O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento.
Confira todos os tópicos desse artigo:
- Mestrado profissional: o que é?
- Diferença entre Mestrado profissional e Mestrado
- Estrutura curricular do mestrado profissional
- Diploma e dissertação
- Por que fazer um Mestrado Profissional?
- Mestrado Profissional ou MBA?
- Regulamentação do mestrado profissional CAPES
- Mestrado profissional no ensino à distância (ead)
- Para que serve o Mestrado Profissional?
- Como funciona o processo seletivo?
- Formatação automática de dissertação nas normas da ABNT
Mestrado profissional: o que é?
Por sua vez, o Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento.
Para isso, utiliza o estudo de técnicas, processos e temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.
Porque o objetivo principal é contribuir com o setor produtivo nacional, agregando um nível maior de competitividade e produtividade às empresas e organizações, tanto públicas quanto privadas.
Diferença entre Mestrado profissional e Mestrado
O mestrado é um curso de pós graduação destinado a formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento. Na hierarquia dos graus acadêmico, o mestrado está entre a licenciatura ou bacharelado e o doutorado.
Assim, é um grau acadêmico concedido por uma instituição de ensino superior. Por isso, o mestrado é considerado um curso de pós-graduação stricto sensu.
Estrutura curricular do mestrado profissional
Pela especifidade, as propostas de cursos novos na modalidade Mestrado Profissional devem apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento, domínio da metodologia e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico.
Para atender essa necessidade, uma parcela do quadro docente deve ser constituída de profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento.
O reconhecimento em questão não é apenas acadêmico, mas especialmente pela atuação profissional destacada em campo pertinente ao da proposta do curso.
Essas especificidades do Mestrado Profissional exigem que o acompanhamento e a avaliação sejam feitos com base em critérios diferentes do mestrado acadêmico.
A autorização, reconhecimento e renovação dos cursos de mestrado profissional são feitos pela avaliação da CAPES de acordo com as exigências previstas na legislação.
Diploma e dissertação
Ao completar o curso de mestrado você receberá o título de mestre ou mestra na área específica que foi estudada.
Para tanto, deve-se apresentar uma dissertação sobre determinado tema que seja de interesse para o ramo de estudo escolhido.
Neste caso, o trabalho final deverá obrigatoriamente estar vinculado a problemas reais da área de atuação, com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos, mas geralmente em estudo de casos.
Além de escrever a dissertação, ela também deverá ser defendida em uma banca qualificada.
Qual é o tempo de um mestrado profissional?
A duração de um curso de mestrado é de 18 a 24 meses. Em alguns mestrados profissionais o curso pode durar de 12 a 18 meses.
Por que fazer um Mestrado Profissional?
O mestrado profissional oportuniza aprofundar conhecimentos teóricos e práticos da sua área de atuação, além de permitir que o aluno alcance o mais alto nível profissional.
Neste sentido, ele proporciona uma sólida formação intelectual junto com a possibilidade de testar teorias, desenvolver ferramentas e trocar conhecimentos com outros profissionais.
Portanto, a exigência sobre o aluno é alta, então não é recomendado para quem deseja apenas um diploma.
Mestrado Profissional ou MBA?
O MBA, do inglês Master Business Administration, é um curso de Pós-Graduação lato sensu no Brasil.
O MEC não considera o MBA como um curso de Mestrado por não obter os fundamentos científicos, como o projeto e a dissertação, por exemplo.
O objetivo maior do MBA é formar líderes empresariais.
Por isso é indicado para criar um gestor com ferramentas estratégicas e executivas para os negócios.
Isso abrange um conhecimento mais amplo, onde os estudos de casos são motivados a capacitarem os alunos para a tomada de decisões corretas.
Já, no Mestrado Profissional o enfoque é um forte embasamento conceitual e analítico a respeito dos problemas, o que se dá pelo processo científico, propondo técnicas e aplicações baseadas no conhecimento empírico.
Entretanto, é sim possível cursar um mestrado profissional ao mesmo tempo que se mantém um emprego em turno integral.
Ademais, para quem deseja seguir a vida docente ou carreira acadêmica, o mais indicado é um mestrado tradicional, não o profissional.
Regulamentação do mestrado profissional CAPES
A Resolução nº 7, de 11 de dezembro de 2017 estabelece as normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu.
