Tema para TCC: dicas para não se arrepender com seu

|
Tempo médio de leitura: 8 minutos
0
(0)

A maioria dos estudantes encontra certa dificuldade na hora de encontrar o tema para TCC. Se esse também é o seu problema, este artigo foi criado para te ajudar.

No final do curso, é sempre a mesma coisa.

Muitos estudantes ficam ansiosos pela elaboração do TCC.

Escolher o tema para o TCC é uma situação complicada.

Algumas pessoas passam todo o período da faculdade acreditando saber exatamente sobre o que querem fazer o trabalho final, mas mudam de ideia quando chega a hora.

Outras têm dúvidas até o último momento e continuam com dúvida depois.

A escolha do tema para o tcc, afinal, é um assunto delicado e que vai influenciar diretamente o seu trabalho com o assunto.

Se você se identifica com essa situação, não há motivo para pânico. O processo de fazer um TCC tem os seus obstáculos, mas é preciso enfrentá-los para ter em mãos o seu tão desejado diploma.

Veja logo em seguida dicas para escolher o tema do seu TCC e se dar bem neste trabalho que é o mais importante de todo o seu curso.

Esqueça o tema de TCC fácil

Se você pretende seguir com um tema de TCC por considerar ele um tema mais fácil do que os outros, é melhor pensar duas vezes.

Não existe, na verdade, um tema para tcc que seja mais fácil do que outro, apenas diferentes abordagens sobre o assunto.

Por exemplo: você pode escolher falar de um assunto que estudou anteriormente ou do qual não teria que ir muito a fundo para encontrar os dados necessários.

Entretanto, com toda certeza alguma outra pessoa já pensou nisso anteriormente e já realizou o exato mesmo estudo.

Isso não irá fazer com que você seja reprovado, mas com toda a certeza o seu trabalho será comparado ao da pessoa que pensou no assunto antes caso a banca conheça o trabalho anterior, o que pode acarretar numa nota menor.

Além disso, os orientadores sabem diferenciar um aluno que escolheu o assunto por ter interesse de um que apenas está procurando fazer o trabalho com facilidade.

O professor que você escolher para orientar talvez prefira que você se desafie um pouco mais.

Por fim, lembre-se que a monografia é um trabalho extenso e quase sempre envolve ler textos extensos.

Quando você for ter que dedicar horas de estudo ao assunto do seu TCC, não é melhor que seja por algo que você realmente gosta?

Escolha o tema do TCC primeiro, não o orientador

Uma prática ainda muito comum nas universidade é o favoritismo dos alunos para que um professor os oriente.

Isso pode acontecer por inúmeros motivos, como admiração ou mesmo pelo fato do professor ser reconhecidamente um bom orientador.

Entretanto, escolher um tema apenas por ser dentro da área de estudo do professor que você deseja que o oriente pode ser razão para um grande arrependimento.

Mesmo que o orientador esteja apto a ajudar e explicar tudo que você precisa para fazer o trabalho, é melhor que o foco da sua afinidade seja com o tema, e não o orientador.

Lembre-se: quem vai fazer a monografia é você, não o professor.

Ele não estará presente quando você estiver lendo o material que será referenciado ou quando você estiver escrevendo o TCC.

Ele apenas pode te tirar dúvidas e dar conselhos.

Não ignore, entretanto, a afinidade entre você e o orientador. Caso as opções disponíveis dentro da área que você deseja trabalhar sejam apenas professores com os quais você não se identifica, verifique se não existe uma opção com algum membro do corpo letivo que tem uma área um pouco mais distante mas que estaria disposto a se desdobrar para te ajudar.

Conheça o tema do TCC antes de se prender a ele

Um sério causador de arrependimentos na hora de escolher o tema do TCC é se decidir por um tema sem realmente conhecê-lo antes.

Isso é mais comum com pessoas que deixam a escolha para a última hora, já que elas acabam tendo menos tempo para conhecer os assuntos antes de declarar um para a monografia.

É importante ler sobre o assunto de forma a se ter certeza se é o tema que você deseja. Às vezes, um conhecimento sobre algo que parece semelhante não é o suficiente.

Um exemplo seria um biólogo escolher falar sobre a organização social de um formigueiro por acreditar que seja muito semelhante ao de uma colméia de abelhas, sobre a qual já tenha conhecimento.

Muitas vezes os temas conhecidos e aquele que nos desperta curiosidades podem ser semelhantes, mas é nas diferenças que se deve prestar atenção para entender o que pode gerar um arrependimento sobre a escolha.

É comum entre as pessoas que passaram a sua graduação inteira estudando uma mesma temática através de iniciações científicas e atividades extra-curriculares acabar enjoando do mesmo assunto o tempo todo e se decidir por outro.

Em geral, esses alunos preferem pegar um assunto próximo àquele ao qual já dedicaram tanto tempo, tornando útil a experiência anterior. É aí, entretanto, que o erro acontece, pois muitas vezes as dificuldades de se adaptar a algo apenas levemente diferente é subestimada.

É por isso que é comum que os professores comecem a perguntar aos alunos qual temática pretendem trabalhar com um semestre de antecedência da decisão: dessa forma, o aluno ganha tempo para fazer uma lista de temas que o interessam e podem pesquisar um pouco mais antes de terem que dar uma palavra final.

5 Dicas práticas para escolher um tema para TCC

1. Escolha um campo de conhecimento que você já teve sucesso durante o curso ou que você goste

Em seus quatro anos de graduação – ou mais em alguns casos – você estudou disciplinas com as quais você teve afinidade, entre outras que você não conseguiu se identificar tanto assim.

Se existe um momento para refletir sobre isso, o momento é a hora em que você vai escolher o tema do seu TCC.

Por isso, puxe pela memória aquela disciplina em que você teve maiores notas. Ou até mesmo aquela em que você não tirou sempre notas boas, mas conseguiu estudar com mais facilidade de aprendizado.

Encontrou essa disciplina?

Então, aposte neste campo de conhecimento para produzir o seu TCC.

Afinal, é nesse momento que você deve mostrar os seus pontos fortes. Portanto, escolher uma disciplina na qual você teve dificuldades de aprender não faria sentido algum.

2. Escolha um assunto que já foi discutido em sala pelos seus professores

Inovar e pensar fora da caixinha é um bom caminho em muitos casos. Mas nem sempre na hora de escolher o tema para o TCC.

Durante a sua graduação, provavelmente houveram assuntos mais debatidos em sala de aula do que outros. E são esses assuntos que você deve priorizar na hora de escolher o seu tema.

Essa dica é importante principalmente porque você terá um dos seus professores como o seu orientador. E caso você escolha um assunto pouco dominado por eles, o seu trabalho pode não receber uma orientação adequada.

Nesse sentido, a dica é escolher, dentro do campo de conhecimento selecionado anteriormente, um assunto que já foi bastante abordado nas suas aulas.

Assim, você não facilita apenas o seu trabalho, mas também o trabalho do seu professor orientador.

3. Valorize os temas que tenham bibliografia acessível

Um dos principais pontos de um Trabalho de Conclusão de Curso é a sua bibliografia. Ou seja, os livros e as produções científicas que irão servir de base para a construção do seu TCC.

Por isso, antes de decidir qual será o tema definitivo do TCC, vale a pena consultar se existe bibliografia acessível sobre determinado assunto.

Em uma rápida pesquisa na biblioteca da sua faculdade e no Google acadêmico, você já consegue descobrir se existe material suficiente já produzido sobre o assunto.

Procure sites que tenham conteúdos relevantes e confiáveis, evite sites de cunho duvidoso, pois seu orientador poderá recusar.

Vale lembrar que é preciso saber se existe material científico produzido sobre o assunto. Textos aleatórios encontrados na Internet, sem publicação científica, não devem ser o norte principal do seu TCC.

Caso o tema escolhido por você não tenha sido abordado em livros, ou se os livros que abordam o tema são muito difíceis de serem adquiridos, a melhor alternativa é repensar.

4. Escolha um tema diferente dos seus colegas de turma

Alguns estudantes costumam seguir a onda dos colegas de turma e ficam pedindo dicas na hora de escolher o tema do TCC. E nesse processo, é cada vez mais comum ver alunos da mesma sala produzindo os mesmos temas de TCC.

Se por um lado, essa situação pode ajudar no sentido de compartilhamento de informações e até referencial teórico, por outro lado vai chamar a atenção da banca examinadora. Isso significa que as comparações entre os trabalhos de mesmo tema serão inevitáveis.

Nesse sentido, será mesmo que é uma boa ideia ter o seu TCC comparado ao TCC do seu colega no momento da avaliação da sua apresentação?

Uma boa solução para o estudante que não quer fugir muito daquilo que a turma já está fazendo é escolher um tema diferente, mas cujo material bibliográfico é semelhante ao que os colegas já estão usando.

Dessa forma, você consegue ajudar e ser ajudado pelos colegas sem correr o risco de as comparações prejudicarem a sua nota final do TCC.

5. Escolha um tema que você se sente confortável para discutir

E a última dica para escolher o tema do TCC é, na verdade, uma pergunta que você deve fazer a si mesmo antes de tomar a decisão definitiva.

A pergunta é muito simples.

“Estou confortável para falar sobre isso para uma banca?”.

Essa pergunta é importante, pois muitos estudantes escolhem o tema pensando apenas na construção do trabalho em si, o que é um equívoco.

É preciso pensar também na forma como você vai comunicar o seu TCC. Afinal, você vai precisar apresentar o seu TCC não apenas no formato escrito, mas também em uma apresentação oral.

Portanto, se houver alguma chance de insegurança em falar sobre o tema em público, é melhor mudá-lo o quanto antes.

Nesse sentido, a comunicação falada do seu trabalho é tão importante quanto a escrita e, com certeza, vai influenciar na sua nota.

Agora que você já conhece as nossas cinco dicas para escolher o tema do TCC, já está pronto para começar a fazer o seu trabalho com mais confiança. Boa sorte!

Normas ABNT de forma automática

A escolha do tema é apenas a primeira parte do longo e exigente trabalho que é a realização de um TCC.

Enquanto faz a sua monografia, você pode ter que realizar todo tipo de esforço e realizar leituras longas e complicadas.

Por fim, ainda resta a árdua tarefa de colocar o texto dentro das normas ABNT.

Hoje em dia, porém, é possível economizar esse último esforço. Através do uso do Mettzer, um editor de texto especializado em trabalhos acadêmicos, você pode economizar seu tempo e terminar seu TCC antes do que planejava.

Ele conta com diversas ferramentas úteis, desde controle de tempo até mesmo de contato direto com seu orientador.

Você pode se cadastrar abaixo e realizar um teste gratuito agora mesmo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Resumo
Artigo
Tema para TCC: dicas para não se arrepender com seu
Descrição
Escolher o tema do TCC é uma situação complicada. Confira algumas dicas de como escolher um tema do seu TCC sem se arrepender depois.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.