7 passos para fazer o embasamento teórico do seu trabalho

compartilhe

Aprenda o que é embasamento teórico do TCC e saiba como fazê-lo a partir de 7 passos simples e objetivos. Vamos lá.


Se eu pudesse dar apenas uma dica para quem está começando a fazer um trabalho acadêmico seria: invista tempo e muito estudo ao desenvolver o seu embasamento teórico.

E não é apenas uma percepção minha, não. Afinal de contas,o embasamento é, de fato, um dos aspectos mais importantes de uma pesquisa científica.

É por isso que para desenvolver um bom TCC é fundamental que você dedique uma atenção especial para esse elemento do trabalho.

Mas, voltando às dicas, a verdade é que eu não preciso dar só uma dica, posso dar váááárias, quantas eu quiser 🙂

Então, esse é um guia com todas as dicas necessárias para fazer um bom embasamento teórico em seu trabalho.

Você vai gostar de conhecer. Vem comigo.

O que é embasamento teórico?

Antes de mais nada, você precisa entender o que é o embasamento teórico de um trabalho. Você vai perceber que o embasamento também pode ser chamado de fundamentação teórica, referencial teórico, revisão bibliográfica, revisão de literatura, abordagem teórica e por aí vai.

De forma geral, o embasamento teórico é a revisão das pesquisas e das discussões de outras pessoas autoras autores sobre o tema do seu trabalho.

Ou seja: é a contribuição das teorias de outros pessoas para o seu trabalho, através de todos os tipos de citações.

Você também deve ter em mente que o embasamento teórico pode ser uma revisão integrativa ou sistemática. Então, é importante ficar por dentro desses assuntos.

Além do mais, é importante saber que todo trabalho acadêmico deve seguir uma estrutura básica, que compreende elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Nesse ponto, o embasamento teórico faz parte dessa estrutura, especialmente do elemento textual do trabalho. Isso significa que é um item obrigatório nos trabalhos de faculdade.

Para que serve o embasamento teórico?

O embasamento serve, portanto, como fundamentação teórico para o trabalho que você está desenvolvendo. Ou seja: serve como base confiável para as teorias que você vai desenvolver.

Afinal, nenhum texto acadêmico começa do zero. Sempre tem alguém que já escreveu, nem que seja um pouquinho, sobre o tema. É aí que entram as citações e as referências bibliográficas.

Nessa perspectiva, você pode incluir textos, artigos, livros, periódicos e demais materiais referentes à bibliografia de um trabalho científico.

Só existem dois pré-requisitos: 1) deve ser uma fonte de pesquisa confiável; e 2) você não pode esquecer, de forma alguma, de referenciar a fonte de pesquisa e acabar cometendo plágio.

Sendo assim, a construção de uma narrativa lógica a partir das citações resulta no embasamento teórico.

Marco teórico

Você também pode definir o embasamento teórico de seu trabalho por marco teórico.

O marco teórico delimita a abrangência da pesquisa. Isto é, as teorias, os conceitos e os métodos ficam delimitados a partir do tempo, da localidade e da área do conhecimento.

Isso significa que você deve manter uma coerência na fundamentação teórica do seu trabalho.

Por exemplo: se você está escrevendo seu trabalho com base em um autor que defende que as prisões deve servir para reintegrar o sujeito que cometeu o crime na sociedade, você não pode agregar à teoria outro autor que entende que “bandido bom é bandido morto”. A não ser que você utilize as duas teorias para mostrar a diferença entre elas. Ficou claro?

É comum que esse conceito se desenvolve de forma mais profunda no mestrado e no doutorado. Contudo, se você pensar nisso desde o TCC, pode ser mais fácil de construir uma fundamentação teórica coerente em sua pesquisa.

Qual é a importância do embasamento teórico para o TCC?

Então, o embasamento teórico garante a confiabilidade e a qualidade técnica e científica do trabalho. Em outras palavras, dá a certificação de que o trabalho possui uma base teórica e científica firme.

Para entender melhor, é só você pensar que pessoas autoras experientes e renomadas vão fornecer credibilidade à produção acadêmica.

Mas, nesse ponto, tome cuidado. Você não pode usar uma pessoa autora apenas porque ela é reconhecida, mas porque a teoria que ela escreve faz sentido para sua pesquisa.

Enfim, é a partir disso que você demonstra que sabe sobre o que você pesquisou e entende sobre o tema que está escrevendo.

Como fazer um embasamento teórico?

Tudo bem, você deve estar pensando: ok, já sei o que é o embasamento teórico, mas como fazer uma?

Estou aqui para isso. Mãos à obra.

1. Delimite a metodologia da sua pesquisa

É importante que, antes de começar a sua pesquisa bibliográfica, você tenha muito bem delineado o tema, o problema de pesquisa, os objetivos e a metodologia do seu trabalho.

Esses elementos direcionam o olhar da sua pesquisa e indicam o que você deve pesquisar.

2. Pesquise em fontes confiáveis

Para que seu trabalho tenha uma boa fundamentação teórica você deve utilizar apenas fontes de pesquisa confiáveis.

Por esse motivo, ao reunir sua bibliografia, tome cuidado com as ferramentas de pesquisa de internet. Limite as consultas aos sites de instituições conceituadas, como instituições de ensino e de pesquisa.

Evite pesquisa em conteúdos de opinião e em artigos da wikipédia. Apesar de ser uma fonte de pesquisa colaborativa, o controle de veracidade e de qualidade do conteúdo não é tão rigoroso.

Enfim, tome cuidado para não espalhar fake news ou informações de site de credibilidade questionável.

Sem dúvida, os livros ainda são as fontes de pesquisa menos controversas. Mas você também pode pesquisar em materiais mais atualizados, como periódicos e diretórios acadêmicos. Conheça o Scielo e o Google Acadêmico.

Além do mais, as dissertações e as teses também podem trazer contribuições confiáveis e importantes sobre os temas.

Ao reunir todo esse material, você vai conseguir apresentar os conceitos centrais da sua pesquisa, sob a ótica do que já estava sendo pesquisado por outros autores.

3. Considere utilizar fichamentos

O fichamento é uma técnica importante para montar o seu embasamento teórico. Isso porque, a partir dos fichamentos, é possível organizar as ideias e ter controle sobre todo o conteúdo que você já acessou sobre o tema.

Esse é o objetivo deste modelo de trabalho: organizar e concentrar as principais ideias do texto.

Só que antes de mais nada, é necessário esclarecer que fichamento não é um resumo. O resumo é a sintetização de todo objeto. O fichamento, por outro lado, é feito em tópicos em fichas, apenas das partes mais importantes da obra.

Ele pode até parecer complicado e trabalhoso no início. Mas, depois, você vai perceber que ele é uma mão na roda para economizar tempo e te ajudar no desenvolvimento da escrita.

4. Contextualize sua pesquisa

Você precisa fazer a contextualização e indicar em que pé está o tema que você está pesquisando. É o que se chama de estado da arte.

Então, informe-se sobre os trabalhos recentes ou sobre as pesquisas em andamento que tratam sobre o tema.

Assim, você vai conseguir, por exemplo, verificar qual é a solução para os problemas da atualidade ou como evoluiu certa teoria.

5. Evite rebuscamentos e complexidades excessivas

Esse tópico se relaciona às características da escrita científica e como ela realmente deve ser.

A primeira coisa que eu quero te falar é que a escrita científica não é uma habilidade que universitários nascem sabendo.

Ok, uma facilidade para escrever bem pode ajudar bastante. Mas não é só isso. Na prática, você pode (e deve!) aprender como comunicar os resultados do seu trabalho científico.

Nesse contexto, a escrita tem uma finalidade bastante específica: ela deve comunicar, de forma eficiente, os resultados da pesquisa.

No entanto, existe um consenso entre todos os livros (e, basicamente, entre pesquisadores e pesquisadoras também): a formalidade da escrita científica não significa automaticamente uma linguagem difícil de compreender.

Em outras palavras, apesar de ser um conteúdo formal, a escrita científica precisa ser acessível e, de certa forma, utilizar uma linguagem simples e de fácil compreensão.

Isso tem bastante a ver com a democratização de ciência que a gente sempre fala por aqui. Afinal de contas, o que adianta produzir ciência se ela só vale e só alcança sempre as mesmas pessoas, né?

Claro que nem sempre isso é tão simples de realizar. Mesmo porque existem temas e conceitos bastante complexos na ciência né?

Os textos rebuscados ou eruditos não são claros e se transformam em um grande obstáculo para um dos principais objetivos da ciência, que é atingir o maior número de pessoas possível.

Isso significa que você não precisa buscar palavras rebuscadas ou eruditas para escrever bem um artigo científico. A ideia é que o seu texto seja o mais fluído possível e comunique bem os resultados da pesquisa.

Eu sei que existem conceitos e termos complexos específicos de cada área. Então, tente escrever da forma mais simples possível para que o maior número de pessoas compreendam.

Então, você deve escrever de forma clara, precisa e objetiva. Organize seus argumentos de forma didática e utilize apenas fatos e justificativas verdadeiras.

6. Tenha atenção às normas da ABNT

O embasamento teórico também deve obedecer às normas da ABNT. Para isso, você vai precisar cuidar de alguns detalhes bem específicos.

A primeira questão é fazer as citações e as referências de forma correta.

As referências bibliográficas e as citações servem para dar crédito às citações e bases teóricas. Por essa razão, são elementos obrigatórios da estrutura de um trabalho acadêmico, especialmente para evitar que se cometa plágio.

A partir das referências também é possível identificar e localizar as fontes de pesquisa do trabalho.

Temos conteúdos específicos sobre esses assuntos. Você deve, por exemplo, saber diferenciar as citações diretas das citações indiretas.

7. Evite informações que não sejam relevantes ou construtivas

Bom, você não precisa se preocupar em escrever um TCC gigante. Muito mais importante do que a quantidade de palavras é a qualidade do texto.

Então, foque apenas nas informações que sejam relevantes para seu trabalho. Esse não é um espaço para você encher linguiça, entende?

As informações pouco construtivas tiram o foco do que realmente importa para seu trabalho. Sem contar que confundem bastante quem está lendo.

E no final das contas, a contextualização do tema serve justamente para facilitar a compreensão de quem está lendo. Não é?

A Mettzer também pode ajudar a fazer seus trabalhos

Mas você não precisa passar por todas as fases do trabalho acadêmico de forma solitária. A gente pode te ajudar.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu texto.

Além do mais, você pode usar a Mettzer para procurar bibliografias para usar como fonte de pesquisa do seu embasamento teórico.

É só usar o Hub da Mettzer. É só digitar as palavras-chave referentes ao seu tema. Assim como uma pesquisa no Google. Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias. Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade