Desenvolvimento do TCC: entenda vez como fazer nesse passo a passo

compartilhe

O desenvolvimento de TCC contém, de forma geral, a explicação e a discussão do tema e a demonstração dos resultados. 


Sumário

  1. O que é o desenvolvimento do TCC? 
  2. Como fazer o desenvolvimento do TCC?
  3. Dicas para escrever o desenvolvimento de seu trabalho
  4. Perguntas frequentes

O desenvolvimento de TCC é a parte principal do trabalho, porque estrutura todas as partes da pesquisa científica, a partir de um raciocínio lógico. É o conteúdo da pesquisa propriamente dito.

Mesmo assim… você não sabe como fazer um bom desenvolvimento para seu trabalho? 

Calma. Nos deixa te ajudar. Aqui está um guia completo para explicar o que é o desenvolvimento do TCC, quais os elementos fundamentais e a estrutura básica.

No final, ainda acrescentamos umas dicas extras para facilitar o seu processo de escrita. Vamos lá. 

O que é o desenvolvimento do TCC? 

O desenvolvimento do TCC é o conteúdo propriamente dito da pesquisa. A partir da divisão das normas da ABNT, o desenvolvimento, junto com a introdução e a conclusão, faz parte dos elementos textuais do trabalho. 

Essa divisão serve, de forma geral, para tornar a estrutura do trabalho mais compreensível e, como consequência, também mais fácil de escrever. 

Então, cada um destes elementos possui uma função específica dentro da estrutura do TCC que ajuda a guiar a produção da monografia pelo aluno.

O desenvolvimento é dividido em capítulos e o conteúdo de cada um desses capítulos depende da metodologia que é utilizada no trabalho. 

No livro “Fundamentos de Metodologia Científica”, as autoras Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos recomendam que, ao escrever o desenvolvimento de um trabalho, o estudante foque em três partes principais: 

modelo de TCC

A explicação do tema

Que serve para apresentar o tema e compreender o fenômeno que vai ser analisado. 

A discussão sobre o assunto

A discussão se concentra nos argumentos dos pontos de vista apresentados.

A demonstração dos resultados

Essa é a parte lógica do trabalho. Serve para demonstrar, dentro de um raciocínio, os resultados da pesquisa. 

desenvolvimento

Como fazer o desenvolvimento do TCC?

Não, ainda não existe uma fórmula mágica para escrever o desenvolvimento de um TCC.

Mas vou te apresentar uma estrutura básica para criar um bom desenvolvimento de trabalho. É, basicamente, tudo que o desenvolvimento precisa ter, ok? 

Ao final, vou deixar algumas dicas para o percurso de escrita do trabalho.  

Estrutura básica de um desenvolvimento de TCC

Não existe uma receita de bolo, mas há uma estrutura ideal para seguir em um desenvolvimento de trabalho. 

Seguir uma estrutura é fundamental, porque você se certifica que não está esquecendo de nenhum elemento importante. Então, vamos fazer as pazes com as estruturas? <3

Uma dica é você copiar essa estrutura no seu trabalho e ir completando os tópicos para não se perder.

Vamos lá. Um bom desenvolvimento de TCC é composto de:

Uma revisão da literatura sobre o tema

Neste espaço, você deve apresentar o tema do TCC. É importante que você delimite bem o tema de seu trabalho.

Isso vai evitar, inclusive, que a banca e os avaliadores te cobrem por aspectos que não são abrangidos pelos teus objetivos de pesquisa

A formulação da problemática da pesquisa

Você deve definir o seu problema de pesquisa. Afinal, você deverá mostrar o direcionamento da pesquisa.

Hipóteses levantadas

É o primeiro contato que o pesquisador tem com os resultados da pesquisa. 

É o momento que você deve levantar as hipóteses para responder ao problema de pesquisa. Não se preocupe se alguma hipótese não se confirmar. É para isso que serve a pesquisa: para confirmar ou refutar as hipóteses e ter um resultado final. 

Pressupostos e argumentos teóricos

Se baseie em um referencial teórico. Para tanto, você deve utilizar análises, pesquisas, livros e textos de outros autores para embasar a sua pesquisa científica e o conteúdo da sua monografia. 

É aqui que você apresenta e discute as bibliografias que consultou sobre o tema. 

O referencial teórico pode ser entendido como o estado da arte de seu tema. Ou seja, é o estágio de desenvolvimento do tema nas pesquisas que já foram desenvolvidas. 

Nesta etapa do trabalho você deve estabelecer as ligações entre a bibliografia utilizada e a situação problema da pesquisa.

Lembre-se que você deve referenciar todas as bibliografias utilizadas. Nenhuma informação pode estar solta no trabalho.

Qualquer pensamento usado na defesa de um argumento deve ter como base uma coleta de dados ou um referencial teórico, o que confere uma maior credibilidade à sua pesquisa.

Apresentação da metodologia de pesquisa

Quais foram os caminhos definidos para o percurso da pesquisa? É o que você deve descrever neste tópico. Apresente os métodos e os instrumentos de coleta de dados que você escolheu. 

Análise e interpretação de dados e resultados

Nesta parte você deve descrever as etapas e processos da sua pesquisa de forma mais detalhada, abordando os dados colhidos e analisando os resultados que você encontrar.

É possível contar com o apoio de recursos estatísticos e usar ilustrações, tabelas e gráficos para facilitar a exposição e a compreensão dos dados.

Também é fundamental estabelecer conexões entre os dados obtidos, o problema de pesquisa e a fundamentação teórica.

Em outras palavras, não basta apenas organizar as informações coletadas. Também é preciso interpretá-las e fazer uma análise aprofundada.

Dicas para escrever o desenvolvimento de seu trabalho

Agora que você já sabe qual é a estrutura básica do desenvolvimento de um TCC, vamos às dicas para te ajudar nesse percurso: 

Pesquise TCC da mesma área do conhecimento

Antes de começar o seu desenvolvimento, busque no Google acadêmico ou no site da biblioteca de sua instituição de ensino, um TCC pronto

De preferência, da mesma área do conhecimento. 

Saber qual é o padrão dos demais TCCs da sua área vai te dar mais segurança para pensar como será o conteúdo de seu TCC. 

Faça fichamentos de suas fontes de pesquisa.

Deixe registradas as citações mais relevantes de suas fontes de pesquisa. Isso auxilia a identificar os textos, estruturar pensamentos e argumentos e organizar as anotações.

Utilize apenas fontes confiáveis.

Você deve pesquisar suas referências bibliográficas em locais confiáveis: livros, artigos científicos publicados em revistas, textos acadêmicos. 

Se a procedência da fonte de pesquisa é duvidosa, opte por não utilizá-la. 

Estruture seu trabalho.

Você deve seguir uma linha de raciocínio. Por isso, crie os tópicos mais abrangentes e separe-os em subtópicos. 

Os objetivos específicos, assim como objetivo geral, funcionam como uma bússola que indicam a direção do seu trabalho. 

Seguindo essa lógica, você deve utilizar os objetivos específicos – definidos na introdução do trabalho – como os capítulos do desenvolvimento. 

Ou seja: o texto de cada capítulo será exatamente o desenvolvimento de cada um dos objetivos específicos. 

Tenha em mente que você terá que apresentar o tema, delimitar um problema de pesquisa, descrever argumentos sólidos e, enfim, chegar em conclusões. 

Faça as referências e citações de forma correta.

Sei que não é novidade. Mas aqui está mais um lembrete para tomar cuidado com as citações e as referências bibliográficas. Elas devem obedecer aos padrões da ABNT

Saiba que fazer referências corretas confere qualidade técnica ao seu trabalho. De forma contrária, você pode acabar cometendo um plágio acadêmico. Fique atento! 

Se precisar de ajuda, conte com o Mettzer. No editor de texto, as referências e as citações, assim como todos os detalhes de formatação, são feitos de forma automática. 

Não exagere do “apud”.

O “apud” significa “citado por”. É o famoso “disse me disse”, quando você utiliza uma citação de um autor a partir da citação de outro autor. Viu que confusão? 

Você pode usar artigos científicos para compor o seu desenvolvimento e utilizar (pouquíssimas!) citações de citações. 

Mas, como regra, leia o texto do próprio autor e evite exagerar do apud. 

Cuidado com o excesso da sua opinião no texto.

Em um contexto de trabalho de conclusão de curso de graduação, você deve basear todos os seus argumentos em alguma fonte de pesquisa, coleta de dados ou um referencial teórico. 

Então, evite argumentar seus textos com informações que saíram exclusivamente da sua opinião. 

A formatação do seu TCC pode ser feita de forma automática pelo Mettzer!

Eu sei que são muitos detalhes, mas te prometo que, depois de internalizar a estrutura, vai ficar mais fácil, ok?

De todo modo, se precisar de ajuda, conte conosco. Não importa qual é o tipo de trabalho acadêmico, se for nas normas da ABNT, nós te ajudamos! 

O editor de textos da Mettzer torna todo esse processo de produção de TCC mais simples, porque ele já formata seus trabalhos, de forma automática,  de acordo com as normas da  ABNT.

