Você precisa delimitar o objeto de estudo da sua pesquisa?

|
Tempo médio de leitura: 6 minutos
5
(5)

O objeto de estudo é o afunilamento e a especificação do tema da pesquisa.


Você já tem ideia do que tema que você quer pesquisar, mas ainda não sabe como fazer a delimitação do objeto de estudo da sua pesquisa?

Aqui você vai encontrar um passo a passo para delimitar o objeto da sua pesquisa e dicas para te auxiliar nesse percurso. Pega seu café e vem comigo 🙂

O OBJETO DE ESTUDO NÃO É IGUAL AO TEMA DE PESQUISA

A melhor forma de definir objeto de estudo é começar pelo o que ele não é. E é isso: objeto de estudo é diferente do tema da pesquisa. Vou explicar o porquê.

A escolha do tema é algo mais abrange do que o objeto de estudo. Por essa razão, a escolha do tema é anterior à definição do objeto.

Para entender melhor, você pode entender o tema enquanto um universo amplo sobre algum assunto. O objeto é a particularidade que você vai estudar.

É comum que os estudantes da graduação tenham noção do tema que querem pesquisar no TCC, mas não sabem exatamente o que devem pesquisar sobre o tema. O objeto de estudo é essa especificidade sobre o tema.

Por exemplo: uma pesquisadora quer tratar sobre direito das mulheres em sua dissertação de mestrado. Esse é o tema de sua pesquisa científica. Mas ainda não sabe bem o que quer pesquisar dentro do tema de direito das mulheres. Ou seja: ela não sabe qual é o seu objeto de estudo.

Ela pode pesquisar, por exemplo, sobre a Lei Maria da Penha ou sobre as políticas públicas para diminuir violências contra as mulheres, ou ainda, sobre a violência obstétrica. Enfim, os objetos de estudo são realmente infinitos.

ENTÃO, AFINAL O QUE É OBJETO DE ESTUDO?

O objeto de estudo consiste nessa especificação do tema de pesquisa. Ou no ponto de vista pelo qual se analisará o tema da pesquisa.

Em outras palavras, o objeto de estudo é o afunilamento do tema. Por essa razão, pode-se afirmar que o objeto de estudo é uma especificação que deriva de temáticas mais amplas.

COMO DELIMITAR O OBJETO DE ESTUDO PARA O SEU TCC?

A escolha do objeto de estudo é quase mais importante do que a escolha do próprio tema do trabalho. Isso porque todas as demais delimitações da metodologia do trabalho dependem desse processo.

Por isso, nós criamos um passo a passo para te auxiliar a delimitar o objeto de estudo do seu trabalho.

Tudo começa na escolha do tema de pesquisa

Como já disse antes, a escolha do tema vem antes da delimitação do objeto da pesquisa. Aqui você deve pensar no tema amplo que você quer pesquisar, seja porque tem interesse sobre o assunto ou porque precisa pesquisar a respeito.

Responda à pergunta: dentro do tema o que você, de fato, quer pesquisar?

Bom, essa pergunta já te faz delimitar o tema de pesquisa rumo ao seu objeto de estudo. A proposta da pergunta é te fazer especificar e afunilar a ideia do tema.

Nessa etapa, talvez te ajude pensar no seu problema de pesquisa. Ou seja, a pergunta que você quer responder com o seu trabalho. A questão que você quer responder indica diretamente o objeto da sua pesquisa.

Tem como ficar mais delimitado que isso: defina o tempo e o local da sua pesquisa

Para afunilar ainda mais o tema da pesquisa, você deve especificar os aspectos de temporariedade e localização do estudo.

Isso significa que você deve indicar por quais meses e anos você vai pesquisar, além de apontar qual é o local da pesquisa.

Exemplo de delimitação

O tema do projeto de pesquisa é as etapas escolares na vida das crianças.

A delimitação do objeto é a transição dos estudantes da pré-escola para o ensino fundamental.

Delimitação do tempo: a transição dos estudantes da pré-escola para o ensino fundamental do ano 2020.

Delimitação da localização: a transição dos estudantes da pré-escola para o ensino fundamental no ano de 2020 no Colégio São Francisco de Assis de Itajaí – SC.

DICAS PARA DELIMITAR O OBJETO DE ESTUDO DO TCC

Aqui vão nossas dicas para te auxiliar a delimitar o objeto de estudo do TCC:

Quanto mais específico estiver o objeto de estudo, melhor

O grande segredo dos bons objetos de estudo é serem o mais específico que puderem. Isso porque você precisa fazer recortes para alcançar todo o objeto de estudo. Não dá para abraçar o mundo inteiro.

Além do mais, se for muito amplo, você pode cair na armadilha de se desviar dos objetivos e do problema da sua pesquisa.

E quando os objetos de estudo são muito específicos, não abre brecha para a banca fazer questionamentos do que não faça parte dele.

Objetos de estudo iguais podem resultar em pesquisas diferentes

Muitos pessoas já pesquisaram sobre o seu tema. É absolutamente normal. Isso não significa que os resultados finais sejam iguais. Inclusive, você pode ter o mesmo objeto de estudo e a abordagens totalmente diferentes.

Isso porque o projeto de pesquisa compreende muitos elementos, além do objeto de estudo, como referencial teórico e metodologia, por exemplo. Esses elementos vão variar em cada pesquisa.

Então, pesquisar o mesmo objeto de estudo não significa pesquisar a mesma coisa. Além do mais, diversas pesquisas sobre o assunto auxiliam a construir a fundamentação teórica do teu trabalho.

No fim, além de não prejudicar, pode até te ajudar 🙂

Você não precisa buscar um objeto de estudo inédito

Especialmente se você está na graduação, esse é só o início da sua carreira acadêmica. Então, você não precisa se preocupar em escolher um objeto completamente inédito ou que faça descobertas grandiosas.

O conhecimento científico é construído em passos pequenos e muito seguros. Não se preocupe com isso.

Converse com seu orientador

Essa dica poderia servir para todas as etapas do seu trabalho. Mas não custa repetir.

Eu sei que nem sempre os orientadores são super receptivos e acolhedores. Mas tente conversar com seu orientador sobre a delimitação do objeto da pesquisa.

Tenha em mente que ele já conhece sobre o tema e sobre a área da sua pesquisa e pode dar dicas preciosas sobre o assunto.

FORMATAÇÃO AUTOMÁTICA DE TRABALHOS NAS NORMAS DA ABNT

Se você ainda não conhece o Mettzer, essa é uma ótima oportunidade de conhecer.

Isso porque você não deve esquecer que, independentemente do tipo de trabalho acadêmico – seja ele um TCC, uma monografia, uma dissertação, uma tese e até um artigo científico, você deve seguir a formatação das normas da ABNT.

E nisso nós podemos te ajudar. O Mettzer é um editor de textos, que formata, de forma automática, todos os seus trabalhos nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.

Junte-se aos mais de 450 mil estudantes e pesquisadores que usam o Mettzer todos os dias.

Apresentação Geral - Mettzer

Acesse nosso site e faça um teste gratuito por 7 dias 🙂

O que é objeto de estudo?

O objeto de estudo consiste nessa especificação do tema de pesquisa. Ou no ponto de vista pelo qual se analisará o tema da pesquisa. Em outras palavras, o objeto de estudo é o afunilamento do tema.

Como delimitar o objeto de estudo da pesquisa?

1. Escolha o tema da sua pesquisa.
2. Delimite o que você quer pesquisar dentro do tema de pesquisa.
3. Defina o local da sua pesquisa.
4. Defina o tempo da sua pesquisa.

O que você achou disso?

Mande corações

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.