Portfólio acadêmico: o que é e qual a importância de ter um

compartilhe

O portfólio acadêmico é uma forma de arquivar, de forma organizada, tudo que foi produzido durante os anos da faculdade.

Publicado em 10 de dezembro de 2020.|Atualizado por Nalbert Rosa em 26 de Junho de 2023


Sumário

  1. O que é portfólio?
  2. Tipos de portfólio
  3. Portfólio acadêmico: qual a diferença?
  4. Para que serve um portfólio acadêmico?
  5. A importância de desenvolver um portfólio acadêmico
  6. Quando começar a fazer um portfólio acadêmico?
  7. Como fazer um portfólio acadêmico?
  8. Dicas para construir um bom portfólio acadêmico
  9. Perguntas frequentes

O portfólio acadêmico é, em linhas gerais, uma forma de arquivar, de forma muito organizada, tudo que foi trabalhado e produzido durante os anos de sua vida acadêmica. E é bastante importante para sua vida, tanto estudantil quanto profissional.

Ótimos empregos podem ser conquistados com o auxílio de um portfólio acadêmico bem feito. Já que os portfólios são bastante eficientes em apresentar o estudante e sua experiência acadêmica.

Por isso, é fundamental que os estudantes entendam como fazer um bom portfólio acadêmico.

Se você já sabe a importância de fazer um portfólio, deve estar se perguntando “Mas, como fazer um bom portfólio?

Nós vamos te ajudar! Esse é um guia completo sobre o que é um portfólio e como fazê-lo, com dicas essenciais para criar um bom portfólio acadêmico.

O que é portfólio?

Portfólio é um conjunto de trabalhos e de experiências desenvolvidas por profissionais e estudantes nas mais diversas áreas. Então, serve como uma amostra dos melhores trabalhos desenvolvidos durante a vida profissional e acadêmica.

Diferença entre portfólio e currículo

Mas não se pode confundir um portfólio com um currículo. O currículo é uma apresentação do profissional e de suas experiências. O portfólio, por outro lado, é uma coleção de amostras de trabalhos já realizados. Quer dizer, o portfólio traz exemplos práticos dos trabalhos, não apenas menciona a experiência.

No caso de um fotógrafo, por exemplo, o portfólio será composto por fotografias que foram tiradas em outros trabalhos. Enquanto que no portfólio de um redator terá alguns exemplos de textos já escritos.  

Tipos de portfólio

Os portfólios podem ser classificados a partir de seu formato ou da natureza do trabalho.

Em relação ao formato

Em relação ao formato, os portfólios podem ser físicos ou digitais.

A escolha pelo formato deve obedecer a necessidade do trabalho. No caso de um artista plástico ou de um arquiteto, o portfólio impresso pode ser mais interessante e trazer mais impacto ao ser demonstrado para os clientes. Por outro lado, designers e redatores, que têm um trabalho digital, precisam ter um portfólio online também.

Em relação à natureza do trabalho

Em relação à natureza do trabalho, os portfólios podem ser de fotografia, de artes, de design ou acadêmico. Veja que a lista não é exaustiva. Depende da área e da função do portfólio. 

Portfólio acadêmico: qual a diferença?

O portfólio acadêmico é a coleção de todas as construções acadêmicas de um estudante, incluindo os cursos que concluiu e os trabalhos, textos, exercícios, apostilas e artigos que fez. Ou seja, é um material que abrange toda a história acadêmica do estudante.

Por essa razão, também pode servir como um instrumento de avaliação. Quer dizer, o portfólio acadêmico permite que os estudantes participem da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliem seu progresso. É o que se denomina de participação ativa na avaliação.

Mais tarde, o estudante pode incluir os títulos acadêmicos e a trajetória profissional. Nesse caso, também é importante manter o Currículo Lattes atualizado. Em especial, se o estudante quiser ingressar em um mestrado, doutorado ou em uma pós-graduação Lato Sensu.

Para que serve um portfólio acadêmico?

Imagine como pode ser interessante ter um acervo com as apresentações de trabalhos e as produções de textos – e as notas dadas a eles -, os artigos publicados, as palestras e as participações em eventos acadêmicos, os cursos extracurriculares, participação em projetos de extensão e de iniciação científica e outras atividades importantes desenvolvidas durante a graduação.

Essa é a principal função do portfólio acadêmico: fornecer um acesso rápido e prático da história do estudante, a partir das principais experiências acadêmicas. 

Assim, é possível ter uma visão ampla sobre as habilidades, as qualificações e as experiências do estudante.

Mais que isso, o portfólio acadêmico também pode auxiliar no desenvolvimento da habilidade de avaliar o próprio trabalho e o próprio desempenho acadêmico. 

Por isso, o portfólio acadêmico pode ser considerado uma estratégia de aprendizagem, para estabelecer reflexões e críticas sobre o processo acadêmico, em busca de melhorias das competências e dos conhecimentos.

formatação

A importância de desenvolver um portfólio acadêmico

Daí a importância de desenvolver um portfólio acadêmico: tanto é possível fazer uma avaliação do desenvolvimento e do progresso do estudante, quanto pode auxiliá-lo na hora de procurar oportunidades para começar a atuar no mercado de trabalho.

Isso quer dizer que o portfólio acadêmico é um instrumento importante para o início da carreira profissional dos estudantes. Inclusive, para seguir a carreira acadêmica como pesquisador. Visto que reúne, em um único arquivo, as melhores experiências e os melhores trabalhos do estudante.

Nesse último caso, o portfólio assume a função de um portfólio profissional. Afinal, serve para apresentar os pontos altos da vida acadêmica do candidato e comprovar sua capacidade e experiências para assumir a função e o emprego desejados. .

Portfólio acadêmico x portfólio profissional

O portfólio acadêmico tem como propósito evidenciar as competências e o potencial do estudante em sua área de especialização, visando sua capacidade de alcançar êxito em uma instituição de ensino superior.

Por sua vez, o portfólio profissional consiste em uma seleção de exemplos de trabalho e conquistas que ilustram as habilidades e experiência do candidato no campo profissional escolhido.

Quando começar a fazer um portfólio acadêmico?

Durante a faculdade, todos os estudantes vivenciam experiências acadêmicas bastante valiosas. Então, o portfólio acadêmico pode começar a ser desenvolvido desde o meio da graduação até a conclusão do TCC.

Assim, você demonstra, desde cedo, que é bastante organizado e que tem ciência de seu potencial.

Se você acha que tem poucas informações para incluir no seu portfólio, não se preocupe. Afinal, precisamos sempre dar o primeiro passo e você pode começar com os trabalhos da faculdade e com os projetos pessoais.

O portfólio acadêmico serve também para isso: organizar as suas informações para verificar em qual lugar você deve investir seu tempo para incrementá-lo.

Como fazer um portfólio acadêmico?

O conceito de portfólio acadêmico parece bastante amplo. Mas, pense em uma pasta, física ou virtual, na qual você insere todos os trabalhos e todas as atividades mais relevantes desenvolvidos durante a faculdade.

É assim que o portfólio acadêmico deve ser feito.

Veja a lista de estrutura básica de portfólio acadêmico que elaboramos.

Estrutura básica

A estrutura básica de um portfólio acadêmico, de forma geral, segue o padrão de um trabalho acadêmico. Normalmente esse tipo de portfólio possui uma estrutura que compreende:

A capa e a folha de rosto devem conter o nome do estudante, o curso da graduação, o módulo, a instituição de ensino e a data da atualização do portfólio.

No conteúdo propriamente dito devem ser incluídos:

O desenvolvimento pessoal e social

Neste tópico, o estudante deve descrever e demonstrar suas experiências pessoais e sociais relevantes ao objetivo do portfólio.

O desenvolvimento acadêmico

Que se refere ao percurso acadêmico em si, em relação aos trabalhos, artigos, eventos, publicações do estudante.

É interessante incluir um índice remissivo de assuntos dos materiais (artigos, trabalhos, resumos, atividades) anexados, para auxiliar na organização.

Além disso, também podem ser adicionadas dedicatórias e agradecimentos.

Dicas para construir um bom portfólio acadêmico

Sem dúvida, a qualidade das experiências e dos materiais que você apresenta no portfólio acadêmico são importantes. Mas, apenas demonstrar seu trabalho não é o suficiente.

É indispensável pensar e planejar na forma como essas ideias vão ser apresentadas.

Por esse motivo, separamos algumas dicas para construir um bom portfólio acadêmico.

1. Defina o objetivo do Portfólio

Tenha em mente qual é o objetivo da construção de seu portfólio acadêmico. Todo texto é escrito para alguém. O portfólio sempre vai ser escrito para alguém específico ler. Você deve levar isso em consideração. Veja o que é relevante e útil para o seu público-alvo.

Esse objetivo vai guiar os demais elementos, como o layout, o tipo, as informações e as imagens que serão incluídas.

A sua habilidade para alcançar o objetivo específico deve estar em evidência no portfólio. 

2. Considere as especificidades de sua área

Analise quais os critérios você deve preencher para se alinhar às necessidades de sua área. Por exemplo, a área jurídica requer certo grau de formalidade. A área artística, como design, por sua vez, requer que você demonstre sua criatividade.

3. Foque nos principais trabalhos

Seja seletivo. Cuidado para não cometer o erro de exagerar no número de trabalhos apresentados. Foque nos trabalhos dos quais você mais se orgulha de ter feito e que se alinham ao objetivo específico do portfólio. 

Vamos dar um exemplo. Se você quer conquistar uma vaga em um grupo de pesquisa na área da economia, é interessante focar nos trabalhos de pesquisa que você já realizou nessa área. Não que as pesquisas relacionadas à direito não importem. Mas, se tiver que escolher entre as duas, não se esqueça do seu objetivo. 

O portfólio deve ser objetivo e mostrar o seu potencial.

4. Crie uma ordem de organização

Organize seus trabalhos a partir de algum critério. Seja por ordem cronológica ou por ordem de importância.

 5. Preocupe-se com a qualidade da estética

Inicialmente, invista em simplicidade. Contudo, se preocupe com a qualidade das fotos que serão incluídas e com a combinação das cores dos elementos utilizados.

6. Facilite a leitura

Produza um texto claro e assertivo. Além disso, escolha uma fonte sóbria, em cor e tamanho bastante legíveis. Crie categorias e índices de organização para que o leitor não tenha dificuldade de encontrar o que procura.

7. Lembre-se que o portfólio não é apenas sobre seu trabalho

Apresente também a pessoa que está por trás dos projetos e dos trabalhos. Para isso, crie uma seção do portfólio acadêmico sobre você: conte um pouco sobre sua vida, sua trajetória e, de forma especial, dê informações para contato.

 8. Mantenha-o sempre atualizado

As atualizações regulares são necessárias e auxiliam a manter seu trabalho relevante e reconhecido. Deixem que saibam o que você está fazendo e no que está trabalhando nas últimas semanas.

Por fim, pense seu portfólio acadêmico como um processo em movimento, que está em constante evolução com sua carreira. Verifique se todas as imagens, links e endereço de site e e-mail estão funcionando.

Com tudo isso, você já tem um roteiro para começar a criar e desenvolver seu portfólio acadêmico.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Sabia que a Mettzer é a maior aliadas dos estudantes?

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 

Perguntas frequentes

Como devo selecionar os trabalhos a serem incluídos no meu portfólio acadêmico?

Ao selecionar os trabalhos para seu portfólio acadêmico, leve em consideração a relevância, qualidade e diversidade. Escolha projetos que mostrem suas habilidades, interesses e potencial. Busque incluir uma variedade de tipos de trabalhos e temas, para demonstrar sua versatilidade e capacidade de lidar com diferentes desafios acadêmicos.

Onde devo armazenar meu portfólio acadêmico?

Existem diversas opções para armazenar e compartilhar seu portfólio acadêmico. Você pode criar um site ou blog pessoal, utilizar plataformas online de portfólios, como o Behance ou o GitHub, ou até mesmo utilizar formatos digitais, como PDFs ou apresentações em PowerPoint. Certifique-se de escolher uma opção que seja fácil de acessar e compartilhar com outras pessoas.

Como devo atualizar meu portfólio acadêmico ao longo do tempo?

Atualize regularmente seu portfólio acadêmico à medida que você avança em sua trajetória educacional. Adicione novos projetos, trabalhos e realizações relevantes à medida que surgirem.

compartilhe

26 comentários em “Portfólio acadêmico: o que é e qual a importância de ter um”

    • Oi, Sonia. Tudo bem?

      O seu portfólio pode ter muitas funções e pode servir para objetivos diferentes.
      O primeiro ponto que você precisa saber é que o formato do portfólio vai variar de cada área.
      Se for um portfólio de Design, por exemplo, provavelmente vai ser interessante hospedá-lo no behance e postar o link em suas redes sociais.
      Se for para um processo seletivo de uma vaga, por exemplo, você provavelmente terá que enviar o arquivo PDF por e-mail.
      Se for um portfólio de trabalhos de redação, você pode enviar textos do medium ou no drive.
      Tudo depende do formato do seu portfólio, da sua área de atuação e seu objetivo específico.
      Se quiser me contar mais sobre o que precisas, podemos aprofundar nossa conversa.

      Um abraço!

      Responder
  1. Alguma dica, preciso fazer um portfólio para o curso de engenharia de software- Relatório de Aula Prática – Redes e Sistemas Distribuídos.

    Responder
    • Oi, Tallyne. Tudo bem?

      No próprio texto temos 8 dicas para fazer um portfólio.
      A partir delas, você vai conseguir fazer.

      Um abraço!

      Responder
    • Oi, Vladmir. Tudo bem?

      O que você não gostou do texto?
      Sentiu falta de algum conteúdo?

      Vou gostar de saber, para conseguir melhorar 🙂
      Um abraço.

      Responder
  2. Boa tarde, excelente!
    Estou usando como orientação para os meus alunos (devidamente referenciado). Tenho uma dúvida, existe um número de páginas mínimo nessa construção?

    Responder
    • Oi, Profa. Adriana. Tudo bem?

      Fico muito feliz! É uma honra ter nossos materiais em sua aula 🙂
      Não, não existe um mínimo de páginas para o Portfólio Acadêmico.
      Todo formato depende bastante do objetivo específico do conteúdo.
      Mas é importante pensar que, assim como um currículo, por exemplo, materiais muito longos são cansativos.
      É fundamental priorizar os melhores trabalhos e textos.

      Uma abraço!

      Responder
  3. Oi estou achando uma luz aqui com vc por que estava perdida o meu portfólio e da Radiologia e não e final e apenas parte do currículo eles mandaram o tema mas ainda não sei por onde começar

    Responder
    • Oi, Tati. Tudo bem?

      Acho que a primeira parte seria pesquisar outros portfólios da mesma área, para você usar de referência.
      Além de separar os trabalhos que você já fez e que irão para o portfólio.
      Depois disso, é só questão de organizar os trabalhos nas referências que você pegou.

      Um abraço.

      Responder
  4. Excelente material, conteúdo muito esclarecedor e objetivo. Estava completamente perdida e consegui me situar. Desde já deixo meu total agradecimento.

    Responder
  5. Excelente material, conteúdo muito esclarecedor e objetivo. Estava completamente perdida e consegui me situar. Desde já deixo meu total agradecimento.

    Responder
    • Oi, Cristina. Tudo bem?

      Bom, acho que você deve ter em mente três etapas principais:
      1) Qual é o objetivo do portfólio. Se, no seu caso, é um portfólio para encerrar o curso de Serviço Social, você deve escolher os trabalhos com base nisso, ok?
      2) Escolher os principais trabalhos e a ordem de organização deles (se por data ou por importância, por exemplo)
      3) Seguir a estrutura que colocamos no post e cuidar bastante para que a estética do trabalho represente o que você quer passar. Na dúvida, opte por uma formatação mais básica, que você consiga fazer sozinha.

      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Responder
  6. Muito esclarecedor, Parabéns!
    Uma pergunta, sou do primeiro semestre, estou nas primeiras semanas e a professora pediu um portfólio da disciplina que estamos estudando, nunca fiz um, alguma dica de como eu possa começar o portfólio?

    Responder
    • Oi, Estefani. Tudo bem?

      Fico feliz que o post tenha te ajudado.
      Uma dica para começar a fazer o portfólio é separar os trabalhos mais relevantes que você já fez.
      Depois, monte a estrutura de seu portfólio com base na estrutura básica de portfólio.

      Depois me conte como foi.
      Um abraço.

      Responder
    • Oi, Ana Cristina! Tudo bem?

      Na introdução do portfólio você pode se apresentar de forma mais geral.
      Falar sobre o curso de graduação, a fase que você está (caso ainda não tenha concluído) e seus objetivos principais.

      Um abraço.

      Responder
  7. Gos tei muito conseguiu tirar minhas dúvidas de oq é portfólio, e também como fazer um portfolio. E esse site é muito bom pq ele da o passo a passo tudo direitinho eu gostei muito

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade