Numeração de páginas na abnt: como fazer o correto

Compartilhe esse post:
Tempo médio de leitura: 4 minutos

Muitos alunos de graduação que vão começar a escrever seu TCC têm algumas dúvidas em comum: existe um número ideal de páginas para o trabalho? Como fazer a numeração de páginas na ABNT? 

É melhor escrever uma monografia mais enxuta e direto ao ponto ou é melhor produzir um conteúdo mais extenso e que aborde mais tópicos sobre o tema escolhido?

Se você está começando a planejar como será sua monografia e também tem essa dúvida, acompanhe os próximos parágrafos para saber como definir um número de páginas adequado para seu trabalho acadêmico.

Além disso, vamos explicar ainda como fazer a numeração de páginas de acordo com as normas ABNT para garantir que não haja confusão sobre a partir de onde se deve começar a contar as páginas e nem para selecionar quais páginas devem ser numeradas e quais não devem.

Existe um número de páginas ideal para o TCC?

Respondendo à esta pergunta de forma direta: não. Não há nenhum tipo de regulamentação, a nível nacional, como é o caso das normas ABNT, que estabeleça uma quantidade mínima e máxima de páginas para o TCC.

O que mais vai influenciar neste quesito são os elementos que constituem o próprio trabalho. Isto é, qual o tema escolhido, qual a abordagem metodológica utilizada, quais técnicas de pesquisa serão empregadas e quais são as hipóteses e objetivos do TCC, por exemplo.

Além desses fatores, deve-se levar em conta também o tipo de trabalho produzido: se é um relatório, um artigo, uma monografia, etc.

Como é possível perceber até aqui, é difícil delimitar uma quantidade de páginas ideal sendo que os Trabalhos de Conclusão de Curso podem variar muito de acordo com a natureza de cada projeto.

Contudo, algo que tem se tornado prática comum entre diversas instituições de ensino e orientadores é o reconhecimento da irrelevância de se produzir trabalhos desnecessariamente extensos.

Antes, era comum a noção de que quanto maior o trabalho, melhor seu conteúdo, pois ele estaria mais completo. Porém, o que se percebe é que em trabalhos muito longos, com mais 100 páginas, muito do conteúdo ali presente é dispensável.

Por este motivo, é melhor escrever um trabalho mais sucinto, mas onde cada linha de texto tenha sua parcela de importância para o desenvolvimento do TCC.

Como saber se o TCC está com uma numeração de páginas adequada?

O orientador do TCC tem um papel importante nesse momento, sendo ele o principal responsável por revisar o trabalho e conferir se o conteúdo produzido pelo aluno, em termos de número de páginas, está adequado em relação ao tema, objetivos e desenvolvimento da monografia.

Em outras palavras, o orientador vai verificar se, dentro daquela quantidade de páginas que foi produzida, o autor da monografia conseguiu conduzir sua investigação com uma boa diversidade de fontes de pesquisa, realizar uma análise aprofundada do tema e desenvolver argumentos embasados que forneçam sustentação ao trabalho acadêmico.

Por este motivo, esteja em constante contato com seu orientador e faça um alinhamento de expectativas com ele para que você possa ter uma ideia de quais tópicos sobre o tema escolhido devem ser abordados no seu projeto.

Deste modo, você consegue ter uma noção de quantas páginas vai precisar para tratar da sua investigação sobre aquele assunto e assim produzir uma quantidade de páginas adequada ao seu TCC.

Numeração de página na ABNT, onde inicia?

Agora que você já sabe que o TCC não tem um número mínimo ou máximo definido de páginas, vamos tratar de outro tema que também gera dúvidas nos graduandos, principalmente no momento de realizar as formatações finais do trabalho: como numerar as páginas da monografia.

Segundo as regras da ABNT, a contagem das páginas deve começar a partir da folha de rosto, porém os números devem aparecer apenas depois da introdução.

Ou seja, nenhum dos elementos pré-textuais do TCC – o que inclui capa, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, lista de ilustrações e sumário – devem ser numerados, mas apenas contados para a numeração de páginas segundo a abnt.

Além disso, as normas ABNT definem ainda que os números das páginas devem ficar no canto superior direito da folha, a 2 centímetros da borda, e o tamanho de fonte ideal para os números é 10.

Seguindo essas regras, você estará formatando seu trabalho de acordo com as normas ABNT e poderá ter a certeza de estar numerando seu TCC corretamente.

Para tornar esta tarefa ainda mais simples, você pode contar o Mettzer, que é um editor de texto acadêmico que já deixa seu trabalho formatado de acordo com as normas ABNT.

Possui ainda diversas outras vantagens que vão te ajudar a produzir uma monografia nota 10, como orientação online, salvamento automático na nuvem, cronograma com etapas, tarefas e entregas e muito mais.

Faça seu cadastro abaixo e comece a utilizar o Mettzer hoje mesmo!


Resumo
Artigo
Numeração de páginas: como fazer seu trabalho nas normas ABNT
Descrição
Muitos alunos de graduação que vão começar a escrever seu TCC têm uma dúvida em comum: como é feita a numeração de páginas na ABNT?
Autor
Publicador
Mettzer

6 comentários sobre “Numeração de páginas na abnt: como fazer o correto”

  1. voces enrolaram e nao disseram realmente domo numerar as paginas. o conteudo é bom mas tentem ser mais diretos

    1. Oi Helder, tudo bem?

      Está em um parágrafo em negrito no meio do texto: ” as normas ABNT definem ainda que os números das páginas devem ficar no canto superior direito da folha, a 2 centímetros da borda, e o tamanho de fonte ideal para os números é 10.”

      Lembrando que o Mettzer faz a numeração de forma automática e você não precisa se preocupar com isso.

      Abraços

  2. Então, não devo colocar número no tópico da introdução? Só aparece o número de página a partir da folha seguinte, é isso?

    1. Oi Reijane, tudo bem?

      A introdução já é numerada de acordo com as normas ABNT. Tanto o capítulo, quanto as páginas.

      Abraços

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.