Pós-graduação: conheça todos os tipos e escolha a melhor para você

Compartilhe esse post:
Tempo médio de leitura: 10 minutos

A pós-graduação, como o próprio nome já diz, é um aprofundamento focado em quem já tem a graduação, e abarca uma série de possibilidades.


Pós-graduação stricto sensu e lato sensu

Existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu.

De forma geral, enquanto o stricto sensu é voltado para a pesquisa científica e docência, o lato sensu serve como uma especialização da sua área de atuação.

Lembramos que este conteúdo traz generalidades acerca das pós-graduações. Para o conteúdo mais completo você pode acessar nossos outros conteúdos focado em mestrado, mestrado profissional, doutorado e pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), além dos demais que estarão em destaque no texto.

Pós-graduação stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu engloba os cursos de mestrado e doutorado.

Seu foco é essencialmente científico.

Portanto, ideal para quem pensa em seguir carreira como pesquisador ou na docência em instituições de nível superior.

Além destes, há a modalidade de mestrado profissional, que é menos voltada para a pesquisa e docência, e mais focada na prática profissional.

Mestrado

O mestrado é um curso de pós graduação destinado a formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento.

Ou seja, é um grau acadêmico concedido por uma instituição de ensino superior, normalmente por uma universidade. Na hierarquia dos graus acadêmico, o mestrado está entre a licenciatura ou bacharelado e o doutorado.

Por isso, o mestrado é considerado um curso de pós-graduação stricto sensu.

Ao completar o curso de mestrado você receberá o título de mestre ou mestra na área específica que foi estudada.

Para tanto, deve-se apresentar uma dissertação sobre determinado tema que seja de interesse para o ramo de estudo escolhido.

Além de escrever a dissertação, ela também deverá ser defendida em uma banca qualificada formada por, pelo menos, doutores e doutoras, ou profissionais com notório saber na área.

Mestrado Profissional

Por sua vez, o Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento.

Para isso, utiliza o estudo de técnicas, processos e temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

Porque o objetivo principal é contribuir com o setor produtivo nacional, agregando um nível maior de competitividade e produtividade às empresas e organizações, tanto públicas quanto privadas.

Doutorado

O doutorado é uma pós-graduação stricto sensu indicada para quem quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre determinada área ou matéria.

Normalmente, esse aprofundamento é feito de um tema já estudado anteriormente durante a graduação ou, então, no mestrado, mas não há uma obrigatoriedade porque também existe a possibilidade de mudar de tema no decorrer.

Pós-doutorado

Também existe a possibilidade de se realizar um pós-Doutorado (chamado também de pós-doc).

le não é exatamente um curso, mas sim uma extensão de uma pesquisa geralmente iniciada durante o Doutorado.

Para concluí-lo é necessário entregar um relatório, artigo científico ou inovação de uma tecnologia ou produto.

Cuidado para não confundir com o phd, que é um título acadêmico equivalente ao doutorado.

Pós-graduação lato sensu

Por sua vez, a pós-graduação lato sensu são os cursos de pós-graduação que são regulados pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Assim, podem ser divididos em duas modalidades sendo sua duração mínima de 180 horas, na modalidade aperfeiçoamento, e a partir de 360 horas para a especialização.

Portanto, fornecem um título acadêmico lato sensu, nos graus Aperfeiçoado e Especialista.

De modo geral são cursos escolhidos por pessoas que já desempenham atividades no mundo do trabalho simultaneamente.

Portanto, tal formação tende a ter maior foco na aplicação prática dos conceitos, melhorando, assim, o desempenho na atuação profissional dos alunos e alunas.

Especialização

O curso está categorizado na modalidade de pós-graduação lato sensu e, como o próprio nome diz, cursos de especialização te preparam para ser especialista em determinada área, dominando as técnicas necessárias para a atuação profissional no meio escolhido.

O foco é voltado para a aplicação prática do conhecimento especializado no dia-a-dia de trabalho.

Cursos de especialização (lato sensu) devem ter duração mínima de 360 horas-aula, segundo regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).

MBA

Jpa, o MBA (Master Business Administration) é um tipo de especialização voltada para profissionais que buscam conquistar cargos de liderança.

Portanto é muito procurado por gestores, empresários e profissionais em cargo de liderança. 

Assim, permite ao profissional que aplique os conhecimentos e técnicas de gestão e administração em sua área de atuação.

É importante frisar que no Brasil o MBA é apenas uma nomenclatura para cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) na área de gestão empresarial.

Pós-graduação no ensino à distância-ead

A modalidade de pós-graduação ead vem ganhando cada vez mais espaço porque permite ao aluno ou aluna assistir às aulas e estudar no seu próprio tempo e agenda.

com a ajuda das novas tecnologias de informação e comunicação, o número de cursos de mestrado profissional à distância vem crescendo.

Está é uma modalidade de ensino não-presencial, ou seja, é dispensável a presença física de um professor ou tutor para ministrar as aulas, podendo ser assistidas a partir de computadores em qualquer lugar do mundo, por exemplo.

