O que é ciências sociais aplicadas e por que é importante estudar esses temas

compartilhe

Entenda o que é ciências sociais aplicadas e qual é a importância de estudar os temas dessa área do conhecimento para a sociedade.


Sumário

  1. O que é ciências sociais aplicadas?
  2. Diferença entre as ciências humanas e ciências sociais aplicadas
  3. Quais as características de estudantes da área de ciências sociais aplicadas?
  4. Quais os principais cursos de ciências sociais aplicadas?
  5. Qual é a importância das ciências sociais aplicadas?
  6. Encontre bibliografias das ciências sociais aplicadas na plataforma da Mettzer

Entender as ações e os conhecimentos das pessoas não é só responsabilidade das Ciências Humanas.

Os aspectos mais práticos dos seres humanos, especialmente a compreensão das formas de relacionamento das pessoas e do ambiente social à sua volta, é o foco do estudo das ciências sociais aplicadas.

Só a partir disso já dá para imaginar a importância que essa área do conhecimento tem para o desenvolvimento da sociedade e dos conhecimentos científicos?

Por isso, esse post vai te explicar o que é ciências sociais aplicadas, os cursos de graduação dessa área e a importância de estudar esses temas. Vamos lá 🙂

O que é ciências sociais aplicadas?

As ciências sociais aplicadas é uma das áreas do conhecimento, que estuda não só as ações e o conhecimento de seres humanos mas também no relacionamento que as pessoas têm com o que está em sua volta.

Além do mais, além de todos os relacionamentos, essa área também estuda os métodos para promover ações que supram as necessidades da sociedade.

Então, as pesquisas das ciências sociais aplicadas focam em compreender mais sobre os seres humanos e (assim como o próprio nome sugere) a aplicação das ações das pessoas na sociedade.

Nesse sentido, é um campo de estudo perfeito para quem gosta de análises profundas dos seres humanos (como as ciências humanas estudam), mas também se interessa pelas engrenagens da sociedade e pelos impactos dos relacionamentos com o meio.

Sendo assim, qualquer curso de graduação que lide com os relacionamentos das pessoas – de forma direta ou indireta – faz parte das ciências sociais aplicadas.

mettzer

Diferença entre as ciências humanas e ciências sociais aplicadas

Nesse contexto, a grande diferença entre as ciências humanas e as ciências sociais aplicadas é amplitude do objeto de estudo.

Vou te explicar melhor. Os cursos das ciências humanas se debruçam em estudar as questões mais individuais das pessoas. Por isso, são exemplos desses cursos a Psicologia, a Filosofia e a Educação. Ou seja, se referem aos aspecto individual dos seres humanos.

Os cursos das ciências sociais, por outro lado, têm um aspecto mais prático e mais coletivo. Então, se voltar a estudar as culturas, os relacionamentos e os impactos das pessoas na sociedade. Como, por exemplo, a Antropologia.

Quais as características de estudantes da área de ciências sociais aplicadas?

As ciências sociais aplicadas é bastante interdisciplinar. Por isso, é difícil traçar um perfil único das pessoas dessa área.

No entanto, algumas características são comuns entre estudantes e profissionais nas ciências sociais aplicadas:

Gostar – ou ter o hábito – de leitura

A maior parte das graduações das ciências sociais aplicadas exigem que estudantes conheçam muitos materiais teóricos. Apesar de terem aspectos práticos, existem muitas análises sociais de outras pessoas autoras para estudar.

É por isso que pessoas estudantes dessa área costumam gostar – ou, pelo menos, ter o hábito – de leituras constantes.

Inclusive, essa habilidade deve ultrapassar a universidade e acompanhá-los também na vida profissional.

Afinal de contas, é necessário estar constantemente se atualizando através de novos livros, artigos científicos atuais e notícias da sociedade.

Capacidade de compreensão e interpretação da realidade

Além do mais, estudantes de ciências sociais aplicadas devem ter a capacidade de compreender os materiais teóricos e interpretá-los na realidade.

Ou seja: devem desenvolver a habilidade de aproximar as teorias dos livros e artigos da realidade das situações sociais.

Da mesma forma que o item anterior, esse ponto também é importante para a vida profissional e para o currículo das pessoas.

Habilidade de compreender as transformações da sociedade

Você já sabe que as ciências sociais aplicadas estudam as pessoas e as relações sociais dessas pessoas. Nesse contexto, sabe-se que a sociedade está em constante transformação.

É possível verificar, por exemplo, transformações importantes nas relações sociais depois da pandemia do Covid-19. Outro exemplos são as transformações das relações sociais com as redes sociais.

É por isso que estudantes dessa área devem lidar constantemente com essas novas tendências e as realidades na sociedade.

Capacidade de compreender a relação entre outras áreas do conhecimento

Da mesma forma, como estudam as ações e características das pessoas, as ciências sociais aplicadas se relacionam constantemente com outras áreas do conhecimento.

Ou seja: se relacionam com tudo que diz respeito aos seres humanos. Especialmente com as Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas.

Habilidade de explorar temas subjetivos

Por suas próprias características, as ciências sociais aplicadas focam em temas subjetivos. Isto é, se debruçam sobre estudos qualitativos sobre as situações, ao contrário das ciências exatas que focam em relações quantitativas.

É por isso que costuma-se contrapor estudantes das ciências sociais aplicadas com estudantes das ciências exatas.

Boa capacidade de comunicação

Bom, estudar pessoas exige, por consequência, uma boa habilidade de se comunicar. Uma pessoa pesquisadora das ciências sociais aplicadas não terá noção sobre todos os temas da sociedade se ficar trancada em uma biblioteca.

É fundamental que essas pessoas saiam nas ruas e conversem pessoalmente com as pessoas. É por isso que exige-se boa comunicação para esses estudantes.

Quais os principais cursos de ciências sociais aplicadas?

Como você já sabe, os cursos das ciências sociais aplicadas se dedicam a estudar todas as ações e relações das pessoas com a sociedade. Então, todos os cursos de graduação que se relacionam à isso são dessa área

Os principais exemplos de cursos de Ciências Sociais Aplicadas são:

Qual é a importância das ciências sociais aplicadas?

As ciências sociais aplicadas focam no estudo da complexidade das questões referentes à humanidade.

Por esse motivo, as ciências sociais aplicadas nos permitem conhecer nossa história e, a partir dela, entender as pessoas e as relações sociais. Além disso, nos permitem compreender a geopolítica do mundo e os impactos das relações na sociedade.

Todas essas possibilidades estimulam o pensamento crítico das pessoas em relação à sociedade em volta. E mais do que isso: fazem com quem as pessoas questionem sistemas de violências e submissões.

As ciências sociais aplicadas também são responsáveis pela manutenção de sistemas políticos democráticos e de organizações sociais. Então, temas como ética, moral, direitos e deveres são pilares importantes no estudo dessa área.

O fato é que o estudo desses temas estimulam o entendimento maior sobre o passado, sobre o presente e nos auxilia a ter uma visão melhor sobre o futuro. Inclusive, fazer escolhas importantes sobre o futuro.

Encontre bibliografias das ciências sociais aplicadas na plataforma da mettzer

Agora que você já sabe o que são Ciências Sociais Aplicadas, já pode se preparar para melhorar a sua vida acadêmica. A mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade