Figuras, imagens e tabelas nas normas ABNT: aprenda as referências

Compartilhe esse post:

Para te ajudar com a inserção de figuras, imagens e tabelas nas normas ABNT em seu trabalho acadêmico e assim evitar enganos e erros de formatação, preparamos este pequeno guia com explicações e exemplos de aplicação das normas.

Assim como as citações, a inclusão de figuras, imagens e tabelas nas normas ABNT no TCC possui parâmetros exigentes que devem ser seguidos para sua correta referenciação, o que pode acabar confundindo o autor do trabalho.

Você sabia, por exemplo, que as normas ABNT estabelecem uma distinção entre quadro e tabela? Ela é bem sutil, mas representa um erro que pode comprometer todo o trabalho de pesquisa.

Quer saber mais sobre como usar figuras, imagens e tabelas nas normas ABNT sem complicação no seu trabalho? Então fica de olho nas dicas.

Ilustrações, figuras e imagens nas normas ABNT

Ilustrações são elementos gráficos utilizados no texto para complementá-lo visualmente e devem ser inseridos próximo do trecho do trabalho a que se referem.

As normas ABNT classificam como ilustrações imagens de diversas formas, como desenhos, fluxogramas, gráficos, organogramas, mapas, fotografias, figuras e quadros.

Contudo, as normas estabelecem alguns parâmetros para se referenciar ilustrações que é necessário compreender.

O primeiro ponto é saber diferenciar se seu elemento gráfico se enquadra mesmo dentro da lista de ilustrações ou na lista de tabelas. Essa confusão pode ocorrer, pois a ABNT define diferenças entre quadros e tabelas que podem passar despercebidas.

Segundo as normas ABNT:

  • um quadro é formado por linhas horizontais e verticais, sendo fechado em todas as suas extremidades e geralmente é utilizado para expressar dados qualitativos.
  • Já uma tabela é formada exclusivamente por linhas verticais, não apresentando bordas demarcadas, e é utilizada para expressar dados quantitativos.

Os quadros são classificados como ilustrações e podem ser apresentados na lista desta categoria na sessão pré-textual do TCC, enquanto as tabelas devem ser organizadas em lista própria.

Referência de figuras e ilustrações nas normas ABNT

A identificação das ilustrações deve apresentar a palavra designativa, isto é, o tipo da ilustração (quadro, fotografia, desenho, fluxograma, organograma, mapa, gráfico, entre outros), o número de acordo com a ordem de apresentação no texto e o título.

Todos esses elementos devem ser posicionados acima da imagem.

Na parte inferior, é obrigatório identificar a fonte da ilustração (mesmo que ela seja de autoria própria) usando a seguinte formatação: fonte tamanho 10; estilo regular; espaçamento simples.

Referência de tabelas nas normas ABNT

Sua identificação deve ser feito pelo número e título, que devem vir acima da tabela nas normas abnt. Ela também deve indicar sua fonte na parte inferior, seguindo o mesmo padrão de formatação das ilustrações.

A indicação da fonte é obrigatória mesmo que a tabela tenha sido elaborada pelo autor do trabalho.

Lista de ilustrações e tabelas na normas ABNT

É preciso organização para lidar com figuras, imagens e tabelas nas normas ABNT, principalmente se você tiver de usar muitos desses elementos.

As listas de ilustrações e tabelas são elementos pré-textuais e opcionais. A lista de ilustrações deve apresentar as figuras na ordem em que aparecem no trabalho e cada item deve ser referenciado por sua palavra designativa e pelo número da página onde está localizado.

É possível a elaboração de uma lista individual para cada tipo de ilustração, o que é recomendado caso a lista apresenta mais de três itens, ou então uma lista única.

Assim como a lista de ilustrações, a lista de tabelas deve apresentar as tabelas de acordo com a sua ordem de ocorrência no texto, sua identificação e também o número de sua página.

Não se esqueça, quando estiver preparando as listas de figuras, imagens e tabelas nas normas ABNT, de verificar duas vezes se todos os elementos visuais utilizados foram listados corretamente.

Seguindo as dicas e os exemplos acima, você poderá produzir seu TCC com a certeza de estar dentro do exigido para a utilização de figuras, imagens e tabelas nas normas ABNT.

Para facilitar ainda mais esta tarefa de lidar com figuras, imagens e tabelas nas normas ABNT, você pode utilizar o Mettzer, um editor online muito prático que formata seu trabalho nas normas técnicas da capa até as referências bibliográficas.

Resumo
Artigo
Figuras, imagens e tabelas nas normas ABNT: aprenda as referências
Descrição
Para te ajudar com a inserção de Figuras, imagens e tabelas nas normas ABNT em seu trabalho preparamos este guia com explicações e exemplos das normas.
Autor
Publicador
Mettzer

73 comentários sobre “Figuras, imagens e tabelas nas normas ABNT: aprenda as referências”

  1. É sempre bom que esse tipo de assunto venha com fotos ou um passo a passo como exemplos variados. Fica a dica.

  2. Fiquei em dúvida quanto as imagens em livros, tem q colocar a página depois do ano? No lugar do nome vai o titulo do livro? Estas questões ficaram em branco…

    1. Você irá referenciar a imagem nas referências finais como se fosse um texto específico de um livro. Ex.: SILVA, Maria. Nome da imagem (negrito). In: (se o nome do autor da imagem for o mesmo do organizador do livro, não precisa citar novamente). Nome do livro (negrito). cidade: editora, volume, ano, páginas.

  3. E SE A IMAGEM FOR DE INTERNET? E SE A PESSOA USOU UMA IMAGEM DE INTERNET COM REFERENCIA E FEZ UMA PARECIDA, COMO DEVO COLOCAR A FONTE?

  4. Não veio no desenvolvimento do texto a diferença entre imagem e figura no qual o texto se propõe no título…..

  5. Como referencio fotografias que tem na Internet, mas tem o nome do fotógrafo. Devo colocar na legenda:
    Foto: Tal fulano?

    E como fica nas referências do final? Tô perdido!

  6. Olá Everton. Quando fazemos um quadro, gráfico ou tabela é correto colocarmos como fonte a expressão ” o próprio autor, data”?

  7. Olá, estou em dúvida de como realizar a citação da fonte em baixo da imagem!! Pode me auxiliar??? Me falaram que posso colocar assim: Fonte: Nome de onde foi tirado, ano? O ano é colocado depois da vírgula ou entre parênteses?

  8. Olá. Trabalho com charges de um Jornal antigo presente no site da biblioteca nacional . Como referencio? Nome do jornal, página, edição, ano ou simplesmente o link da biblioteca nacional?

  9. Faço estaágio, e estou com um trabalho com bastante imagens pra formatar. Gostaria de saber qual norma da abnt contempla a citação das imagens em específico, ou se na 10520 tem algum exemplo. Aqui as fotografias que estão no trabalho, segundo o autor, foram tiradas por outra pessoa dentro da empresa, que disponibilizou as fotografias diretamente pra ele. Como não consta em nenhum meio digital nem físico oficialmente, a forma como deve aparecer abaixo da imagem é Título, autoria e ano ?

    1. Oi João, se forem imagens suas você pode usar “Do autor”.

      Caso for um colega de empresa você pode usar o nome dele sem problemas.

      Abraços

  10. Olá , estou fazendo uma monografia e no texto coloquei uma foto e uma figura emparelhadas.
    Como coloco a legenda ? Figura e foto -1?
    Super na dúvida.

    1. Oi Mariana, tudo bem?

      Não existe um padrão de tamanho segundo as normas ABNT. O tamanho das imagens em seu trabalho, devem ficar de acordo com a formatação das margens do seu trabalho e também legibilidade das imagens. Você deve ir ajustando isso quando inserir na ferramenta que vai usar para formatar o seu trabalho.

      Abraços

    1. Oi Cyro, tudo bem?

      O tamanho dos textos segue o mesmo padrão do seu trabalho, ou seja, pode ser 12 o 10. De acordo com o volume de conteúdo e colunas de sua tabela ou quadro.

      Abraços

  11. Tudo bem?
    Tenho uma dúvida que ainda não consegui entender.
    Após citar a fonte de uma tabela coloca (.) ponto?
    Ex.: Fonte: ssss.

  12. Meu tcc tem um anexo com imagens, eu preciso por a fonte em todas as imagens do anexo também? Pois são muitas.

    1. Oi Eduardo, tudo bem?

      O ideal é que sim. Desse forma você está trazendo de onde você tirou as imagens.

      Se forem imagens tuas, você pode dizer apenas uma vez que você é o autor.

      Abraços

  13. Olá, tenho uma duvida referente a parágrafos.

    No meu relatório de estagio explico por meio de fotos e passo a passo uma montagem de uma válvula. Entre as fotos eu coloco uma ou duas linhas explicando qual foi o movimento que eu realizei, queria saber se tenho que colocar paragrafos nessas linhas também?

    por exemplo:

    texto de uma ou duas linhas
    *imagem
    texto de duas ou tres linhas novamente

    preciso por paragrafo até nessas linhas ?

    1. Oi, tudo bem?

      Como assim você parágrafo? Você diz recuo no início da frase? Se é isso, sim precisa colocar o recuo.

      abraços

  14. Fiz um quadro com um texto da revista Nova escola. Na fonte coloquei os nomes dos autores que aprecem no final do texto e o ano. Ao passar o texto no anti plagio, ficou tudo em vermelho dizendo que plagiei na Nova Escola. Afinal, devo colocar que retirei da revista Nova Escola ou o nome dos autores na fonte?

    1. Oi Viviane, tudo bem?

      Qual anti-plágio você usou? Parece que ele só encontrou o mesmo conteúdo em sites da internet. Se você citar o autor está correto.

      Abraços

  15. Bom dia!
    Meu tcc tem várias imagens, gostaria de saber se elas são colocadas todas ao final do texto ou eu vou colocando ao longo do texto conforme vou citando.

    Agradeço desde já.

    1. Oi Andressa, tudo bem?

      O Ideal é você ir colocando ao longo do seu texto para ir contextualizando e usando como exemplos no meio do trabalho.

      Abraços

  16. Olá, poderia me tirar uma dúvida por favor? No meu trabalho eu fiz uma tabela com duas colunas com informações de outros artigos, uma coluna com as obras, ex: Maria (2014), depois José (2009), João (2017) ,etc..e na outra coluna um valor (ex: 30%, 50%, 60%). Eu não sei o que colocar na fonte, porque são umas 20 obras…coloco na fonte as 20 obras igual coloquei dentro do quadro? Tipo: Fonte: Maria (2014); José (2009); …; João (2017)? Isso já vai dar a entender ao leitor que se precisar da obra completa é só ir até minhas referências ao final do trabalho?

    1. Oi Tania, tudo bem?

      VOcê pode colocar nas suas referências bibliográficas. Já no quadro, você pode colocar Do autor, pois foi você que criou a tabela.

      Mas você precisa citar o nome dos autores no conteúdo/tabela.

      Abraços

  17. Elaborei um quadro com informações que tirei de outro lugar, como seria a fonte?

    Elaborado pelo autor (2019) adaptado de ……..

  18. Olá, estou com uma dúvida em relação à formatação de imagens… A Legenda das imagens e a fonte devem ser alinhadas de acordo com o tamanho da imagem?
    Obrigada!

    1. Oi Francine, tudo bem?

      O alinhamento da legenda ou fonte deve ser centralizada usando a fonte 10. Não precisa acompanhar o tamanho da imagem.

      Se tiver mais alguma dúvida nos envie.

      Abraços

  19. No programa de vocês a legenda e a fonte acompanham o tamanho do quadra/tabela parecendo que automaticamente deixa justificado. Mas segundo a abnt legenda e fonte ñ deveriam ser centralizados?

    1. Oi Gisely, tudo bem? O mettzer segue o padrão ABNT. Deixando o texto centralizado e na fonte tamanho padrão ABNT.

      Abraços

  20. Bom dia! Tenho algumas dúvidas:
    1) Pretendo colocar fotos ao final, como anexo. Nesse caso, preciso designar cada uma como “Fotografia 1”, “Fotografia 2” etc. ou não seria necessário (já que não apareceriam no corpo do texto)? Precisaria também criar uma lista de figuras ou não seria necessário por se tratar de anexos?
    2) Se sou eu quem tirou as fotos a fonte fica “a autora (ano)”?

    Desde já, agradeço!

    1. Oi Sabrina, tudo bem?

      O ideal é você usar a estrutura de Fotografia 1, etc. Usando legenda para identificar e classificar as fotos. Mas essa estrutura não é obrigatória para anexos.

      Sobre a lista de figuras, você não precisa fazer. Mas para identificar as fotos você deve usar “Da autora (2019)”.

      Abraços

  21. Bom dia, me tira uma duvida, quando coloco legenda na foto de um livro com mais de um autor, como coloco? Outra coisa, poderia me dar um exemplo de como colocar a referência na foto retirada da internet? Estou super confusa!

    1. Oi Erika, tudo bem?

      Sobre fotos retiradas da internet você usar o site como fonte se não tiver uma fonte dentro do site que você retirou e também coloque o ano que acesso o conteúdo.

      Abraços

    1. Oi Luiza, tudo bem?

      Sim, você pode colocar apenas de onde você retirou e também quando você fez acesso ao conteúdo.

      Abraços

  22. Boa noite,
    Busquei várias informações de sites e criei um quadro com base nas informações aleatórias. Como posso fazer a legenda abaixo da imagem? E na referência?

    1. OI Adriane, tudo bem?

      Você pode colocar o quadro como “Do autor”, porém você vai precisar referências os conteúdos que você retirou de outros.

      Abraços

  23. Caros.

    Alguém saberia me dizer em que edição da ABNT as figuras deixaram de ser citadas (nome Figura x – faddsfas) abaixo e foram para citações acima da mesma?

    1. Oi Adelio, tudo bem?

      O correto sempre foi apresentar a legenda da imagem/figura abaixo dela. No canto superior esquerdo, sempre vai um subtítulo de apresentação da imagem, por exemplo: FIGURA I

      Se tiver mais alguma dúvida nos avise.

      Abraços

  24. Bom dia, ainda estou com dúvida… mesmo lendo todas as anteriores…kkkk
    Por favor, estou utilizando um quadro que retirei de um livro, refiz o quadro mas fui fiel a informação e formatação, na legenda devocolocar “Adaptado por” e tb o livro possui vários autores, tenho que colocar todos os nomes?

    1. Oi Marisa, tudo bem?

      Sim, se você usou o conteúdo de outros autores precisa usar e citar o nome deles.

      Abraços

  25. Boa Noite.
    Parabéns pelo Site.
    Me ocorreram umas dúvidas para uma TESE que estou terminando em cima do prazo.
    Tenho 02 perguntas:
    1. Pretendo usar imagens de um Slide Pwerpoint que recebi por e-mail de uma instituição estrangeira, que contém um gráfico e uma tabela. Posso recortartá-los como imagens, legendá-los e colocar a fonte? Como referencio nome e a fonte? nome seria figura ou gráfico?
    e a fonte, seria o nome da Instituiçã?
    2. No caso de retirar de um artigo uma tabela, cujo autor do artigo lançou como fonte uma outra instituição. Posso recortar e constar o nome da Instiuição como “apud” ou devo pegar todos os dados da tabela e criar ideentica?
    3. Graficos que não são de minha autoria podem ser “recortados” e “colados” no meu trabalho, citando a fonte? Perco a qualidade autoral da minha pesquisa?
    muito obrigado.

    1. OI Evans, tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado de nosso conteúdo.

      1. Você pode usar as imagens sim. Se você for recortar e usar como figura, deve usar a referência de imagem.Você pode usar a Universidade como autor, isso se você não conseguir o nome de quem criou o conteúdo desse power point.
      2. Você pode sim criar uma tabela com os dados da original, porém você precisa citar o autor e também adicionar na referências do seu trabalho.
      3. Todo material externo usado em seu trabalho pode ser usado. Lembrando que você deve sempre citar a fonte e o autor do conteúdo. Dessa forma não terá problemas.

      Se tiver mais alguma dúvida conte conosco.

      Abraços

  26. Oii , boa noite!!
    Gostaria de tirar uma dúvida, preciso colocar fontes de imagens que retirei de um site o qual não tem fonte. Como colocar? Seria o link do site do site onde retirei?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.