“Será que eu cometi plágio?” — só um detector de plágio vai te dar 100% de certeza

compartilhe

O detector de plágio da Mettzer elimina 100% as chances de você cometer qualquer tipo de plágio.


Sumário

  1. O que é detector de plágio?
  2. Como funciona o detector de plágio da Mettzer?
  3. Quanto custa o detector de plágio da Mettzer?
  4. Por que detector de plágio é importante?
  5. Quais são as outras ferramentas da Mettzer?

Uma pesquisa recente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) — denominada “Estudo para o desenvolvimento de uma política de integridade acadêmica para a Unicamp” — mostrou que 87% das pessoas universitárias chegam à universidade sem ter noção exata do que é plágio.

No mesmo levantamento, constatou-se que 98,4% das pessoas considera que copiar trechos de trabalhos é algo grave ou gravíssimo. No entanto, apenas 4,5% acredita que as pessoas façam isso de forma intencional.

Além disso, a pesquisa apontou que 36,7% dos alunos admitem já ter copiado trechos de textos sem fazer a devida citação.

Ainda, a pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicada na revista Science and Engineering Ethics, conduzida pela professora Sonia Vasconcellos, chegou à conclusão que 46% dos casos de retratações de artigos se referem à cópia de conteúdos.

Ou seja, quase metade de trabalhos que têm alguma má-conduta copiaram trechos de outros trabalhos.

Bom, todos esses dados são suficientes para entender que, mesmo tomando todos os cuidados com citações e referências, as pessoas cometem — ainda que de forma não intencional, algum tipo de plágio.

É por isso que, na hora de escrever trabalho, sempre surgem algumas questões: será que cometi plágio? será que fiz as citações de forma certa? será que esqueci de alguma referência?

Pois bem. Só um detector de plágio pode responder essas perguntas com 100% de certeza. É sobre isso que vamos falar aqui. A plataforma da Mettzer tem o melhor detector de plágio do mercado.

Você precisa conhecer 🙂

O que é detector de plágio?

Para começar, é importante entender a definição de um detector de plágio. De forma geral, detector de plágio é um programa que, através de algoritmos, busca e identifica similaridades textuais em diversas bases de dados na internet.

Ou seja, é um software que serve para verificar se existe algum tipo de similaridade entre o texto que você escreveu e outro que já existe.

Na prática, assim como o próprio nome sugere, o detector de plágio serve para identificar possíveis plágios e, por consequência, garantir a originalidade e autenticidade de um texto.

detector de plágio

Como funciona o detector de plágio da Mettzer?

O detector de plágio da Mettzer é para todas as pessoas estudantes que acham que tomaram todos os cuidados com citações e referências, mas não têm certeza.

No fim das contas, sempre sobra uma dúvida se não esqueceu de nada, não é mesmo?

Mas não precisa mais se preocupar com isso. Com o detector de plágio da Mettzer, é possível verificar e identificar a existência de qualquer tipo de plágio no seu trabalho.

Olha só os benefícios do detector de plágio da Mettzer:

  • Elimina 100% as chances de cometer qualquer tipo de plágio;
  • Totalmente integrado ao editor de texto da Mettzer;
  • Fácil e rápido de usar;
  • Não precisa de instalação no computador ou no celular. Basta entrar com login e senha de qualquer dispositivo.

Quanto custa o detector de plágio da Mettzer?

O detector de plágio faz parte do plano completo da plataforma da Mettzer. Na página de planos e preços das assinaturas da plataforma é possível saber todos os detalhes.

Mas por, a partir de R$ 33 reais mensais, é possível assinar o plano completo da Mettzer que compreende, dentre outras ferramentas, a verificação de plágio.

Ou seja, além do verificador de plágio, o plano completo inclui todas as funcionalidades do editor de texto (de formatação automática nas normas da ABNT, orientação online e cronograma de trabalhos) e busca de oportunidades.

A assinatura funciona como Netflix ou Spotify. Você pode cancelar quando quiser dentro da opção de plano escolhida.

Aqui estão mais detalhes sobre os planos:

Planos e preços de assinatura da plataforma da Mettzer

Por que detector de plágio é importante?

Pois bem. Existem várias razões para usar um detector de plágio. Mas a maior de todas é que: plágio é crime.

Para entender melhor, é bom voltar para o começo: plágio é quando você rouba a ideia de outra pessoa e a utiliza como se fosse sua.

Por exemplo, quando um aluno utiliza uma tabela ou uma imagem em sua monografia sem citar o autor original. Ou quando um estudante utiliza um conceito de algum autor em sua dissertação sem referenciá-lo. 

Em outras palavras, a pessoa se apropria do texto ou da ideia do texto e assume, de forma indevida, a sua autoria. 

É importante entender que as pessoas autoras têm direitos sobre os textos e os conceitos que criam. É o que se denomina de direitos autorais.

A Constituição Federal do Brasil, no artigo 5º, inciso XXVII estabelece que “aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras“.

No mesmo sentido, o Código Civil, no artigo 1.228, definiu que “o proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisas e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha”.

Quer dizer, só a pessoa autora (dona da ideia – seja lá qual for ela) tem o direito de usar, publicar e reproduzir suas ideias.

Isso significa que cometer plágio de qualquer tipo é infringir a Lei nº 9.610/88, que é a norma legal que regulamenta os direitos autorais.

Assim, o artigo 187 do Código Penal define que a violação de direitos autorias é um crime, com previsão de punição que varia de multa à reclusão de até quatro anos.

Tudo isso para justificar e explicar que: sim, qualquer tipo de plágio é considerado um crime pelo Código Penal no Brasil.

Quais são as outras ferramentas da Mettzer?

Não sei se você sabe, mas a Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

Hub da Mettzer

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Gerador de referências

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

Formatação automática nas normas da ABNT

Por fim, mas não menos importante, temos o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Só para ter uma ideia, 1 minuto é o tempo médio de formatação de uma página completa no editor. Não tem como ser melhor né?

Sem contar da possibilidade de fazer todo cronograma do trabalho e desenvolver o processo de orientação dentro da plataforma. Sem uma única troca de e-mails.

Faça um teste gratuito por 7 dias. Nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade