Confira dicas práticas para você escrever os agradecimentos do seu TCC

compartilhe

Publicado em 14 de maio de 2018. | Atualizado em 04 de novembro de 2021.

Os agradecimentos do TCC é o espaço em que você pode agradecer às pessoas que contribuíram de alguma forma para a realização do trabalho.


Os agradecimentos do TCC podem ser um momento especial para você durante a pesquisa. Afinal de contas, é o espaço do trabalho que você pode retribuir com carinho às pessoas que te auxiliaram.

Mas, se você ainda não sabe como fazer seus agradecimentos, vai gostar de conhecer esse post. Expliquei como fazer os agradecimentos nas normas da ABNT e algumas dicas para escrevê-lo 🙂

Então, pega seu café e vem comigo.

O que são agradecimentos do TCC?

De forma geral, os agradecimentos é o espaço do TCC em que você pode agradecer às pessoas que contribuíram de alguma forma para a realização do trabalho.

A página de agradecimentos é um elemento pré-textual não obrigatório do trabalho acadêmico. Isso quer dizer que você pode optar por usá-la ou não. No entanto, é bastante raro encontrar algum pesquisador que não tenha a quem agradecer no final da pesquisa.

Mesmo porque é bem provável que muitas pessoas participaram da construção do trabalho – seja um TCC, uma monografia, uma dissertação e até uma tese de doutorado. Vou dar alguns exemplos.

Com certeza você pode agradecer ao seu orientador, com a correção e sugestão de melhorias no texto. Talvez algum professor te ofereceu alguma sugestão de leitura fundamental à pesquisa. Você também pode agradecer à ele. Agradeça também à sua família e aos amigos. Você também pode agradecer às instituições de ensino e às agências de fomento, como o CNPQ e a CAPES, que financiaram a sua pesquisa e te proporcionaram a possibilidade de estudar.

Enfim, os agradecimentos realmente ocupam um espaço bastante pessoal dentro do trabalho. Então, você pode deixar a linguagem técnica e as formalidades um pouco de lado – claro, sem ultrapassar limites, para expressar seu afeto e sua gratidão.

Não confunda os agradecimentos com a dedicatória do TCC

Existe um espaço para os agradecimentos e outro para a dedicatória no trabalho acadêmico. São espaços diferentes.

Assim como os agradecimentos, a dedicatória também é um elemento pré-textual do TCC.

Você pode dedicar o seu trabalho a uma pessoa importante em sua vida, ainda que a pessoa não tenha contribuído de forma direta para o trabalho.

É um local mais restrito. Afinal de contas, é literalmente para quem você dedica tooodo o trabalho. Então, além de ser mais restrita, a dedicatória também é muito mais breve.

Os agradecimentos, no entanto, são uma oportunidade de você agradecer às pessoas, aos grupos e às instituições que contribuíram para o seu trabalho. Ou seja: de forma geral, é o espaço de agradecer às pessoas que efetivamente participaram do trabalho.

Então, nos agradecimentos você pode mencionar muitas pessoas e escrever de forma um pouco mais extensa. Alguns agradecimentos ocupam uma página inteira, por exemplo.

Como fazer os agradecimentos do TCC nas normas da ABNT?

Apesar de ser um elemento facultativo nos trabalhos e que, portanto, não recebe avaliação da banca, os agradecimentos também devem respeitar as normas da ABNT.

Para escrever os agradecimentos, você deve responder a uma pergunta muito fácil: Quem te auxiliou a fazer o trabalho e você quer agradecer? A resposta dessa pergunta deve ser seu agradecimentos. Simples assim.

A formatação dentro das normas da ABNT deve ser a seguinte:

  • Deve-se apresentar em uma folha específica para eles e vir depois da folha da dedicatória. É um texto breve.
  • O título “Agradecimentos” deve ser em letras maiúsculas e centralizado. Você pode escolher destacar em negrito ou não.
  • Na linha seguinte, deve-se usar a mesma formatação do texto corrido: fonte tamanho 12, espaçamento de 1,5 cm e texto justificado.
  • Recuo de 3 cm em relação à margem da esquerda.
  • A página de agradecimentos não deve receber numeração.

