Todo aluno de graduação está cansado de ouvir seus professores destacarem a importância das fontes de pesquisa para seu TCC. É importante ter uma boa seleção de referências, pois elas são a base para a produção do trabalho, fornecendo a fundamentação teórica para a pesquisa e a redação do conteúdo.

Referências ruins e de fontes questionáveis, por outro lado, enfraquecem a qualidade acadêmica do trabalho e podem lhe custar a graduação, uma vez que o material utilizado pode ser plagiado ou conter conceitos e informações equivocadas que vão prejudicar sua monografia.

E esse problema é mais comum hoje em dia, onde a maioria dos materiais utilizados como fontes de pesquisa pelos alunos de graduação está online.

Por esse motivo, é preciso ser criterioso com as referências que se utiliza e tomar cuidado redobrado para não reproduzir conteúdo que não tenha qualquer valor científico.

Para te ajudar na tarefa de identificar boas fontes de pesquisa para seu TCC, preparamos este post onde vamos mostrar que critérios você pode utilizar na sua procura por referências e também como fugir de conteúdos duvidosos que podem diminuir a qualidade do seu trabalho acadêmico.

Utilize bases de dados e repositórios de artigos online

Você já sabe que precisa utilizar obras e autores de qualidade científica reconhecida para produzir uma boa monografia, mas sabe como encontrá-los? Pesquisar por livros, artigos e outros materiais individualmente levaria muito tempo e poderia retornar resultados insuficientes para construir uma boa bibliografia para seu projeto.

É aqui que entram as bases de dados e sistemas agregadores de materiais acadêmicos e científicos.

Essas bases de dados costumam reunir em seus acervos obras de comprovado valor científico, portanto praticamente todo material que você encontrar em suas pesquisas pode ser utilizado no seu trabalho sem problemas, além de ser muito mais fácil de encontrar referências relevantes para seu TCC, pois é possível pesquisar por palavras-chave, autor, área do conhecimento e assim por diante.

Um bom exemplo desse tipo de sistema é o Scielo (Scientific Electronic Library Online), uma base de artigos gratuita e especializada em obras em línguas latinas, como português e espanhol.

O Scielo possui um grande acervo e nele é possível encontrar bons artigos em todas as áreas da produção acadêmica.

Além do Scielo, existem também diversas outras bases de dados semelhantes, mas ao invés de pesquisar uma a uma, você pode utilizar o Google Acadêmico, uma ferramenta onde é possível buscar não apenas artigos, mas também livros, teses, citações e outras referências.

O Google Acadêmico é capaz de vasculhar esses sistemas agregadores, como o Scielo, e em mais outras fontes, geralmente retornando uma longa lista de resultados para cada termo pesquisado por você, o que serve como um bom ponto de partida para encontrar materiais relevantes para seu trabalho.

Contudo, muitos dos repositórios de artigos online são pagos, sendo preciso pagar pela assinatura do serviço para ter acesso ao conteúdo. Alguns exemplos de bases de artigos que requerem assinatura são as ótimas J-Stor, SAGe e Elsevier e, quando você se deparar com uma situação assim, não precisa entrar em pânico e nem pagar pelo serviço, que geralmente possui valores exorbitantes.

O governo brasileiro, por meio do programa de periódicos da CAPES, garante o acesso gratuito à essas bases para alunos, professores, pesquisadores e funcionários de universidades filiadas ao programa.

Desta forma, todo o conteúdo desses repositórios fica à disposição do público, sendo possível acessá-lo pelos computadores da instituição de ensino.

Pesquise o acervo de bibliotecas públicas

Além de artigos científicos, também é importante ter boas fontes de pesquisa para livros e a melhor solução para isso é consultar os sistemas de acervo de bibliotecas universitárias e públicas.

No estado de SP, por exemplo, existem os acervos das universidades estaduais que podem ser pesquisados e acessados por qualquer pessoa, mesmo quem não é aluno de uma dessas instituições de ensino.

Para encontrar bons acervos em outros locais e estados, você pode fazer uma busca no Google utilizando termos como o nome da universidade pública mais próxima e as palavras “acervo” e “biblioteca”.

Como as bibliotecas das universidades também são públicas, qualquer pessoa pode utilizar seus serviços, mesmo quando não podem levar livros para casa.

Mesmo que você não possa ir até a biblioteca ou retirar os livros, é interessante realizar uma pesquisa nos acervos das universidades para descobrir obras relevantes em sua área de pesquisa ou sobre o tema do seu TCC para que assim você possa utilizá-los na sua bibliografia.

Seguindo as dicas acima para selecionar suas fontes de pesquisa, você terá a garantia de estar sempre utilizando referências de qualidade acadêmica reconhecida e que contribuirão para uma boa monografia.

Para aumentar ainda mais a qualidade do seu trabalho, é preciso se certificar de estar seguindo também todas as normas ABNT e para isso você pode contar com o Mettzer, um editor acadêmico que formata seu trabalho de acordo com as normas, te poupando muito tempo e trabalho.

Summary
Article Name
Fontes de pesquisa: como selecionar as melhores para seu trabalho
Description
As fontes de pesquisa para são a base para a produção do trabalho acadêmico fornecendo a fundamentação teórica para a pesquisa. Confira essas dicas!
Author
Publisher Name
Mettzer