Conheça o Portal de Periódicos da CAPES

compartilhe

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne os melhores artigos científicos do mundo.


Se você está desenvolvendo uma pesquisa científica, especialmente se você está na fase de pesquisar fontes de pesquisa para seu referencial teórico, vai gostar de conhecer o Portal de Periódicos da Capes.

O Portal de Periódicos é de acesso gratuito e livre e vai te ajudar muito nas suas citações e referências bibliográficas.

Então, vamos lá. Nesse post vou te explicar o que é o Portal e como você pode fazer para pesquisar informações dentro dele. Boa leitura 🙂

O que é a CAPES?

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação do Ministério da Educação (MEC).

Desde sua fundação, em 1952, a Capes vem desempenhando papéis fundamentais para a expansão e a consolidação da pós-graduação stricto sensu, tanto em nível de mestrado, quanto doutorado, em todos os estados do Brasil.

A partir de 2007, também passou a atuar na formação de professores da educação básica. Assim, ampliou o alcance de suas ações na formação de professores no Brasil e no exterior.

Competências da Capes

Agrupam-se as atividades da Capes nas seguintes linhas de ação, a partir de um conjunto de programas:

  • Avaliação da pós-graduação stricto sensu;
  • Acesso e divulgação de pesquisas científicas;
  • Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
  • Promoção da cooperação científica internacional.
  • Indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e à distância.

O que é o Periódicos da CAPES?

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne os melhores artigos científicos do mundo. O objetivo principal é disponibilizar para as instituições de ensino e pesquisa do Brasil o acesso às pesquisas científicas

O acervo desse Portal conta com mais de 37 mil títulos com textos completos, 126 bases referenciais, 11 bases que se dedicam exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas e conteúdo audiovisual.

Histórico do Portal de Periódicos da Capes

A fundação do Portal de Periódicos aconteceu em 11 de novembro de 2000. Na mesma época, as editoras estavam iniciando o processo de digitalização de seus acervos e criavam-se as primeiras bibliotecas virtuais.

A partir da criação do Portal, a Capes passou a centralizar e a otimizar a aquisição dos conteúdos em formato digital, através da negociação direta com as editoras internacionais.

No início, o acervo do Portal contava com 1.419 periódicos e nove bases referenciais em todas as áreas do conhecimento.

Qual é a importância do Periódicos da Capes?

O Portal de Periódicos da Capes nasceu com o objetivo de suprir a falta de acesso das bibliotecas brasileiras às informações científicas internacionais. Partiu-se da premissa de que seria muito caro se cada universidade brasileira tivesse que comprar seus periódicos impressos.

Foi nessa perspectiva que surgiu a intenção de um sistema que unifica todas as informações de pesquisas internacionais. Ou seja: para reunir em um único lugar que todas as universidades tivessem acesso a produção científica internacional mais relevante.

Outro objetivo do Portal foi reduzir as desigualdades regionais de acesso a essas informações no Brasil. Quer dizer, a partir do Portal universidades do nordeste do país têm o mesmo acesso às informações que as universidades do sudeste.

Hoje em dia, considera-se o Portal de Periódicos da Capes como um modelo exclusivo de consórcio de bibliotecas, principalmente por ser uma iniciativa inteiramente financiada pelo governo brasileiro.

Também é a iniciativa desse gênero que possui a maior capilaridade do planeta, já que fornece o acesso a todo o território nacional.

Mas não são só às demandas acadêmicas que o sistema atende: também existem demandas produtivas, governamentais que o Portal atende.

Ou seja: o Portal é muito relevante por fornecer acesso às informações científicas internacionais às universidades de todo país e, por consequência, auxiliar no aumento da produção científica nacional e no crescimento da inserção do Brasil na produção científica exterior.

Então, o Portal de Periódicos é uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomentar, avaliar e regular os cursos de pós-graduação, contribuindo de forma significativa ao desenvolvimento do conhecimento científico no Brasil.

Tutorial de como acessar informações no Periódicos da CAPES

Se você está precisando buscar alguma informação científica dentro do Portal, confira esse tutorial.

Em primeiro lugar, você deve acessar ao Portal de Periódicos da Capes:

Portal Periódicos Capes
Portal Periódicos Capes

Logo na página inicial, você vai encontrar o mecanismo de busca do Portal. Basta você selecionar se quer fazer a pesquisa através do assunto, do periódico, do livro ou da base de dados.

Caso você esteja pesquisando a partir do assunto, você pode inserir um termo de busca ou diretamente um DOI/IMPMID.

Busca por assunto

Se você estiver buscando por um periódico, pode incluir o nome ou o ISSN:

Busca por periódico

Se estiver buscando por um livro, pode incluir o nome ou o código ISBN:

Busca por livros

Pronto! Depois é só enviar a busca e selecionar os resultados 🙂

Formatação automática de pesquisas científicas

Você já deve saber que para que atinja seu objetivo e seja comunicada à sociedade, a pesquisa científica deve ser publicizada por meio de artigos científicos, anais, livros, dentre muitos tipos de trabalhos acadêmicos.

Mesmo porque só depois de publicada é que você por inserir o trabalho em seu Currículo Lattes.

Só não se esqueça que, independentemente do tipo de produção – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese, você deve respeitar as normas da ABNT.

E nisso nós podemos te ajudar. O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à ciência.

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.

plataforma
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade