Professora e professor universitário: entenda os requisitos e a profissão

compartilhe

A carreira de professora e professor universitário é complexa e cheia de responsabilidades, afinal, faz parte da formação de novos profissionais.


Sumário

  1. O que fazem os professores universitários?
  2. Como se tornar professora e professor universitário
  3. A importância da atuação das professoras
  4. Responsabilidade social de educadores
  5. Qual o salário do professor universitário?

O que fazem os professores universitários?

O professor universitário é um profissional capacitado a dar aulas em instituições de ensino superior, como universidades, faculdades e centros universitários públicos e privadas.

Neste sentido, com o crescimento do número de instituições de ensino superior, principalmente da rede privada, aumentou também o mercado de trabalho para professores universitários.

De acordo com o mais recente Censo do Ensino Superior, existem no Brasil 353.082 professores universitários em atividade, distribuídos entre 2.111 instituições privadas e 296 públicas.

Seguir carreira acadêmica tem interessado muitos estudantes e recém-formados da graduação e por isso organizamos este conteúdo cheio de informações importantes.

Como se tornar professora e professor universitário

Os desafios da carreira de professor universitário vão muito além de encarar uma sala de aula cheia de alunos.

É necessário um planejamento de longo prazo que envolve, desde as questões práticas, até as questões emocionais, para lidar, por exemplo, com a frustração de se dedicar muitos anos sem ter a garantia de emprego ao final.

Muito tem se falado, por exemplo, sobre a saúde mental no meio acadêmico, e para isso é importante ver a carreira universitária de forma bem realista e não romantizada.

Veja os três principais pontos de enfoque para a carreira universitária:

1. Qualificação

A qualificação é fundamental para entrar no mercado acadêmico.

Certas instituições utilizam como requisito apenas uma pós-graduação lato sensu para o docente iniciante, entretanto, a presença de Doutores e Doutoras no quadro docente é fundamental para as avaliações do MEC e CAPES.

Nesse caso, fica mais fácil para quem cursar uma Licenciatura.

Entretanto, o tradicional é que a titulação mínima exigida seja a de um Mestrado acadêmico, que funciona como um meio de manter um corpo docente qualificado.

Graduação

Graduação é o curso de ensino superior e o primeiro nível da formação universitária.

Grande parte das atuações profissionais atualmente estão atreladas à graduação, e a carreira acadêmica e científica especialmente.

Os cursos de graduação estão divididos entre bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia. Qualquer uma destas modalidades permite a continuação dos estudos.

Iniciação científica

A iniciação científica é uma iniciativa que visa incluir graduandos e graduandas na vida “científica”. Englobando projetos de pesquisa científica que visam inserir o estudante universitário no universo da pesquisa acadêmica.

Destacam-se algumas modalidades como o PIBIT, PIBIC e PIBID.

São modalidades que normalmente garantem bolsa, que é uma remuneração pelo trabalho de pesquisa que você vai gerar, assim como alguns estudantes recebem pelo estágio.

Pós-graduação Stricto Sensu: Mestrado

O Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu.

Além de possibilitar uma formação mais profunda também forma pesquisadores em áreas específicas do conhecimento.

A dissertação é o trabalho acadêmico para obtenção do grau acadêmico de mestre, onde se deve demonstrar a habilidade em realizar estudos científicos e em seguir linhas mestras na área de formação escolhida.

Além disso, alguns programas oferecem a possibilidade de mestrado profissional ou acadêmico.

Pós-graduação Stricto Sensu: Doutorado

O grau acadêmico de doutor e doutora é o mais elevado dos sistemas de ensino superior.

Busca comprovar a capacidade de desenvolver investigação num determinado campo da ciência.

A tese é um trabalho acadêmico Stricto sensu que importa em contribuição inédita para o conhecimento. Para tanto, deve-se defender uma ideia, um método, uma descoberta, uma conclusão obtida a partir de uma profunda pesquisa e trabalho científicos.

Pós-doutorado

Pós-doutorado ou pós-doutoramento é um estágio de estudos e pesquisas cumprido em uma universidade ou instituição de pesquisa, para aprimorar suas habilidades.

Entretanto, o estágio pós-doutoral não corresponde a um grau acadêmico. Mesmo assim, é comum observarmos, atualmente, que grande parte das pessoas que seguem carreira científica, são pós-doutores ou doutoras.

plataforma

Pós-graduação Lato Sensu: Especialização

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration).

Para cursar uma pós lato é necessário apenas o título de graduação.

Para a carreira de pesquisa este nível não é exigido, por não ser não “específico” quanto os demais, mas também é uma opção interessante para quem quer começar a ter proximidade com a área.

Os pesquisadores e pesquisadoras sempre mantém o seu histórico acadêmico atualizado no currículo lattes.

2. Treinamento

Durante o curso de mestrado e doutorado, há a oportunidade de realizar estágio de docência, além do seminários em que se sai da zona de conforto para discutir certos conteúdos.

Além de ser ideal para vencer a insegurança e se preparar para conduzir uma turma de estudantes, também integra a trajetória acadêmica.

Outra sugestão de treinamento é através de cursos de extensão e palestras em eventos científicos, que são disponibilizados por instituições inclusive na modalidade à distância.

3. Atualização

O professor universitário precisa manter-se em constante atualização, isso pode ser confirmado, inclusive, em visitas ao currículo lattes, que costuma estar com a data de atualização sempre menor que 6 meses.

Ademais, uma forma é a com a participação em eventos e o acompanhamento de publicações científicas, para conhecer todas as novidades do campo de conhecimento.

A importância da atuação das professoras

Muitas vezes temos a impressão de que a área científica ou acadêmica é dominada por homens, até porque, na língua portuguesa o coletivo “Professores” pode trazer essa característica masculina.

Mulheres e homens têm as mesmas capacidades para a atuação científica. Muitas vezes, mulheres não são apoiadas e incentivadas suficientemente pela visão ultrapassada de que devem focar em reprodução, por meio da maternidade, ou no cuidado com a família, algo que já vem sendo debatido em diversos âmbitos, e que não ficaria de fora do nosso conteúdo.

Felizmente, isso tem mudado, e mulheres e homens também têm se comprometido de forma mais igualitária.

Entretanto, os dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação apontam que ainda que as mulheres sejam a maioria nessa modalidade da educação brasileira, elas ainda recebem menos.

Os números mais recentes, de 2016, indicam 165.564 mulheres matriculadas e tituladas em cursos de mestrado e doutorado, enquanto os homens somam 138.462, uma diferença de aproximadamente 19%.

Pesquisadores brasileiros: número de doutores (doutor e doutora) no Brasil

Veja este quadro organizado pela CAPES em 2018:

Fonte: Plataforma Sucupira (CAPES/MEC)

Responsabilidade social de educadores

Na universidade, os professores e professoras lidam com adultos de caráter já moldado, entretanto, ainda assim é necessário comprometer-se sempre com o ensino da ética.

Afinal, é das faculdades que saem novos profissionais.

Desse modo, é preciso se atentar à importância de fomentar discussões críticas e mentes pensantes para um bem comum no futuro, não só na comunidade acadêmica, mas também na sociedade.

Qual o salário do professor universitário?

Para compor salário de professores universitários, se leva em consideração:

  • Salário Base, que é o número de aulas semanais multiplicado pelo valor da hora-aula e multiplicado por 4,5 semanas.
  • Desconto Semanal Remunerado (DSR), correspondente a 1/6 do salário base.
  • Hora Atividade, correspondente a 5% da soma do salário base, DSR, horas extras e adicional noturno, se houver.
  • Retribuição por titulação (RT): gratificação para títulos acadêmicos como especialização, mestrado e doutorado.

Piso salarial de professores universitários

Não existe um piso salarial único para todos os professores universitários no Brasil.

Então, os valores dependem da qualificação, experiência, trabalhos acadêmicos publicados e instituição de ensino (privada, pública municipal, estadual, federal).

A tabela de remuneração na rede federal de ensino

  • Horas semanais ou Dedicação Exclusiva
  • A classe: Auxiliar, Assistente, Adjunto, Associado ou Titular
  • O nível: dentro de cada classe, de acordo com promoções recebidas
  • A titulação: aperfeiçoamento, especialização, mestrado ou doutorado
  • De acordo com a Federação de Sindicatos de Professores de
  • Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), o piso salarial do professor universitário na rede federal em regime de dedicação exclusiva fica entre 4 mil reais e 19 mil reais, aproximadamente.

Editor de formatação automática de trabalhos acadêmicos

A produção do conhecimento passa, obrigatoriamente, pela produção científica.

E para que se torne público que deve divulgado por meio de artigos científicos, publicação em anais, livros, dentre muitos tipos de trabalhos acadêmicos e tipos de pesquisa.

Para isso, conte conosco para otimizar a sua produção. Com o Mettzer, editor de textos que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT você pode ganhar tempo e tranquilidade.

formatação
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade