Sumário na ABNT: Exemplo e dicas exclusivas para seu trabalho acadêmico

|
Tempo médio de leitura: 5 minutos
5
(2)

O sumário nas normas da ABNT é muito importante e útil em qualquer trabalho acadêmico porque ele pode orientar a pessoa que está lendo para que ela vá, caso queira, diretamente no assunto desejado.


Isso serve tanto para quem vai avalia-lo, para quem vai ler depois, e pra você mesmo, quando precisa ir e voltar de pontos específicos no trabalho.

Não há dúvidas de que o sumário na ABNT é  um item fundamental para seu trabalho acadêmico porque ele ajuda a organizar o conteúdo do trabalho e facilita sua leitura e pesquisa.

Já imaginou se os livros acadêmicos não fossem divididos em capítulos e não fossem organizados por um índice ou sumário?

Seria muito mais complicado encontrar as informações que você precisa para suas pesquisas, não é mesmo?

O mesmo princípio se aplica ao TCC, que precisa ser estruturado em capítulos e todos eles devem estar listados no sumário do trabalho.

Por meio da leitura do sumário de qualquer trabalho, livro ou revista podemos ter a visão macro de tudo o que será abordado ali.

Além de toda essa importância devida à função que desempenha na monografia, ele também é um elemento obrigatório exigido pelas Normas ABNT.

Por tudo isso é que nós da Mettzer elaboramos esse artigo completo para ajudar a fazer seu sumário corretamente.

Aqui  vamos te mostrar como produzir seu sumário e formatá-lo de acordo com as regras da ABNT, abordando suas características e componentes essenciais e colocando um exemplo para você visualizar melhor.

Também vamos mostrar como configurá-lo de forma automática, tornando sua tarefa de formatar a monografia mais simples. 

Como deve ser o sumário nas normas ABNT

A ABNT estabelece, por meio da NBR 6027 que o sumário é a “enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.”

Também nesta normativa estão os os princípios gerais para elaboração de sumários em qualquer tipo de documento, que serão complicado aqui de forma facilitada para você. 

As principais características atribuídas a um sumário são:

  • Sobre a sua localização dentro do trabalho, ele deve ser o último elemento pré-textual do TCC, ou seja, será inserido logo antes da introdução do trabalho.
  • Além disso, o sumário deve conter um esquema para a subordinação dos itens que o compõem. Sendo utilizada neste caso a mesma apresentação tipográfica aplicada na monografia.

Ou seja, se o título de um capítulo estiver em caixa alta no texto, no sumário ele também deverá estar em caixa alta e todos os seus elementos devem estar alinhados à esquerda.

Como você verá no exemplo abaixo.

Além disso, a numeração também deve obedecer a mesma lógica.

  • A palavra sumário deve ser centralizada, em caixa alta, com a mesma fonte usada nas seções primárias.
  • Por fim, as normas definem que elementos pré-textuais, como resumo, abstract, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, entre outros não devem estar presentes no sumário.
  • O sumário deve estar em todos os volumes do seu TCC. Um dica legal é inseri-lo na apresentação da defesa do TCC logo no início para passar uma ideia geral do trabalho.

Exemplo de sumário na ABNT

Elaboramos abaixo um modelo de sumário.

Assim você vai conseguir visualizar de forma mais clara as regras que apresentamos a cima.

Perceba que alguns itens estão negritados, e outros não, bem como alguns estão em caixa alta e outros não. Isso diz respeito ao esquema de subordinação. Portanto, no texto o título de referência deverá estar no mesmo formato.

sumário abnt

Como criar o sumário da ABNT de um jeito simples

Atualmente, diversos programas de edição de texto possuem a funcionalidade de criar um sumário a partir dos títulos que são inseridos no trabalho, tornando essa tarefa muito mais fácil.

Desta forma, configurar o sumário se tornou algo bem simples de ser feito e evita o transtorno de ter que ficar corrigindo detalhes de diagramação.

Geralmente estes programas possuem no seu menu a opção de editar títulos e é esta funcionalidade que possibilita a construção de um sumário de forma automática.

Caso vá utilizar esta ferramenta, durante a escrita do seu trabalho você deve ir editando os títulos de acordo com a sua organização no texto, atribuindo uma formatação diferente para títulos e subtítulos, como falamos neste post.

Ao final do texto, após aplicar a formatação de títulos em todo o trabalho, basta acessar no menu do editor de texto a guia “Referências”.

Nesta área do menu, você deve ver a opção “Sumário”, no canto esquerdo da tela, onde você deve clicar e selecionar entre as opções de sumário automático disponíveis.

Uma vez concluído esse processo, o seu sumário deveria estar pronto e de acordo com as regras da ABNT.

Nem sempre isso acontece porque editores como o word costumam errar as fontes e colorir o sumário, então depois desse passo você terá que configurá-lo manualmente de acordo com os passos apresentados acima.

Como o Mettzer pode te ajudar ?

Bom, tendo em vista essa dificuldade, existe um jeito bastante prático e fácil de fazer o sumário da sua monografia que gostaríamos de apresentar para você.

O Mettzer é o editor de texto acadêmico que faz a formatação automática nas normas ABNT.

Com ele você produz seus trabalhos sem dor de cabeça e não precisa se preocupar com a formatação dos elementos da sua monografia.

Apresentação Geral - Mettzer

Como lista de imagens, lista de tabelas e notas de rodapé, além do próprio sumário, pois o programa já coloca todos estes itens nas normas ABNT, basta preenche-lo com os dados.

Cadastre-se e veja como o Mettzer vai transformar a maneira que você faz seus trabalhos acadêmicos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Resumo
Artigo
Sumário de TCC: normas da ABNT, modelo e dicas exclusivas
Descrição
Vamos te mostrar como produzir seu sumário nas Normas ABNT. Também como você pode configurá-lo de forma automática. Confira!
Autor
Publicador
Mettzer
Inicie uma conversa sobre esse post

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.