Dicas de TCC: 05 coisas que não te contaram sobre

Compartilhe esse post:

Separamos 5 dicas de tcc imperdíveis para você garantir uma boa nota em seu trabalho de conclusão.


Dica de TCC 01 – Você vai fazer pesquisa

Parece óbvio, mas não é.

Se você estuda numa Universidade é bem provável que já tenha se deparado com bolsas de iniciação científica.

Ou também deve ter cruzado com o pessoal do centro acadêmico que, entre um artigo e outro, tentam levar uma vida normal.

Mas, se você não foi acostumado a fazer pesquisas durante a graduação, prepare-se.

Escolas, Faculdades, Faculdades Integradas e Centros Universitários são instituições de ensino superior onde o desenvolvimento de pesquisas científicas não é obrigatório.

Desse modo que os estudantes entram menos em contato com a investigação científica e acabam, muitas vezes, levando um verdadeiro susto ao se depararem com o trabalho de conclusão de curso e o desenvolvimento de artigos científicos.

As dicas são interagir o quanto antes com pesquisas e assistir as bancas avaliadoras de alunos que estão concluindo seus cursos.

Dica para TCC 02 – Você vai sofrer estresse psicológico

Isto é praticamente inevitável.

Prazo apertado, cobrança por todos os lados, muita leitura e ainda tem a vida para levar.

A melhor estratégia é cumprir o seu cronograma e tentar concluir o projeto o quanto antes, o tempo é o seu pior inimigo quando se trata de TCC.

Tente ao máximo manter a disciplina e faça logo.

Entre 2014 e 2015 nosso time ajudou dezenas de estudantes por meio de orientações e formatação manual dos trabalhos de conclusão de curso nas Normas ABNT.

Esta experiência mostrou o quão doloroso foi este processo para aqueles que não se organizaram ou não deram a devida importância ao TCC desde o início.

Dica de TCC 03 – Você precisa de autonomia

Durante a graduação você deve ter percebido que a responsabilidade pela sua vida acadêmica depende unicamente de você.

Assim, quando chegar a vez do TCC, não dependa tanto do seu orientador, antecipe a busca por referências bibliográficas e informações relevantes para o seu trabalho.

Utilize diversas plataformas, como internet, google acadêmico, revistas e jornais.

Seja proativo na construção e aplicação de formulários, questionários e outras ferramentas de pesquisa.

Dê sugestões e se envolva.

É bastante provável que o seu orientador também esteja auxiliando outros tantos alunos e seus respectivos trabalhos e ele continua lecionando em suas disciplinas, alguns professores possuem outro emprego, além de tentar encontrar um momento para sua vida pessoal e social.

Portanto, todo tempo que você poupar para o seu orientador será como um diamante para ele e você aprenderá muito mais com esta autonomia.

Dica de TCC 04 – Você vai tremer na apresentação

Treine antes de apresentar.

As chances de você desenvolver repentinamente o talento de um apresentador de televisão são bem pequenas.

Por melhor que você seja ao falar em público ou por mais autoconfiante que você esteja, é bastante provável que ficará nervoso antes e durante a apresentação do tcc para a banca avaliadora do TCC.

Quando for praticar sua apresentação utilize um cronômetro e faça sua apresentação caber no tempo estipulado pela sua instituição de ensino.

Fazer mau uso do tempo pode lhe custar nota na avaliação.

Ao falar pouco você corre o risco de deixar pontos importantes de fora, parecerá despreparado, e ao exceder o tempo limite você será inevitavelmente penalizado.

Dica de TCC 05 – Você precisa saber aonde quer chegar

Escolha bem a área na qual você irá fazer o seu trabalho de conclusão de curso.

Se você NÃO deseja seguir uma carreira acadêmica a dica é focar no aprendizado e na educação continuada, onde o tema da sua monografia pode ajudar a desenvolver afinidade com determinados assuntos e também auxiliar na escolha de uma Pós-Graduação.

Agora, se você pretende seguir carreira como pesquisador e já está sonhando com um Mestrado ou Doutorado, você deve se dedicar muito em seu TCC, pois ele será o seu cartão de visita nos principais programas de Mestrado e Doutorado.

É bastante comum o trabalho de Graduação servir como base para pesquisas avançadas, de modo que o projeto é remodelado para enfrentar desafios ainda maiores.

Se você gostou dessas dicas de tcc e agora não quer mais sofrer com as normas ABTN em seu TCC, use o Mettzer.

Resumo
Artigo
Dicas de TCC: 05 coisas que não te contaram sobre
Descrição
Confira 05 dicas de TCC sobre que não te contaram sobre o trabalho de conclusão de curso e saiba como garantir uma boa nota em seu trabalho com elas.
Autor
Publicador
Mettzer

2 comentários sobre “Dicas de TCC: 05 coisas que não te contaram sobre”

  1. Meus colegas pagam para fazer o TCC os professores só detectam apenas quando é plagio . E possível encomendar até de graça e dentro da própria família do aluno.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.