Dicas para fazer os agradecimentos do TCC

Para facilitar a sua vida, essas são nossas dicas para você escrever seus agradecimentos:

Não exagere no tamanho do texto

As normas da ABNT não estabeleceram um limite máximo de linhas para os agradecimentos. Mas tente não exagerar no tamanho do texto.

Tenha cautela no número de pessoas que você vai citar

Você pode e deve agradecer a mais de uma pessoa. Não tem problema. Mas tenha cuidado ao citar nominalmente muitas pessoas. Só para o texto não ficar cansativo.

Caso você queira homenagear muitas pessoas, prefira classificá-las em grupos. Como, por exemplo, “minha família” e “meus amigos”.

Deixe de lado os modelos prontos

Você já sabe que esse é um espaço para você homenagear pessoas importantes da sua vida. Então, abra seu coração.

Os modelos prontos não vão representar o que as pessoas significam para você. Opte por fazer essa homenagem de forma autêntica e sincera.

Evite temas polêmicos

Muitas pessoas vão ler o seu TCC. Então, evite temas polêmicos. Mesmo porque você terá pouquíssimas linhas para escrever sobre isso e se justificar.

Se você quiser escrever os agradecimentos de forma bem humorada, não tem problema. Essa é uma parte pessoal do trabalho e servem para quebrar o gelo. Apenas tenha em mente que é um trabalho acadêmico. Então, existem alguns limites, certo?

Como fazer os agradecimentos do TCC dentro do Mettzer?

Se você precisa fazer os agradecimentos do seu TCC, pode contar com a nossa ajuda. O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT. 

Para fazer os agradecimentos dentro do Mettzer basta você selecionar a aba agradecimentos no lado esquerdo da tela. Perceba que a folha de agradecimentos já está aparece na sequência do trabalho:

Agradecimentos no Mettzer

Em seguida, você deve apagar o texto padrão do editor de texto e escrever seu agradecimentos. Pronto! Eles já vão estar no lugar certo e devidamente formatados.

Caso a aba de agradecimentos não esteja aparecendo, você deve ir no ícone de configurações do trabalho, no canto superior direito da tela. Em seguida, clicar em elementos pré-textuais e ativar os agradecimentos no editor.

Viu como é fácil? Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao seu trabalho.

Junte-se aos mais de 750 mil estudantes e pesquisadores que usam o Mettzer todos os dias.

Faça um teste gratuito agora mesmo.

O que são agradecimentos do TCC?

Os agradecimentos é o espaço do TCC em que você pode agradecer às pessoas que contribuíram de alguma forma para a realização do trabalho

Os agradecimentos do TCC são um elemento obrigatório?

A página de agradecimentos é um elemento pré-textual não obrigatório do trabalho acadêmico. Isso quer dizer que você pode optar por usá-la ou não.

Como fazer os agradecimentos do TCC nas normas da ABNT?

Deve-se apresentar em uma folha específica para eles e vir depois da folha da dedicatória.
É um texto breve.
O título “Agradecimentos” deve ser em letras maiúsculas e centralizado. Você pode escolher destacar em negrito ou não.
Na linha seguinte, deve-se usar a mesma formatação do texto corrido: fonte tamanho 12, espaçamento de 1,5 cm e texto justificado.
Recuo de 3 cm em relação à margem da esquerda.
A página de agradecimentos não deve receber numeração.

Dicas para fazer agradecimentos do TCC na ABNT

1. Não exagere no tamanho do texto.
2. Tenha cuidado com o número de pessoas que você vai citar.
3. Evite temas polêmicos.
4. Deixe de lado os modelos prontos.

compartilhe

3 comentários em “Confira dicas práticas para você escrever os agradecimentos do seu TCC”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade