou das dicas? Quer mais ajuda para concluir o seu TCC? Então que tal conhecer melhor o Mettzer, um editor de texto especializado com diversas funções que permitem economia de tempo e maior certeza na diagramação do trabalho, entre outras coisas?

Se você se interessou, clique no link abaixo para se cadastrar e ganhar um período de experiência gratuita.

Summary
Article Name
Agradecimentos do TCC: 4 dicas práticas para você escrever
Description
Os Agradecimentos é uma forma de reconhecimento para falar de pessoas que ajudaram seus esforços. saiba como fazer isso da forma correta.
Author
Publisher Name
Mettzer