O que é o índice-H e como consultar esse fator de impacto de uma pessoa pesquisadora?

compartilhe

Conheça o que é e como funciona o índice-H e pode começar a sua pesquisa de bibliografias pelas pessoas pesquisadoras mais bem qualificadas.


Sumário

  1. O que é índice-H?
  2. Como surgiu o índice-H?
  3. Como se calcula o índice-H de uma pessoa pesquisadora?
  4. Qual é a importância do índice-H?
  5. Como consultar o índice-H do(a) pesquisador(a)?
  6. Pontos e contrapontos do índice
  7. A Mettzer também pode te ajudar na sua pesquisa

Você sabia que existem outros fatores de impacto para além do WebQualis? Já ouviu falar do Índice-H? Sabe para que serve o Índice H e sua relação para com sua carreira acadêmica?

Se você respondeu “não” para uma ou para todas essas questões, este post é para você ler já 🙂

O que é índice-H?

O índice H – ou h-index – é um instrumento para quantificar a produtividade o impacto de pessoas pesquisadoras ou de grupos de pesquisas.

Em outras palavras, o índice-H funciona como uma régua para medir o impacto de pesquisas individuais ou coletivas, a partir do número de citações dos artigos científicos.

Então, por exemplo, se uma pessoa pesquisadora tem o índice-H = 5 significa que tem 5 artigos publicados que receberam 5 ou mais citações.

Por ser uma forma de avaliar o impacto e a produtividade da carreira acadêmica, é considerado como uma maneira segura de mensurar a qualidade científica da pessoa pesquisadora, a partir de suas publicações.

Além disso, também é uma forma de verificar a regularidade da produção e a previsibilidade de desempenho científico futuro, já que associa produtividade ao impacto da publicação.

Como surgiu o índice-H?

Foi o pesquisador Jorge E. Hirsch que, em 2005, criou o índice-H. A proposta é que fosse um indicador de impacto para avaliar, de forma qualitativa, pesquisadores da área da Física.

No entanto, devido às suas características e a facilidade de avaliação qualitativa, outras disciplinas passaram a adotá-lo.

Hoje em dia, o índice-H é um dos principais medidores de impacto das pesquisas científicas e das pessoas pesquisadoras em diversas áreas do conhecimento.

Como se calcula o índice-H de uma pessoa pesquisadora?

O índice-H de uma pessoa pesquisadora é o resultado do número de artigos publicados, nos quais se tenha obtido citações maiores ou iguais a esse número total de publicações.

Por exemplo, se a pessoa tem índice-H=30 significa que tem, no mínimo, 30 artigos publicados com, pelo menos, trinta citações.

Então, quanto maior for o número de artigos com mais citações, maior será o índice-H da pessoa pesquisadora. Como consequência, maior será o impacto dessa pessoa na ciência.

modelo de artigo

Qual é a importância do índice-H?

Com esse método de relacionar o número de artigos com o número de citações de cada artigo, há um equilíbrio entre a produtividade e o impacto gerado pelas publicações acadêmicas.

Em outras palavras, com o índice H, não basta publicar um monte de artigos e trabalhos acadêmicos, pois, se essas publicações não forem citadas em outros trabalhos, esse excesso de produtividade não citada só vai diminuir o índice ao invés de aumentá-lo.

Como consultar o índice-H do(a) pesquisador(a)?

Hoje em dia, a base de dados internacional Web of Science da ISI/Thompson Scientific Reuters faz o cálculo automático do índice das pessoas pesquisadoras.

1 – Para consultar o índice-H de uma pessoa, deve-se, em primeiro lugar, acessar o portal oficial do Periódico da CAPES e clicar em “buscar base“.

2 – Em seguida, deve-se buscar pela base da Web of Science. Clique novamente em “Web of Science – Coleção Principal (Thomson Reuters Scientific)”.

3 – Depois, digite o nome da pessoa pesquisadora – sobrenome e as iniciais dos nomes acompanhada por asteriscos -. Assim: Coelho B*

Não esqueça de selecionar o campo “autor” e clicar em “pesquisar“.

4 – O portal vai te fornecer uma lista de todos os dados sobre a pessoa pesquisadora. Em cada referência, é possível verificar a autoria e o número de citações. Nessa tela também é possível filtrar por categorias (por áreas, por assuntos e tipos de documentos, por exemplo) e classificar por data de publicação e quantidade de citações.

5 – No relatório de citações, é possível visualizar os artigos com o ano de publicação e o número de citações em cada ano. Também é possível verificar a média de citações por ano e o índice-H.

Outra alternativa para consultar o índice-H através do programa “Publish or Perish”. O Publish or Perish utiliza as informações do Google Acadêmico para recuperar e analisar as citações acadêmicas.

A partir disso, é possível compará-las com o número total de publicações que a pessoa pesquisadora possui no segmento acadêmico do Google.

O único requisito, nesse caso, é que a pessoa pesquisadora tenha cadastro no Google Acadêmico.  

Pontos e contrapontos do índice

Jorge Hirsch (2005) comparou o índice-H com outros índices que também medem o impacto das publicações acadêmicas.

Em sua análise, o índice-H permite distinguir as pessoas com índices semelhantes, mesmo na hipótese de terem o número de artigos ou o número total de citações muito similar.

Só que, por outro lado, o índice ainda não diferencia autocitação e coautorias e também não faz distinção entre pessoas pesquisadoras ativos e inativos.

Essas diferenças estão sendo ajustadas em um outro índice que em breve será lançado, chamadoíÍndice M, conforme Thomaz, Assad e Moreira (2011, p. 90). 

Além disso, o Índice H de uma área não necessariamente é o mesmo em outra. Ou seja, se uma pessoa pesquisadora de matemática tem um Índice H de 50 em sua área e uma pessoa da literatura possui Índice H de  30, isso não quer dizer, necessariamente, que o primeiro é mais talentoso do que o segundo.

Isso porque, como apontado por Jorge Hirsch (2005), cada área tem suas próprias dinâmicas de produtividade acadêmica, o que interfere no equilíbrio entre produtividade e o impacto projetado. 

A Mettzer também pode te ajudar na sua pesquisa

Pois bem. Agora você já sabe como funciona o índice-H pode começar a sua pesquisa de referências bibliográficas pelas pessoas pesquisadoras mais bem qualificadas.

Mas preste atenção: você precisa ter cuidado com a confiabilidade e a veracidade das informações que você encontrar pela internet.

Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

É por isso que você precisar otimizar sua pesquisa para acessar apenas resultados de fontes de pesquisas confiáveis. Certo?

Ótima notícia: eu tenho a solução. Nisso a Mettzer pode te ajudar.

A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

Hub da Mettzer

Referências

HIRSCH J. E. An index to quantify an individual’s scientific research output. Proc Nat Acad Sci USA,  v. 102, n. 46, p. 16569-16572, 2005.

THOMAZ, P. G.; ASSAD, R. S.; MOREIRA, L. F. P. Uso do Fator de Impacto e do Índice H para Avaliar Pesquisadores e Publicações. Arquivo Brasileiro de Cardiologia, v. 96, n. 2, p. 90-93, 2011.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade