Quem está no processo de elaborar seu Trabalho de Conclusão de Curso já se deparou com a necessidade de escolher um tema para seu projeto e realizar a problematização desse tema. Item fundamental de uma monografia, a problematização tem a função de delimitar o tema e a pesquisa do trabalho ao apresentar, de forma clara, qual será a pergunta a ser respondida ou tema a ser tratado pelo seu TCC.

Apesar de sua importância para o trabalho, muitos alunos de graduação encontram dificuldades para fazer a problematização da monografia, pois não sabem como devem abordar o tema de modo a definir um foco para a pesquisa. Como resultado, podem acabar com uma problematização muito generalista, o que dificulta a investigação do tema proposto e pode gerar um TCC sem foco.

Para evitar que esse problema ocorra com sua monografia, preparamos este post para lhe ajudar a elaborar uma boa problematização para o tema do seu TCC, mostrando um método que pode ser seguido para se chegar à um problema de pesquisa que realmente contribua para o desenvolvimento do seu projeto. Confira a seguir!

O que é a problematização do TCC e por que ela é importante?

Ao contrário do que muitos graduandos pensam, o que fundamenta o desenvolvimento do TCC não é o tema selecionado, mas sim uma questão que precisa ser respondida. Essa questão, que dá sentido ao projeto e é responsável por direcionar a produção da monografia, é a problematização.

Todo conhecimento científico surge a partir do interesse em se investigar um determinado tema na tentativa de encontrar a solução para algum problema identificado. Em outras palavras, o problema de pesquisa é uma questão específica que você quer investigar dentro do seu tema.

Como o tema ainda é algo abrangente demais para ser tratado num trabalho acadêmico, a problematização surge como uma forma de delimitá-lo e dar maior foco para a pesquisa, por isso é tão importante.

Outro fato interessante sobre a problematização é que ela facilita a produção do TCC, pois definir um problema de pesquisa também vai te ajudar a determinar os objetivos gerais e específicos do trabalho e a levantar algumas hipóteses, elementos que são exigidos pelas normas ABNT e essenciais para toda monografia.

Como fazer a problematização do TCC

Transformar o tema do TCC em um problema a ser resolvido pode parecer uma tarefa complicada num primeiro momento, mas é possível fazer isso facilmente com alguns direcionamentos simples.

Primeiro, você precisa ter em mente que o problema do seu trabalho deve atender à 4 requisitos básicos:

  1. Ser claro e preciso;
  2. Ser empírico, isto é, ser observável na realidade;
  3. Ser delimitado;
  4. Ser passível de solução.

Os quatro itens acima podem ser utilizados como um filtro para que você possa verificar a consistência e validade da sua problematização. Mas, além deles, existem outras dicas que você pode utilizar para facilitar a elaboração da problemática que sua pesquisa busca resolver. Vamos à elas:

  1. Encontre um motivo para sua pesquisa

Analise o tema escolhido por você com profundidade. Procure ver todos os aspectos que podem ser explorados sobre aquele tema em uma pesquisa acadêmica e, dentre as possibilidades encontradas, tente selecionar aquela que seja relevante para você e para a sociedade. Essa tarefa tem o objetivo de delimitar o tema para pesquisa.

  1. Defina um problema de pesquisa

Depois de delimitar o assunto que você quer pesquisar para o seu trabalho, está na hora de formular perguntas que vão orientar a exploração do assunto definido e também o desenvolvimento da monografia.

Para isso, elabore uma lista com perguntas relacionadas ao tema do seu TCC e considere todas as coisas que estão ligadas ao assunto e que realmente despertam a sua curiosidade. É com base nessa relação de perguntas que você vai formular a problematização para seu trabalho.

  1. Seja claro na sua problematização

Ao definir um problema de pesquisa, procure ser o mais específico possível e não deixe margem para dúvidas sobre qual questão sua pesquisa vai procurar responder. Lembre-se de não levantar problemas que você não pretende investigar.

  1. Contextualize seu problema

Não basta incluir uma pergunta solta no trabalho de conclusão de curso, pois você também precisa contextualizar essa problematização. Para isso, estabeleça uma delimitação para sua pesquisa em termos de área do conhecimento, tempo e espaço e explique a relevância ou o que o motivou a pesquisar sobre aquele problema.

Seguindo as dicas acima, você conseguirá formular sua problematização de forma simples e sem dores de cabeça. E, para descomplicar ainda mais a produção do seu TCC, você pode utilizar o editor acadêmico Mettzer, que é capaz de formatar seu trabalho de acordo com as normas ABNT, o que lhe economiza muito tempo e trabalho na elaboração da sua monografia. Utilize o Mettzer e veja como escrever um TCC não precisa ser uma tarefa tão difícil assim!