Atualizado em 26 de maio de 2021.
O Google Acadêmico é um mecanismo de busca, assim como o Google, mas com ênfase em pesquisas científicas. Quer saber mais? Vem conferir.
Eu sei que pesquisar coisas no Google já faz parte da sua rotina.
Mas quando estamos escrevendo um trabalho acadêmico, os milhares de resultados do Google tradicional podem atrapalhar mais do que ajudar.
É por isso que existe um Google apenas com resultados de revistas e artigos científicos.
Aprender a fazer pesquisas no Google Acadêmico vai fazer toda diferença no seu trabalho. Confia em mim 🙂
O que é o Google Acadêmico?
Imagine uma versão do Google que considera como resultados apenas acervos de revistas acadêmicas, organizações profissionais, repositórios de universidades e de outras entidades acadêmicas.
É assim que funciona o Google Acadêmico. Quer dizer, existe um filtro nos resultados, para que apareçam apenas conhecimentos científicos como resultados.
Além do mais, definem-se as posições nas páginas de resultados conforme o número de citações que cada publicação recebeu.
Então, aparecem como resultados apenas artigos científicos que pode-se utilizar como uma fonte de pesquisa confiável em referências bibliográficas dos trabalhos.
Por que utilizar o Google Acadêmico para fazer seu trabalho?
O Google Acadêmico é uma ótima opção de fonte de pesquisa e vou te mostrar o porquê:
Acessar fontes confiáveis e relevantes
As informações do Google Acadêmico vêm de pesquisadores e de periódicos científicos, como a Scielo. Por esse motivo, são fontes de pesquisas de alta qualidade e relevância. Isso é fundamental em um trabalho acadêmico.
Além do mais, a plataforma também disponibiliza a informação de quantas citações cada trabalho recebeu por outros pesquisadores.
É assim que se mede a relevância do artigo para o tema em questão, o que contribui para a credibilidade da fonte. Entende-se que, quanto mais citações a pesquisa receber, mais relevante ela é.
Ao pesquisar por um tema ou por uma palavra-chave, o trabalho que mais recebeu citações aparecerá em primeiro lugar.
Esse é um dado bastante importante, porque favorece o reconhecimento de um trabalho científico expressivo para a comunidade acadêmica.]
É muito fácil de pesquisar
O Google acadêmico funciona de forma semelhante ao Google. É bem possível que você já esteja acostumada a pesquisar nele.
Isso facilita o seu trabalho e otimiza seu tempo. Afinal de contas, você não vai precisar aprender a usar a plataforma.
Ou seja: para pesquisar, você digita um assunto ou uma palavra-chave no campo de busca e os resultados são exibidos, a partir do critério de relevância. Também leva-se em consideração o local de publicação e o reconhecimento da pesquisa.
Tem funcionalidades diferentes e gratuitas
Talvez essa seja a maior vantagem do Google Acadêmico em relação às outras ferramentas de busca acadêmica: as diferentes funcionalidades que auxiliam muito no desenvolvimento do trabalho.
Todas as funcionalidades são gratuitas, basta estar logada na plataforma para utilizá-las.
Quer conhecer essas funcionalidades? Vamos lá.
Principais funcionalidades do Google Acadêmico
1. Minha biblioteca
A funcionalidade Minha biblioteca serve para armazenar trabalhos para futuras consultas. Você deve ativar o item para utilizá-la.
Se você quiser salvar um artigo para ler depois, deve marcar a opção salvar, que fica embaixo do resultado na lista.
Com essa funcionalidade, você pode arquivar publicações vinculadas ao seu login, sem precisar salvá-las no computador.
2. Minhas citações
A funcionalidade Minhas citações serve para os autores verificarem citações de suas publicações.
Se esse for o seu caso, você deve preencher um perfil público com algumas informações.
Depois disso, suas informações ficarão disponíveis nos resultados da busca do Google Acadêmico e você poderá acompanhar todas as citações que fizerem do seu trabalho.
3. Minhas atualizações
A funcionalidade de Minhas atualizações serve para fornecer recomendações de leitura, a partir do seu histórico de buscas.
Você não precisa ativar essa função. Basta utilizar a ferramenta que, automaticamente, você passará a receber notificações.
4. Alertas
Os alertas são minha funcionalidade preferida. Você pode criar alertas para palavras-chave ou temas de seu interesse.
Sempre que alguém indexar novas publicações sobre o tema, o Google Acadêmico te avisa por e-mail.
5. Métricas
Através das métricas, você pode analisar a visibilidade e a influência de artigos acadêmicos que foram publicados recentemente.
A ferramenta mostra um ranking com base no número de referências e de citações que as publicações tiveram.
6. Configurações específicas
Você pode configurar o Google Acadêmico de acordo com as suas preferências. Pode, por exemplo, especificar o número de resultados por página. Basta entrar em Configurações e alterar o número.
7. Referências bibliográficas prontas
O Google Acadêmico também disponibiliza informações sobre como referenciar os trabalhos em três formatos: nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), da MLA (Modern Language Association) e da APA (American Psychological Association).
8. Verificar se existem citações do trabalhos
No Google Acadêmico você também pode encontrar citações relevantes de um livro ou de um artigo científico. É bastante simples: basta fazer a pesquisa e clicar em citado por embaixo do resultado.
Assim, você pode consultar outros artigos que já citaram aquele texto. Isso é importante por dois motivos especiais: para verificar a relevância e o reconhecimento do artigo e para ampliar a pesquisa e saber o que estão pesquisando sobre aquele assunto.
Como publicar no site do Google Acadêmico
Além de utilizar o Google Acadêmico como uma ferramenta de busca, você também pode utilizá-lo para publicar suas produções científicas.
É importante que você saiba que ele disponibiliza um espaço para que as pessoas compartilhem suas produções: teses, artigos, dissertações, enfim.
Mesmo porque, quanto mais utilizarem seu trabalho como referência, mais destaque ele ganhará na plataforma, já que, como você já sabe, o buscador reconhece a relevância do material no assunto.
Por isso, sempre que for possível, é importante publicizar seus trabalhos. Afinal de contas, você também está produzindo conhecimento científico e contribuindo para o desenvolvimento da ciência.
Crie um perfil no Google Acadêmico
Para publicar seu trabalho, você precisa ter um perfil na plataforma.
O perfil também te auxiliará nas pesquisas. Só assim a ferramenta conseguirá estabelecer seus temas de interesse e direcionar conteúdos relevantes para você.
Para criar um perfil, você deve ter um login com uma conta do Google e preencher a página de “Cadastro do autor“.
No cadastro solicita-se diversos dados como: afiliação, área de atuação, a universidade que estuda ou trabalha. A ferramenta também solicitará um e-mail para fazer a validação de seu perfil.
Como melhorar SUAS pesquisas no Google Acadêmico
Para realizar uma boa pesquisa e encontrar o que você deseja, você deve ter um termo de busca eficiente.
Aqui estão nossas dicas para você ter o melhor proveito da plataforma:
Utilize aspas
Tanto no Google tradicional quanto no Google Acadêmico, as aspas (“”) ajudam a procurar termos ou frases mais específicas.
Isso porque a ferramenta entende que você quer encontrar as palavras exatamente na ordem que você escreveu, não de forma aleatória.
O mecanismo de busca entende que você quer encontrar as palavras mencionadas exatamente na ordem escrita e não de forma aleatória.
Selecione os termos de busca corretamente
Caso você queira encontrar também termos semelhantes, a ferramenta pode encontrar sinônimos que se relacionam à palavra-chave que você pesquisou. Para isso você deve utilizar o comando OR (em letras maiúsculas).
Ele também permite pesquisar por artigos apenas com a palavra-chave no título. Nesse caso, você pode utilizar o comando “allintitle” e o mecanismo de busca encontrará somente artigos que tenham a palavra-chave no título.
Filtre apenas arquivos em PDF
De forma geral, os melhores artigos e trabalhos estarão no formato PDF.
Portanto, para encontrar artigos e trabalhos acadêmicos em PDF, basta utilizar o comando filetype no momento da busca.
Exclua trabalhos que não servirão à sua pesquisa
Para não perder tempo em trabalhos que não servirão à sua pesquisa, você pode negativar as palavras.
As palavras negativadas são aquelas que não trarão artigos científicos apropriados para a sua pesquisa científica.
Ao selecioná-las corretamente, você não perde tempo com artigos e teses que não abordam o tema da sua pesquisa.
Para negativar um termo específico, basta usar o sinal de menos (-).
Defina as datas para a busca no Google Acadêmico
Delimitando as datas de pesquisa você poderá encontrar artigos recentes ou publicações por período.
Para encontrar artigos recentes
Para encontrar artigos científicos atuais você pode definir as datas no menu que fica no lado esquerdo da tela. Marque “Desde tal ano” e a busca só apresentará as publicações mais recentes.
Para publicações por período
Você também pode analisar as publicações científicas por um período específico, como, por exemplo, de 2010 a 2019.
No menu que fica do lado esquerdo da tela, você consegue configurar um período específico com precisão.
Filtre resultados de uma universidade específica
No momento da busca, você também pode especificar o domínio e restringir os resultados.
Para filtrar publicações de alguma instituições de ensino específica, basta usar a ordem site: .edu.
Exemplo: “narrativa transmídia site: usp.br”
Usar query
Query é o nome que se dá a uma linha de comando que reúne várias ordens ao mesmo tempo. Ou seja: são várias especificações diferentes na mesma pesquisa.
Veja o exemplo: “narrativa transmídia -literatura filetype: pdf site: unesp.br”
Na query acima, a ordem foi: “- Google Acadêmico, por favor, encontre materiais sobre narrativa transmídia (que não versem sobre literatura), no formato PDF, no repositório da UNESP.
Botão do Google Acadêmico
Por fim, você também pode instalar o botão do Google Acadêmico no navegador Chrome ou no Firefox para facilitar as suas buscas.
Ao destacar em negrito uma palavra ou frase e depois clicar nesse botão, abre-se uma pequena janela, para mostrar os três primeiros resultados do mecanismo de busca científica.
Plataforma de busca de editais e formatação de trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT
Assim como Google Acadêmico facilita as suas buscas por artigos e pesquisas científicas, o Mettzer te ajuda a pesquisar os melhores editais de fomento.
O objetivo desse sistema de busca automática de editais pode te ajudar a potencializar a captação de novos recursos. E funciona de forma bastante simples: você recebe a notificação de novos editais, de acordo com as suas preferências.
Além do mais, você não deve esquecer que, independentemente do tipo de trabalho acadêmico – seja um TCC, uma monografia, uma dissertação e até uma tese, você deve seguir a formatação das normas da ABNT.
E nisso nós também podemos te ajudar. O Mettzer é um editor de textos, que formata, de forma automática, todos os seus trabalhos nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.
Já são mais de 450 mil estudantes e pesquisadores que usam o Mettzer todos os dias.
Então, se você ainda não conhece o Mettzer, essa é uma ótima oportunidade de conhecer.
Acesse nosso site e faça um teste gratuito por 7 dias 🙂
É uma versão do Google que considera apenas pesquisas científicas.
As informações do Google Acadêmico vêm de pesquisadores e de periódicos científicos. Por esse motivo, a ferramenta serve como uma fontes de pesquisa de alta qualidade e relevância.
Você deve acessar o site da plataforma e digitar o assunto ou a palavra-chave no campo de busca e os resultados são exibidos, a partir do critério de relevância. Funciona de maneira semelhante ao Google tradicional.
Doutoranda no programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Bacharela e mestra em Direito e pesquisadora desde o primeiro semestre da faculdade.
Excelentes dicas! Também escrevi um artigo sobre a questão, onde ensino várias estratégias pra usar o Google Acadêmico: https://pesquisajuridica.blog.br/google-academico-como-pesquisar/
Olá, no meu periódico algumas publicações aparecem sem o número de citações e sem o ano de publicação. Saberia me dizer o porquê?
Oi, Raquel.
No Periódico da Capes? Não sei dizer o motivo.
Desculpa não conseguir ajudar.
Um abraço!
Bom dia,
Estou com uma dúvida sobre a atualização das citações. Em alguns casos, algumas citações de um mesmo autor são contabilizadas e outras não, inclusive de teses e dissertações, cadastradas na mesma biblioteca digital. O perfil desses autores estão habilitados para atualização automática. Qual poderia ser o problema?
Obrigada,
OI Adriana, tudo bem?
Geralmente o Google Acadêmico e outras ferramentas só fazem a contagem da citação quando ela possui um número de DOI. Talvez seja por esse motivo que alguns são contados ou não.
Você tentou entrar em contato com o suporte do Google?
Espero ter ajudado.
Abraços
Olá,
Vou verificar se as publicações tem DOI.
Obrigada pela a resposta. Me ajudou sim!
Olá, eu consigo puxar a referencia direto do google academico em abnt? eu nao consegui achar essa opção e digitar manualmente pelo sistema colocando autor e tudo mais demora muito como eu faço?