Se você já foi a um dos vários eventos acadêmicos do seu curso, com toda certeza já têm alguns certificados acadêmicos para mostrar seu envolvimento.

Pois saiba que quanto mais, melhor: colecionar certificados de cursos concluídos é uma enorme ajuda tanto para quem deseja ter uma carreira acadêmica quanto para conquistar uma vaga de emprego de entrada no mercado de trabalho.

Se você não sabe como os eventos acadêmicos podem adiantar sua carreira com seus certificados e cursos, então esse artigo é para você.

Aqui listamos as principais vantagens de fazer partes dessas ocasiões e como tirar o máximo delas.

Vamos lá.

Porque conquistar certificados de participação em eventos acadêmicos

O importante, na verdade, não são os certificados em si, mas o conhecimento que eles trazem para quem faz parte dos eventos.

Entretanto, no meio acadêmico é complicado discutir quem teve ou não acesso a determinadas informações em primeira mão. É aí que os certificados ganham importância.

Os certificados acadêmicos poupam o tempo de provar que o conhecimento foi adquirido, permitindo o uso desse tipo de processo dentro de concursos e análises de currículo.

Como demoraria muito para escrutinar cada um dos candidatos, apenas os certificados são aceitos.

Os certificados acadêmicos servem ainda para explicitar interesses. Nos tempos atuais, é importante manter um currículo lattes atualizado.

Com a inclusão de certificados, o lattes pode se tornar um cartão de visita e também gerar convites para grupos de estudos em áreas do seu interesse.

Para conquistar certificados acadêmicos, é preciso realizar algumas atividades. Abaixo, listamos algumas.

Certificados de participação de Cursos Extracurriculares

Os cursos extracurriculares dentro da área da sua graduação são uma ótima forma de acumular conhecimento.

Eles ajudam a entender assuntos que não são considerados essenciais a todos os alunos, mas que nem por isso deixam de ser importantes para pesquisas e desenvolvimento de novas ideias.

Participar de cursos é importante pois eles são mais do que simples aulas, ajudando a criar novos conceitos e até descobrir possíveis ideias de pesquisa e Iniciação Científica.

Certificados de participação de Eventos acadêmicos

Os eventos acadêmicos são grandes reuniões que servem para a troca de conhecimentos e experiências.

Eles ajudam a área de pesquisa a caminhar para frente e a participação nesses momentos demonstra não apenas uma preocupação na própria carreira mas também no desenvolvimento do campo científico.

Se você tiver a oportunidade de apresentar um trabalho em um evento acadêmico, vai ganhar um certificado que tem muito valor.

Isso porque as vagas para apresentações são limitadas e se você for selecionado é um sinal de que sua pesquisa tem relevância e contribui para a área.

Mas se você não for selecionado, não deixe de participar. Muitos eventos acadêmicos distribuem certificados para visitantes que cumprirem um tempo mínimo de horas.

Esses certificados podem não ter o mesmo valor que os de apresentação, mas servem para mostrar interesse e dedicação ao estudo.

Por fim, se a sua universidade estiver organizando um evento acadêmico, tente participar da organização. Isso também rende certificados e irá ser um trunfo excelente no seu currículo quando for tentar um mestrado, doutorado ou mesmo uma vaga no mercado.

Certificados de participação em Oficinas

As oficinas são locais menos hierarquizados de divisão de conhecimento. Por isso, as oficinas são atividades extracurriculares valorizadas, já que quebram as barreiras que podem estar impedindo certas ideias de surgirem.

Também existe na oficina um caráter mais prático de execução do aprendizado, com uma experimentação do que é sugerido e até mesmo com a possibilidade de produção de algo com esses conhecimentos.

Algumas vezes, esse produto resultante é considerado o objetivo da oficina, que pode ser um caminho para solucionar um problema que tem se apresentado.

As oficinas em geral podem acontecer como parte de outros eventos, sejam grandes convenções acadêmicas, grupos extracurriculares ou as semanas de graduação organizadas pelos alunos dos cursos.

As oficinas pesam menos no seu currículo mas nem por isso deixam de ser importantes na sua formação. Se você tem dúvidas sobre a realização de algo, as oficinas são excelentes para aprender sobre o assunto.

Como garantir o melhor currículo com certificados acadêmicos

O primeiro passo para ter um currículo excelente é saber variar. Não adianta um engenheiro mecânico ter quatro certificações diferentes de cursos acadêmicos sobre o mesmo assunto, como por exemplo velas de ignição para motores.

O ideal seria ter cursos associados, com diferentes aspectos sobre a mesma área, mas não explicitamente sobre o mesmo assunto. Fique que olho para variar dessa forma as suas atividades extracurriculares e valorizar sua formação.

Muitas áreas de estudo contam com grandes convenções, como a Intercom para a comunicação ou os Congressos de Línguas, Culturas e Literatura para os estudiosos de Letras.

Esses eventos acadêmicos podem ser desde congressos mais gerais que abraçam pesquisas de todos os assuntos dentro da graduação até mais específicos que cobrem apenas uma área.

Se você tem interesse de enriquecer seu currículo com certificados, precisa participar desses eventos acadêmicos extracurriculares.

Pode ser apenas como visitante, mas se estiver envolvido em uma Iniciação Científica ou estudo de algum tipo, não perca tempo e tente uma vaga como apresentador.

Outro tipo de evento acadêmico que rende certificados que ajudam na formação, mas são mais acessíveis para a participação de graduandos, são os Congressos de Iniciação Científica, normalmente organizados pelas próprias universidades e cobrindo todas as graduações.

Não importa qual dos tipos de certificado você vai procurar, o importante é entender que seu currículo acadêmico não pode ficar parado e que é preciso sempre estar produzindo.

Existem várias formas de atingir esse objetivo, mas os eventos extracurriculares que distribuem certificados estão entre os mais valorizados e fáceis de atestar.

Caso você queira seguir a carreira acadêmica e fazer um mestrado e depois doutorado, precisa começar agora mesmo em se destacar dessa forma.

Se você for tentar a participação em um congresso, vai precisar apresentar um trabalho acadêmico. Isso significa encarar uma formatação nas normas ABNT.

Mas calma, nem tudo é tão complicado. Você pode contar com o Mettzer, um editor de textos que ajuda a aplicar normas técnicas do seu trabalho e conta com várias outras ferramentas para ajudar a sua produção.

Faça agora mesmo uma experiência grátis acessando o link abaixo.