Quais as características de um trabalho que segue o positivismo?

compartilhe

Entenda o que é positivismo e quais as características de um trabalho que segue essa linha de pensamento na sua construção metodológica.


Sumário

  1. O que é positivismo?
  2. Como é uma pesquisa que segue a linha do positivismo?
  3. Características do positivismo
  4. Onde surgiu o positivismo?
  5. Quem fundou o positivismo?
  6. O que é positivismo jurídico?
  7. A Mettzer pode te ajudar a fazer a tese do seu trabalho

Só de ouvir a palavra epistemologia já dá um arrepio na espinha né? Não por menos, a palavra não é só difícil, mas também complexo de entender o conceito.

No entanto, seu projeto de pesquisa precisa deixar claro suas escolhas epistemológicas. Não tem como fugir.

Quando o trabalho não adota uma linha clara de construção da pesquisa, seus resultados não são consistentes e aí você já sabe.

É aí que entra o positivismo, em oposição ao interpretativismo ou construtivismo social, como uma das opções da construção do conhecimento científico.

Esse artigo vai te explicar o que é positivismo e quais as características principais de um trabalho que segue essa linha de pensamento. Vamos lá?

O que é positivismo?

O positivismo é uma corrente filosófica, cujo principal ideal é de que o conhecimento só pode ser verdadeiro se for científico. Ou seja, o conhecimento só é válido se puder ser comprovado através de métodos científicos.

Assim, é uma linha de pensamento que se opõe às explicações e superstições religiosas e mitológicas. Especialmente porque valoriza a lógica e a razão.

Por outro lado, se aproxima do empirismo e da pesquisa empírica, especialmente como uma forma de validar as estruturas e mudanças sociais.

Logo, entende que existe certa sobreposição das Ciências Exatas sobre as Ciências Humanas. Afinal de contas, o positivismo rejeita os conhecimentos subjetivos e intuitivos e sugere que métodos científicos devem analisar e explicar o comportamento humano.

Nessa perspectiva, entende-se que a ciência deve ser usada como uma ferramenta para compreender os problemas sociais, identificar estruturas e validar mudanças sociais, através de pesquisa empírica.

mettzer

Como é uma pesquisa que segue a linha do positivismo?

Sendo assim, uma pesquisa científica que segue uma linha positivista tem métodos muito bem estruturados e confia nos padrões objetivos dos resultados.

Em outras palavras, a construção da tese central de um trabalho positivista se baseia em estruturas metodológicas bem definidas e racionais.

Características do positivismo

Em resumo, os aspectos principais do positivismo são:

  • Propõe que o conhecimento só pode ser verdadeiro se for científico;
  • Valorização da lógica e da razão;
  • Rejeita conhecimentos religiosos, mitológicos, subjetivos e intuitivos;
  • Prevalência das Ciências Exatas sobre as Ciências Humanas.

Onde surgiu o positivismo?

O positivismo surgiu na França, no começo do século XIX. No entanto, só ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX.

Foi nesse mesmo período que suas ideias chegaram no Brasil. Em 1881, Miguel Lemos e Teixeira Mendes criou a primeira Igreja Positivista Brasileira, no Rio de Janeiro.

Quem fundou o positivismo?

As primeiras pessoas que idealizaram e fundaram o positivismo foram Augusto Comte e John Stuart Mill.

O que é positivismo jurídico?

Dentro do positivismo, existe uma área do conhecimento específica que é fundamental entender: o positivismo jurídico.

De maneira geral, a definição do positivismo jurídico se dá em contraposição ao moralismo jurídico. Enquanto o moralismo jurídico compreende que o direito não pode se separar da moral, o positivismo considera que há plena separação entre direito e moral.

Ou seja, para o positivismo jurídico, a compreensão do direito não inclui sua avaliação moral. Da mesma forma, o reconhecimento da validade de um sistema jurídico (ou de uma norma jurídica) não depende da sua conformidade sobre o que é justo ou correta.

Em outras palavras, não importa o valor e sim a validade do direito. Não interessa o conteúdo e sim a forma da norma legal.

O principal representante dessa linha de pensamento é Hans Kelsen (1881-1973), um jurista austríaco-americano. Para Hans Kelsen, não existe o direito natural, que considera a natureza dos seres humanos.

A Mettzer pode te ajudar a fazer a tese do seu trabalho

Pois bem. Agora que você já sabe o que é positivismo e como fazer a tese do seu trabalho, mãos à obra.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

plataforma
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade