Aprenda como escrever a dedicatória do seu TCC do jeito certo

compartilhe

Publicado em 22 de maio de 2018. | Atualizado em 05 de março de 2021.

A dedicatória do TCC é um pequeno texto em que você pode dedicar o resultado final do seu trabalho para alguém muito especial em sua vida.


A dedicatória do TCC pode ser um momento especial para você. Afinal, é o espaço do trabalho em que você pode homenagear uma pessoa muito importante da sua vida.

Mas, se você ainda não sabe como fazer a sua dedicatória, vai gostar de conhecer esse post. Eu escrevi ele pensando em você 🙂

Então, pega seu café e vem comigo.

O QUE É A DEDICATÓRIA DO TCC?

A dedicatória é um elemento pré-textual dos trabalhos acadêmicos. Não é um requisito obrigatório nos trabalhos. Isso quer dizer que você pode optar por usá-la ou não. No entanto, é bastante raro encontrar um estudante que não dedique seu trabalho a ninguém.

Como o próprio nome diz, a dedicatória é um pequeno texto em que você pode dedicar o resultado final do seu trabalho para alguém muito especial em sua vida.

Ou seja: a função da dedicatória é homenagear alguém importante para você.

Diferença entre a dedicatória e os agradecimentos do TCC

Mas não confunda a dedicatória com os agradecimentos do TCC. São coisas diferentes.

Os agradecimentos é uma parte do trabalho que você utilizar para agradecer às pessoas, aos grupos e às instituições que contribuíram de alguma forma para seu trabalho. Quer dizer, é o espaço dedicado às pessoas que efetivamente participaram do trabalho.

Na dedicatória, no entanto, você pode mencionar qualquer pessoa importante em sua vida, ainda que essa pessoa não tenha contribuído para o trabalho.

Outra diferença importante é que os agradecimentos podem ser direcionado à várias pessoas e é um pouco mais extenso. Existem agradecimentos que ocupam uma página inteira, por exemplo. A dedicatória, por outro lado, é muito mais restrita e breve.

COMO FAZER A DEDICATÓRIA DO TCC nas normas da abnt?

Apesar de ser um elemento facultativo nos trabalhos e que, portanto, não recebe avaliação da banca, a dedicatória também deve respeitar as normas da ABNT.

Para fazer a dedicatória do seu TCC, você deve responder a uma pergunta muito fácil: A quem você quer dedicar o seu trabalho? A resposta dessa pergunta deve ser a sua dedicatória. Simples assim.

A formatação da dedicatória deve ser a seguinte:

  • É um texto muito breve. Aconselha-se que não ultrapasse duas linhas.
  • A folha da dedicatória deve vir depois da folha da aprovação e deve ser específica para ela.
  • Não se deve utilizar título.
  • Deve-se utilizar um recuo de 8 centímetros à esquerda da margem.
  • Deve-se escrever a dedicatória sempre próxima ao rodapé. Sendo que a última linha do texto deve ser a última linha possível da página.
  • O espaçamento entre linhas deve ser simples.
  • O alinhamento do texto deve ser justificado.

Dicas para fazer a dedicatória do tcc

Para facilitar a sua vida, essas são nossas dicas para você escrever a sua dedicatória:

Evite temas polêmicos

Muitas pessoas vão ler o seu TCC. Então, evite temas polêmicos. Mesmo porque você terá pouquíssimas linhas para escrever sobre isso e se justificar.

Se você quiser escrever uma dedicatória bem humorada, não tem problema. Pode ter certeza que seu orientador já leu mais de um trabalho que foi dedicado ao café. Essa é uma parte pessoal do trabalho e servem para quebrar o gelo.

Não exagere no tamanho do texto

As normas da ABNT não estabeleceram um limite máximo de linhas para a dedicatória. Contudo, não exagere no tamanho do texto.

A sugestão é que não ultrapasse duas linhas. Caso fique um pouco maior, não se preocupe. Apenas tenha cautela.

Tenha cautela no número de pessoas que você vai citar

Você pode optar por homenagear mais de uma pessoa. Não tem problema.

Mas tenha cuidado ao citar nominalmente muitas pessoas.

Caso você queira homenagear muitas pessoas, prefira classificá-las em grupos. Como, por exemplo, “minha família” e “meus amigos”.

Deixe de lado os modelos prontos

A dedicatória é um espaço para você homenagear pessoas importantes da sua vida. Então, abra seu coração.

Os modelos prontos não vão representar o que as pessoas significam para você. Opte por fazer essa homenagem de forma autêntica e sincera.

COMO FAZER A DEDICATÓRIA DO TCC NO METTZER

Se você precisa fazer a dedicatória do seu TCC, pode contar com a nossa ajuda. O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT

Para fazer a dedicatória do TCC dentro do Mettzer basta você selecionar a aba dedicatória no lado esquerdo da tela. Perceba que a folha de dedicatória já está aparece na sequência do trabalho:

Dedicatória do TCC

Em seguida, você deve apagar o texto padrão do editor de texto e escrever a sua própria dedicatória. Pronto! Ela já vai estar no lugar certo e devidamente formatada.

Viu como é fácil? Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao seu trabalho.

Faça um teste gratuito agora mesmo.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade