Artigo acadêmico: importância, como escrever e formatação na ABNT

Compartilhe esse post:
Tempo médio de leitura: 7 minutos

A produção de artigo acadêmico é utilizada na graduação e na pós-graduação tanto como forma de avaliar estudantes como para incentivar a aproximação dos estudantes com a produção acadêmica.


Qual é a importância de escrever artigo acadêmico?

A produção acadêmica é uma parte importante e de muito prestígio para a graduação, e a maneira ideal de um estudante enriquecer ainda mais a sua formação.

Além disso, ela é fundamental para quem deseja seguir essa carreira e se tornar pesquisador.

A melhor forma de fazer isso é se envolvendo com a produção de artigos acadêmicos, participando de grupos de pesquisa e de eventos científicos e publicando artigos em revistas especializadas.

Confira a seguir porque os artigos acadêmicos são importantes para a sua graduação.

Como escrever artigo acadêmico

Para facilitar o seu trabalho de escrita do artigo acadêmico, busque seguir os passos e dicas abaixo:

1. Título

Como escrever o título do artigo acadêmico

Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara a que se destina o artigo.

Assim, deve compreender conceitos-chave que do tema, podendo estar, em nota de rodapé, a finalidade do mesmo.

2. Nome dos autores

Logo abaixo do título, deve constar o nome do autor ou autores do artigo.

O autor do artigo deve ter seu nome acompanhado de um breve currículo e também de endereço de e-mail e estas informações devem aparecer um nota de rodapé indicado por asterisco na página de abertura do artigo.

Alternativamente, os artigos acadêmicos também podem trazer tais informações (currículo do autor e e-mail) ao final dos elementos pós-textuais.

3. Epígrafe

A epígrafe é um título ou frase colocada no início de um trabalho, que serve de tema ao assunto ou para resumir o sentido ou situar a motivação.

4. Resumo e Abstract

Como fazer o resumo e o abstract

Embora o resumo seja um texto curto, ele tem alguns detalhes em sua construção.

Isto porquê, muitas vezes, quanto menor o espaço de escrita, mais difícil aglutinar todas as ideias necessárias.

Portanto, o resumo é um texto, com uma quantidade predeterminada de palavras, onde se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados.

O ideal é que, com a simples leitura do resumo, a pessoa que está lendo saiba identificar os pontos-chave do seu trabalho.

Porém, cuidado para não se empolgar muito e acabar escrevendo uma introdução!

O Abstract, por sua vez, será a versão do seu resumo em inglês. Alguns periódicos e instituições também aceitam outras línguas, como o espanhol e o francês.

5. Palavras-chave e Keyword

As palavras devem ser antecedidas da expressão “Palavras-chave:” e separadas entre si por ponto e vírgula (;).

As keywords serão as mesmas palavras-chave, mas em inglês, ou na mesma língua que você tenha optado por escrever o resumo na segunda língua (abastract).

6. Conteúdo

Introdução

A introdução tem o objetivo de situar o leitor no contexto do tema pesquisado, oferecendo uma visão global do estudo realizado.

Além de esclarecer as delimitações estabelecidas na abordagem do assunto, os objetivos e as justificativas.

Ademais, deve-se destacar a Metodologia utilizada no trabalho.

A intenção é que a pessoa que está lendo consiga identificar o que você trabalhou, porque e como.

Desenvolvimento textual e apresentação de resultados

O desenvolvimento do artigo é toda a parte que objetiva discorrer sobre o tema.

Aqui, deve-se fazer uma exposição sobre as teorias necessárias para entender e esclarecer o problema.

Neste aspecto, a revisão de literatura visa desenvolver a respeito das contribuições teóricas sobre respeito do assunto abordado.

Assim, é importante expor os argumentos de forma explicativa ou demonstrativa, demonstrando conhecimento da literatura básica e do assunto abordado.

No caso de pesquisa descritiva, devem-se apresentar os resultados desenvolvidos na coleta dos dados por meio das entrevistas, observações, questionários, entre outras técnicas.

Conclusão

Ao final, devem ser apresentadas as conclusões e as descobertas da pesquisa, de forma clara e objetiva. Além de retomar algumas deduções extraídas dos resultados ou apontadas ao longo da discussão.

Assim, deve-se relacionar diversas ideias e argumentos em forma de síntese dos principais resultados, com comentários adicionais seus e as contribuições trazidas pela pesquisa.

Tenha em mente que a conclusão é um fechamento, onde não se deve inserir novos dados e informações que já não tenham sido apresentados anteriormente.

7. Referências bibliográficas de artigo acadêmico

Ao final, não se pode esquecer a lista de referências bibliográficas.

Veja alguns exemplos:

referências bibliográfica nas normas ABNT

Estrutura do artigo acadêmico

A estrutura a ser utilizada vai depender muito de qual será a destinação do seu artigo.

Por exemplo, caso você objetive publicar em periódicos como o Scielo, ou em anais de evento específico, deverá observar tais orientações.

Ainda assim, caso esteja em dúvida de qual estrutura utilizar, listamos uma lista que pode te ajudar.

Lembrando que, de acordo com as normas da ABNT, não existe uma estrutura obrigatória.

elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais

Método de pesquisa para artigo acadêmico

O artigo, assim como qualquer outra pesquisa científica, deve obedecer, ou seguir, metodologias e métodos já conhecidos, veja este guia rápido de metodologias disponíveis:

Metodologia quanto à abordagem

Em relação à abordagem, o artigo acadêmico pode ter abordagem, qualitativa ou quantitativa.

Metodologia quanto à natureza

Já, sobre a natureza, seu artigo será de pesquisa básica ou aplicada.

Classificação quanto aos objetivos

Com relação aos objetivos, a sua pesquisa pode ser exploratória, descritiva ou explicativa. Conforme esta imagem:

pesquisa quanto ao objetivo

Metodologia quanto aos procedimentos do artigo acadêmico

Ainda, a classificação quando aos procedimentos abarca uma gama muito maior de opções. Sendo que, pela importância da classificação o artigo acadêmico também pode utilizar procedimentos híbridos, dois ou mais, ou apenas um, de acordo com o objeto e objetivos.

São exemplos: pesquisa experimental, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo, ex-post-facto, Pesquisa de levantamento, pesquisa com survey, estudo de caso. Pesquisa participante, Pesquisa-ação, Pesquisa etnográfica e Pesquisa etnometodológica

Diferença entre artigo acadêmico e artigo científico

Como você viu, os artigos acadêmicos são aqueles que têm valor para a academia, ou seja, para quem está dentro das Universidades.

Nisto, um dos tipos de trabalho acadêmico podem ser os artigos científicos, embora, para escrever ou publicar artigos científicos você não precisará ser acadêmico ou acadêmica.

Além dos artigos científicos, também são artigos acadêmicos os artigos de revisão e os artigos originais.

Os artigos científicos são aqueles que seguem um protocolo específico e restrito, além de respeitar o método científico ao buscar conclusões em respostas.

Eles são responsáveis pela maior parte da criação de conhecimento e tecnologia, ainda que sejam muito focados em repetições de processos e adaptações de ideias de outros.

Os artigos de revisão são aqueles que têm por função provar ou desacreditar o que foi originalmente descrito em um artigo de outro tipo.

Em geral, é um relatório de uma repetição da mesma experiência realizada anteriormente, de forma a testar se os resultados serão os mesmos.

Os artigos originais são aqueles que demonstram temas e abordagens inéditos, explorando e expandindo as fronteiras do conhecimento humano. Por serem tão importantes, são encarados com absoluto ceticismo.

O método mais comum é a descrição de um caso que demonstra uma nova teoria ou o debate sobre uma ideia inédita.

Utilização de artigos acadêmicos na carreira acadêmica

Uma das principais vantagens de se dedicar a um trabalho acadêmico é devido ao fato deles serem uma porta de entrada à carreira acadêmica.

Ao desenvolver uma pesquisa e publicar seus artigos desde cedo, você tem maiores chances de ganhar pontos na seleção para um programa de pós-graduação, ou ter mais facilidade para ingressar em um mestrado ou doutorado.

Então se você tem a pretensão de seguir essa carreira, avalie a possibilidade de dedicar-se à produção de artigos acadêmicos desde os primeiros anos de sua graduação.

Isso vai ajudar a criar a base para o seu futuro como pesquisador.

Artigos acadêmicos ajudam no crescimento profissional

Também é importante pontuar que o ambiente de estudo garante informações importantes e vivências únicas para aqueles que se envolvem com ele.

Seja em uma pesquisa de campo ou não, a busca pelo material e o estudo do mesmo pode proporcionar um contato único e diferenciado com pessoas da sua área de atuação.

Mesmo que você não tenha interesse em seguir uma carreira acadêmica, produzir conhecimento, pode te trazer inúmeros benefícios, como o início de uma rede de contatos sólida, crescimento profissional e acúmulo de experiências ricas e singulares.

Reconhecimento através de um artigo acadêmico

Ao trabalhar com a produção de seu artigo acadêmico, você pode submetê-lo à revistas e eventos acadêmicos.

Esse tipo de envolvimento vai te ajudar a obter reconhecimento na sua área de atuação, contanto também como pontos no currículo lattes.

Porém, vale lembrar que o reconhecimento não deve ser visto como um motivo para dedicar-se à produção acadêmica.

Mas como uma consequência natural ao seu empenho e a sua dedicação à ciência.

É importante refletir qual o tipo de carreira que você deseja construir, e qual reputação profissional almeja para si.

Formação automática de artigos acadêmicos nas normas da ABNT

Para se tornar uma pessoa reconhecida por seus bons trabalhos, procure desenvolver artigos e pesquisas relevantes e que de fato façam a diferença em sua área de atuação.

Gostou desse conteúdo? O Mettzer pode te ajudar a produzir artigos acadêmicos de qualidade, facilitando o processo de formatação do seu trabalho.

Resumo
Artigo
Artigo acadêmico: importância, como escrever e formatação na ABNT
Descrição
A produção de artigo acadêmico é amplamente utilizada como forma de avaliação. Confira neste material como escrever e tudo sobre artigos acadêmicos!
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.