Assim, você vai precisar se preocupar apenas em escrever seu trabalho, já que o próprio Mettzer se encarrega de colocar citações, referências e outros detalhes da monografia nos padrões estabelecidos pela ABNT.

Faça um teste gratuito agora mesmo!

mettzer

Perguntas frequentes

O que colocar no desenvolvimento do TCC?

No desenvolvimento do TCC, você deve apresentar a metodologia utilizada para coletar e analisar dados, apresentar os resultados da pesquisa de forma objetiva e discutir esses resultados à luz da revisão da literatura, destacando suas conclusões e contribuições para o tema estudado.

Como escrever a metodologia do TCC?

Descreva detalhadamente a metodologia que será utilizada para coletar e analisar dados. Isso ajuda a validar sua pesquisa e permite que outros pesquisadores repliquem o estudo.

Como evitar o plágio na escrita do TCC?

Certifique-se de citar corretamente todas as fontes usando um estilo de citação apropriado. O plágio é uma violação séria da ética acadêmica. E para não acontecer isso, use o verificador de plágio da Mettzer

compartilhe

15 comentários em “Desenvolvimento do TCC: entenda vez como fazer nesse passo a passo”

  1. Boa noite !

    Beatriz Coelho ,

    Estou desenvolvendo um TCC muito diferente de uma monogragia , gostaria de saber se existem algum tipo de consultória não só para as devidas formatações , mais sim o contexto do seu desenvolvimento . Por exemplo Já digitei as seguintes etapas a capa o títo no seu formato ABNT,seu resumo , palavras chaves ,no seu rodapé todas as descrições seguindo todas as etapas de orientação, sua introdução com as foramtações tabém seguindo as normas da ABNT citando a fonte dos seus autores com nome e ano .No título do TCC ele sugere de três a quatro seções primárias. A dúvida é que ja desenvolvi as seções primária segue um exemplo.

    1.1
    1.2
    1.3
    Eu segui no desenvolvimento das seções que conta no manual de orientação as seções segundárias e terciárias exemplo.

    Terminei a seção primária

    1. É título

    1.1 É o sub título e depois segui para seção terciária que seria dessa forma.

    1.1.1

    Acredito que não estou no camoino correto e perdendo tempo.

    Agora estou no Título 2- que é o Desenvolvimento : o que escrever

    Estou literalmento perdido poderia me ajudar com seus conhecimentos em uma consultória com todo o trabalho quase desenvolvido para fins dos seus acertos?
    Ou me indicar algúem com esse conhecimento para finalizar logo esse TCC.

    Muito Obrigado.

    Responder
    • Oi, Cledisson.Tudo bem?

      Não oferecemos esse tipo de serviço de consultoria para fazer trabalhos.
      No entanto, tenho duas dicas para você.
      A primeira delas é que a plataforma da Mettzer faz toda formatação do trabalho nas normas da ABNT de forma automática.
      Inclusive, em relação ao títulos, às seções do trabalho e às referências bibliográficas.
      Você pode fazer o teste gratuito da plataforma e entender como ela pode te ajudar.
      Além disso, temos uma lista de profissionais parceiros, especializados em mentoria e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.
      Nesse link você pode consultar as informações dessas pessoas: https://experts-mettzer.softr.app/

      Espero que ajude.
      Um abraço!

      Responder
  2. Fiquei interessado, entretanto, vi que no sumário introdução e conclusão ganharam numerações. segundo minhas pesquisas sobre o assunto apenas o desenvolvimento é numerado no sumário.

    Responder
    • Oi, Rubem

      Segundo as regras da ABNT, a contagem das páginas deve começar a partir da folha de rosto.
      Só que os números nas páginas só devem aparecer depois da introdução.
      No sumário, introdução e conclusão também aparecem.

      Um abraço.

      Responder
  3. Gratidão, me ajudou muito as dicas citado no texto. E não conhecia o Mettzer, vou utilizar na edição do meu trabalho.

    Responder
    • Oi, Susana! Tudo bem?

      Ficamos felizes em poder ajudar 🙂
      Qualquer dúvida que você tiver, volte a nos escrever.

      Um abraço.

      Responder
  4. Olá, parabéns pelo conteúdo! Gostaria de comentar que “et al” não é o que está no texto. A explicação que está no texto se refere ao “apud”.
    Abraços!

    Responder
    • Oi, Wilson! Tudo bem!

      Muitíssimo obrigada por nos alertar. Havíamos confundido as expressões em latim.
      Mas, já arrumei 🙂

      Muito obrigada!

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade