Quem está na faculdade sabe como as pesquisas são uma constante atividade na vida acadêmica do aluno, sendo que elas são muito importantes tanto para o aprendizado de quem as executa, quanto para a expansão do conhecimento científico como um todo. E, neste cenário, a pesquisa de campo surge como uma das formas de investigação mais difundidas e utilizadas por pesquisadores e alunos em seus trabalhos acadêmicos e científicos.

Porém, mais do que apenas observar e analisar um assunto, é preciso ter diretrizes bem fundamentadas que possam amparar o desenvolvimento desse tipo de pesquisa e retornar resultados concretos e verificáveis. Em outras palavras, é preciso ter uma metodologia para aplicar a pesquisa e chegar a conclusões que sejam válidas e possam ser replicadas.

E é exatamente por este motivo que vamos explicar ao longo deste post a metodologia da pesquisa de campo e como aplicá-la em um trabalho acadêmico. Para isso, vamos falar de suas características, sua utilidade e também de técnicas de coleta e análise de dados que podem ser utilizadas na sua investigação. Acompanhe a seguir e elabore uma boa pesquisa para seu trabalho!

O que é uma pesquisa de campo?

A pesquisa de campo tem a finalidade de observar fatos e fenômenos da maneira como ocorrem na realidade e também coletar dados referentes aos elementos observados e, posteriormente, analisá-los e interpretá-los, com base em uma fundamentação teórica sólida e bem fundamentada, com o objetivo de compreender e explicar o problema que é objeto de estudo da pesquisa.

Diversas áreas do conhecimento, como Antropologia, Sociologia, Psicologia, Economia, História, Pedagogia, Política, entre outras, fazem grande uso da pesquisa de campo para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades e instituições, buscando compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade.

Para sua execução, é preciso selecionar as técnicas de coleta de dados que sejam mais adequadas à natureza do tema do TCC e também é preciso definir quais técnicas serão aplicadas para o registro e análise dos dados coletados. Dependendo das técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, a pesquisa de campo poderá adquirir a característica de ser predominantemente quantitativa ou qualitativa.

Como desenvolver uma pesquisa de campo

Todo o processo de planejamento e execução de uma pesquisa de campo começa com a definição do tema do trabalho e do problema de pesquisa. São estes elementos que permitem a delimitação do assunto tratado pelo TCC, a partir do qual todo o trabalho será desenvolvido.

Uma vez que se tenha um tema selecionado e delimitado, com um problema claro a ser respondido e com objetivos bem definidos, deve-se iniciar o trabalho de levantamento teórico, onde é preciso buscar por fontes de pesquisa que pautem sua investigação ao fornecer conceitos e informações já estudados sobre aquele tema. Essa procura por referências teóricas pode envolver a pesquisa em livros, artigos, reportagens, documentos oficiais e trabalhos científicos, como teses e dissertações.

Todo o conteúdo encontrado ao longo desse levantamento teórico vai servir para contextualizar o problema de pesquisa e apontar lacunas que precisam ser preenchidas para se chegar aos objetivos do estudo. Isso quer dizer que muitos dados que podem ser importantes para se atingir os objetivos do seu trabalho não são encontrados no levantamento teórico, sendo necessário desenvolver uma pesquisa de campo para obter desses dados e assim poder se aprofundar mais no conhecimento sobre o problema de pesquisa.

A pesquisa de campo não prevê técnicas específicas para a coleta de dados, sendo que elas podem variar bastante de acordo com as necessidades do trabalho. Ou seja, as técnicas utilizadas devem ser selecionadas e aplicadas conforme a natureza dos dados que precisam ser colhidos, sendo que essas técnicas podem se basear em métodos quantitativos ou qualitativos e algumas das mais utilizadas são observação, entrevista e questionário.

Como é possível perceber até aqui, a pesquisa de campo tem grande aplicabilidade e importância para a produção de um bom trabalho acadêmico, pois ela surge como uma forma de levantar e analisar dados que vão contribuir de maneira decisiva para que se possa cumprir os objetivos do TCC. E, para tornar todo esse trabalho de redação da sua monografia ainda mais simples, você pode contar o editor acadêmico Mettzer, que já formata seus trabalhos de acordo com as normas ABNT e ainda possui outras funcionalidades que vão facilitar sua vida e te ajudar a economizar tempo! Cadastre-se e teste agora!

Summary
Article Name
Como realizar uma pesquisa de campo em trabalhos acadêmicos
Description
A pesquisa de campo tem a finalidade de observar fatos e fenômenos da maneira como ocorrem na realidade, com o objetivo de compreender e explicar o problema que é objeto de estudo da pesquisa. Entenda como usar essa pesquisa em seu trabalho lendo nosso conteúdo.
Author
Publisher Name
Mettzer