Você sabe como consultar um periódico no Qualis Capes?

compartilhe

Publicado em 19 de agosto de 2019. | Atualizado por Beatriz Coelho em 28 de abril de 2021.

O Qualis Capes oferece uma classificação de periódicos que retratam o produto intelectual dos programas de pós-graduação e dos periódicos brasileiros de todas as áreas do conhecimento.


Saber o que é e como funciona o Qualis Capes é fundamental para definir em quais revistas científicas você deve publicar os resultados de suas pesquisas: desde a iniciação científica até o PhD.

Tá curiosa? Então, prepara teu café e vem comigo 🙂

O que é o Qualis capes?

O Qualis Capes é um conjunto de procedimentos para a estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação, principalmente a partir da análise da qualidade dos artigos científicos que foram publicados em revistas, anais e livros por professores filiados às instituições de ensino..

Ou seja: o Qualis Capes oferece uma classificação de periódicos que retrata a qualidade dos produtos intelectuais dos programas de pós-graduação e dos periódicos brasileiros de todas as áreas do conhecimento.

Em outras palavras, o Qualis compreende uma análise da qualidade dos artigos e de outros tipos de produção dos programas, a partir da verificação da qualidade dos veículos de divulgação, principalmente dos periódicos científicos.

Antes, o sistema tinha a sua própria plataforma. Atualmente, no entanto, faz parte da Plataforma Sucupira, que engloba vários sistemas e outras funcionalidades que o Ministério da Educação (MEC) oferece.

Quando o Qualis Capes surgiu?

O surgimento do Qualis Capes aconteceu entre 1996 e 1997, quando a Capes convidou uma comissão de especialistas estrangeiros para avaliar uma metodologia trienal de avaliação.

Para que fosse possível avaliar, enviaram relatórios sobre os periódicos que foram publicados durante aquele triênio. Após essa coleta, em 1998 o Qualis Periódicos surgiu.

A partir disso, dividiram-se as comissões científicas da Capes por áreas e classificaram as revistas nacionais em A, B e C.

Os critérios de avaliação eram periodicidade, sistema de avaliação por pares, corpo editorial, indexação, normalização, dentre outros. Essa foi a versão que permaneceu até 2006.

Pra que serve o Qualis Capes?

A função do Qualis Capes é exclusivamente avaliar a produção científica dos programas de pós-graduação.

Finalidade

Esse processo nasceu para atender às necessidades específicas do sistema de avaliação e se baseia nas informações que as instituições de ensino superior fornece, através do módulo Coleta da Plataforma Sucupira.

Qualquer outro uso fora do âmbito de avaliação dos programas de pós-graduação não é de responsabilidade da CAPES.

Resultado

Como resultado das análises, o Qualis Capes disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos de divulgação de artigos científicos.

Como classificar meu periódico pelo Qualis CAPES?

Considera-se para listagem e classificação apenas os periódicos que receberam produção no ano-base.

Classificação

Realiza-se a classificação pelos comitês de consultores de cada área de avaliação seguindo critérios previamente definidos pela área de aprovados pelo CTC-ES, que procuram refletir a importância dos diferentes periódicos para uma determinada área.

Critérios

Disponibilizam-se os critérios gerais e os específicos de cada área de avaliação da CAPES nos respectivos documentos de área neste site.

Qualidade

Realiza-se a estratificação da qualidade dessa produção de forma indireta. Ou seja: a partir da análise de qualidade dos veículos de divulgação, além de outros tipos de produção, como a artística.

Atualização

A atualização do Qualis acontece de forma periódica.

Nas Classificações de 2010-2012 e 2013-2016, os veículos receberam classificações em estratos indicativos de qualidade em ordem decrescente A1, mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C – peso zero.

Na Classificação de 2017-2020, os veículos poderão ser classificados nos seguintes estratos em ordem decrescente: A1, mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; C – peso zero.

Qualis CAPES na plataforma sucupira

É o módulo que permite a classificação e a consulta ao Qualis das áreas e a divulgação dos critérios para classificação de periódicos.

TUTORIAL – Como realizar a consulta da qualis CAPES?

Para saber qual é a classificação de um periódico, é necessário acessar a página de consulta da Plataforma Sucupira da Capes, conforme esse tutorial.

Página de consulta – Plataforma Sucupira

Existem três possibilidades principais de busca, quais sejam:

1- Por ISSN do Periódico

O International Standard Serial Number (ISSN) é uma combinação de oito números que tem como finalidade reconhecer e especificar o título de uma publicação científica ordenada em âmbito internacional.

Caso você tenha o ISSN do periódico que deseja consultar, basta digitar o código na área de busca e conferir a sua classificação.

2- Por título do periódico

Se você não souber o ISSN do periódico, é possível consultar a classificação por meio do título.

Você pode fazer a pesquisa apenas com parte do nome do periódico. O sistema é capaz de localizar palavras-chave.

Caso você note diferentes avaliações para um mesmo periódico, não se assuste.

Confira o título e o ISSN e, caso a alteração persista, é porque as diferenças expressam a pertinência do conteúdo para uma determinada área.

Dessa forma, é importante considerar o conteúdo da quarta coluna. Nela, você pode consultar a área de avaliação correspondente a cada estrato.

Outro detalhe importante é que, mesmo considerando uma mesma área, o periódico pode ter diferentes avaliações nas versões on-line e impressa. Por isso, vale a pena ficar atento aos detalhes.

3- Por classificação ou área de avaliação

O sistema oferece alguns filtros que limitam a pesquisa dos periódicos de acordo com o estrato ou a área que você escolher. Os resultados aparecerão em ordem alfabética, por título.

Essa ferramenta é muito útil quando se deseja visualizar apenas os periódicos mais qualificados para os trabalhos.

Outro ponto interessante é que esse mecanismo reduz o risco de fazer uma consulta com equívocos, como falei no ponto anterior.

Como todos os resultados mostrarão apenas os periódicos da área que você pesquisou, você só precisa ficar atento às versões on-line e impressas.

Quais são os critérios de avaliação para um periódico?

Os critérios usados para avaliar um periódico são:

Qualidade dos artigos

A qualidade dos periódicos depende da relevância dos seus artigos para a sociedade, originalidade, um bom nível científico e ser bem escrito.

Periodicidade

A princípio, periódicos e revistas mais antigos no mercado passam maior credibilidade.

Além disso, a frequência das publicações também ajuda a melhorar a classificação.

Qualidade do corpo editorial

Esse ponto é relativo à equipe que analisa os artigos do periódico.

Diversidade de origens do trabalho

Então, para receber uma classificação melhor, o periódico deve ter de autores institucionais a internacionais;

Difusão e popularidade da revista

Por isso, quanto mais conhecido, melhor para o periódico. Isso também passa uma maior credibilidade.

Indexação

Esse ponto faz com que se recupere os dados e as informações, caso alguém faça uma pesquisa em um sistema de informação.

Para ter uma boa indexação, é importante que o periódico seja acessível e de boa qualidade.

Como formatar seus trabalhos científicos de forma automática

Para que atinja seu objetivo e comunique sua conclusão à sociedade, você deve publicar sua pesquisa científica por meio de artigos científicos, anais, livros, dentre muitos tipos de trabalhos acadêmicos.

Só tenha em mente que, independente do tipo – seja artigo científico, TCC, uma monografia, uma dissertação ou uma tese, a pesquisa deve seguir as normas da ABNT.

E nisso nós podemos te ajudar. O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à ciência.

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade