Veja como usar pesquisa quantitativa em sua pesquisa

compartilhe

Utiliza-se a pesquisa quantitativa para mensurar e quantificar dados da pesquisa. 


Sumáro

  1. O que é pesquisa quantitativa?
  2. Qual é o objetivo da pesquisa quantitativa?
  3. Características da pesquisa quantitativa
  4. Como utilizar a abordagem quantitativa
  5. Exemplos de abordagem quantitativa
  6. Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Definir a metodologia da pesquisa está longe de ser uma tarefa fácil. Quem nunca se deparou com a dúvida entre a abordagem quantitativa x abordagem qualitativa? 

E, pensando em um trabalho acadêmico bem feito, ordenar a pesquisa é fundamental. 

Afinal, você precisa delimitar todo o procedimento de metodologia – definir objetivos, problema de pesquisa, hipóteses, abordagem, para, enfim, chegar às conclusões da pesquisa. 

É importante lembrar que a metodologia científica é justamente o conjunto de processos escolhidos para investigar um fenômeno com rigor científico. 

Ou seja: a pesquisa só é científica se ela observar esse rigor.

Pular a etapa de definir a abordagem da pesquisa não pode ser uma opção.

Então, vamos por partes. Nesse post vamos aprofundar a abordagem quantitativa. Sobre a abordagem qualitativa, você pode ler aqui

Assim: você lê os dois conteúdos, aprende sobre as duas abordagens e depois define qual será utilizada na sua pesquisa. Combinado?

O que é pesquisa quantitativa?

Vamos começar com o básico: a pesquisa quantitativa indica quantidade. Ver dessa forma facilita a compreensão toda.

Quer dizer, por meio da utilização da pesquisa quantitativa é possível mensurar e quantificar as respostas dos entrevistados e obter dados que vão confirmar ou contestar as hipóteses iniciais.

Ao final, o trabalho pode chegar a uma resposta mais apropriada do problema de pesquisa.

Também é importante se atentar para o fato de que, na pesquisa quantitativa, o pesquisador se limita apenas à descrição factual dos resultados coletados.

O que não é pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa não se preocupa com os aspectos subjetivos que se relacionam às respostas dos participantes. A interpretação e a análise desses tipos de informação são tarefas da pesquisa qualitativa. 

referencias

Qual é o objetivo da pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa tem o objetivo de verificar estatisticamente uma hipótese a partir da coleta de dados concretos e quantificáveis. Isto é, números.

Para isso, se baseia em questionários e outras formas de entrevista estruturadas para coletar opiniões e informações que serão posteriormente agrupadas e analisadas de maneira estatística.

Desta forma, é importante que ela seja aplicada numa amostra representativa para que seus resultados sejam válidos.

Isso quer dizer que um dos aspectos mais importantes para se desenvolver uma boa pesquisa quantitativa é definir uma amostragem de pesquisa.

Entretanto, essa amostragem deverá ser representativa daquele grupo sobre o qual o estudo se baseia, o que vai agregar dados valiosos para seu trabalho acadêmico.

Características da pesquisa quantitativa

Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa devem ser mensuráveis. 

Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados se revelam um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. 

  • A pesquisa quantitativa se centra na objetividade.
  • Tem influência do positivismo e considera que só é possível compreender a realidade com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros.
  • Recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc.

Como utilizar a abordagem quantitativa

O primeiro passo é definir o problema de pesquisa. Só depois, é possível escolher pelo uso da pesquisa quantitativa. 

Naturalmente, o tema estudado no trabalho vai indicar se haverá a necessidade de coleta e análise de dados por meios estatísticos ou não.

Ou seja, se o objeto do estudo demandar evidências quantificáveis para sua melhor compreensão, então as técnicas de pesquisa a serem aplicadas serão quantitativas, conferindo essa qualidade à pesquisa realizada.

Sabendo quais dados serão necessários para produzir seu trabalho e quais dados devem ser coletados, começa o planejamento da pesquisa quantitativa e como será sua aplicação dentro do escopo do estudo.

Assim, deve-se optar e descrever as técnicas de coleta de dados, como questionários e entrevistas presenciais, por telefone, por e-mail, por aplicativos ou por formulários impressos, entre outras opções.

Por isso, as perguntas devem ser objetivas, curtas e claras, evitando confusões para quem responde a pesquisa. De forma geral, as perguntas são fechadas, em que os participantes selecionam entre uma lista de possíveis opções. 

Você precisa dar bastante atenção à amostragem, ou seja, às pessoas que responderão às perguntas. Se o objetivo da sua pesquisa é verificar qual é a incidência do coronavírus entre pessoas de 20 e 30 anos de idade, você precisa buscá-las. Se você for entrevistar pessoas de 60 e 70 anos, os resultados ficarão errados. 

Além disso, a escolha da técnica de coleta a ser aplicada também está relacionada com o próximo passo do planejamento da pesquisa, que é a seleção da amostra a ser pesquisada.

Exemplos de abordagem quantitativa

Tendo em vista o que vimos até agora, está claro que a pesquisa quantitativa deve buscar resultados métricos da pesquisa, a partir de formulação e hipóteses. Vamos aos exemplos.

Exemplo 1. 

Uma dissertação que tem como objetivo saber quantos brasileiros apoiam a reforma trabalhista.

Utiliza-se a abordagem quantitativa para levantar esse número em uma amostragem que abranja todo o território nacional. 

Por isso, neste caso seria melhor utilizar questionários por telefone, email ou aplicativos.

Um exemplo de pergunta aos participantes pode ser “Você apoia a reforma trabalhista no Brasil?”. 

Ao final, serão agrupados o número de participantes que respondeu que “sim, apoio” e o número de participantes que respondeu “não”. 

Por outro lado, se sua pesquisa for local, como por exemplo “quantos gaúchos apoiam a reforma trabalhista?”, a pesquisa passa a ser localizada no Rio Grande do Sul. Então, é possível optar pela aplicação de entrevistas presenciais.

Após a aplicação da pesquisa e de posse dos dados coletados, chega-se à última etapa do trabalho, que é a apresentação dos resultados obtidos.

Eles são compostos por números, dados, tabelas e gráficos, que vão mostrar os resultados de forma quantitativa, sem se prender à análises subjetivas para explicar as motivações por trás das informações levantadas.

Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

A pesquisa quantitativa tem suas raízes no pensamento positivista lógico e tende a enfatizar o raciocínio dedutivo, as regras da lógica e os atributos mensuráveis da experiência humana.

Por outro lado, a pesquisa qualitativa tende a salientar os aspectos dinâmicos, holísticos e individuais da experiência humana, para apreender a totalidade no contexto daqueles que estão vivenciando o fenômeno. Isto é, envolve uma compreensão humana e social. 

É possível utilizar uma combinação de abordagem qualitativa e quantitativa. Esse conjunto permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente.

Formatação automática nas normas da ABNT

Pensar em toda a metodologia científica exige bastante, não é mesmo?

E, ainda, no fim, o resultado final, seja um artigo, um TCC, ou até mesmo uma tese, deverá estar de acordo com as normas da ABNT

Se quiser ajudar nesse processo, utilize a Mettzer. Não importa qual é o tipo de trabalho acadêmico, se for nas normas da ABNT, a gente te ajuda. 

A Mettzer tem o melhor editor de textos do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à pesquisa.

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo. 

plataforma

Referências

GERHARDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

compartilhe

1 comentário em “Veja como usar pesquisa quantitativa em sua pesquisa”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade