Cursos extracurriculares: Saiba porque você deve participar durante a graduação

compartilhe


Para garantir uma vida acadêmica saudável e sair da graduação preparado para o mercado de trabalho, você precisa se preparar fazendo cursos extracurriculares.

Ficar limitado aos estudos dentro de sala de aula é um caminho que dificilmente rende frutos na universidade. 

Os cursos extracurriculares, quando bem escolhidos, são uma ótima forma de estar à frente da concorrência e ter uma formação mais completa antes de ir pro mercado de trabalho.

Encher seu currículo de certificados com toda certeza ajuda a encontrar um emprego.

Vem conferir como os cursos extracurriculares ajudam sua vida acadêmica e suas chances no mercado profissional.

O que são cursos extracurriculares

Um curso extracurricular é basicamente um curso de formação curta que é focado em ensinar a um grupo de pessoas um assunto que não faz parte da base curricular de seus cursos de graduação.

Eles complementam a formação e ajudam a estar mais preparado para várias formações.

Um curso extracurricular não é necessariamente algo aprendido fora da universidade.

Muitas instituições oferecem a seus alunos várias opções de formação extracurricular dentro da própria estrutura da faculdade ou até mesmo um curso online.

Para um curso ser extracurricular, basta que ele ensine algo que não é obrigatório para a formação nas graduações e sirva como expansão.

Cursos extracurriculares: o que a universidade não ensina

Os cursos extracurriculares servem para complementar o ensino da universidade e ensinar coisas que não estão no currículo padrão do curso, mas podem ser úteis.

Um exemplo são os cursos de língua, que podem ajudar todas as profissões, seja um engenheiro aprendendo alemão ou francês para acompanhar as pesquisas publicadas nessas línguas ou um jornalista aprendendo mandarim para poder noticiar melhor sobre a China.

Nem todos os cursos extracurriculares tem caráter semelhante ao acadêmico.

Alguns dos cursos podem ensinar técnicas de uso cotidiano, como oficinas de liderança e cursos para aprender técnicas de memorização. Todos eles podem ajudar na procura de um emprego.

Alguns cursos são mais focados para a área de estudo, mesmo lidando com assuntos que normalmente não estão no currículo.

Médicos podem, por exemplo, participar de cursos sobre lidar com as famílias dos pacientes. Engenheiros podem aprender sobre comunicação no ambiente de trabalho.

Por outro lado, existem cursos extracurriculares que aprofundam e aperfeiçoam o que está sendo ensinado na graduação.

Isso complementa a formação e ajuda a especializar o profissional. Por exemplo: é contraprodutivo tirar horas da graduação para que todos os estudantes de engenharia mecânica aprendam sobre injeção eletrônica, mas alguns podem querer se especializar nisso e terem utilidade para o conhecimento.

Dessa forma, o curso extracurricular complementa a formação do aluno.

Há mais de uma razão para fazer cursos extracurriculares e colecionar certificados que possam ajudar na sua procura por emprego após formado.

Não existe uma forma específica de se decidir sobre quais cursos fazer, mas o ideal é variar e preencher seu currículo com várias formações diferentes.

Tipos de cursos extracurricular

O principal e mais procurado curso extracurricular disponível é o curso de línguas. Não importa qual a sua graduação, o curso de línguas com toda certeza pode ajudar a melhorar suas chances de trabalho e até mesmo sua vida acadêmica.

Imagine, por exemplo, ler em inglês ou francês os artigos de comunicação social que você precisa para um TCC ou uma dissertação de mestrado. Seria de grande ajuda, certo?

Mas mais do que isso, os cursos de línguas são excelentes para a formação também pela capacidade de comunicação diretamente com alguém de origem estrangeira.

Curso de línguas

O curso de línguas básico é o de inglês, mas ele é considerado o mínimo esperado nos dias de hoje para todos os currículos. Se você ainda não sabe inglês, invista nele, mas não pare por aí. Continue depois a aprender até alcançar um certificado em uma terceira língua.

Outro tipo de curso extracurricular que ajuda muito nos dias de hoje é o curso de aperfeiçoamento pessoal.

Dentro dessa categoria entram as aulas de liderança, memorização, harmonia no ambiente de trabalho, proatividade e outras questões.

No passado, essas eram consideradas características natas e impossíveis de aprender, como o processo criativo. Hoje sabemos que com algumas mudanças nas nossas atitudes podemos atingir os hábitos certos para tê-las.

Cursos de liderança

Por exemplo: o curso de liderança não vai ensinar a realizar uma liderança apenas de forma ativa, quando ela precisa ser procurada.

Ele vai também ajudar a pessoa a reprogramar os próprios hábitos e se acostumar a tomar atitudes de liderança no dia a dia.

Isso acontece através de dicas sobre como observar cada situação: mudando a forma como você enxerga o problema, muda também sua atitude com relação a ele.

Cursos práticos

Existem também os cursos práticos que estão mais relacionados à graduação que você faz, mas não estendem o currículo.

Um exemplo que já citamos é o curso para ajudar futuros médicos a se prepararem para lidar com as famílias dos pacientes, mas existem outros certificados que falam de processos do trabalho que não estão nos currículos.

Cursos de comunicação no ambiente de trabalho são um exemplo óbvio disso.

Não dá para um engenheiro se comunicar da mesma forma com os funcionários do chão de fábrica e com os supervisores e diretores da empresa, por exemplo. Saber alterar seu tom conforme o lugar é uma ferramenta excelente.

Outros exemplos de cursos do tipo poderiam incluir cursos para pedagogos lidarem com os pais, cursos de venda e empreendedorismo para engenheiros ou arquitetos, oficinas de preferências do mercado de ilustração para artistas visuais, aulas de organização empresarial para profissionais de marketing e assim por diante.

Curso complementar de graduação

Por fim, temos os cursos que complementam a graduação.

Um ótimo exemplo disso seriam os arquitetos que procuram certificados em sustentabilidade, algo que não é ensinado em todas as universidades mas pode ajudar no processo.

A sua graduação com toda certeza tem oficinas e aulas que estendem o conhecimento para além do que está coberto no currículo acadêmico ou no Currículo lattes.

Gostou dessas dicas mas achou que está sem tempo para melhorar a sua graduação por causa dos trabalhos acadêmicos e TCC que você precisa formatar?

Então ganhe tempo agora mesmo visitando o Mettzer, um editor de textos especializado que te ajuda com os trabalhos da faculdade e com a monografia, facilitando a formatação em apenas alguns cliques.

Você pode fazer uma experiência grátis clicando no link abaixo!

tempo de formatação
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade