Pesquisa de campo: conceitos, finalidade e etapas de como fazer

compartilhe

A pesquisa de campo é um procedimento bastante utilizado no meio acadêmico, e se caracteriza pelas investigações com coleta de dados, em campo.


Sumário

  1. O que é uma pesquisa de campo?
  2. Qual é a finalidade da pesquisa de campo?
  3. Pesquisa de campo e áreas do conhecimento
  4. Como desenvolver uma pesquisa
  5. Etapas da Pesquisa de Campo
  6. Perguntas para a pesquisa de campo

O que é uma pesquisa de campo?

A pesquisa de campo caracteriza-se por investigações que, somadas às pesquisas bibliográficas e/ou documentais, se realiza coleta de dados junto à pessoas, ou grupos de pessoas, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa.

Neste sentido, a pesquisa de campo, assim como a bibliográfica, soma-se a outros procedimentos.

Visando uma pesquisa mais completa você pode agregar esta pesquisa com a pesquisa ex-post-facto, pesquisa-ação e a pesquisa participante, por exemplo.

Neste cenário, a pesquisa de campo surge como uma das formas de investigação mais difundidas e utilizadas por pesquisadores e alunos em seus trabalhos acadêmicos e científicos.

Qual é a finalidade da pesquisa de campo?

Desta forma, a pesquisa de campo tem a finalidade de observar fatos e fenômenos da maneira como ocorrem na realidade por meio da coleta de dados.

Posteriormente tais dados são analisados e interpretados com base em uma fundamentação teórica sólida e bem fundamentada.

O objetivo será, especialmente, compreender e explicar o problema que é objeto de estudo da pesquisa.

Pesquisa de campo e áreas do conhecimento

Geralmente se utiliza a pesquisa de campo em qualquer área do conhecimento.

Entretanto, algumas delas como Antropologia, Sociologia, Psicologia, Economia, História, Pedagogia, Política, fazem grande uso  para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades e instituições.

Assim, buscam compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade.

Como desenvolver uma pesquisa de campo

Para sua execução, é preciso selecionar as técnicas de coleta de dados que sejam mais adequadas à natureza do tema.

Além disso, é preciso definir quais técnicas serão aplicadas para o registro e análise dos dados coletados.

Então, dependendo das técnicas de coleta e análise  dos dados, a pesquisa poderá adquirir a característica quantitativa ou qualitativa.

Todo o processo de planejamento e execução começa com a definição do tema do trabalho e do problema de pesquisa.

Uma vez que se tenha objetivos geral e específicos, deve-se iniciar o trabalho de revisão da literatura, onde é preciso buscar fontes de pesquisa que pautem sua investigação ao fornecer conceitos e informações já estudados sobre aquele tema.

Essa procura por referências teóricas se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, que pode envolver a pesquisa em livros, artigos, reportagens, documentos oficiais e trabalhos científicos, como teses e dissertações.

Todo o conteúdo encontrado ao longo desse levantamento teórico vai servir para contextualizar o problema de pesquisa e apontar lacunas que precisam ser preenchidas para se chegar aos objetivos do estudo.

Isso quer dizer que muitos dados que podem ser importantes para se atingir os objetivos do seu trabalho não são encontrados no levantamento teórico, onde entra a pesquisa de campo.

Técnicas de coleta de dados

A pesquisa de campo não prevê técnicas específicas para a coleta de dados, sendo que elas podem variar bastante de acordo com as necessidades do trabalho.

Ou seja, as técnicas utilizadas devem ser selecionadas e aplicadas conforme a natureza dos dados que precisam ser colhidos, sendo que essas técnicas podem se basear em métodos quantitativos ou qualitativos e algumas das mais utilizadas são observação, entrevista e questionário.

projeto de pesquisa

Etapas da Pesquisa de Campo

1. Pesquisa bibliográfica

Inicialmente, deve-se realizar uma pesquisa bibliográfica aprofundada, principalmente para conhecer melhor o seu objeto de pesquisa e os trabalhos já desenvolvidos na área

2. Determinação da metodologia

Em parceria com seu grupo de pesquisa ou a pessoa que está te orientando, deve-se definir a metodologia para coleta e análise de dados.

3. Interpretação dos resultados

Um dos passos mais importantes é a análise dos dados coletados por meio do referencial teórico. Basicamente, o seu referencial deve explicar a sua realidade, ou, ao menos, tentar justificar.

4. Comunicação/publicização

Ainda, tão importante quanto realizar uma boa  análise de qualidade, é fundamental que todos os resultados sejam publicizados. Seja por meio da apresentação do seu trabalho, ou a publicação em anais de eventos ou artigos em periódicos.

Tipos de pesquisa de campo

A pesquisa de campo pode ser classificada em três tipos principais, de acordo com o objeto de estudo e a metodologia: Exploratória, Quantitativa-Descritiva e Experimental.

Pesquisa de campo Exploratória

Objetiva estreitar o conhecimento com o tema a ser estudado, ajudar na formação de hipóteses e facilitar a determinação de métodos e técnicas.

Pesquisa de campo Quantitativa-Descritiva

Visa a descrição detalhada do objeto de estudo em dados quantitativos, podendo ser usados desde testes estatísticos a avaliações subjetivas com escalonamento quantitativo.

Pesquisa de campo Experimental

Na pesquisa experimental se determina um objeto de estudo.

Conforme Gil (2007), a pesquisa experimental objetiva selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciar o objeto.

Além disso deve-se definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

Perguntas para a pesquisa de campo

Além destes tópicos relacionados ao tema, fazem parte da estrutura de uma pesquisa de campo:

  • A população (o público-alvo) a ser estudado
  • O método pelo qual a escolha da amostra será obtida
  • O tipo da abordagem metodológica (se quantitativa, qualitativa ou mista)
  • Quais fenômenos serão estudados
  • Os métodos de medição das variáveis de interesse
  • Tendo claras estas definições, o pesquisador pode partir para a pesquisa propriamente dita. Para isso deve criar o formulário para pesquisa de campo e obter seus dados.

Junto da coleta, o pesquisador deverá fazer o levantamento bibliográfico e o desenvolvimento da fundamentação teórica necessária ao trabalho em questão.

Normas da ABNT para pesquisa de campo

Como é possível perceber até aqui, essa pesquisa tem grande aplicabilidade e importância para a produção de um bom trabalho acadêmico.

Este método surge como uma forma de levantar e analisar dados que vão contribuir de maneira decisiva para que se possa cumprir os objetivos da pesquisa.

E, para tornar todo esse trabalho ainda mais eficiente, você pode utilizar o Mettzer, o editor que já formata seus trabalhos de acordo com as normas ABNT e ainda possui outras funcionalidades incríveis.

Cadastre-se e teste agora!

Referência

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.

mettzer
compartilhe

9 comentários em “Pesquisa de campo: conceitos, finalidade e etapas de como fazer”

  1. Boa tarde!

    Estou realizando um projeto de pesquisa para dissertação em mestrado profissional e gostaria de saber quanto aos procedimentos da pesquisa podem ser utilizados vários TIPO: bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso???

    Responder
    • Oi, Zélia. Tudo bem? Sim, é completamente viável utilizar diversos tipos de procedimentos de pesquisa em um projeto de dissertação pro seu mestrado. Cada tipo de procedimento pode trazer uma contribuição única para o seu trabalho, isso permite uma abordagem mais abrangente e profunda do tema estudado. 🙂

      Responder
  2. Bom dia.
    Sou professora de história e historiadora, atualmente fui convidada à realizar uma pesquisa e organizar os dados sobre a história local do município de Cajati – Vale do Ribeira.
    Tbm trabalhei como orientadora de TCC na Faculdade FIVR e gostei muito do seu trabalho.
    Pretendo, além de coletar documentos oficiais, aplicar um questionário entre os munícipes e coletar depoimentos de algumas testemunhas oculares da comunidade, por se tratar de um município jovem, que recentemente emancipou-se e os documentos e informações sobre a localidade são muito genéricos e desconexos.
    Por todas estas razões gostaria de acompanhar suas publicações e manter comunicação, tornando-a coautora deste trabalho, se assim o desejar.
    Para realização desta pesquisa, conto com o apoio do prefeito municipal e de toda a câmara de vereadores do município.
    Certa de contar com seu interesse, agradeço a atenção e aguardo retorno

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade