Como consultar o fator de impacto de uma revista?

compartilhe

Conheça o que é e como funciona o fator de impacto e escolha revistas bem qualificadas para publicar seus artigos científicos.


Sumário

  1. O que é fator de impacto?
  2. O que é indicador bibliométrico?
  3. Como calcular o fator de impacto de um periódico?
  4. Como consultar o fator de impacto de uma revista?
  5. A Mettzer também pode te ajudar na sua pesquisa

Você já pensou em quanto uma pesquisa é relevante (ou não!) para sua área de conhecimento?

Como é mais adequado medir o grau de relevância de uma revista? De forma qualitativa ou quantitativa?

É aí que entrar o fator de impacto, como uma forma de te ajudar a escolher as revistas certas para publicar seus artigos e também contribuir para medir a importância da sua pesquisa.

Já viu que não dá para ficar por fora disso né? Bora lá 🙂

O que é fator de impacto?

O fator de impacto é a principal métrica para qualificar publicações científicas com base nas citações que ela recebe.

Em outras palavras, o fator de impacto é um método que serve para medir a relevância e a qualidade das revistas científicas e dos artigos científicos.

Para isso, em geral, utiliza-se as citações que os trabalhos científicos recebem como base para qualificar o artigo.

Então, por exemplo, utiliza-se o seguinte cálculo: se nos últimos anos, o periódico publicou 1000 artigos e recebeu 100 citações, seu fator de impacto é 0,1. Da mesma forma, se a revista publicou 400 artigos e recebeu 200 citações, o fator de impacto é de 0,5 (220/400).

Esse é um indicador bibliométrico que os principais credenciadores de plataformas de periódicos científicos utilizam. 

Mesmo assim, é preciso destacar que existem diversos e diferentes métodos de mensuração do grau de impacto de um periódico científico.

O Web of Science é uma das plataformas onlines que aplicam esse fator de impacto. Então, armazena todos os dados bibliométricos e quantifica as citações. Depois disso, o próprio sistema faz o cálculo e atribui uma nota do fator de impacto.

Esses resultados são anexados no Journal Citation Report (JCR), que é uma publicação anual da Clarivate Analytics (autoridade em citações e avaliações científicas no mundo todo).

O que é indicador bibliométrico?

Os indicadores bibliométricos são todas as métricas que avaliam o desempenho das produções científicas com base nas citações que recebem.

Além do fator de impacto, existem outros indicadores bibliométricos como o cite score e o índice-H, que são utilizados no cálculo para definir o Qualis Capes das revistas.

Como calcular o fator de impacto de um periódico?

O cálculo de fator de impacto é feito da seguinte forma: o número de citações (no último ano) dividido pela quantidade de publicações (nos últimos dois anos).

Então, por exemplo, em 2022, o cálculo do fator de impacto de um periódico vai considerar 1.000 citações desse ano divididas pelas 900 publicações (de 2020 até 2022).

Nesse caso, o fator de impacto será 1,11 (1000/900).

Como consultar o fator de impacto de uma revista?

Mas não precisa se preocupar em fazer esse cálculo toda vez que precisa consultar o fator de impacto de uma revista.

Como você já sabe, o sistema da Web of Science esse cálculo de forma automática e é possível consultar todos os resultados na base de dados do Journal Citation Reports (JCR).

No entanto, o acesso a essa base de dados não é gratuito. Por isso, algumas universidades liberam uma via de acesso para seus estudantes.

No geral, as instituições públicas têm acesso à versão do Capes Periódicos, que tem os dados das bases de indexação. Com essa versão já é possível procurar pela base de dados do JCR.

A Mettzer também pode te ajudar na sua pesquisa

Pois bem. Agora você já sabe como funciona o índice-H pode começar a sua pesquisa de referências bibliográficas pelas pessoas pesquisadoras mais bem qualificadas.

Mas preste atenção: você precisa ter cuidado com a confiabilidade e a veracidade das informações que você encontrar pela internet.

Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

É por isso que você precisar otimizar sua pesquisa para acessar apenas resultados de fontes de pesquisas confiáveis. Certo?

Ótima notícia: eu tenho a solução. Nisso a Mettzer pode te ajudar.

A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade