Coleta de dados: como fazer entrevista para seu TCC

entrevista entre dois homens
Compartilhe esse post:

A coleta de dados é uma das mais importantes etapas de uma pesquisa, e a entrevista está entre alguns dos métodos que podem ser usados para este fim.

Esse recurso tem sido muito empregado, sobretudo em trabalhos acadêmicos de ciências humanas.

Em meio a tantos livros e revistas usados como referências e bases de estudo para pesquisas acadêmicas, muitos estudantes deixam essa opção passar batido, sem perceber como fazer um TCC com entrevista pode ser enriquecedor.

Ao realizar uma entrevista, o pesquisador pode estabelecer um contato mais direto com sua fonte, de maneira a recolher suas percepções acerca de um determinado assunto.

Além disso, possibilita a coleta de dados que não se encontram em fontes documentais, e que podem ser relevantes e fazer toda a diferença em um trabalho acadêmico.

Outro ponto positivo é que, se for o caso, estes dados podem ser quantificados e submetidos a tratamento estatístico.

Confira a seguir 3 dicas de como fazer a Coleta de dados para o TCC através de entrevista.

1.Estabeleça um roteiro para a coleta de dados

Com a ajuda do seu orientador, determine como será feita a entrevista para o seu trabalho.

Você pode optar por uma entrevista estruturada, com perguntas pré-determinadas, ou semiestruturada, apenas relacionando os principais tópicos que deseja abordar, tendo maior liberdade durante a conversa.

De qualquer forma, o ideal é estabelecer um roteiro para a sua entrevista, tendo claro quais dados você irá coletar, seja por meio de perguntas previamente elaboradas, ou apenas através da ordem que os assuntos serão abordados.

Você deve escolher como fará a entrevista tendo em vista o propósito que busca alcançar com seu TCC. Confira a seguir alguns tipos:

Entrevistas informais: a ideia desse formato é conversar com o entrevistado de maneira totalmente livre, quase como uma conversa informal. A única diferença é que na entrevista deve haver o registro.

Entrevistas focalizadas: esse tipo de entrevista é muito semelhante à informal, porém ao escolher esse formato você irá evitar que o entrevistado fuja do tema escolhido para abordar em seu trabalho.

Entrevista por pautas: a partir dessa modalidade, as entrevistas passam a ter uma estrutura básica. Com esse formato, você deve estabelecer previamente os tópicos a serem tratados durante a conversa e a ordem que serão desenvolvidos.

Ao concluir cada um deles, você pode riscá-los de sua lista. O ideal é que as pautas tenham uma relação entre si, garantindo a consistência do relato.

Entrevista formalizada/estruturada: esse modelo deve ser escolhido caso você deseje recolher o mesmo tipo de relato de mais de um indivíduo.

Com ele, você possui uma relação fixa de perguntas para a coleta de dados, às quais todos os entrevistados deverão responder. Você pode optar por elaborar perguntas abertas ou fechadas, de acordo com seu propósito.

2. Registre a conversa para analisar os dados

Dê sempre preferência por realizar as entrevistas pessoalmente, certificando-se de gravar o áudio para preservar a integridade do relato. Ou faça um resumo escrito de toda a entrevista.

O entrevistado deve estar ciente de que a conversa será gravada, por isso é importante pedir uma autorização prévia para isso.

Em alguns casos, você pode se deparar com o relato de assuntos sigilosos. Se isso acontecer e esses trechos forem relevantes para a sua pesquisa, converse com a fonte sobre a possibilidade de omitir a sua identidade.

Essa prática é muito utilizada principalmente em pesquisas que envolvem crianças ou pessoas em situação de risco.

3. Seja objetivo e imparcial

É fundamental que o pesquisador preze por alguns valores durante a condução da entrevista, como a objetividade e a imparcialidade.

Dessa forma, você ganha a confiança da sua fonte e evita interferir no relato compartilhado, algo de extrema importância para a integridade da pesquisa.

Por fim, lembre-se de seguir as normas da ABNT. Caso esteja sem tempo ou tenha dificuldades com essa parte, saiba que você pode contar com o Mettzer, uma plataforma adaptada para correção de textos no formato ABNT.

Acesse e confira como é fácil!

Resumo
Artigo
Coleta de dados: como fazer entrevista para seu TCC
Descrição
A entrevista é um dos métodos mais utilizados de coleta de dados em pesquisas acadêmicas. Nesse conteúdo aprenda como fazer certo em seu trabalho.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.