Tudo sobre a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD

compartilhe

Um guia sobre a BDTD: o que é, qual é a sua importância e como pesquisar trabalhos.


Sumário

  1. O que é BDTD?
  2. Qual é a importância da BDTD para uma pessoa pesquisadora?

Não é novidade para ninguém o quanto os cursos de pós-graduação são grandes fontes de produção de conhecimento científico no Brasil.

Não só com os trabalhos finais (de dissertações e teses), mas também com a produção de muitos artigos científicos.

Pois bem. Acontece que, muitas vezes, esses conhecimentos são divulgados apenas dentro das próprias universidades.

Sendo assim, muitos conhecimentos de diferentes universidades que poderiam se conectar, acabam ficando isolados.

A Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações surgiu como uma ótima alternativa para essa questão, além de fornecer maior visibilidade para essas pesquisas.

Vem saber mais 🙂

O que é BDTD?

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) é um portal que tem o objetivo de reunir teses e dissertações do Brasil ou de pessoas brasileiras que estão no exterior.

Em outras palavras, a BDTD é uma biblioteca que integra, em um único portal, os sistemas de informação de teses e dissertações de várias instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Hoje em dia, a BDTD compreende 129 instituições de ensino superior do Brasil. Os dados de trabalhos são surpreendentes: 565.311 dissertações e 214.079 teses.

O objetivo principal do IBICT para criar a BDTD foi esimular o cadastro e a publicação de trabalhos que estão disponíveis no site.

Ou seja: fortalecer e promover a divulgação dos conhecimentos científicos desenvolvidos no Brasil.

O acesso às publicações podem ser feitas tanto no território nacional, quanto no exterior. Quer dizer, é uma ótima forma de aumentar a visibilidade de pesquisas e pessoas pesquisadoras brasileiras.

Para quê a BDTD serve?

O objetivo principal da BDTD é fortalecer, reunir e promover a divulgação de pesquisas desenvolvidas nos cursos de pós-graduação, tanto no mestrado e doutorado, de instituições brasileiras.

A BDTD é especialmente importante para quem está na fase de pesquisar fontes de pesquisa para seu referencial teórico. Afinal de contas, ela é uma ótima (e segura!) fonte de consulta para elaborar trabalhos.

Você já deve saber que nenhum trabalho começa do zero, né? Pra construir a sua fundamentação teórica, você precisa partir de ideias de outras pessoas que já escreveram sobre o mesmo tema.

A forma de incorporar ideias de outras pessoas no seu trabalho é através de citações, que são referências às informações extraídas de outros trabalhos, como livros, filmes, sites, artigos. Quer dizer, outras fontes que já escreveram sobre o seu assunto,

Então, são as citações que dão a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico firme e técnico. Ou seja: as citações são uma parte fundamental da tua pesquisa, porque elas garante a confiabilidade e qualidade técnica do trabalho.

É aí que os periódicos da BDTD têm um papel fundamental. Já que eles proporcionam acesso gratuito e livre a diversos trabalhos, para você desenvolver sua pesquisa.

Qual é a importância da BDTD para uma pessoa pesquisadora?

A BDTD é uma ótima opção de fonte de pesquisa e vou te mostrar o porquê:

1. Acessar fontes confiáveis e relevantes

Em primeiro lugar, as informações dos trabalhos vêm de pessoas pesquisadoras, que seguem uma estrutura básica e um método científico para caracterizar uma conhecimento científico.

Por esse motivo, são fontes de pesquisas de alta qualidade e relevância. Isso é fundamental em um trabalho acadêmico.

2. É muito fácil de pesquisar

A BDTD funciona de forma bastante simples e intuitiva. É bem possível que você não tenha dificuldades de pesquisar e encontre as informações que precisa muito mais rápido.

3. Acesso gratuito e livre

A BDTD reúne diversos trabalhos em um único lugar, de acesso gratuito e livre. Essa é uma alternativa perfeita para solucionar a dificuldade de acesso às bibliotecas e aos livros.

Como pesquisar trabalhos na BDTD?

Para pesquisar dissertações e teses na BDTD é bastante simples. Aqui está um passo a passo simples:

  1. Em primeiro lugar, acesso à página oficial da BDTD..
  2. Depois disso, você pode incluir a palavra-chave da sua pesquisa. Funciona exatamente como Google. Você pode pesquisar pelo título do trabalho, pela pessoa autora ou pelo tema.
Página inicial do Portal da BDTD

3. Você também pode fazer uma busca personalizada. Além dos critérios da busca comum, também é possível escolher os seguintes critérios nos resultados da busca:

  • Idioma
  • Tipo de documento (se é uma dissertação ou tese)
  • Período da defesa
  • Resumo em português
  • Resumo em inglês

A Mettzer também pode te ajudar na pesquisa de novas bibliografias

Pois bem. Agora você já sabe como funciona a BDTD e pode começar a sua pesquisa de referências bibliográficas.

Mas preste atenção: você precisa ter cuidado com a confiabilidade e a veracidade das informações que você encontrar pela internet.

Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

É por isso que você precisar otimizar sua pesquisa para acessar apenas resultados de fontes de pesquisas confiáveis. Certo?

Ótima notícia: eu tenho a solução. Nisso a Mettzer pode te ajudar.

A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

referencias
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade