5 passos para fazer a contextualização do tema no TCC

compartilhe

Aprenda o que é contextualização do tema no TCC e saiba como fazê-la a partir de 5 passos simples e objetivos. Vamos lá.


Sumário

  1. O que é contextualização?
  2. Como fazer a contextualização do tema no TCC?

Se você está com dificuldades de entender o que é contextualização do tema no TCC, eu posso te ajudar.

Esse é um post para te explicar o que é e como fazer a contextualização no seu trabalho.

Vamos lá? 🙂

O que é contextualização?

Antes de aplicar o conceito na pesquisa acadêmica, é importante entender o que é contextualização.

Em seu sentido simples, a contextualização significar apresentar as circunstâncias de um fato ou tema. Em outras palavras, é o que o próprio nome sugere: inserir em um contexto.

Isso significa que a contextualização compreende as características e os motivos para alguma coisa acontecer. Ou seja: serve para fazer uma apresentação inicial para que seja possível dar continuidade e complexidade sobre o assunto depois.

O que é a contextualização na pesquisa acadêmica?

Na pesquisa acadêmica, a contextualização do tema serve para apresentar sobre o quê o trabalho vai tratar. Quer dizer, a contextualização é a apresentação do trabalho e do tema de uma forma mais geral.

É importante que você faça uma apresentação inicial sobre o tema e sobre o trabalho para, em seguida, aumentar a complexidade com a fundamentação teórica, com os dados e com a análise dos dados.

A contextualização também compreende a justificativa da escolha do tema. Ou seja: por que você escolheu abordar esse tema em seu trabalho? Qual é a relevância social? Qual é a relevância para a ciência?

Em outras palavras, a contextualização apresenta o tema e a justificativa do trabalho.

mettzer

Como fazer a contextualização do tema no TCC?

Agora que você já sabe o que é a contextualização do tema em um TCC:

1. Tome cuidado com a estrutura da introdução do TCC

O primeiro passo é estruturar a introdução do TCC de forma correta. A introdução tem finalidades muito claras e objetivas. Você deve respeitar isso.

Então, apresente o tema que você vai tratar no seu trabalho. Em seguida, especifique qual é o problema que você quer responder com sua pesquisa.

Depois disso, deixe claro quais são os objetivos gerais e específicos do trabalho e a metodologia científica que você vai usar para alcançá-los.

Você também deve apresentar a justificativa pela qual você escolheu trabalhar com esse tema.

2. Capriche na delimitação do tema

Depois disso, você deve apresentar delimitação do objeto de estudo. Afinal de contas, dentro do tema, existem muitas análises e perspectivas diferentes para se analisar.

Você precisa restringir o seu trabalho a uma única análise. Então, delimite seu tema em relação ao tempo e ao espaço. Ou seja: apresente uma data inicial e final para análise em uma localidade específica.

Além disso, apresente a estrutura dos capítulos. Isso faz com que a pessoa que estiver lendo saiba exatamente o que pode esperar do texto.

3. Evite informações que não sejam relevantes ou construtivas

Bom, você não precisa se preocupar em escrever um TCC gigante. Muito mais importante do que a quantidade de palavras é a qualidade do texto.

Então, foque apenas nas informações que sejam relevantes para seu trabalho. Esse não é um espaço para você encher linguiça, entende?

As informações pouco construtivas tiram o foco do que realmente importa para seu trabalho. Sem contar que confundem bastante quem está lendo.

E no final das contas, a contextualização do tema serve justamente para facilitar a compreensão de quem está lendo. Não é?

4. A contextualização não é para apresentar a história ou fazer resumo

Você também precisa entender que contextualização não é simplesmente apresentar o contexto histórico do tema. Você pode apresentá-lo de forma breve, mas não é somente isso.

É importante também trazer outros contextos, como o contexto social e político, por exemplo. Mas essa parte do trabalho não deve se restringir a apenas isso.

Além do mais, contextualização não é sinônimo de resumo do trabalho. Você já sabe que existe um tópico específico do seu trabalho para isso.

5. Evite rebuscamentos e complexidades excessivas

Esse tópico se relaciona às características da escrita científica e como ela realmente deve ser.

A primeira coisa que eu quero te falar é que a escrita científica não é uma habilidade que universitários nascem sabendo.

Ok, uma facilidade para escrever bem pode ajudar bastante. Mas não é só isso. Na prática, você pode (e deve!) aprender como comunicar os resultados do seu trabalho científico.

Nesse contexto, a escrita tem uma finalidade bastante específica: ela deve comunicar, de forma eficiente, os resultados da pesquisa.

No entanto, existe um consenso entre todos os livros (e, basicamente, entre pesquisadores e pesquisadoras também): a formalidade da escrita científica não significa automaticamente uma linguagem difícil de compreender.

Em outras palavras, apesar de ser um conteúdo formal, a escrita científica precisa ser acessível e, de certa forma, utilizar uma linguagem simples e de fácil compreensão.

Isso tem bastante a ver com a democratização de ciência que a gente sempre fala por aqui. Afinal de contas, o que adianta produzir ciência se ela só vale e só alcança sempre as mesmas pessoas, né?

Claro que nem sempre isso é tão simples de realizar. Mesmo porque existem temas e conceitos bastante complexos na ciência né?

Os textos rebuscados ou eruditos não são claros e se transformam em um grande obstáculo para um dos principais objetivos da ciência, que é atingir o maior número de pessoas possível.

Isso significa que você não precisa buscar palavras rebuscadas ou eruditas para escrever bem um artigo científico. A ideia é que o seu texto seja o mais fluído possível e comunique bem os resultados da pesquisa.

Eu sei que existem conceitos e termos complexos específicos de cada área. Então, tente escrever da forma mais simples possível para que o maior número de pessoas compreendam.

Então, você deve escrever de forma clara, precisa e objetiva. Organize seus argumentos de forma didática e utilize apenas fatos e justificativas verdadeiras.

A Mettzer também pode ajudar a fazer seus trabalhos

Mas você não precisa passar por todas as fases do trabalho acadêmico de forma solitária. A gente pode te ajudar.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu texto.

Além do mais, você pode usar a Mettzer para procurar bibliografias para usar como fonte de pesquisa de sua redação.

É só usar o Hub da Mettzer. É só digitar as palavras-chave referentes ao seu tema. Assim como uma pesquisa no Google. Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias. Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

formatação
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade