O Sumário nas Normas ABNT é um item essencial para seu trabalho acadêmico, pois ele ajuda a organizar o conteúdo do trabalho e facilita sua leitura e pesquisa.

Além de sua importância pela função que desempenha na monografia, ele também é um elemento obrigatório exigido pelas normas ABNT, portanto é preciso saber como fazer seu sumário corretamente.

Já imaginou se os livros acadêmicos não fossem divididos em capítulos e não fossem organizados por um índice ou sumário? Seria muito mais complicado encontrar as informações que você precisa para suas pesquisas, não é mesmo?

O mesmo princípio se aplica ao TCC, que precisa ser estruturado em capítulos e todos eles devem estar listados no sumário do trabalho.

É por este motivo que neste vamos te mostrar como produzir seu sumário e formatá-lo de acordo com as regras da ABNT, abordando suas características e componentes essenciais.

Também vamos mostrar como configurá-lo de forma automática, tornando sua tarefa de formatar o TCC mais simples. Confira abaixo!

Como deve ser o sumário nas normas ABNT

Por meio da NBR 6027, que especifica os princípios gerais para elaboração de sumários em qualquer tipo de documento, a ABNT estabelece que o sumário deve ser a “enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.”

Além desse breve resumo, o sumário também é caracterizado por alguns atributos que são exigidos pelas normas ABNT, tal como sua localização dentro do trabalho, que deve ser como o último elemento pré-textual do TCC, vindo logo antes do primeiro capítulo do trabalho.

Outra característica que o sumário deve conter é um esquema para a subordinação dos itens que o compõem, onde deve ser utilizada a mesma apresentação tipográfica aplicada na monografia.

Isso quer dizer que se o título de um capítulo estiver em caixa alta no texto, no sumário ele também deverá estar em caixa alta e todos os seus elementos devem estar alinhados à esquerda.

Já a palavra sumário deve ser centralizada e com a mesma fonte usada nas seções primárias.

As normas ABNT também estipulam que quando o trabalho possuir mais de um volume, todos os itens do sumário deverão estar presentes em todos os volumes do TCC. Por fim, as normas definem que elementos pré-textuais, como resumo, abstract, etc, não devem estar presentes no sumário.

Como fazer o sumário nas normas ABNT de um jeito simples

Atualmente, diversos programas de edição de texto possuem a funcionalidade de criar um sumário a partir dos títulos que são inseridos no trabalho, tornando essa tarefa muito mais fácil, pois configurar o sumário se tornou algo bem simples de ser feito e evita o transtorno de ter que ficar corrigindo detalhes de diagramação.

Geralmente, estes programas possuem no seu menu a opção de editar títulos e é esta funcionalidade que possibilita a construção de um sumário de forma automática.

Conforme você for escrevendo seu trabalho acadêmico, edite os títulos de acordo com sua organização no texto, atribuindo uma formatação diferente para títulos e subtítulos, como falamos neste post.

Ao final do texto, após aplicar a formatação de títulos em todo o trabalho, basta acessar no menu do editor de texto a guia “Referências”.

Nesta área do menu, você deve ver a opção “Sumário”, no canto esquerdo da tela, onde você deve clicar e selecionar entre as opções de sumário automático disponíveis. Uma vez concluído esse processo, seu sumário estará pronto e de acordo com as regras da ABNT.

Porém, existe um jeito ainda mais fácil de fazer o sumário da sua monografia com o Mettzer, um editor de texto acadêmico adaptado às necessidades de quem está no processo de elaborar um TCC.

Com o Mettzer, você produz seus trabalhos sem dor de cabeça e não precisa se preocupar com a formatação dos elementos da sua monografia, tais como lista de imagens, lista de tabelas e notas de rodapé, além do próprio sumário, pois o programa já coloca todos estes itens em conformidade com o que é exigido pelas normas ABNT.

Cadastre-se e veja como o Mettzer vai transformar a maneira que você faz seus trabalhos acadêmicos!

Summary
Article Name
Como fazer Sumário nas Normas ABNT para sua monografia e TCC
Description
Vamos te mostrar como produzir seu sumário nas Normas ABNT. Também como você pode configurá-lo de forma automática. Confira!
Author
Publisher Name
Mettzer