Segundo o art.2º Os cursos de mestrado e doutorado podem ser organizados pelas instituições sob a modalidade de cursos profissionais.
Além disso, conforme o parágrafo 1º, a avaliação e o reconhecimento dos cursos deverão levar em consideração os seguintes quesitos:
I – a capacitação profissional qualificada para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia;
II – a transferência de conhecimento para a sociedade de forma a atender às demandas sociais e econômicas, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local;
III – a contribuição para agregação de conhecimentos de forma a impulsionar o aumento da produtividade em empresas, organizações públicas e privadas;
IV – a atenção aos processos e procedimentos de inovação, seja em atividades industriais geradoras de produtos, quanto na organização de serviços públicos ou privados.
Instituições credenciadas (ead)
Ainda, a mesma resolução estabelece em seu art. 3º que as instituições credenciadas para a oferta de cursos a distância poderão propor programas de mestrado e doutorado nesta modalidade.
Em primeiro lugar, as atividades presenciais poderão ser realizadas na sede da instituição ofertante, em polos de educação a distância ou em ambiente profissional, regularmente constituídos, atendendo aos requisitos da organização da pesquisa adotada pela instituição e em conformidade com a legislação e as normas vigentes da pós-graduação stricto sensu.
Em segundo lugar, caberá à Capes a definição dos procedimentos avaliativos referentes aos cursos de mestrado e doutorado na modalidade de Educação a Distância (EaD).
Igualmente caberá à Capes a definição dos procedimentos avaliativos referentes aos cursos de mestrado e doutorado profissionais, conforme a legislação e normas vigentes da pós-graduação stricto sensu.
Mestrado profissional no ensino à distância (ead)
Assim, com a ajuda das novas tecnologias de informação e comunicação, o número de cursos de mestrado profissional à distância vem crescendo.
Está é uma modalidade de ensino não-presencial, ou seja, é dispensável a presença física de um professor ou tutor para ministrar as aulas, podendo ser assistidas a partir de computadores em qualquer lugar do mundo, por exemplo.
Entretanto, é necessário que a instituição siga algumas determinações do MEC (Ministério da Educação) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Já a metodologia dos cursos de mestrado profissional EaD deve variar de acordo com o programa da instituição que o oferece.
Mesmo sendo à distância, essas aulas têm encontros e atividades presenciais como provas, qualificação e apresentação da dissertação (sendo que pelo menos um professor da banca deve ser de fora da instituição).
Para poder oferecer um curso de mestrado a distância, a instituição de ensino precisa ser reconhecida pelo MEC. Além disso de submeter o programa à autorização da Capes e comprovar que mantém um grupo de pesquisa na mesa área de conhecimento do curso oferecido.
Se cumpridas essas premissas, o diploma do mestrado EaD terá a mesma validade que o curso presencial.
Para que serve o Mestrado Profissional?
Objetivamente, os objetivos estão listados no artigo 4º da mesma portaria:
I – capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;
II – transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;
III – promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados;
IV – contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.”
Como funciona o processo seletivo?
Para ser admitido como aluno do mestrado profissional, o aluno deve passar por um processo seletivo.
A instituição de ensino tem certa liberdade para definir como será essa seleção, mas geralmente ela ocorre com as seguintes etapas:
- Análise da documentação, geralmente composta por documentos de identificação, currículo lattes, diploma e histórico escolar e proposta de projeto de pesquisa;
- Prova escrita, podendo ser tanto objetiva quanto descritiva a depender do edital;
- Segunda língua, geralmente inglês;
- Entrevista.
Formatação automática de dissertação nas normas da ABNT
Uma pós-graduação vai te ajudar, e muito, para alavancar a sua carreira e te aproximar cada vez mais de um trabalho que goste.
Por isso, é necessário que a sua produção científica não pare, além de, é claro, que a dissertação se destaque.
Para isso, conte com o Mettzer, o editor que formata automaticamente qualquer trabalho nas normas ABNT.
Boa noite,
poderia me informar qual a lei que determina : A duração de um curso de mestrado é de 18 a 24 meses. Em alguns mestrados profissionais o curso pode durar de 12 a 18 meses.
Oi, Tânia. Tudo bem?
É uma regulamentação do MEC.
Um abraço.