Entretanto, é necessário que a instituição siga algumas determinações do MEC (Ministério da Educação) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Instituições credenciadas (ead)

Para ofertar pós-graduações na modalidade ead, a instituição de ensino deve obedecer a alguns critérios, estabelecidos por uma resolução específica do MEC.

Logo, as instituições credenciadas para a oferta de cursos a distância poderão também propor programas de mestrado e doutorado nesta modalidade.

Em primeiro lugar, as atividades presenciais poderão ser realizadas na sede da instituição ofertante, em polos de educação a distância ou em ambiente profissional, regularmente constituídos, atendendo aos requisitos da organização da pesquisa adotada pela instituição e em conformidade com a legislação e as normas vigentes da pós-graduação stricto sensu.

Em segundo lugar, caberá à Capes a definição dos procedimentos avaliativos referentes aos cursos de mestrado e doutorado na modalidade de Educação a Distância (EaD).

Igualmente caberá à Capes a definição dos procedimentos avaliativos referentes aos cursos de mestrado e doutorado profissionais, conforme a legislação e normas vigentes da pós-graduação stricto sensu.

Pós-Graduação Presencial x Pós-Graduação a distância

A pós-graduação presencial é aquela onde as aulas são ministradas por professores em salas de aula convencionais, em centros universitários, faculdades, universidades e institutos em geral.

Nesta modalidade docentes e alunos se encontram num mesmo local, para debater assuntos relacionados às áreas do conhecimento e também realizar atividades práticas.

Por sua vez, a pós-graduação a distância (EaD) se caracteriza pela distância física entre professor e aluno, que não estão no mesmo lugar.

Na pós EaD as aulas são disponibilizadas na internet, geralmente através de uma plataforma específica da instituição.

Nelas, os alunos podem assistir as aulas e realizar as tarefas quando e onde desejarem, bastando para isso ter acesso à conexão banda larga (algumas instituições já permitem o download das aulas, para que o profissional possa assistir aos conteúdos mesmo sem acesso à internet).

Entretanto, mesmo no ensino EaD, o aluno da pós-graduação precisa comparecer algumas vezes à instituição onde estuda para a realização de avaliações.

Essa é a principal exigência do Ministério da Educação para a educação a distância.

Qual tipo de pós-graduação é melhor para mim?

Ao optar por uma ou outra modalidade de ensino você deve ter em mente a sua disponibilidade de tempo e a possibilidade de estar na instituição.

Se, por exemplo, você mora em uma cidade e a instituição de ensino fica em outro município e você não quer ou não pode se mudar, talvez seja melhor optar pela pós EaD.

Mas se você mora perto de onde o curso é ministrado e tem essa possibilidade, pode investir na pós-graduação presencial.

Lembrando que este investimento não é apenas financeiro, mas também (e especialmente) de tempo e dedicação.

Validade da pós-graduação ead

Se cumpridas as premissas do MEC, o diploma do mestrado EaD terá a mesma validade que o curso presencial.

Trabalho de conclusão de curso de pós-graduação

Trabalho monográfico

Os trabalhos monográficos, que podem ser chamados de monografia, e constituem o produto de leituras, observações, investigações, reflexões e críticas desenvolvidas nos cursos de graduação e pós-graduação.

Assim, sua principal característica é a abordagem de um tema único, o próprio nome subentende “mónos” = um só e “graphein” = escrever.

Portanto, todos a maioria dos trabalhos acadêmicos são monográficos.

Dentre os trabalhos monográficos mais usuais, destacam-se aqueles exigidos para obtenção de graus, como o TCC, a dissertação de mestrado e a tese de doutorado.

Considera-se também como monografia a redação de memorial, exigido para a progressão na carreira docente.

Artigo

O artigo científico é um modelo de trabalho muito importante em termos de conhecimento, já que aglutina muita informação e ideias novas de uma forma mais dinâmica e objetiva.

A leitura de um artigo é muito prazerosa e objetiva, por isso também muito rápida, o que facilita a etapa de delimitação do projeto de pesquisa, ou até mesmo, de conhecimento geral sobre um assunto.

A primeira resposta que precisamos serve para entender o que é um artigo científico.

De forma direta, um artigo é uma apresentação sintética de resultados de investigações ou estudos realizados sobre um problema específico.

Deste modo, o objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e publicizar uma questão investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada e os resultados alcançados.

Além disso, também pode integrar as conclusões de um artigo as principais
dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão.

Portanto, os objetos de artigos científicos podem ser os mais variados diversos, desde relatos de experiência até construções completamente teóricas.

Dissertação

A dissertação é um trabalho acadêmico Stricto Sensu que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestre.

Diferentemente da tese, os projetos de dissertação não precisam abordar necessariamente temas e/ou métodos inéditos.

Entretanto, quem está produzindo uma dissertação deverá demonstrar a habilidade em realizar pesquisa científica e em seguir linhas mestras na área de formação escolhida.

Geralmente a dissertação é um trabalho monográfico, mas pode atender outros formatos de acordo com a necessidade.

Dissertação de mestrado profissional

As dissertações do mestrado profissional obedecem aos mesmos critérios e formatações das dissertações de mestrado acadêmico.

A maior diferença é que, a maioria dos mestrados profissionais são exigidas dissertações no formato de estudos de caso pela ênfase no mercado e na prática.

Tese

A tese de doutorado é considerada o tipo mais representativo e consistente de trabalho científico monográfico.

Trata-se da abordagem de um único tema, que exige pesquisa própria da área científica em que se situa, com os instrumentos metodológicos específicos.

Tipo de pesquisa para tese de doutorado

O tipo de pesquisa podem ser teóricos, de campo, documental, experimental, mas sempre versando sobre um tema único, específico, delimitado e restrito.

Com maior razão do que no caso dos demais trabalhos científicos, uma tese de doutorado deve realmente colocar e solucionar um problema demonstrando hipóteses formuladas na evidência dos fatos e na coerência do raciocínio lógico.

Originalidade da tese de doutorado

Além disso, exige-se da tese de doutorado contribuição suficientemente original a respeito do tema pesquisado.

Ela deve representar um progresso para a área científica em que se situa. Deve fazer crescer a ciência.

Quaisquer que sejam as técnicas de pesquisa aplicadas, a tese visa demonstrar argumentando e trazer uma contribuição nova relativa ao tema abordado.

Na elaboração de uma tese, não se deve pretender falar de tudo, de todos os aspectos envolvidos pela problemática tratada.

Aluno especial de pós-graduação

Alunos especiais são aqueles matriculados em disciplinas isoladas, sem vínculo com um programa de pós-graduação.

Normalmente as inscrições são realizadas na secretaria de pós-graduação da disciplina ou curso de seu interesse, nas datas estabelecidas no calendário acadêmico de cada unidade de ensino.

Entretanto, o acompanhamento de uma disciplina como ouvinte ou aluno especial não vincula ao programa de pós, tampouco garante um certificado ou diploma.

Principais motivos para fazer pós-graduação

Além do conhecimento que será agregado, há algumas razões que facilitam a escolha de fazer ou não uma pós-graduação.

Além, é claro, de manter a motivação para finalizar.

Início da carreira acadêmica

Um dos motivos é o início da carreira acadêmica.

Este motivo é mais para quem pretende trabalhar com docência ou como pesquisador ou pesquisadora.

Embora a trajetória para se chegar à carreira científica não seja fixa ou rígida, existem alguns passos comuns na carreira de muitos pesquisadores e pesquisadoras, e o início de uma pós-graduação stricto sensu é um dos mais conhecidos.

Melhora no currículo

O seu lattes ou o seu portfólio com certeza agradecerão o seu ingresso na pós-graduação.

Já que, a melhora no currículo também é um motivo bem conhecido para fazer uma pós-graduação.

Um currículo com cursos complementares pode ajudar a destacar algumas das suas qualidades como funcionário/a.

Aumento do Networking profissional

Além de se destacar em um emprego que já é seu, uma pós-graduação, especialmente presencial, pode auxiliar no contato com profissionais de sua área.

Ademais, a troca é essencial para o conhecimento.

Ao realizar um curso de pós-graduação, você entra em contato com pessoas de outras áreas em que o seu conhecimento pode ser útil e aumenta as oportunidades de reconhecimento.

Maiores possibilidades de emprego

Cursos de pós-graduação em áreas complementares a de sua formação inicial, podem expandir suas oportunidades de emprego e possibilitar que você alcance cargos de liderança dentro da empresa.

Além disso, uma formação mais interdisciplinar amplia muito as suas opções e aptidões.

Maior pontuação em concursos públicos

Igualmente na área pública, alguns concursos podem atribuir pontos por currículo.

Assim, uma pós eleva a pontuação possibilitando colocações mais elevadas.

Aumento do salário

Um estudo feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizado em 2016, mostrou a discrepância entre os salários da população brasileira.

Para quem tem pós-graduação, a média salarial era até 4 vezes superior ao de trabalhadores com formação apenas até o Ensino Médio.

Quanto custa uma pós-graduação?

O valor das mensalidades de um curso de pós-graduação vai variar a depender de alguns fatores, como modalidade de ensino.

Por exemplo, os cursos a distância costumam ser mais baratos que os presenciais.

Além disso, outros fatores que influenciam são a área do conhecimento, carga-horária e reconhecimento da instituição.

Ademais, naturalmente, as pós-graduações públicas não terão valor de mensalidade.

O ideal é ir diretamente ao site da instituição que você pretende

Formatação automática de trabalhos nas normas da ABNT

Uma pós-graduação vai te ajudar, e muito, na construção de um bom currículo lattes além de alavancar a sua carreira e te aproximar cada vez mais de um trabalho que goste.

Por isso, é necessário que a sua produção científica não pare.

Para isso, conte com o Mettzer, o editor que formata automaticamente qualquer trabalho nas normas da ABNT.

Resumo
Artigo
Pós-graduação: conheça todos os tipos e escolha a melhor para você
Descrição
A pós-graduação, como o próprio nome já diz, é um aprofundamento focado em quem já tem a graduação, e abarca uma série de possibilidades. Confira!
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.