Base de dados: o que é e como fazer no seu trabalho

compartilhe

Descubra o que é, afinal, uma base de dados e entenda porque você vai precisar de uma para pesquisar bibliografias para seu trabalho.

Publicado em: 25/10/2022 Por Beatriz Coelho. Atualizado em: 19/09/2023.


Sumário

  1. O que é base de dados?
  2. Objetivos da base de dados
  3. Tipos de base de dados
  4. Qual é a importância de base de dados para estudantes e pesquisadores?
  5. Como pesquisar em uma base de dados
  6. Quais as base de dados mais importantes?
  7. Formatação automática com a Mettzer

Talvez você ainda não saiba, mas as base de dados são fundamentais para fazer qualquer tipo de trabalho da faculdade.

Afinal de contas, elas fornecem as informações que você precisa para fazer seu referencial teórico. Quer dizer, são elas que dão acesso às principais (e mais atualizadas) fontes de pesquisa.

Já deu para perceber que não dá para ficar por fora disso né? Então, vem entender o que é uma base de dados e como pesquisar artigos 🙂

O que é base de dados?

Para começar, é importante entender o conceito de base de dados. De forma geral, é uma fonte de informações eletrônicas, na qual é possível fazer pesquisas de forma interativa através de um computador.

Em outras palavras, são coleções eletrônicas de grande quantidade de informação, que são organizadas a partir de uma estrutura para facilitar a consulta e o acesso rápido.

Algumas bases de dados são multidisciplinares e englobam várias áreas do conhecimento. Outras são específicas sobre um tema como, por exemplo, a Pubmed, de literatura médica.

Objetivos da base de dados

Sendo assim, os objetivos da base de dados são:

  • Promover o acesso à informação
  • Fornecer informações atualizadas, assertivas e confiáveis
  • Atender às necessidade de pesquisa do público-alvo
  • Fornecer mecanismos eficientes de recuperação de informações

Tipos de base de dados

Nessa perspectiva, existem dois tipos de base de dados:

Bases de dados referenciais

As bases de dados referenciais compreendem apenas referências dos documentos – artigos de revistas, livros, dissertações, teses e por aí vai – com ou sem resumo.

Bases de dados textuais

As bases de dados textuais, por outro lado, fornecem o texto completo dos documentos, não apenas as referências.

Ou seja: nas bases de dados textuais, é possível consultar artigos de revistas, livros, dissertações e teses na íntegra.

base de dados

Qual é a importância das bases de dados para estudantes e pesquisadores?

Como o próprio conceito já explica, as base de dados servem para conceder acesso às pesquisas científicas sobre temas diversos.

Ou seja, as base de dados são importantes para quem está na fase de pesquisar fontes de pesquisa para sua fundamentação teórica.

Afinal de contas, elas são ótimas (e seguras!) fontes de consulta para fazer todos os tipos de trabalhos.

Você já deve saber que nenhum trabalho começa do zero, né? Você precisa partir de ideias de outras pessoas que já escreveram sobre o mesmo tema.

A forma de incorporar ideias de outras pessoas no seu trabalho é através de citações, que são referências às informações extraídas de outros trabalhos, como livros, filmes, sites, artigos. Quer dizer, outras fontes que já escreveram sobre o seu assunto,

Então, são as citações que dão a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico firme e técnico. Isto é, garantem a confiabilidade e qualidade técnica do trabalho.

Como pesquisar em uma base de dados?

O ponto fundamental para fazer pesquisas de bibliografias para os trabalhos acadêmicos é aprender a usar operador booleano.

Ele vai fazer muita diferença na seleção de suas fontes de pesquisa e, consequentemente, no resultado da sua revisão bibliográfica.

Em resumo, o operador booleano é um tipo de técnica para fazer consulta em base de dados. Quer dizer, é uma técnica que você pode utilizar nos mecanismos de buscas quando estiver buscando artigos para construir seu trabalho.

A função do operador booleano é, portanto, ajudar os sistemas a definirem melhor os parâmetros de seleção de dados. E, por consequência, também ajudam a encontrar os melhores artigos e as melhores referências para sua pesquisa.

Como usar os operadores booleanos

Na hora da publicação, cada artigo recebe palavras de identificação. É o que a gente chama de tag ou palavra-chave.

A palavra-chave é o que identifica os artigos que se referem a um tema específico dentro de tooodo universo de artigos que existe.

Quanto maior a especificação da sua busca, melhor serão os resultados da sua pesquisa. É para isso que você usa os operadores booleanos.

Existem três tipos de operadores booleanos:

  • AND: que significa “e” e serve para quando você precisa juntar dois conceitos
  • OR: que significa “ou” e serve para pesquisar por resultados que tenham um conceito ou outro
  • NOT: que significa “não” e serve para fazer uma subtração de um conceito

Por exemplo:

Se eu estou fazendo uma dissertação sobre tratamento de água de rio com um produto X. Se eu for em uma base de artigos – como Google Acadêmico ou Scielo – e pesquisar pelo termo “tratamento de água”, vou encontrar trilhões de resultados.

Entretanto, muitos desses resultados não fazem sentido para minha pesquisa. Para eu encontrar somente os artigos que realmente fazem sentido, vou usar o operador AND.

Assim, minha pesquisa no mecanismo de buscas será “tratamento de água AND produto X”.

Quais as principais bases de dados?

Existem algumas bases de dados – nacionais e internacionais – que reúnem e disponibilizam os principais periódicos. São, portanto, as principais bases de dados para publicações científicas.

Vou elencar aqui os mais conceituados:

1. Portal de Periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne os melhores artigos científicos do mundo. O objetivo principal é disponibilizar para as instituições de ensino e pesquisa do Brasil o acesso às pesquisas científicas.

Quer dizer, o Portal da CAPES nasceu para suprir a falta de acesso das bibliotecas brasileiras às informações científicas internacionais.

O acervo desse Portal conta com mais de 37 mil títulos com textos completos, 126 bases referenciais, 11 bases que se dedicam exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas e conteúdo audiovisual.

2. SCieLO

O nome SCieLO é uma sigla de Scientific Electronic Library Online. Trata-se de um portal eletrônico cooperativo de periódicos científicos. Ou seja: através da SciELO permite-se o acesso eletrônico aos artigos completos de revistas da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, de Cuba, da Costa Rica, da Venezuela, da Bolívia, do Peru e do Uruguai.

Por esse motivo, considera-se como a principal biblioteca digital da América Latina. Mas também possui acesso aos textos científicos da Espanha, de Portugal e da África do Sul.

A plataforma oferece versões em português, espanhol e inglês, possui acesso livre e gratuito e tem um modelo cooperativo de publicação digital.

Diz-se que a SciELO foi especialmente desenvolvida para responder às necessidades da comunicação científica na América Latina e no Caribe. Isso porque o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal à produção científica.

3. Google Acadêmico

Imagine uma versão do Google que considera como resultados apenas acervos de revistas acadêmicas, organizações profissionais, repositórios de universidades e de outras entidades acadêmicas.

É assim que funciona o Google Acadêmico. Quer dizer, existe um filtro nos resultados, para que apareçam apenas conhecimentos científicos como resultados.

Além do mais, definem-se as posições nas páginas de resultados conforme o número de citações que cada publicação recebeu. Então, aparecem como resultados apenas artigos científicos que pode-se utilizar como uma fonte de pesquisa confiável em referências bibliográficas dos trabalhos.

4. ERIC

A Educational Resources Information Center – ERIC é uma base de dados do Departamento de Educação dos Estados Unidos, que fornece acesso a diversos conteúdos da área de educação e outros temas similares.

O acesso ao ERIC não é gratuito. Mediante o pagamento de um valor, as pessoas podem acessar diversos artigos de periódicos, anais de congressos, eventos, documentos governamentais, além de teses, dissertações, livros e monografias.

5. Scopus

Scopus também é um banco de dados de resumos e citações de artigos para revistas acadêmicas. Assim como o ERIC, também é disponibilizado apenas para assinantes.

Além das publicações, oferece também os dados bibliográficos de quem escreveu e o número de publicação.

6. BDTD

A sigla BDTD vem de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Essa biblioteca integra, em um único portal, os sistemas de informação de teses e dissertações de várias instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

O desenvolvimento desse projeto aconteceu pelo IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia, para estimular o cadastro e a publicação de trabalhos disponíveis no site.

O acesso é a essas publicações podem ser feitas tanto no território nacional quanto internacional. Quer dizer, é uma ótima forma de aumentar a visibilidade de pessoas pesquisadoras brasileiras.

7. PubMed

A PubMed é um base de dados de citações e resumos de artigos científicos em biomedicina. É um oferecimento da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. De forma geral, tem 4.800 revistas publicadas nos Estados Unidos e em mais de 70 países.

8. Redalyc

O projeto Redalyc – que significa Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal – também é uma base de dados de bibliografias e uma biblioteca digital de revistas da Universidade Autónoma do Estado do México, com acesso gratuito.

O intuito do projeto, que começou em 2002, é construir um sistema de informação científico com os principais periódicos de todas as áreas do conhecimento produzidos sobre e na América Latina. Desde seu nascimento, a meta é dar visibilidade à produção científica da Ibero-América.

9. Ulrichsweb

Ulrichsweb é um banco de mais de 300.000 publicações periódicas de todos os tipos. Ela inclui publicações acadêmicas, jornais eletrônicos, revistas, jornais, boletins informativos de mais de 900 áreas temáticas.

Os registros da Ulrich também fornecem dados importantes da publicação, como: ISSN, editora, idioma, resumo e indexação.

Formatação automática com a Mettzer

Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para garantir o respeito aos padrões científicos.

Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?!

Colocar todo o trabalho nas normas ABNT pode consumir um tempo precioso do seu dia a dia. Mas não precisa ser desse jeito. 

A Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!

O editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho!

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

base de dados
compartilhe

1 comentário em “Base de dados: o que é e como fazer no seu trabalho”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade