Fundamentação teórica: um passo a passo de como fazer

compartilhe

Esse é um guia com todas as dicas necessárias para fazer uma boa fundamentação teórica em seu trabalho acadêmico. Vem conferir 😉


Sumário:

  1. O que é uma fundamentação teórica?
  2. Para que serve a fundamentação teórica?
  3. Qual a importância da fundamentação teórica no TCC?
  4. Como fazer uma fundamentação teórica?
  5. Formatação automática nas normas ABNT

Se eu pudesse dar apenas uma dica para quem está começando a fazer um trabalho acadêmico seria: invista tempo e muito estudo ao desenvolver a fundamentação teórica.

E não é apenas uma percepção minha, não. A fundamentação teórica é, de fato, um dos aspectos mais importantes de uma pesquisa científica.

Por essa razão, para desenvolver um bom TCC é fundamental que você dedique uma atenção especial à ela.

Mas, voltando às dicas, a verdade é que eu não preciso dar só uma dica, posso dar váááárias, quantas eu quiser 🙂

Então, esse é um guia com todas as dicas necessárias para fazer uma boa fundamentação teórica em seu trabalho.

Você vai gostar de conhecer. Vem comigo 🙂

O que é uma fundamentação teórica?

O primeiro grande passo é entender o que é a fundamentação teórica de um trabalho, que também pode ser chamada de referencial teórico, revisão bibliográfica, revisão de literatura, abordagem teórica, embasamento teórico e por aí vai.

A fundamentação teórica é, de forma geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho. Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa.

Você também deve ter em mente que a fundamentação teórica pode ser uma revisão integrativa ou sistemática. Então, é importante ficar por dentro desses assuntos.

Todo trabalho acadêmico segue uma estrutura básica que compreende elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. A fundamentação teórica faz parte dessa estrutura. Quer dizer, é um item obrigatório nos trabalhos.

Para que serve a fundamentação teórica?

A fundamentação teórica serve, portanto, como embasamento teórico para a pesquisa que você está desenvolvendo.

Afinal, nenhum texto acadêmico começa do zero. Sempre tem alguém que já escreveu, nem que seja um pouquinho, sobre o tema. É aí que entram as citações e as referências bibliográficas.

Nessa perspectiva, você pode incluir textos, artigos, livros, periódicos e demais materiais referentes à bibliografia de um trabalho científico.

Só existem dois pré-requisitos: 1) deve ser uma fonte de pesquisa confiável; e 2) toda fonte de pesquisa deve ser devidamente referenciada para evitar que se comenta plágio.

A construção de uma narrativa lógica a partir das citações resulta na fundamentação teórica.

Marco teórico

Você também pode definir o embasamento teórico de seu trabalho por marco teórico.

O marco teórico delimita a abrangência da pesquisa. Isto é, as teorias, os conceitos e os métodos ficam delimitados a partir do tempo, da localidade e da área do conhecimento.

Isso significa que você deve manter uma coerência na fundamentação teórica do seu trabalho.

Por exemplo: se você está escrevendo seu trabalho com base em um autor que defende que as prisões deve servir para reintegrar o sujeito que cometeu o crime na sociedade, você não pode agregar à teoria outro autor que entende que “bandido bom é bandido morto”. A não ser que você utilize as duas teorias para mostrar a diferença entre elas. Entende?

Esse conceito é mais profundamente explorado no mestrado e no doutorado, mas se você pensar nisso desde o TCC, pode ser mais fácil de construir uma fundamentação teórica coerente em sua pesquisa.

Qual a importância da fundamentação teórica no TCC?

Então, a fundamentação teórica garante a confiabilidade e a qualidade técnica e científica do trabalho.

Em outras palavras, dá a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico e científico firme.

Para entender melhor, é só você pensar que autores renomados dão credibilidade à produção acadêmica.

Mas, nesse ponto, tome cuidado. Você não pode usar um autor apenas porque ele é reconhecido, mas porque a teoria que ele escreve faz sentido para sua pesquisa.

Enfim, é a partir disso que você demonstra que sabe sobre o que você pesquisou e entende sobre o tema que está escrevendo.

Como fazer uma fundamentação teórica?

Tudo bem, você deve estar pensando: ok, já sei o que é a fundamentação teórica, mas como fazer uma?

Estou aqui para isso. Mãos à obra.

1) Delimite a metodologia da sua pesquisa

É importante que, antes de começar a sua pesquisa bibliográfica, você tenha muito bem delineado o tema, o problema de pesquisa, os objetivos e a metodologia do seu trabalho.

Esses elementos direcionam o olhar da sua pesquisa e indicam o que você deve pesquisar.

2) Pesquise em fontes confiáveis

Para que seu trabalho tenha uma boa fundamentação teórica você deve utilizar apenas fontes de pesquisa confiáveis.

Por esse motivo, ao reunir sua bibliografia, tome cuidado com as ferramentas de pesquisa de internet. Limite as consultas aos sites de instituições conceituadas, como instituições de ensino e de pesquisa.

Evite pesquisa em conteúdos de opinião e em artigos da wikipédia. Apesar de ser uma fonte de pesquisa colaborativa, o controle de veracidade e de qualidade do conteúdo não é tão rigoroso.

Enfim, tome cuidado para não espalhar fake news ou informações de site de credibilidade questionável.

Sem dúvida, os livros ainda são as fontes de pesquisa menos controversas. Mas você também pode pesquisar em materiais mais atualizados, como periódicos e diretórios acadêmicos. Conheça o Scielo e o Google Acadêmico.

Além do mais, as dissertações e as teses também podem trazer contribuições confiáveis e importantes sobre os temas.

Ao reunir todo esse material, você vai conseguir apresentar os conceitos centrais da sua pesquisa, sob a ótica do que já estava sendo pesquisado por outros autores.

modelo trabalho

3) Considere utilizar fichamentos

O fichamento é uma técnica importante para montar a sua fundamentação teórica. Isso porque, a partir dos fichamentos, é possível organizar as ideias e ter controle sobre todo o conteúdo que você já acessou sobre o tema.

Esse é o objetivo deste modelo de trabalho: organizar e concentrar as principais ideias da obra.

Só que antes de mais nada, é necessário esclarecer que fichamento não é um resumo. O resumo é a sintetização de todo objeto. O fichamento, por outro lado, é feito em tópicos em fichas, apenas das partes mais importantes da obra.

Ele pode até parecer complicado e trabalhoso no início. Mas, depois, você vai perceber que ele é uma mão na roda para economizar tempo e te ajudar no desenvolvimento da escrita.

Preparamos um modelo prontinho de fichamento. É só acessar por aqui:

Desenvolva agora seu fichamento usando um modelo pronto

Deixamos um modelo de fichamento pronto. Basta você desenvolver o conteúdo.

4) Contextualize sua pesquisa

Você precisa indicar em que pé está o tema que você está pesquisando. É o que se chama de estado da arte.

Então, informe-se sobre os trabalhos recentes ou sobre as pesquisas em andamento que tratam sobre o tema.

Assim, você vai conseguir, por exemplo, verificar qual é a solução para os problemas da atualidade ou como evoluiu certa teoria.

5) Tenha atenção às normas da ABNT

A fundamentação teórica também deve obedecer às normas da ABNT. Para isso, você vai precisar cuidar de alguns detalhes bem específicos.

A primeira questão é fazer as citações e as referências de forma correta.

As referências bibliográficas e as citações servem para dar crédito às citações e bases teóricas. Por essa razão, são elementos obrigatórios da estrutura de um trabalho acadêmico, especialmente para evitar que se cometa plágio.

A partir das referências também é possível identificar e localizar as fontes de pesquisa do trabalho.

Temos conteúdos específicos sobre esses assuntos. Você deve, por exemplo, saber diferenciar as citações diretas das citações indiretas.

Veja no esquema abaixo uma lista com modelos de referências bibliográficas:

normas ABNT

Formatação automática nas normas ABNT

Você sabia que a Mettzer tem um editor de texto que formata todo o seu trabalho acadêmico — desde a capa até as referências bibliográficas, de forma automática, nas normas da ABNT?

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho acadêmico. Incrível, né?

E não para por aí!

Somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico. Desde o planejamento, orientação online, padronização ABNT e verificação de plágio.

A Mettzer também conta com modelos de projeto de pesquisaresumorelatório de estágioartigoTCC e muito mais.

Nossa plataforma existe para te ajudar na construção de uma trajetória científica mais leve.

Vem testar! É gratuito por 7 dias 🙂

compartilhe

13 comentários em “Fundamentação teórica: um passo a passo de como fazer”

  1. Boa noite, Beatriz.
    Li todo o seu artigo e gostei muito da abordagem simplificada e didática do tema que desorienta muito o aluno na hora da produção acadêmica.
    Parabéns, e por seu compartilhamento !

    Responder
  2. Muito esclarecedor todos os pontos colocados. É gratificante saber que tem pessoas que se preocupam em trazer relevância para amplificar o conhecimento das pessoas. Preciso de uma mentoria dessa na minha casa, assim não sentiria tanta dúvida na hora de fazer um trabalho desse nível.

    Responder
    • Sonia, bom dia!

      Muito obrigada pela sua mensagem!
      É o resultado de um trabalho em equipe e nosso objetivo é, de fato, tornar a pesquisa mais atrativa e menos burocrática!
      Repassei ela para o time inteiro <3

      Um abraço!

      Responder
  3. Beatriz eu agradeço muito este seu artigo ,pois, eu estava sem um norte de como fazer….e contigo pelo seu artigo posso trabalhar o meu trabalho para fundamentar de uma forma elucidativa para a terapia Sistêmica.
    José Marcos Facilitador em Constelação Sistêmica

    Responder
  4. Muito obrigada …foi muito importante , pois estava sem um “norte” para iniciar um trabalho que estou desenvolvendo !!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade