Cursos online: veja como eles podem melhorar seu currículo

compartilhe

Conheça mais sobre cursos online, suas vantagens e de quebra conheça algumas das melhores plataformas do mercado para aprender. 


  1. O que são cursos online
  2. Cursos online são equivalentes aos presenciais?
  3. Onde fazer cursos online?

Você já aprendeu a importância de preparar sua carreira acadêmica e profissional para o futuro através dos cursos extracurriculares.

Mas como melhorar sua formação e encher seu currículo com pouco tempo para correr atrás de certificados? A melhor opção são os cursos online.

Com a possibilidade do ensino à distância, muitos cursos complementares à graduação surgiram e passaram a servir como uma alternativa excelente para aprendizado de assuntos extracurriculares.

Os cursos online são uma ótima opção.

O que são cursos online

Os cursos online são idênticos a um curso comum, porém apresentados através da rede mundial de computadores.

As aulas ficam disponíveis para o aluno assistir na hora que lhe for mais conveniente e com isso ajustar o aprendizado para sua própria rotina.

O curso online pode ser também apresentado em tempo real por streaming, com dúvidas sendo tiradas ao vivo, mas em geral isso acontece apenas durante a gravação e depois o vídeo fica disponível para que os alunos possam assistir ou reassistir na hora que quiserem.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o peso de um curso online com relação a um presencial.

Em geral, os cursos online são menos aclamados que os presenciais por vários motivos.

Em primeiro lugar, porque os cursos presenciais oferecem mais oportunidades para que os alunos acabem com as próprias dúvidas e aprendam o assunto por completo.

Isso não significa que os cursos online não sejam vistos como uma vantagem por parte dos autores acadêmicos.

Na verdade, os cursos online são vistos como uma necessidade e um complemento.

Eles não irão substituir a presença, mas podem servir para permitir que alguns assuntos extracurriculares de nicho sejam ensinados de forma comercialmente viável para os professores do assunto.

Existem muitas plataformas que oferecem cursos online gratuitos e outras que cobram pelos serviços.

Cursos online são equivalentes aos presenciais?

Depende.

Em alguns casos, a universidade pode reconhecer os cursos online e os cursos presenciais como tendo a mesma relevância, principalmente quando o conteúdo é mais teórico.

Esse é o caso de cursos como os de liderança, de administração, de organização e outros.

Alguns cursos que provavelmente não serão aceitos por uma certificação online são os que tentam passar conhecimentos que dependem de trabalhos práticos supervisionados para serem realmente entendidos.

Cursos de experiência laboratorial para farmácia e química, por exemplo, precisam ser presenciais.

Se tiver dúvida sobre a validade de um determinado curso online para o seu currículo, pense sobre a forma como ele se relaciona ao seu trabalho: se ele está servindo para te dar dicas e ideias de como aperfeiçoar seu trabalho, ele com toda certeza será aceito.

Se for um curso que tenta passar algo que seja bem específico e dependa do uso de ferramentas em locais específicos, então provavelmente não.

Você também pode observar através da sua área de estudo se os cursos online são uma boa pedida.

Por exemplo: cursos online sobre preparação jurídica para julgamentos são uma boa pedida no Direito.

Porém dificilmente uma plataforma online vai ser capaz de ensinar um gastrônomo como preparar um prato que depende de olfato e textura para estar completo.

Se a dúvida sobre a validade de fazer o curso online persistir, não desanime: converse com um professor sobre o assunto e peça uma opinião mais específica para sua área.

Onde fazer cursos online?

Existem diversas opções de plataformas para cursos online. Algumas são gratuitas e outras pagas.

Não existe uma regra sobre a qualidade dos cursos ser maior para os pagos e menor para os gratuitos, então você vai precisar decidir por conta própria se a qualidade do curso está dentro da esperada.

FGV

Uma plataforma que oferece diversos cursos online de qualidade comprovada e totalmente gratuítos é a Fundação Getúlio Vargas.

Conhecida pelos cursos superiores presenciais, eles dedicam seu espaço online a ensinar finanças pessoais, direito, empreendedorismo e outras questões ligadas a administração.

VEDUCA

A Veduca é um site que disponibiliza vários cursos online de auto-aperfeiçoamento, como cursos de comunicação pessoal, foco, gestão de tempo e liderança.

Além disso, a plataforma tem aulas de estatística, engenharia econômica, desenvolvimento de produtos sustentáveis e libras.

SABERES

O Saberes é uma plataforma do Senado brasileiro com duas modalidades de aulas: com ou sem tutor.

Ambas as modalidades tem como intenção capacitar os cidadãos a trabalharem com assuntos legislativos, embora alguns cursos tutorados sejam mais focados em capacitações de funcionários já concursados no poder legislativo.

EDUK

A EduK é uma plataforma de ensino com um dos maiores portfólios de cursos online, indo desde aulas de artesanato até cursos de fotografia, negócio e até odontologia.

Todos os cursos são reconhecidos no mercado e podem fazer a diferença no seu currículo.

MICROSOFT VIRTUAL ACADEMY

Já a Microsoft Virtual Academy, vinculada à gigante da computação, oferece cursos ligados a produtos da mesma, como desenvolvimento para a nuvem de dados e desenvolvimento de jogos.

FACEBOOK

Além da Microsoft, o Facebook também conta com uma plataforma de ensino online grátis.

No caso, o foco das aulas é em ajudar a entender melhor como maximizar a comunicação em mídias sociais, o que é excelentes para alunos de graduação em comunicação ou marketing.

UNESP

A UNESP Aberta, criada pela Universidade Estadual Paulista, oferece cursos complementares para graduações em toda as áreas: humanas, exatas e biológicas.

A plataforma tem aulas úteis para quem quer complementar o currículo  lattes ou se preparar para a carreira acadêmica.

UNICAMP

Outra universidade que conta com uma plataforma de cursos online é a Unicamp, que oferece cursos para complementação de graduação, todos com certificados.

MITX

Se o seu inglês estiver afiado, dá pra se arriscar a fazer um dos cursos disponibilizados no MITx, plataforma de cursos online do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, universidade com reconhecimento mundial.

Que tal esse certificado no seu currículo?

Se você se interessa por seguir carreira acadêmica, então provavelmente vai ter que fazer muitos trabalhos acadêmicos na sua vida.

Para agilizar esse esforço, que tal contar com a ajuda da Mettzer, um editor de textos especializado em textos acadêmicos e em formatação nas normas ABNT?

Dessa forma, sobra mais tempo para você fazer o curso online que você está querendo.

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade