CiteScore: o que é e sua importância para pessoas pesquisadoras

compartilhe

O Citescore é uma métrica que avalia o impacto de periódicos científicos com base no número de citações recebidas. Veja como funciona


Sumário

  1. O que é o CiteScore?
  2. Como é feito o cálculo do CiteScore?
  3. CiteScore vs Fator de impacto: qual a diferença?
  4.  Vantagem e desvantagem do CiteScore
  5. Por que o CiteScore é importante para autores e editores de revistas científicas?

Classificar revistas com um valor numérico é uma ideia relativamente nova. Por anos, o fator de impacto foi o único meio de medir a influência de uma revista, até dezembro de 2016, quando o Scopus anunciou uma alternativa. 

O CiteScore (CS) abrange revistas de mais de 5.000 editoras e tem como objetivo orientar pessoas acadêmicas na busca por revistas respeitáveis e populares

Mas como o CS calcula o impacto e quais são as vantagens e desvantagens dessa métrica de classificação? Se você quer descobrir, vem comigo. 

O que é o CiteScore?

O CiteScore é um site que ajuda a medir o número de citações médias de uma revista. Isso é calculado pelo número de citações nos últimos três anos dividido pelo número de todos os itens publicados nos mesmos anos. 

Quanto maior o CS, mais considerada é a revista. Todos os documentos indexados pelo Scopus estão no CS, incluindo não apenas artigos, mas também cartas, notas, trabalhos apresentados em conferências.

Como é feito o cálculo do CiteScore?

O CS calcula o impacto de uma revista por meio de uma fórmula que leva em consideração o número de citações recebidas por todos os documentos publicados pela revista nos últimos três anos. A fórmula é a seguinte:

CiteScore = (número total de citações nos últimos três anos) / (número total de documentos publicados nos últimos três anos)

Por exemplo, se uma revista publicou 100 artigos nos últimos três anos e recebeu um total de 1.000 citações para esses artigos nesse período, seu CS seria de 10.

É importante notar que o CS inclui todas as fontes indexadas pelo Scopus, incluindo artigos, cartas, notas, trabalhos apresentados em conferências e resenhas. 

Então, o CS pode ser mais abrangente do que outras métricas, como o fator de impacto, que se baseia apenas em artigos de revistas.

citescore
Cáculo do CiteScore

CiteScore vs Fator de impacto: qual a diferença?

Tanto o CiteScore quanto o fator de impacto são métricas que avaliam a importância de uma revista científica com base no número de citações recebidas por seus artigos. No entanto, há algumas diferenças importantes entre essas métricas:

  • Fontes de dados: Calcula-se o fator de impacto apenas com base nas citações de artigos indexados na base de dados do Web of Science. Já o CiteScore inclui todas as fontes indexadas na base de dados do Scopus, incluindo artigos, cartas, notas, trabalhos apresentados em conferências e resenhas.
  • Tempo: O fator de impacto usa um período de dois anos para calcular as citações, enquanto o CiteScore usa um período de três anos. Isso significa que o CiteScore pode ser mais estável e menos sensível a flutuações de curto prazo.
  • Indicadores adicionais: O CiteScore fornece oito indicadores adicionais, como CiteScore Tracker, CiteScore Percentile e CiteScore Quartiles, que fornecem informações mais detalhadas sobre a posição da revista em relação a outras revistas em sua área de pesquisa.
  • Cobertura de fontes: O CiteScore cobre uma gama mais ampla de fontes de pesquisa do que o fator de impacto, o que pode ser uma vantagem para pesquisadores que trabalham em áreas menos cobertas pelo Web of Science.

 Vantagem e desvantagem do CiteScore

O CiteScore é ótima ferramenta muito vantajosa para pessoas pesquisadoras, porém, também conta com desvantagens, veja:

Vantagem

CiteScore é muito importante, pois define o impacto de uma revista usando todas as formas de documentos, o que significa que acadêmicos interessados em mais do que artigos podem encontrar mais valor neste ranking.

O algoritmo do CiteScore é definido e prontamente disponível para que pessoas acadêmicas possam conferir, e essa transparência significa que não há surpresas no número final.

 Existe até uma maneira de visualizar o CiteScore “ao vivo”: O CiteScore Tracker dá aos usuários a oportunidade de conferir as taxas de citação atualizadas mensalmente.
Além disso, o CiteScore é gratuito para visualização a qualquer momento, e esse acesso desimpedido a números atualizados é um grande atrativo.

Desvantagem

O vasto número de revistas abrangidas pelo CS pode ser uma vantagem, mas também pode ser uma desvantagem. Isso dá às revistas menores a oportunidade de se destacar junto a grandes nomes da publicação, o que pode diluir a qualidade desses resultados. 

Por exemplo, uma grande editora com muitas revistas que possuem fatores de impacto de alto nível, no entanto, seu CiteScore pode estar do lado mais baixo. 

Em contraste, podem existir revistas que têm relacionamentos diretos de trabalho com o Scopus e o CiteScore, tendem a dominar o topo das listas. 

Por que o CiteScore é importante para autores e editores de revistas científicas?

O CiteScore é uma métrica importante para autores e editores de revistas científicas por algumas razões:

Mede o impacto da revista

O CiteScore é uma métrica que mede o impacto de uma revista científica com base no número de citações recebidas pelos artigos publicados naquela revista.

Isso é importante porque as citações são um indicador de que o trabalho de pesquisa publicado na revista é considerado relevante por outros pesquisadores.

Ajuda a escolher onde publicar

Para pessoas autoras, o CiteScore pode ajudar a escolher onde publicar seus artigos. Publicar em uma revista com um CiteScore alto pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho, e pode ser uma consideração importante ao decidir onde enviar o trabalho.

Comparação com outras revistas

O CiteScore também pode ser usado para comparar o impacto de diferentes revistas em uma determinada área do conhecimento.

Logo, isso é útil para autores e editores que desejam avaliar a qualidade e a relevância de diferentes revistas e tomar decisões informadas sobre onde publicar ou onde investir recursos.

Procurando por referências? Use a Mettzer

Na correria da vida acadêmica a Mettzer é sua principal aliada. Isso, pois, em nossa plataforma você pode procurar referência bibliográfica para usar como fonte de pesquisa, e assim, evitar plágios e fake news. 

E mais, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e geramos a referência conforme as normas da ABNT. Simples assim.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Logo, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Se interessou? Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade